Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tunar ou Trocar

+12
GusVCD
Carlos Diego
zanforlin
NeyBass
Rick Charles
CleytonBass
Bass Thiago
Zubrycky
CG
tfk
allexcosta
czbass
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tunar ou Trocar - Página 2 Empty Re: Tunar ou Trocar

Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 5:27 pm

^ a ponte interfere diretamente nas cordas, assim como o nut.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 5:34 pm

Só para esclarecer:

A vibração nada mais é que a frequencia da nota, as frequencias de cada corda solta são:

Mi - 41,2 Hz
La - 55,0 Hz
Re - 73,42 Hz
Sol - 98,0 Hz

Baixos de 5 cordas tem um Si com 30,87 Hz.

Isso não varia, o timbre sim.

Moderador

Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 5:43 pm

CG escreveu:
zanforlin escreveu:^ É isso que estou tentando dizer... Prevalece mais do que os outros captadores passivos, mas mesmo assim tem diferenças, que são provocadas mais pelo modo que a corda vibra nos diferentes instrumentos...

Agora, supor que a construção, posição dos captadores, etc, é igual, é o mesmo de supor que os baixos são iguais, além da madeira...

A mesma marca e bitola de cordas com uma escala do mesmo comprimento terá a mesma vibração. Há outras características que definem o timbre, mas a vibração será a mesma.

algum luthier mais experiente pode falar disso, mas creio que não... Acho que a vibração da corda é diferente, principalmente pelo fato de alguns instrumentos terem mais sustain que outros, que é o tempo que a corda continua vibrando...

Além disso, até com a "pegada" do músico, a corda vibra diferente... Porque senão, qual seria a explicação de eu não conseguir o timbre do Marcus Miller no meu baixo? A pegada dele define como a corda se comporta ao vibrar no instrumento.
zanforlin
zanforlin
Membro

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 5:46 pm

CG escreveu:Só para esclarecer:

A vibração nada mais é que a frequencia da nota, as frequencias de cada corda solta são:

Mi - 41,2 Hz
La - 55,0 Hz
Re - 73,42 Hz
Sol - 98,0 Hz

Baixos de 5 cordas tem um Si com 30,87 Hz.

Isso não varia, o timbre sim.

HZ é a frequência da corda... Todas tem a mesma frequência, mas não quer dizer que a vibração dela seja igual. A vibração tem vários outros fatores além da frequência, como altura (que se identifica no volume), tempo de vibração (sustain), etc...

Bom, isso é o que eu penso... alguém com maior conhecimento na área podia explicar pra nós em outro tópico, pois esse já está desvirtuado hehe
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 5:56 pm

Mas se a corda estiver vibrando diferente ela está em outra frequencia, se estiver em outra frequencia, está em outra nota.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por edumoraes Qua Out 31, 2012 5:57 pm

Rick Charles escreveu:Zanforlin a vibração do corpo do instrumento não altera o som dele plugado, pois o captador vai captar o som da vibração das cordas.
A gibson e a epiphone que testou, tinham mesma escala (a escala a qual me refiro e a distancia entre o nut e a pont), e braço feito do mesmo material e mesmo tamanho, e cordas da mesma idade?

As diferenças de densidade entre uma madeira e outra interfere justamente na vibração das cordas, mudando o timbre, mas ainda acredito que a madeira do corpo interfira bem menos que a madeira da escala, mas que não interfere nada isso eu não acho não, já toquei em instrumento com esses compensados meio moles e o som é opaco pra danar, as cordas nem vibram direito...

Membro

Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 5:58 pm

^ Concordo.
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagem por zanforlin Qua Out 31, 2012 6:00 pm

achei o que queria mostrar pra vocês...

Olhem nesse video a mesma corda dando a mesma nota (mesma frequencia), mas vibrando de forma diferente a cada investida do dedilhado do cara...

É por isso que um baixo soa de um jeito na mão de uma pessoa e de outro jeito na mão de outra...

Abraços
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagem por Ruds Qua Out 31, 2012 6:29 pm

Rick Charles escreveu:Mas se a corda estiver vibrando diferente ela está em outra frequencia, se estiver em outra frequencia, está em outra nota.

O que vc está chamando de frequência é na verdade a frequência fundamental (ou só fundamental). Essa determina o tom. Mas uma corda vibrando normalmente apresenta, além da fundamental, várias frequências harmônicas. Essas contribuem fortemente para o timbre. E são modos de vibração da corda.

Essa vibração só seria independente do corpo (e do braço) do instrumento se eles fossem materiais de rigidez infinita. E isso non ecziste. Então o instrumento todo vibra. Não é só a corda. Eu acho que captadores influenciam mais no timbre do que a madeira do corpo. Mas dizer que não influencia, eu acho que tá errado também. Por causa da rigidez, densidade, dimenões, enfim, características físicas, a madeira terá uma característica de vibração, e isso influencia nas harmônicas das notas do baixo.

Concordo com o zanforlin. A maioria dos colegas aqui deve ter mais de um baixo. Faça essa experiência de tocar neles desligados e veja como soam diferente um do outro. O captador vai influenciar no timbre em grande parte. Mas o "input" do captador é esse timbre (ou vibração) que vc está escutando com o baixo desplugado. Se o input é diferente, a saída deve ser diferente também.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 6:33 pm

Ruds escreveu:
Concordo com o zanforlin. A maioria dos colegas aqui deve ter mais de um baixo. Faça essa experiência de tocar neles desligados e veja como soam diferente um do outro. O captador vai influenciar no timbre em grande parte. Mas o "input" do captador é esse timbre (ou vibração) que vc está escutando com o baixo desplugado. Se o input é diferente, a saída deve ser diferente também.

