iniciante compensando falta de técnica com ajuda de pedais?
+9
inibass
Laysson
LuCaSbass
dibass
Juninho_Bass
gpraxedes
allexcosta
souluizz
Dloc
13 participantes
Página 1 de 1
iniciante compensando falta de técnica com ajuda de pedais?
Prezado Allex, estou há pouco tempo neste fórum mas já pude constatar que você é um profundo conhecedor desse instrumento, contrabaixo. Você é uma verdadeira enciclopédia do contrabaixo, uma autarquia como dizem aqui pelas bandas de Natal heheheh
Eu sou tecladista há 20 anos, sempre tocando em igreja. Modestia à parte, me considero um tecladista experiente. E no gospel brasileiro toca-se de tudo... forró, rock, reggae, valerão etc...
Mas estou migrando para o contrabaixo, e tenho estudado para isso. Tenho sorte, por ser iniciante e já começar com um TRB 1005.
Acredito que estou caindo em um problema comum aos calouros, que é tentar mascarar a falta de técnica através de uma série de recursos tecnológicos. Hoje tenho um CEB-3 com mod Fromel, LMB-3, EQ-20, GEB-7 (encostado), pedal de volume boss FV-50L, e estou na iminência de comprar um Hartke Bass Atack (gostei muito dos timbres que vi no youtube). Ah, eu também gostei muito do Yamaha NE-1 para equalizar os médios, e se aparecer uma boa oportunidade, vou acabar caindo em tentação.
Por outro lado já vi muitos contrabaixistas tocando apenas com: seus dedos, contrabaixo e amplificador. E o som tirado era fantástico. Deve ser muita técnica aplicada também.
Como eu vim do mundo dos teclados, onde temos uma infinidade de timbres à disposição, estou tentando isso no contrabaixo. Mas pode ser um erro grande meu.
Você, Allex, qual é o seu set normalmente utilizado? Você usa pedais de efeitos? Quais? Se não, por quê
Eu sou tecladista há 20 anos, sempre tocando em igreja. Modestia à parte, me considero um tecladista experiente. E no gospel brasileiro toca-se de tudo... forró, rock, reggae, valerão etc...
Mas estou migrando para o contrabaixo, e tenho estudado para isso. Tenho sorte, por ser iniciante e já começar com um TRB 1005.
Acredito que estou caindo em um problema comum aos calouros, que é tentar mascarar a falta de técnica através de uma série de recursos tecnológicos. Hoje tenho um CEB-3 com mod Fromel, LMB-3, EQ-20, GEB-7 (encostado), pedal de volume boss FV-50L, e estou na iminência de comprar um Hartke Bass Atack (gostei muito dos timbres que vi no youtube). Ah, eu também gostei muito do Yamaha NE-1 para equalizar os médios, e se aparecer uma boa oportunidade, vou acabar caindo em tentação.
Por outro lado já vi muitos contrabaixistas tocando apenas com: seus dedos, contrabaixo e amplificador. E o som tirado era fantástico. Deve ser muita técnica aplicada também.
Como eu vim do mundo dos teclados, onde temos uma infinidade de timbres à disposição, estou tentando isso no contrabaixo. Mas pode ser um erro grande meu.
Você, Allex, qual é o seu set normalmente utilizado? Você usa pedais de efeitos? Quais? Se não, por quê
Dloc- Membro
Re: iniciante compensando falta de técnica com ajuda de pedais?
Pergunta interessante
Dloc escreveu:Prezado Allex, estou há pouco tempo neste fórum mas já pude constatar que você é um profundo conhecedor desse instrumento, contrabaixo. Você é uma verdadeira enciclopédia do contrabaixo, uma autarquia como dizem aqui pelas bandas de Natal
Não sei mais que ninguém. Talvez a maneira pela qual escrevo e a existência desse sub-fórum faça parecer diferente, mas o que sei é fruto da minha experiência e definitivamente não é válido para todo mundo.
Dloc escreveu:Acredito que estou caindo em um problema comum aos calouros, que é tentar mascarar a falta de técnica através de uma série de recursos tecnológicos.
Pra mim isso não existe. Efeitos não mascaram falta de técnica. Som vem primeiro do dedo, efeitos são enfeites, às vezes bem-vindos, às vezes não...
Dloc escreveu:Por outro lado já vi muitos contrabaixistas tocando apenas com: seus dedos, contrabaixo e amplificador. E o som tirado era fantástico. Deve ser muita técnica aplicada também.
Qualquer som fantástico inclui técnica. A grande maioria dos baixistas profissionais não usa efeitos.
Dloc escreveu:Como eu vim do mundo dos teclados, onde temos uma infinidade de timbres à disposição, estou tentando isso no contrabaixo. Mas pode ser um erro grande meu.
