Bateria de 9 volts
+47
HenriqueBessa
B3ck1m2n
Anderson_bassman
Davi Motta
Stormbringer
SRTO
Fernando Zadá
mblacerda
bodhan
edumerino
Raul S.
Guga Ramone
Juninho Sampaio
fbarione
carimbass
RaphaelM
subgrave
Ruds
Rick Charles
Groovin
luizclaudiobarboza
Valartur
rmaeda
andremega
Andrezinho
baixodoido
JAZZigo
Renato Leite
Pedro Jack
ct.colela
Micoco
malka_aff
brucce
Tonante
hamilton du baixo
heitor_pg
villain
patrickqueres
Thales_Sr
dibass
Renato
allexcosta
Daniel
Lex Bass
Claudio
LuCaSbass
César_RS
51 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Bateria de 9 volts
Tonante escreveu:Em todos baixos ativos que tenho e já tive, na medida em que a bateria vai acabando o sinal vai diminuindo... em alguns até parece que jack tá com problema pois fica dando uns estalos.
Mas em alguns baixos que são só ativos quando a bateria fica fraca ele para de vez como o caso dos TRB.
no meu AG 5000, que tem um circuito da artec, na maneira que a bateria vai acabando o som fica distorcido...isso deve variar de circuito pra circuito...e o meu classic vibe que esta com um system 9 instalado, quando a bateria acaba somente cai o ganho e o baixo fica passivo, aí é só aumentar um pouco o volume do ampli e continuar tocando (até nisso o colela acertou)
O Tagima (18V) vai perdendo qualidade e ganho aos poucos. Quando começa a distorcer, pode trocar uma das baterias pq a coisa tá feia...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Cara, as baterias devem ser trocadas juntas.
fui buscar meu baixo em um luthier que me foi indicado em campinas, atua dentro do em&t, me disse pra não usar alcalina por que inicialmente ela tem excesso de ( nao lembro o que, niquel, litio, um desses ) e pode comprometer a vida útil. sei la...só coloquei aqui por curiosidade, por isso as empresas demarcarem como não indicado, ele ja trabalhou na gianini, porem, tem baixos que ja vem e indicam...e fica sem solução
rmaeda- Membro
Gostaria de saber o que ele falou, fiquei curioso.
No meu ponto de vista, não há problema algum em usar bateria alcalina...
No meu ponto de vista, não há problema algum em usar bateria alcalina...
sei la se alguém vai ler, é bem pra seção falga do que fazer, mas achei interessante, como o luthier aconselhou baterias comuns ou recarregáveis, fui atras de diferenças além da durabilidade, e encontrei uma explicação bacana em forum de cameras digitais:
O problema das cameras digitais em relacao à pilha alcalina é que as pilhas alcalinas tem problemas em fornecer grandes correntes de descarga pois sua resistencia interna aumenta muito nesta condição de uso resultando em uma pseudo descarga. Assim a camera vai entender que a pilha esta descarregada. Baterias recarregaveis de niquel-metal-hidreto NimH são mais recomendaveis pois tem caracteristicas mais favoraveis quando muito solicitadas. Baterias de NimH recarregaveis de 2000 mAh ou maiores duram de 2 a 4 vezes mais que as alcalinas nestas condicoes de uso.
Obs : não é que pilhas alcalinas não prestam, apenas que elas tem rendimento melhor quando utilizadas em aparelhos de baixo consumo, isto é pouca corrente por muito tempo, por exemplo radio a pilha, relogio, walkman etc.
