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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 8:04 pm

Galera acredito que a maioria saiba que adquiri um Fender Jazz Bass SouternCross, ele ta lindão de som, mas tem muitos esfolados que meio me incomodam... Gostaria de trocar a cor dele e deixar ele na madeira, mas ae vem a grande questão (VALOR). Um Bass restaurado perde valor de mercado??


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Mensagem por allexcosta Seg Out 08, 2012 8:14 pm

Esse perde

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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 8:21 pm

Opa então vou aturar os ralados do baile hahahahha


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Mensagem por CG Seg Out 08, 2012 8:26 pm

talesbass escreveu: mas tem muitos esfolados que meio me incomodam...

Relic natural, isso é um bom sinal, significa que o baixo foi usado corretamente.

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Mensagem por subgrave Seg Out 08, 2012 8:42 pm

CG escreveu:
talesbass escreveu: mas tem muitos esfolados que meio me incomodam...

Relic natural, isso é um bom sinal, significa que o baixo foi usado corretamente.

Não compreendo. Poderia explicar porque?

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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 8:45 pm

CG escreveu:
talesbass escreveu: mas tem muitos esfolados que meio me incomodam...

Relic natural, isso é um bom sinal, significa que o baixo foi usado corretamente.

Ou não né hahahhah sei que o primeiro dono era um bebum que esquecia o baixo nos botecos da vida hhahahha.

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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 8:46 pm

subgrave escreveu:
CG escreveu:
talesbass escreveu: mas tem muitos esfolados que meio me incomodam...

Relic natural, isso é um bom sinal, significa que o baixo foi usado corretamente.

Não compreendo. Poderia explicar porque?

Quando vejo o Bass me da uma dó .... ele tem umas marcas de logas datas hahahhah

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Mensagem por CG Seg Out 08, 2012 8:48 pm

subgrave escreveu:
Não compreendo. Poderia explicar porque?

Baixo foi feito para se tocar, por se tratar de um baixo antigo com marcas significa que ele foi realmente tocado por muito tempo, ou seja bem utilizado, e não ficou guardado em um case. up

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Mensagem por Rick Charles Seg Out 08, 2012 9:00 pm

CG escreveu:Baixo foi feito para se tocar, por se tratar de um baixo antigo com marcas significa que ele foi realmente tocado por muito tempo, ou seja bem utilizado, e não ficou guardado em um case. up


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Mensagem por Zubrycky Seg Out 08, 2012 9:03 pm

Penso nisso como marcas de batalhas musicais vividas. Pra quê apagar isso?

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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 9:18 pm

hahhahah compreendo isso up

Realmente o Bass foi muito mas muito usado nos bailões da vida.
E não que eu não goste das marcas da vida, mas é que vejo que ele ta enrugado e as vezes me bate uma vontade de aplicar um Butox nele hahahhah

Mas não vou faze isso não.... ele ficará com suas cicatrizes

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Mensagem por Maurício_Expressão Seg Out 08, 2012 9:34 pm

Sempre perde.
Em baixos vintage, chega a perder até 60% do valor do baixo uma repintura.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 08, 2012 9:40 pm

talesbass escreveu:Galera acredito que a maioria saiba que adquiri um Fender Jazz Bass SouternCross, ele ta lindão de som, mas tem muitos esfolados que meio me incomodam... Gostaria de trocar a cor dele e deixar ele na madeira, mas ae vem a grande questão (VALOR). Um Bass restaurado perde valor de mercado??

Em 1º lugar deve-se estabelecer o que é "perder valôr de mercado"
A partir de um ponto-de-vista profissional, instrumento "re-acabado" perde sim valôr de mercado, mas, isso aplica-se a instrumentos "vintage".
Exemplo: Um Fender Jazz Bass 1962, Pré-CBS.
Agora, o instrumento que vc possui, um Southern Cross, que é uma versão da Fender produzida num certo período pela Giannini, essa suposta perda será menor (se é que será relevante).
Acho que, se te incomoda um instrumento como esse com aspecto "detonado", vc deve refazer o acabamento sim, numa empresa séria como a Musikolor, por exemplo.
Agora, se não te incomoda em nada, e o instrumento está com sua "tocabilidade" intacta.... Não vejo motivo


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 08, 2012 9:41 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por talesbass Seg Out 08, 2012 9:40 pm

Nossa Mauricio a coisa é seria então.