Não acredito muito em erro e acerto, acredito em cada um procurar o que é melhor para si, mas não acho produtivo para um iniciante se preocupar com efeitos. É melhor tocar o básico primeiro, ter um bom baixo e um bom amp e depois de uns anos pensar se precisa de algo mais. Se o baixista não tira um bom som com o baixo seco não vai tirar um bom som com todos os bumbolators do mundo.
Dloc escreveu:Você, Allex, qual é o seu set normalmente utilizado? Você usa pedais de efeitos? Quais? Se não, por quê
Uso um baixo de 5 cordas, afinador, correia e cabo. Se a casa não tiver amp levo o meu. Não uso efeitos, a maioria dos que testei prejudicava meu som mais do que ajudava. Gosto de compressão de qualidade, mas só sinto diferença em estúdio. Ao vivo é baixo, DI e amp para retorno. Gosto de algum EQ à mão geralmente em algum circuito ativo de 2 ou 3 bandas.
Allex obrigado pela pronta resposta. Como é bom ouvir opinião de alguém experiente.
O que você falou confirma minha percepção: baixistas profissionais em sua grande maioria não usam efeitos.
Certamente esses músicos são mais puristas e não querem perder certas características do timbre do instrumento, e por isso, refinam a técnica para tirar sons maravilhosos.
Um grande amigo e contrabaixista de Campina Grande, conhecido como Markito, estava se apresentando com um TRB JPII... perguntei a ele porque não utilizava pedal algum, e ele me respondeu da seguinte forma: calou-se, tocou o baixo diversas vezes com várias regulagens do potenciômetro, e vi (ouvi) muitos timbres diferentes, fruto da combinação do instrumento com seus dedos.
Youtube é uma bênção... mas as vezes nos atrapalha. Vi diversos vídeos do meu ídolo ABRAHAM LABORIEL, com baixo crú ou com alguns efeitos, tais como: chorus, delay e pedal de volume para dar aquela ação "atrasada", quando não se ouve a batida da corda...
Realmente eu preciso investir em amplificador/caixa. Hoje tenho um cubo meteoro star black, que deixa a desejar por embolar muito. Vou me programar para comprar uma caixa 4X10 hartke e um cabeçote condizente, para fins únicos de estudo em casa.
O sub fórum de pedais nos dá um tremendo GAS... eheheheh.
Obrigado!!
O que você falou confirma minha percepção: baixistas profissionais em sua grande maioria não usam efeitos.
Certamente esses músicos são mais puristas e não querem perder certas características do timbre do instrumento, e por isso, refinam a técnica para tirar sons maravilhosos.
Um grande amigo e contrabaixista de Campina Grande, conhecido como Markito, estava se apresentando com um TRB JPII... perguntei a ele porque não utilizava pedal algum, e ele me respondeu da seguinte forma: calou-se, tocou o baixo diversas vezes com várias regulagens do potenciômetro, e vi (ouvi) muitos timbres diferentes, fruto da combinação do instrumento com seus dedos.
Youtube é uma bênção... mas as vezes nos atrapalha. Vi diversos vídeos do meu ídolo ABRAHAM LABORIEL, com baixo crú ou com alguns efeitos, tais como: chorus, delay e pedal de volume para dar aquela ação "atrasada", quando não se ouve a batida da corda...
Realmente eu preciso investir em amplificador/caixa. Hoje tenho um cubo meteoro star black, que deixa a desejar por embolar muito. Vou me programar para comprar uma caixa 4X10 hartke e um cabeçote condizente, para fins únicos de estudo em casa.
O sub fórum de pedais nos dá um tremendo GAS... eheheheh.
Obrigado!!
Dloc- Membro
Laboriel é um dos meus baixistas prediletos e também tenho um TRB1005 , de baixo já está bem servido, agora é essencial sim um bom ampli e cordas de qualidade! muita gente não dá valor a este último item mas vá usando umas rotosounds, DR etc que você sentirá a diferença. A técnica vem com o estudo e sobre efeitos é bem o que o Allex falou mesmo, não são certos ou errados, depende da necessidade da música (ou do músico, hehehe), mas pra iniciante sempre é complicado por que o "seu som" ainda está se formando e o que é muito comum (claro que com as devidas excessões) é fazer uma pedalboard imensa e depois perceber que queria o som do baixo cru.
Gostei das repostas, muito esclarecedor!!!
Dloc escreveu:Certamente esses músicos são mais puristas e não querem perder certas características do timbre do instrumento, e por isso, refinam a técnica para tirar sons maravilhosos.
Não acho que tenha nada a ver com ser purista.
A maioria de nós tenta reproduzir músicas ou estilos que escutamos no rádio e em 99% dos casos os baixos dessas músicas não tem efeito além de compressão e EQ.
