Dúvida (graves e agudos na improvisação)
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvida (graves e agudos na improvisação)
Olá galera boa tarde!
Seguinte.. eu to começando a tocar em uma banda de reggae e talz...
Daí minha dúvida é sobre a improvisação alternando entre as notas mais agudas e mais graves...
Um exemplo. Se estou tocando uma música em F# e G# qual o campo harmonico pra improvisar em cima dessas notas?
Gostaria de umas dicas.. e talz..
Desde já obrigado!
E desculpe se postei no lugar errado.
Seguinte.. eu to começando a tocar em uma banda de reggae e talz...
Daí minha dúvida é sobre a improvisação alternando entre as notas mais agudas e mais graves...
Um exemplo. Se estou tocando uma música em F# e G# qual o campo harmonico pra improvisar em cima dessas notas?
Gostaria de umas dicas.. e talz..
Desde já obrigado!
E desculpe se postei no lugar errado.
Leo Rasta- Membro
Re: Dúvida (graves e agudos na improvisação)
Leo Rasta!
Pela cifra entendo que a musica está em F# ou G# no ponto de vista harmonico são escalas em formato de triades (T 3 5) portanto eu usaria as triades e suas inversões, arpejos ou simplesment tonica, quinta e oitava.
Agora para você improvisar como solo, você pode usar as pentatonicas.
Caso você conheça o campo harmonico maior (com modos gregos) é outra opção, alias opções são muitas vai depender do seu conhecimento teórico, técnico, pratico e sua criatividade em expressar tudo isso.
Fica muito dificil detalhar no forum esse tipo de duvida, mas talves alguns de nossos colegas consigam!
Abrç
Pela cifra entendo que a musica está em F# ou G# no ponto de vista harmonico são escalas em formato de triades (T 3 5) portanto eu usaria as triades e suas inversões, arpejos ou simplesment tonica, quinta e oitava.
Agora para você improvisar como solo, você pode usar as pentatonicas.
Caso você conheça o campo harmonico maior (com modos gregos) é outra opção, alias opções são muitas vai depender do seu conhecimento teórico, técnico, pratico e sua criatividade em expressar tudo isso.
Fica muito dificil detalhar no forum esse tipo de duvida, mas talves alguns de nossos colegas consigam!
Abrç
Salbass- Membro
Improviso de baixo em banda de reggae?
allexcosta escreveu:Improviso de baixo em banda de reggae?
É.. Pra não ter que ficar só no básico.. Será que um estudo de harmonia eu consiga isso?
Leo Rasta- Membro
1. Você está falando de improvisação no sentido de solar sobre a harmonia, ou simplesmente alterar a linha para não ficar só nas tônicas?
2. Se a progressão é essa: F# e G#, fica fácil descobrir a tonalidade da música, já que ela é tipicamente IV - V e aí descobrimos que a música está em C# maior (uma vez que G# é o quinto grau de C#)
Assim, você tem as notas de C# maior: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#
Aliás, a maneira mais prática de achar a tonalidade de uma música com uma harmonia simples (estou concluíndo que as harmonias de reggae em geral são simples, não por ter algo contra o estilo, mas porque tudo que já ouvi de reggae na vida tem harmonias simples) é justamente quando se tem dois acordes maiores distanciados por um tom - o que é o seu caso, com F# e G# - que geralmente serão os acordes do IV e V grau.
Aí a tonalidade fica na cara mesmo.
3.O interessante mesmo é se acostumar a identificar as tensões e relaxamentos pelo ouvido. Se você consegue ouvir um acorde de I grau e saber que aquele é o I, é muito melhor do que qualquer outro método.
4. Não entendi a parte do "alternando entre as notas mais agudas e mais graves"
2. Se a progressão é essa: F# e G#, fica fácil descobrir a tonalidade da música, já que ela é tipicamente IV - V e aí descobrimos que a música está em C# maior (uma vez que G# é o quinto grau de C#)
Assim, você tem as notas de C# maior: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#
Aliás, a maneira mais prática de achar a tonalidade de uma música com uma harmonia simples (estou concluíndo que as harmonias de reggae em geral são simples, não por ter algo contra o estilo, mas porque tudo que já ouvi de reggae na vida tem harmonias simples) é justamente quando se tem dois acordes maiores distanciados por um tom - o que é o seu caso, com F# e G# - que geralmente serão os acordes do IV e V grau.
Aí a tonalidade fica na cara mesmo.
3.O interessante mesmo é se acostumar a identificar as tensões e relaxamentos pelo ouvido. Se você consegue ouvir um acorde de I grau e saber que aquele é o I, é muito melhor do que qualquer outro método.
NandoRondelli escreveu:1. Você está falando de improvisação no sentido de solar sobre a harmonia, ou simplesmente alterar a linha para não ficar só nas tônicas?
É isso mesmo Nando, alterar a linha pra não ficar nas tônicas.
Eu estou estudando contrabaixo tem pouco tempo, mas já da para tocar algo...
Boa explicação a teoria ajuda bastante...
Você pode me falar algo mais a respeito da alteração de linha? Quais estudos você me indica?
Leo Rasta- Membro
Ah tá... Achei que improvisação era solo.
Em reggae "menos é mais" e variar a linha muito geralmente não combina.
Não se usa muito mais que tríades, arpejos e escalas nessas possíveis variações. O segredo é ouvir muito e tirar as linhas clássicas. Só fazendo isso se entende a dinâmica de um estilo musical. Toda teoria do mundo ajudará muito pouco nesse processo.
Em reggae "menos é mais" e variar a linha muito geralmente não combina.
Não se usa muito mais que tríades, arpejos e escalas nessas possíveis variações. O segredo é ouvir muito e tirar as linhas clássicas. Só fazendo isso se entende a dinâmica de um estilo musical. Toda teoria do mundo ajudará muito pouco nesse processo.
Pois é, como disse o Allex, não dá para abusar muito no reggae.
Claro, se as músicas forem próprias e não cover, dá para inventar um pouco mais, mas em geral o reggae é simples mesmo.
O jeito é mesmo tirar algumas linhas.
Apesar de simples, tem umas linhas de baixo muito interessantes.
Essa música aqui é bem clichê, mas acho muito bem feita. Coloca bem as frases, não fica preso às tônicas e não descaracteriza em nada o som:
https://www.youtube.com/watch?v=kCE2d33yMNA
Aqui tem uns exemplos legais também, do Ed Friedland:
https://www.youtube.com/watch?v=0-dAZrBlGOY
Claro, se as músicas forem próprias e não cover, dá para inventar um pouco mais, mas em geral o reggae é simples mesmo.
O jeito é mesmo tirar algumas linhas.
Apesar de simples, tem umas linhas de baixo muito interessantes.
Essa música aqui é bem clichê, mas acho muito bem feita. Coloca bem as frases, não fica preso às tônicas e não descaracteriza em nada o som:
https://www.youtube.com/watch?v=kCE2d33yMNA
Aqui tem uns exemplos legais também, do Ed Friedland:
https://www.youtube.com/watch?v=0-dAZrBlGOY
Obrigado pelas dicas!
Leo Rasta- Membro