Ele ficará como está, e daq pra frente é acrescentando marcas hahahah (sem jogar no chão) up

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Mensagem por zanforlin Seg Out 08, 2012 10:00 pm

Concordo com o maurício... se fosse um fender pre cbs, a perda seria muito grande. Mas num southern cross, creio que seja não muito relevante também.
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Mensagem por flauius Ter Out 09, 2012 12:38 am

De repente, o que o instrumento vai perder de valor é irrelevante pelo tempo que ele vai te servir.
Se não pegou para negócio ou coleção mas, ao contrário, vai usar o baixo e acha que os arranhões incomodam, não vejo porque não mexer.

Mas confesso que uma resposta certa é difícil, Estou com um T40 desmontado passando pelo mesmo dilema.

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Mensagem por GeTorres Ter Out 09, 2012 7:16 am

Eu entendo que foram feitos apenas umas 200 unidades do Fender Southern Cross, e também vemos vários clones mau feitos deste baixo.

Então, se foram só 200 unidades, é um baixo relativamente raro, então restaurá-lo, mesmo que na musikolor, irá fazer ele perder valor sim. Valor monetário e em meu ponto de vista, histórico.

Este baixo representa para a Giannini uma "época de ouro" que podemos entender como uma fase de bons instrumentos construídos , e para a Fender, bom... do jeito que estadunidense é, não deve ter outro significado que não seja "baixos construídos no 3º mundo".

É um baixo da história nacional de instrumentos e acima de tudo, além do nome no head, é um GIANNINI!

Não gosto de relics, mas este baixo deve ser mantido em sua forma original, ou você corre o risco de ouvir de alguém que seu baixo "Não é e nem nunca foi um Fender Southern Cross, digo, um Giannini Cruzeiro do Sul!!!

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Mensagem por BigBoy Ter Out 09, 2012 7:21 am

Manda fotos para a gente conhecer seu Fender SC!!!
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Mensagem por Rico Ter Out 09, 2012 7:44 am

Cara, a não ser que teu baixo seja um instrumento raro, que te custou uma fortuna, não vejo o motivo de não mexer. Eu mesmo não curto a onda de instrumentos surrados. Além do mais, se tem que ter marcas, imagino que melhor seriam as feitas pelo meu uso, e não pelo uso de terceiros.
Tem mais, esse papo de instrumento vintage é muito relativo... Já cansei de ver gente mantendo a pintura original (e que prá mim parece emporcalhada), mas trocando ponte e caps e etc...
Mais uma pergunta: Você compra instumentos pensando em vendê-los no futuro ou você casa com eles? Eu caso com os meus, portanto, essa questão do valor, não influencia em nada para mim, na hora de definir uma nova pintura ou um cromo novo.
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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 8:24 am

Rico escreveu:Tem mais, esse papo de instrumento vintage é muito relativo... Já cansei de ver gente mantendo a pintura original (e que prá mim parece emporcalhada), mas trocando ponte e caps e etc...

E cada troca dessas faz o instrumento perder valor.

Um Precision Pre-CBS vale 10K nos EUA. Sem o acabamento original vale 3500.

Não há diferença alguma entre arrancar a tinta de um baixo desses e jogar 6500 dólares no lixo. Nenhuma mesmo...

É necessário um pouco de pesquisa e bom senso antes de se reformar um instrumento, principalmente se ele tem o nome Fender no headstock.

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Mensagem por Rico Ter Out 09, 2012 12:21 pm

Neste caso, é um instrumento raro, e aí realmente é diferente. No caso do nosso colega, ou no meu próprio caso, acho que uma pintura bem feita e novos cromos valoriza o instrumento.
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Mensagem por Pedro Jack Ter Out 09, 2012 12:43 pm

Deixa como está, cara, e vai tirar onda com o baixão antigo...Se quer reformar, compra um tagima ou um eagle e mete bronca...
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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 12:56 pm

Rico escreveu:Neste caso, é um instrumento raro, e aí realmente é diferente. No caso do nosso colega, ou no meu próprio caso, acho que uma pintura bem feita e novos cromos valoriza o instrumento.