De qualquer forma utilizo a seguinte regra equipamentos de grande consumo utilizo baterias recarregaveis de NiMH ( cameras, TV portatil, caixas amplificadas etc), e para equipamentos de pouco consumo (radios a pilha, relogio de parede, lanterna de emergencia, etc) uso as alkaninas pois estas tem uma corrente muito baixa de autodescarga e um rendimento melhor para baixo consumo.
achei bacana, pois pra esse povo a bateria acaba tendo mais destaque que pra gente, pois utilizam muito, a ibanez é que pega no pé, e respondeu um cara dizendo que circuito " pode " danificar pela diferença de impedância...bom eu to curioso com baterias recarregáveis agora, visto que to com um ibanez novinho heheh ( no meu condor sempre foi alcalina, nunca deu nada)
me desculpem pelo tamanho do texto
O problema das cameras digitais em relacao à pilha alcalina é que as pilhas alcalinas tem problemas em fornecer grandes correntes de descarga pois sua resistencia interna aumenta muito nesta condição de uso resultando em uma pseudo descarga. Assim a camera vai entender que a pilha esta descarregada. Baterias recarregaveis de niquel-metal-hidreto NimH são mais recomendaveis pois tem caracteristicas mais favoraveis quando muito solicitadas. Baterias de NimH recarregaveis de 2000 mAh ou maiores duram de 2 a 4 vezes mais que as alcalinas nestas condicoes de uso.
Obs : não é que pilhas alcalinas não prestam, apenas que elas tem rendimento melhor quando utilizadas em aparelhos de baixo consumo, isto é pouca corrente por muito tempo, por exemplo radio a pilha, relogio, walkman etc.
De qualquer forma utilizo a seguinte regra equipamentos de grande consumo utilizo baterias recarregaveis de NiMH ( cameras, TV portatil, caixas amplificadas etc), e para equipamentos de pouco consumo (radios a pilha, relogio de parede, lanterna de emergencia, etc) uso as alkaninas pois estas tem uma corrente muito baixa de autodescarga e um rendimento melhor para baixo consumo.
achei bacana, pois pra esse povo a bateria acaba tendo mais destaque que pra gente, pois utilizam muito, a ibanez é que pega no pé, e respondeu um cara dizendo que circuito " pode " danificar pela diferença de impedância...bom eu to curioso com baterias recarregáveis agora, visto que to com um ibanez novinho heheh ( no meu condor sempre foi alcalina, nunca deu nada)
me desculpem pelo tamanho do texto
rmaeda- Membro
O uso em cameras digitais é totalmente diferente do uso em um contrabaixo.
Enquanto em câmeras você tem alguns momentos de uso maior de corrente, intercalados com correntes menores, no pré do contrabaixo a corrente é praticamente constante, e baixa.
Pilhas recarregáveis fornecem 8,4v nominais, contra os 9v das comuns/alcalinas, não sendo recomendadas porque vão durar muito pouco.
Essa da "diferença de impedância" tá muito estranha, visto que, como eu falei, um pedaço de batata que forneça 9v serve do mesmo jeito que qualquer outra fonte de 9v. Bateria não danifica instrumento, a menos que você utilize uma tensão superior ao que o circuito requeira.
Enquanto em câmeras você tem alguns momentos de uso maior de corrente, intercalados com correntes menores, no pré do contrabaixo a corrente é praticamente constante, e baixa.
Pilhas recarregáveis fornecem 8,4v nominais, contra os 9v das comuns/alcalinas, não sendo recomendadas porque vão durar muito pouco.
Essa da "diferença de impedância" tá muito estranha, visto que, como eu falei, um pedaço de batata que forneça 9v serve do mesmo jeito que qualquer outra fonte de 9v. Bateria não danifica instrumento, a menos que você utilize uma tensão superior ao que o circuito requeira.
andremega escreveu:Cara, as baterias devem ser trocadas juntas.
Pois é... Também pensava assim! Um dia meti o multimetro nas baterias na hora da troca: uma dava 1,1V e a outra dava 9,6V.
Acho que quando a luthier da Tagima mexeu nessa solda, ela fez alguma coisa que passou a usar apenas uma das baterias...
Como o circuito é de 18V, quando chega mais ou menos na metade da tensão, ele começa a distorcer, e ficar com som ruim...
Troca uma e ele volta ao normal...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Andrezinho, é que a ligação do seu circuito tá estranha. Mas no geral o ideal é que se troque as duas baterias mesmo, pois se as duas estão no mesmo circuito, elas fornecem praticamente a mesma carga, quando uma está ruim a outra estará próxima do fim também.
Quando você tira essa bateria que tava dando 9,6v, o circuito continua funcionando?