Escuta-se um chorus ali, um reverb em um solo de fretless acolá e um oitavador adicionando certa dramaticidade em outra música, mas é tudo sempre usado com muito bom gosto e em cima de uma técnica apurada e muito senso de colocação. Não existem regras, mas não se pode encarar efeitos como algo que vai resolver um problema ou uma obrigação. São simples adornos...
É óbvio que cada um é livre para adicionar os efeitos que quiser e não existe bom ou ruim em música, já que cada um percebe arte de uma forma. Comprar uma pedaleira com vários efeitos e brincar em casa durante um tempo pode tirar mais dúvidas que ler uma mensagem como essa por um custo razoável.
A idéia da pedaleira é ótima! uma B2 deve estar na faixa de R$300,00 (preço de um pedal simples) e se no futuro achar que não precisa usar efeitos, ela tem um ótimo bypass, bateria eletrônica, afinador e saída para fones para treino
Graças a Deus nunca senti a necessidade de efeitos no meu som.
Meu som está no EQ, Cordas em Bom estado e dedos. O único apetrecho que utilizei foi um LMB-3 da Boss, que hoje está parado em algum canto da casa.
Não acho que efeitos sejam necessários para um bom som. Vale mais a pena pagar um bom professor com o dinheiro que se gastaria com tais.
Meu som está no EQ, Cordas em Bom estado e dedos. O único apetrecho que utilizei foi um LMB-3 da Boss, que hoje está parado em algum canto da casa.
Não acho que efeitos sejam necessários para um bom som. Vale mais a pena pagar um bom professor com o dinheiro que se gastaria com tais.
Juninho_Bass- Membro
Dloc acho que nao tem necessidade de se comprar uma 4x10 e um hartke se o objetivo é unicamente estudar em casa
tenta tirar um pouco os graves do seu meteoro talvez ( provavelmente ) embole menos o som
tenta tirar um pouco os graves do seu meteoro talvez ( provavelmente ) embole menos o som
dibass- Membro
^ Se ele tem grana, não vejo porque não mandar bronca. Afinal, terá um ótimo som e mais pra frente vai aguentar shows, ensaios, gravações, ou seja, será pau pra toda obra.
Juninho_Bass- Membro
ele ja tem um ampli pra estudo nesse momento acho que um ampli melhor nao traria tantos beneficios provavelmente na igreja em que toca tem ampli
entao na minha opiniao pegar o dinheiro que seria investido em ampli e investir em aulas seria uma boa opçao no momento
entao na minha opiniao pegar o dinheiro que seria investido em ampli e investir em aulas seria uma boa opçao no momento
dibass- Membro
Iniciante precisa de um baixo regulado com corda boa, cabo, afinador, um lugar pra ouvir o que está tocando e estudo... E só...
Pessoal, obrigado pelos comentários.
Vou seguir o conselho de vocês e não vou me preocupar com efeitos, não é o momento. O negócio é estudar e praticar.
Sobre o amplificador: meu cubo meteoro já queimou algumas vezes, foi consertado mas nunca ficou como novo. Realmente preciso de um novo e se eu puder, vou partir logo para 4x10 hartke porque me atenderá em muitas situações e por um longo tempo.
Vou seguir o conselho de vocês e não vou me preocupar com efeitos, não é o momento. O negócio é estudar e praticar.
Sobre o amplificador: meu cubo meteoro já queimou algumas vezes, foi consertado mas nunca ficou como novo. Realmente preciso de um novo e se eu puder, vou partir logo para 4x10 hartke porque me atenderá em muitas situações e por um longo tempo.
Dloc- Membro
A título de exemplo, vocês conhecem esse carinha da foto abaixo? É o Sérgio Groove, daqui da minha cidade. Quem não conhece, dá uma pesquisada no youtube... há vários vídeos com performances de cair o queixo.
Pelo menos pedal ele usa, só não identifiquei quais. O contrabaixo é um deOliveira, daqui de Natal também, modelo "Mirage Siganture Sérgio Groove".
Pelo menos pedal ele usa, só não identifiquei quais. O contrabaixo é um deOliveira, daqui de Natal também, modelo "Mirage Siganture Sérgio Groove".