Existem muito mais Precisions Pre-CBS que Fenders Southern Cross...

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Mensagem por Zubrycky Ter Out 09, 2012 1:11 pm

Uma coisa a ser considerada é que os Gianninis antigos, ao longo do tempo, acabaram sendo valorizados.

Quando comecei a tocar, no começo dos anos 90, era possível encontrar esses instrumentos a preço de banana e hoje a realidade mudou muito neste aspecto. Um giannini antigo em estado original tem um preço bem mais alto do que o que se pedia neles nos anos 90.

Sendo assim, eu não mudaria nada nesse baixo em específico, mesmo porque a tendência desses instrumentos, tendo em vista o que aconteceu com os Gianninis antigos até hoje, é de valorização (Foi o que aconteceu até aqui e não acredito - Mesmo porque não há motivos para acreditar nisso - que a tendência se reverta).

Além disso, as marcas do tempo têm, indubitavelmente, um charme pelo qual certos compradores sempre estão dispostos a pagar.

P.S.: Se os Gianninis antigos valem o que é pedido neles hoje é algo que deve ser analisado caso a caso, levando em consideração o modelo do contrabaixo, a raridade dele, seu estado de originalidade e sua conservação (Um instrumento que não precisa de uma reforma para ser tocado, obviamente, vale mais do que um instrumento que necessita ser reformado).

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Mensagem por Rico Ter Out 09, 2012 2:12 pm

Eu acho que o mercado é quem faz o preço, mas nem por isso, deixo de afirmar que para mim, a diferença entre um Southern Cross ralado e de um mais arrumado é de uns R$ 300, ... Para mim, a favor do 2º...
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Mensagem por GusVCD Ter Out 09, 2012 2:37 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:(...)
Agora, o instrumento que vc possui, um Southern Cross, que é uma versão da Fender produzida num certo período pela Giannini, essa suposta perda será menor (se é que será relevante).

Acho que, se te incomoda um instrumento como esse com aspecto "detonado", vc deve refazer o acabamento sim, numa empresa séria como a Musikolor, por exemplo.

[2]

Para o segmento q esse baixo se encontra em questão de valor comercial, os futuros compradores em caso de revenda preferem um baixo com cara de novo... Se quer manter as característica originais, pinte o instrumento de uma cor original dessa série Southern Cross e compre ferragens com o mesmo layout das originais do baixo, ou ainda ferragens originais da Fender q darão melhor qualidade e uma cara de "Fender" a mais.

Sobre onde pintar, tbm recomendo a empresa MusicKolor, de Santo André-SP.

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Mensagem por GeTorres Ter Out 09, 2012 3:08 pm

GusVCD escreveu:.

OFF TOPIC:

Gus, me explica este avatar...

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Mensagem por Zubrycky Ter Out 09, 2012 3:23 pm

Rico escreveu:Eu acho que o mercado é quem faz o preço, mas nem por isso, deixo de afirmar que para mim, a diferença entre um Southern Cross ralado e de um mais arrumado é de uns R$ 300, ... Para mim, a favor do 2º...

Você está certo. O mercado é quem faz o preço. Lei da oferta e da procura. Entretanto, como músico, colecionador e entusiasta dos instrumentos brasileiros antigos, acompanho desde 1992 os preços de Gianninis feitos nos anos 70 e te digo que, ao longo destes anos, os preços aumentaram consideravelmente e continuam aumentando (Como disse anteriormente, se eles valem ou não esse preço é uma outra história a ser considerada separadamente... Aqui, me atenho apenas ao preço de venda).

Sendo assim (E tendo em vista a história e a raridade do modelo em questão), não há nenhum motivo concreto para acreditar que futuramente um autêntico Southern Cross que mantenha a sua originalidade não se torne mais caro do que ele é hoje.