Quando você tira essa bateria que tava dando 9,6v, o circuito continua funcionando?
rmaeda escreveu:
Apesar do Thales ter respondido sobre as diferenças de baterias, eu simplesmente não entendi de onde saiu esse troço de mudança de impedância e impedimento de usar alcalina. Os manuais da Ibanez que vi não falam nada sobre isso.
Tem certeza que a resposta não foi referente a uma troca de captador, ligação em equipamento fora do padrão ou simples troca de potenciômetros?
e essa resposta da ibanez difere do que o luthier me falou, e os baixos vinham com uma etiqueta pendurada , como ja postaram aqui avisando sobre isso, porém ninguém tem uma resposta concreta, vou enviar email perguntando detalhadamente, em caso de resposta, posto aqui ela toda ok? eu nem acho mais baterias comuns cara, de 9v só tem alcalinas por perto de casa, e o manual realmente não cita isso, nem da como critério de exclusão da garantia.
rmaeda- Membro
Uso alcalinas em contrabaixos há mais de 20 anos. Nunca tive um problema...
Desculpe se é uma pergunta besta, mas, a bateria descarrega se, quando eu não estou usando o baixo, eu deixá-lo ligado ao cubo, e o cubo desligado? É que estava com uma bateria que durou vários meses, então troquei, e por comodidade deixava o baixo ligado ao cubo e esta bateria não durou nem 2 semanas, troquei e não deixei mais o baixo ligado ao cubo, e isso já faz alguns meses. Sempre foi o mesmo tipo de bateria, Energizer max. O meu baixo é um Yamaha RBX 374, e o cubo um Onerr Block 20 bass.
Valartur- Membro
Se plugar um cabo no baixo, ele fica ligado.
também não vejo razão de alcalina não ser recomendada, procurei me informar no site de dois fabricantes renomados ou populares, Bartolini e EMG, não achei nada no site do Bartolini, já no do EMG há inclusive a recomendação pela alcalina e de lithium.
direto do manual de instalação do circuito EMG BQC System:
Battery Power: Use an Alkaline or Lithium battery for the best battery life and always unplug your guitar when you’re not using it.
https://www.emgpickups.com/content/wiringdiagrams/BQCrJ_System_0230-0217J.pdf
direto do manual de instalação do circuito EMG BQC System:
Battery Power: Use an Alkaline or Lithium battery for the best battery life and always unplug your guitar when you’re not using it.
https://www.emgpickups.com/content/wiringdiagrams/BQCrJ_System_0230-0217J.pdf
Clube Fender #135 / Clube Ibanez #38 / Clube SX #64 / Clube hartke #078 - http://bluesgraf.blogspot.com/ - http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/sanatore - https://www.youtube.com/user/luizclaudiobarboza?feature=mhee#p/u
To com um Ibanez SDGR custom made do meu professor aqui, acabou a bateria, eu pus uma duracell novinha tirada do lacre e o baixo nem ligou. Meu professor disse que soh consegue usar bateria barata no baixo dele. As melhores nao funcionam
malka_aff escreveu:To com um Ibanez SDGR custom made do meu professor aqui, acabou a bateria, eu pus uma duracell novinha tirada do lacre e o baixo nem ligou. Meu professor disse que soh consegue usar bateria barata no baixo dele. As melhores nao funcionam
Baixo com Síndrome de underground...
Groovin- Membro
.malka_aff escreveu:To com um Ibanez SDGR custom made do meu professor aqui, acabou a bateria, eu pus uma duracell novinha tirada do lacre e o baixo nem ligou. Meu professor disse que soh consegue usar bateria barata no baixo dele. As melhores nao funcionam
Malka, a minha igreja tem um Ibanez SDGR (cujo o nome do modelo é grande demais para eu lembrar o nome), e eu tive esse problema, coloquei 2 baterias duracell e não funcionou, peguei a velha e paraguai do meu violão e ele funcionou que é uma beleza, mas secou a bateria depois de 1 hora. Tomei raiva dele, e agora uso meu PB.