Dloc- Membro
^Com certeza o Sergio Groove toca muito e não precisa de nenhum pedal pra fazer o que faz... São só acessórios para incrementar o som, mas já o vi tocar com baixo e amp e foi ótimo de todo jeito
Quando li esse tópico pela primeira vez, mudei bastante minha forma de observar o amplificador atuando no timbre desejado. Fui refletindo sobre algumas coisas nesse ponto e melhorei bastante experimentando sem exagerar em uma ou outra frequência tanto nos knobs do baixo ativo quanto do amplificador. Recomendo a leitura:
https://www.contrabaixobr.com/t3629-saber-regular-timbrar-e-uma-arte-mas-faz-uma-diferenca
A maneira de tocar contribui bastante no som. Sugiro que tente tocar de maneiras diferentes com sua mão direita usando o pizzicato (caso seja destro) pra ouvir a influência no timbre. Se tiver sem ideias do que fazer, altere a força. Se toca suave, experimente tocar um pouco mais forte pra ouvir como isso altera seu som. Ou então faça o inverso, toque mais suavemente. Depois, experimente tocar com a mão direita em diferentes regiões como próximo a ponte, próximo ao braço, próximo a cada captador, entre os dois captadores, etc. As cordas e a captação são bem sensíveis a dinâmica e transmitem muito da pegada ao timbre final. Eu gosto bastante de estar sempre com cordas novas e o baixo bem regulado. Tenho muito mais noção e controle do timbre nessas condições.
https://www.contrabaixobr.com/t3629-saber-regular-timbrar-e-uma-arte-mas-faz-uma-diferenca
A maneira de tocar contribui bastante no som. Sugiro que tente tocar de maneiras diferentes com sua mão direita usando o pizzicato (caso seja destro) pra ouvir a influência no timbre. Se tiver sem ideias do que fazer, altere a força. Se toca suave, experimente tocar um pouco mais forte pra ouvir como isso altera seu som. Ou então faça o inverso, toque mais suavemente. Depois, experimente tocar com a mão direita em diferentes regiões como próximo a ponte, próximo ao braço, próximo a cada captador, entre os dois captadores, etc. As cordas e a captação são bem sensíveis a dinâmica e transmitem muito da pegada ao timbre final. Eu gosto bastante de estar sempre com cordas novas e o baixo bem regulado. Tenho muito mais noção e controle do timbre nessas condições.
Laysson- Membro
Laysson escreveu:
(...)
Concordo plenamente....a posição do pizzicato (mais prox a ponte ou ao braço) é o que mais uso pra variar a pegada e por sua vez o resultado no timbre.
O fato do Sergio Groove estar com trocentos pedais no palco não implica que ele esteja usando tudo...muitas vezes têm-se um octaver ou fuzz somente pra fazer uma firula de poucos segundos ou em uma música específica e depois esquece. Não faz parte do som do kra nem da música em si....é mais pra marcar diferença em algum momento.
O unico pedal que me faz pensar e que tenho estudado a compra é o simulador de amp hartke.
aBASSo
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Já vi muito 'novato' tentar esconder a falta de estudo e técnica com pedais, sempre que percebi isso o resultado sempre foi o oposto ao desejado, ao invés de 'mascarar' os erros, a falta de estudo, de técnica e falta de experiência, os efeitos deixavam mais evidentes as mancadas que o baixista cometia
Com certeza o pedal é só pra algumas firulinhas. Se tirá-los dali, o som vai continuar bom.
Com certeza o pedal é só pra algumas firulinhas. Se tirá-los dali, o som vai continuar bom.
Dloc escreveu:Pessoal, obrigado pelos comentários.
Só eu que reparei?
subgrave- Membro
Não!
Mas isso já é tão "lugar comum" que não causa mais espanto em ninguém!
Mas isso já é tão "lugar comum" que não causa mais espanto em ninguém!
subgrave- Membro
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
subgrave escreveu:Não brinca. Eu achava que meteoro era bom...
Ahhh Que peninhaaaaaaaa!!!
Estraguei a doce ilusão do subgrave Fazer o que?
LuCaSbass escreveu:^Com certeza o Sergio Groove toca muito e não precisa de nenhum pedal pra fazer o que faz... São só acessórios para incrementar o som, mas já o vi tocar com baixo e amp e foi ótimo de todo jeito
Conversei hoje com o Sérgio Groove, e perguntando sobre quais pedais ele usa, respondeu: um delay da boss, um reverb e um loop station da boss.
Resumindo: ele realmente não precisa de pedal algum, e a compressão está nos dedos. Os pedais que ele utiliza são perfumarias para apresentações, que o diga o loop station.
Dloc- Membro
Subgrave e GeTorres... estão zoando hein ehehehe
Meu meteoro queimou umas 4 vezes mesmo... mas 2 foi porque ligaram na voltagem errada.
Mas é um cubo meio ruinzinho mesmo...
Meu meteoro queimou umas 4 vezes mesmo... mas 2 foi porque ligaram na voltagem errada.
Dloc- Membro
Dloc escreveu:
É Meteoro, isso explica tudo...
E o Subwoofer? Tadinho dele!
Acabei com a inocência dele revelando a verdadeira qualidade dos Merdeoros!
Acabei com a inocência dele revelando a verdadeira qualidade dos Merdeoros!