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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 3:33 pm

Rico escreveu:Eu acho que o mercado é quem faz o preço, mas nem por isso, deixo de afirmar que para mim, a diferença entre um Southern Cross ralado e de um mais arrumado é de uns R$ 300, ... Para mim, a favor do 2º...

O mercado é um pouco maior que você.

Mesmo que hoje a diferença não seja significativa, a tendência é um instrumento desses perder valor ao ser reformado.

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Mensagem por Rico Ter Out 09, 2012 3:57 pm

Na verdade, o mercado é maior que todos nós... Talvez a questão se resolva da seguinte forma: Se EU for comprar um SC, prefiro um arrumado, com uma pintura legal, e não um detonado, com a pintura riscada ou descascada.
Se eu for gastar US$ 20.000,00 num autêntico (qualquer marca famosa) 57, prefiro achar o menos mal tratado...
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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 4:03 pm

Rico escreveu:Na verdade, o mercado é maior que todos nós...

Claro, mas a pergunta original é bem específica.

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Mensagem por Cabrerafael Ter Out 09, 2012 4:18 pm

Eu tenho um Southern Cross Moonburst e estou às vésperas de pintá-lo da mesma cor.... Também não gosto de relics e não tenho a intensão de vendê-lo.

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Mensagem por Rico Ter Out 09, 2012 4:23 pm

Então, acho que a partir de tudo que já foi dito, a conclusão a que EU cheguei, foi a de que não dá prá saber o quanto um SC vai valorizar, talvez muito, talvez muito pouco. Eu arriscaria mexer na pintura sim, pois EU não acredito que este baixo vá valorizar prá caramba. Existem inclusive alguns deste baixos que não são tão legais assim. Agradeçamos ao inexistente controle de qualidade Giannini...
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Mensagem por CaQuinhO Ter Out 09, 2012 4:24 pm

Lembrando que existe uma diferença gritante entre instrumento relic e instrumento mal cuidado...
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 09, 2012 5:01 pm

Rico escreveu:Então, acho que a partir de tudo que já foi dito, a conclusão a que EU cheguei, foi a de que não dá prá saber o quanto um SC vai valorizar, talvez muito, talvez muito pouco. Eu arriscaria mexer na pintura sim, pois EU não acredito que este baixo vá valorizar prá caramba. Existem inclusive alguns deste baixos que não são tão legais assim. Agradeçamos ao inexistente controle de qualidade Giannini...

Bom, outros modelos antigos da Giannini valorizaram bastante ao longo dos anos e a tendência é que isso continue à medida em que o tempo passar e estes contrabaixos se tornarem mais raros. Como eu disse, não há nenhum motivo concreto para deduzir que o mesmo não acontecerá com o SC.

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Mensagem por galegonobaixo Ter Out 09, 2012 5:33 pm

GeTorres escreveu:Eu entendo que foram feitos apenas umas 200 unidades do Fender Southern Cross, e também vemos vários clones mau feitos deste baixo.

Então, se foram só 200 unidades, é um baixo relativamente raro, então restaurá-lo, mesmo que na musikolor, irá fazer ele perder valor sim. Valor monetário e em meu ponto de vista, histórico.

Este baixo representa para a Giannini uma "época de ouro" que podemos entender como uma fase de bons instrumentos construídos , e para a Fender, bom... do jeito que estadunidense é, não deve ter outro significado que não seja "baixos construídos no 3º mundo".

É um baixo da história nacional de instrumentos e acima de tudo, além do nome no head, é um GIANNINI!

Não gosto de relics, mas este baixo deve ser mantido em sua forma original, ou você corre o risco de ouvir de alguém que seu baixo "Não é e nem nunca foi um Fender Southern Cross, digo, um Giannini Cruzeiro do Sul!!!

Ai Gê, isso é balela, o próprio Assale diz que eram feitos em torno de 2000 instrumentos por ano entre baixos e guitarras...tem bem mais de 200 baixos southerns cross por ai...
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Mensagem por GusVCD Ter Out 09, 2012 5:38 pm

GeTorres escreveu:OFF TOPIC:

Gus, me explica este avatar...