Rick Charles- Membro
malka_aff escreveu:To com um Ibanez SDGR custom made do meu professor aqui, acabou a bateria, eu pus uma duracell novinha tirada do lacre e o baixo nem ligou. Meu professor disse que soh consegue usar bateria barata no baixo dele. As melhores nao funcionam
nah! isso é trollagem...
Ruds- FCBR-CT
eu nao iria ressuscitar um tópico antiguissimo por uma piada idiota dessas.
Juro pra vocês que o baixo nao ta funcionando com baterias boas
acabei de comprar uma panassonic e nada dele funfar, foi a mais barata que achei no mercado
Juro pra vocês que o baixo nao ta funcionando com baterias boas
acabei de comprar uma panassonic e nada dele funfar, foi a mais barata que achei no mercado
Rick Charles- Membro
m$%& isso, baita dum brinquedo em casa, a bateria acaba e nenhuma das TRES marcas que tenho aqui funcionaram
Tá, mas então não tá funcionando com nenhuma. Até aí faz sentido.
Ruds- FCBR-CT
será que não corre o risco do circuito ser 18v e quando coloco uma bateria barata ela vem com pouco mais de 9v por isso soh as xing ling funcionam?
Cara, teoricamente não é impossível. Mas eu nunca vi circuito assim, e acho muito improvável que alguém tenha projetado dessa forma.
Além do que, a diferença de tensão entre uma bateria e outra, ambas novas, de carbono e alcalina, não vai ser maior do que 0,5V. Se o circuito só funciona, digamos, acima de 9,3V, e sua bateria tem 9,8V, a tensão é só um pouco maior do que a mínima necessária pra sair som. Assim, o circuito provavelmente funcionaria muito mal, com distorção e baixa saída, por exemplo.
Essa hipótese da bateria ter um pouco mais de 9V e por isso funcionar não deve ser mesmo. Tem que ver a ligação da bateria, se não tem algum mal contato. Ou talvez a bateria esteja descarregada. Sei lá. Veja se o circuito funciona com alguma outra bateria. Se funcionar, tem que investigar melhor o que tá acontecendo.
Ruds- FCBR-CT
cara, eu ja disse que ele funciona com outros tipos de bateria, nao eh suposição, eh fato, meu professor caça baterias pra esse baixo. Tbm acho isso super estranho, esse circuito deve ser muito sensivel com a tensão utilizada, sei lá
subgrave- Membro
tbm nao eh subgrave, o slot da bateria nao tem clip de bateria, no fundo dele tem duas ilhas de solda, não tem como ter arregaçado, eh soh por pressão, em casa tento bater uma foto pra verem. Mas qualquer bateria encaixa e faz conexão ali, tanto é que quando eu ponho a bateria, passa sinal pelo circuito (encostando o dedo em alguns polos de solda do circuito) mas o captador parece que não funciona.
malka_aff escreveu:cara, eu ja disse que ele funciona com outros tipos de bateria, nao eh suposição, eh fato, meu professor caça baterias pra esse baixo. Tbm acho isso super estranho, esse circuito deve ser muito sensivel com a tensão utilizada, sei lá
Certo. Vc tem um multímetro/voltímetro?
Se tiver, podia pegar 2 baterias, uma que faz funcionar e outra que não faz, e medir a tensão das duas.
Também poderia aproveitar e abrir o compartimento do circuito e, com a bateria conectada, medir a tensão entre os terminais do jack (anel e malha). Fazer isso com as duas baterias também.
Se fizer isso, posta aí. Muito curioso esse problema.
Ruds- FCBR-CT
Quando a gente acha que já viu tudo...
Isso só pode ser encosto ou poltergeist...
allexcosta escreveu:malka_aff escreveu:To com um Ibanez SDGR custom made do meu professor aqui, acabou a bateria, eu pus uma duracell novinha tirada do lacre e o baixo nem ligou. Meu professor disse que soh consegue usar bateria barata no baixo dele. As melhores nao funcionam
Quando a gente acha que já viu tudo...
Isso só pode ser encosto ou poltergeist...
Pois é allex, quando ele me contou do problema, eu tbm achei engraçado e nao acreditei. Mas o baixo é maluco MESMO!!
hj vou comprar um bateria furreca de camelo e testar em casa e medir com o multimetro!!!