O baixo virou finado ou passou mais um nos cobres?
Nada, só achei engraçado o "nome fantasia" q os baixos do Colela adquiriram estar escrito numa lápide! hehehe

O meu está aqui, e dificilmente sai... ainda vou melhorar algumas coisas nele (ferragem e pintura), trocar o cap MM Seymour por um Nordstrand, mas não tenho intenção nem de vender nem dar perda total nele! Laughing

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Mensagem por GeTorres Ter Out 09, 2012 5:46 pm

Não é bem por ai Galego, já li entrevistas do Assale que o numero foi algo em torno de 4k Guitarras entre as séries squier e southern cross, já o JB, reza a lenda que foram feitos várias provas e até a fender dar o OK e quando isso aconteceu, o acordo foi para o vinagre não muito tempo depois por conta da situação econômica da época

Balela ou não, eu creio nisso

Quanto a ter mais de 200 SC por ai, com a quantidade de clones e falsos que sempre aparecem no ML, deve ter mesmo mais de só duzentinhos Shocked

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Mensagem por galegonobaixo Ter Out 09, 2012 5:49 pm

^se for assim , o número de fenders deve dar umas 4 voltas na terra...hahahahahahah Ri Muito
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Restauração.... Perde valor? Empty Re: Restauração.... Perde valor?

Mensagem por subgrave Ter Out 09, 2012 7:20 pm

se vc comprou prá revender provavelmente perca valor nesse mercado tresloucado... mas se vc comprou prá vc, nada melhor que ter um baixo restauradinho...

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Mensagem por GeTorres Ter Out 09, 2012 7:38 pm

galegonobaixo escreveu:^se for assim , o número de fenders deve dar umas 4 voltas na terra...hahahahahahah Ri Muito

Concordo!!! mas não se esqueça de tiras as copias feitas na china, e as feitas nas coxas e vendidas no ML a preço de ouro do meio destas voltas!!! lol!

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Mensagem por CG Ter Out 09, 2012 8:53 pm

GusVCD escreveu:
O meu está aqui, e dificilmente sai...

Restauração.... Perde valor? N%C3%A3o+acredito

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Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 09, 2012 9:43 pm

No início dos anos 70, nos EUA, tinha muito baixo anos 60 bem detonados. Vários foram pintados ou restaurados. Na época não valiam o que valem hoje.
Os proprietários não sabiam que esses instrumentos passariam a ser vintage na década de 2010 e por isso, restauram sem se preocupar com aspectos financeiros.
Hoje um baixo desses, dos anos 60 que foram restaurados nos anos 70 também são desvalorizados em relação aos originais.
Não sei se daqui a 20 anos um Fender Southern Cross Made in Brazil será um baixo de bom valor comercial. Só sei que um Southern Cross repintado e com peças trocadas será bem difícil de ser reconhecido como um legítimo Southern Cross.
Aliás, a desvalorização é exatamente devido ao fato de ser muito mais difícil atestar a originalidade ou ano de um baixo restaurado do que de um baixo original.
Sempre quiz ter um baixo 1972 original. Mas a cada ano que passa, seu preço sobe em lojas especializadas nos EUA.

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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 10:07 pm

Os baixos dos anos 60 passaram a ser vintage muito antes de 2010.

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Mensagem por flauius Ter Out 09, 2012 10:47 pm

allexcosta escreveu:Os baixos dos anos 60 passaram a ser vintage muito antes de 2010.

E é muito estranho estar discutindo isso de um baixo que nem tem 20 anos ainda...
Acho que é cedo pensar em vintage e valorização para a década de 90. Ainda mais tendo opções tão bacanas concorrendo com eles.

Parte do alto valor de um Fender 60's ser tão valorizado, além de todo o tempo que sobreviveu e da qualidade, é porque a tiragem dele e dos concorrentes era pouca mesmo.