Groovin- Membro
Comprei bateria Hi-Watt de 300 centavos. Quando chegar em casa eu tento, e se funcionar, vou medir as baterias e tbm vou fazer um videozinho provando a historia
Bom, misterio desvendado. O encaixe da bateria é mal projetado e dependendo do tipo de bateria, ele aperta o fio contra a parede. Nesse caso chegou a arrebentar o fio. Eu enchi de solda onde encosta a bateria e problema resolvido, to usando uma Duracell e ta BEM BOM!! decerto essas Hi-Watt de 3 reais tem os polos menores e acaba entrando no buraquinho do suporte. Como aumentei a ilha de solda nesse suporte, agora todas encostam e não tem mais problema nenhum.
Mais um mito desvendado aqui no fórum
Mais um mito desvendado aqui no fórum
E eu até já tinha ligado pra esses caras:
E eu até já tinha ligado pra esses caras:
É allex, boa parte dos jovens que abrirem esse tópico, não vão saber que são os caras do foto.
Rick Charles- Membro
Rick Charles escreveu:É allex, boa parte dos jovens que abrirem esse tópico, não vão saber que são os caras do foto.
Azar o deles...
Hahahaha,
Imagina a cena: Os caça-fantasmas chegando na casa do malka com aquelas ferramentas doidas e apontando por baixo dele e em seguida começa a sair aquela névoa de dentro do baixo. Seria um Bass Ghost?^^
Imagina a cena: Os caça-fantasmas chegando na casa do malka com aquelas ferramentas doidas e apontando por baixo dele e em seguida começa a sair aquela névoa de dentro do baixo. Seria um Bass Ghost?^^
Obrigado pela preocupação, Allex
Eles iriam em busca das Ghost Notes...
carimbass- Membro
Galera, Desculpa upar um post tão antigo, mas achei desnecessário montar outro pra falar sobre bateria....
Eu sempre usei Duracel, nunca tive problema nenhum, mas sempre tenho aquele medo de dar azar e vazar, ai um colega comentou pra usar a bateria da Energizer, porque ao contrário da Duracel, se ela vazar, ela vazaria "Pó", oque não estragaria o circuito, alguém sabe disso, procede?
Ia postar a foto da bateria, mas não consegui de jeito nenhum.
Eu sempre usei Duracel, nunca tive problema nenhum, mas sempre tenho aquele medo de dar azar e vazar, ai um colega comentou pra usar a bateria da Energizer, porque ao contrário da Duracel, se ela vazar, ela vazaria "Pó", oque não estragaria o circuito, alguém sabe disso, procede?
fbarione- Membro
Interessante, não sei dizer. Nunca abri essas baterias pra ver se tem diferença do quanto de líquido tem lá dentro não...fbarione escreveu:Galera, Desculpa upar um post tão antigo, mas achei desnecessário montar outro pra falar sobre bateria....
Thales_Sr- Moderador
As minhas troco de 6 em 6 meses...Qd não estou tocando com o bass eu deixo sem!
Enfim...também não sei dessas de pó!
Enfim...também não sei dessas de pó!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
fbarione escreveu:Galera, Desculpa upar um post tão antigo, mas achei desnecessário montar outro pra falar sobre bateria....
Eu tenho a impressão de que 9v alcalina não vaza.
allexcosta- Administrador
[2]allexcosta escreveu:Eu tenho a impressão de que 9v alcalina não vaza.
E, pessoalmente, nunca vi.
JAZZigo- FCBR-CT
Toda bateria vaza. Tenho amigos que já perderam alguns controles remotos por causa de pilhas, seja alcalinas ou de carbono. Entretanto, pelo pouco que conheço, as alcalinas são menos propensas a vazamentos, portanto mais seguras.
Guga Ramone- Membro
Allex.
A bateria do meu baixo de 6 cordas...a bateria estava "mais gorda", mas não vazou não. Agora ta explicado.
A bateria do meu baixo de 6 cordas...a bateria estava "mais gorda", mas não vazou não. Agora ta explicado.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4