Os SC, apesar da controvérsia quanto às unidades, não tem muita coisa de especial não. É um baixo bom e só isso. Até quem defende os Gianninis bacanas como o SC e os AEB8B 70's, admitem que podem melhorar muito. Aí não adianta ser um vintage meio bom que vai valer pouco.
Além disso, se os demais baixos não forem perdidos, quebrados, pintados etc... porque eles iriam valorizar?

Esse coisa de valorização é recente e uma hora vai parar. Difícil sustentar um crescimento assim.

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Mensagem por allexcosta Ter Out 09, 2012 10:57 pm

A palavra vintage não tem relação absoluta com tempo.

A valorização quem dita é o mercado. Não vou entrar no mérito se são bons mas são raros. Colecionador adora coisa rara.

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Mensagem por Licas Ter Out 09, 2012 11:05 pm

Duvido muito que vá valorizar bastante os Fender SC. Tive um e não me arrependo de ter vendido... Pesava uma tonelada e tinha um som "razoavel"... Pra mim era um Gianini com logo de Fender.
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 09, 2012 11:15 pm

flauius escreveu:
allexcosta escreveu:Os baixos dos anos 60 passaram a ser vintage muito antes de 2010.

E é muito estranho estar discutindo isso de um baixo que nem tem 20 anos ainda...
Acho que é cedo pensar em vintage e valorização para a década de 90. Ainda mais tendo opções tão bacanas concorrendo com eles.

Parte do alto valor de um Fender 60's ser tão valorizado, além de todo o tempo que sobreviveu e da qualidade, é porque a tiragem dele e dos concorrentes era pouca mesmo.

Os SC, apesar da controvérsia quanto às unidades, não tem muita coisa de especial não. É um baixo bom e só isso. Até quem defende os Gianninis bacanas como o SC e os AEB8B 70's, admitem que podem melhorar muito. Aí não adianta ser um vintage meio bom que vai valer pouco.
Além disso, se os demais baixos não forem perdidos, quebrados, pintados etc... porque eles iriam valorizar?

Esse coisa de valorização é recente e uma hora vai parar. Difícil sustentar um crescimento assim.

Algumas observações esparsas.

Minhas observações a respeito da provável valorização de um SC baseiam-se no que vi acontecer com os modelos feitos pela Giannini nos anos 70. Nada impede que o mesmo não aconteça com os SC.

Ainda sobre os Gianninis, discordo que essa valorização tenha sido recente. Pelo menos aqui em São Paulo tenho observado que a valorização foi gradual ao longo dos anos. Talvez essa valorização chegue a um limite - como tudo eventualmente chega - e os preços deixem de aumentar, mas isso não quer dizer que eles cairão.

Além disso, tecnicamente falando, não é cedo para se pensar em instrumentos feitos nos anos 90 como instrumentos vintage pois, afinal de contas, alguns desses instrumentos completam 20 anos de idade neste ano. What a Face

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Mensagem por flauius Ter Out 09, 2012 11:18 pm

Ahh claro, Alex, não entra só o tempo mas o fato de ser bom e que tenha tido alguma relevância no período também pesam. Até porque, os relics, closed classic e nos da vida podem ser bem mais vintage que muito instrumento de décadas atrás. Valem muito mais também.

Coisa rara é bacana, mas aí tem uma equação onde entra muitas variáveis.
É difícil falar em mercado para colecionismo. Tipo, muita gente pede absurdo, por uma coisa difícil de ser encontrada, mas que não é boa, ou não teve relevância histórica alguma. Talvez até ache alguém que dê um grande significado àquilo, mas tem que juntar muita coisa para dar certo.

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Mensagem por Zubrycky Ter Out 09, 2012 11:21 pm

Licas escreveu:Duvido muito que vá valorizar bastante os Fender SC. Tive um e não me arrependo de ter vendido... Pesava uma tonelada e tinha um som "razoavel"... Pra mim era um Gianini com logo de Fender.

Entendo, mas devo confessar que nos anos 90 eu também duvidei que os Gianninis que eu via sendo vendidos nas lojas daqui de SP a preço de banana teriam algum dia o preço que eles têm hoje.

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