Em parte eu concordo, e afirmo que a madeira do braço é que influencia no som do baixo, mas continuo afirmando que um captador da EMG ignora a madeira e tem o seu som característico, seja em que baixo for. Isso não acontece com Seymours, malagolis ou Dimarzios.

Moderador

Mensagem por Groovin Qua Out 31, 2012 6:47 pm

Os Captadores Ativos em geral não dependem muito da madeira...
Aqui no fórum já foi dito: em instrumentos com madeira de péssima qualidade é instalado caps Ativos... Acredito que é pelo fato das regulagens e afins...

Me corrijam se estiver errado
Groovin
Groovin
Membro

Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 6:50 pm

Groovin escreveu:Os Captadores Ativos em geral não dependem muito da madeira...
Aqui no fórum já foi dito: em instrumentos com madeira de péssima qualidade é instalado caps Ativos... Acredito que é pelo fato das regulagens e afins...

Me corrijam se estiver errado

Não é bem assim, nos instrumentos baratos o circuito ativo é instalado para suprir deficiencias na captação.

Moderador

Mensagem por Ruds Qua Out 31, 2012 7:14 pm

CG escreveu:mas continuo afirmando que um captador da EMG ignora a madeira e tem o seu som característico, seja em que baixo for.

Isso soa pra mim como dizer que não importa se eu colocar laranjas, limões ou abacates no meu "liquidificador EMG", eu vou ter suco de uva (estou exagerando, mas a idéia é essa). Pode ser até que seja o caso com os EMGs, mas eu acharia isso muito estranho.

De qualquer forma, pra tirar a teima, se tivessemos vários baixos idênticos (em forma inclusive) e que apenas variasse a madeira do corpo (ou do braço, ou da escala), poderíamos colocar os mesmos EMGs em todos e medir a sua saída com um osciloscópio ou espectrômetro, por exemplo, e ver se seriam idênticas mesmo. Antes disso fica difícil afirmar com certeza.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edumoraes Qua Out 31, 2012 8:05 pm

CG escreveu:mas continuo afirmando que um captador da EMG ignora a madeira e tem o seu som característico, seja em que baixo for.

Posso estar falando besteira, mas no caso dos EMGs acredito que isso possa acontecer pelo fato do captador também ser ativo, e no caso dos outros os caps são passivos e só o circuito é ativo, sofrendo a mesma influência dos componentes do baixo, como madeira do corpo, escala, ponte, nut, etc.

Membro

Mensagem por CG Qua Out 31, 2012 8:48 pm

Eu tive a oportunidade de ter dois baixos diferentes (jazz bass) Um Fender MIM em Ash e um Cort GBJB em Aghatis na minha frente, os dois com EMG e os dois soaram idênticos, com o som caracteristico de EMG. Sugiro que façam um teste similar.

Moderador

Mensagem por Rick Charles Qua Out 31, 2012 10:04 pm

Entendi o que quiseram dizer, o corda vibra de maneira diferente mas o comprimento de onda é mesmo.
Sobre a madeira do corpo influenciar, é muito pequena a influencia no som, é inperceptível a ouvido nu.
Sobre os EMG's, não gosto do som deles, acho o som muito artificial, sem graça.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por Ruds Qua Out 31, 2012 11:35 pm

CG escreveu:Eu tive a oportunidade de ter dois baixos diferentes (jazz bass) Um Fender MIM em Ash e um Cort GBJB em Aghatis na minha frente, os dois com EMG e os dois soaram idênticos, com o som caracteristico de EMG. Sugiro que façam um teste similar.

Pois é, eu nunca tive baixo com EMGs. Mas gostaria de experimentar. Gosto de "som moderno".

Eu adoro o timbre do fodera do Richard Bona. Se todos os EMGs soam iguais em qualquer baixo, acho que seria uma tacada certeira pra mim. Rolling Eyes
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qua Out 31, 2012 11:38 pm

Rick Charles escreveu:Entendi o que quiseram dizer, o corda vibra de maneira diferente mas o comprimento de onda é mesmo.

O comprimento de onda de cada harmônico é diferente, para uma mesma nota em uma mesma corda. Os comprimentos de onda das harmônicas são frações inteiras do comprimento de onda da fundamental.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por CG Qui Nov 01, 2012 12:20 am

EMG é isso:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/xKyPJRKJ4cs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Moderador

Mensagem por edumoraes Qui Nov 01, 2012 12:53 am

parece que o tópico desvirtuou um "cadinho"!!! Rolling Eyes

Membro

Mensagem por fschmidt Qui Nov 01, 2012 12:52 pm

Exatamente por causa dessas desvirtuadas que diminui muito a minha participação - apesar de não postar muito, leio bastante - aqui no fórum.

Vocês estão tomando por base métodos empíricos e querem justificar observações com algum tipo de ciência.

Considerando que a corda está presa no nut e na ponte, que está preso na madeira, que está ligado ao strap, que está encostando no meu corpo, que está em contato com o chão, posso dizer que se eu tocar na areia ou na terra vai ter diferença de timbre? Se o strap for de nylon ou de couro vai ter diferença de frequência? Se o cara for mais magro ou mais gordo interfere no timbre?

Pessoal, vamos manter a simplicidade. Instrumentos com captação são MUITO mais influenciado pelos captadores do que por qualquer outra coisa, e em segundo lugar pelo neck do instrumento, como notado pelo Rick Charles. Ponte e nuts também têm a sua participação, é lógico.

Do mesmo jeito que eu defendo fortemente a filosofia "olhe menos para o headstock e mais para a escala", defenderei a partir de agora também a filosofia: "mais vale um par de dedos do que um par de kilos de madeira".

Para discutir esses assuntos, existe a seção de Luthieria do fórum. Acredito que toda discussão é válida, e deve ser feita na seção correta.

Quanto a pergunta inicial do tópico - que acredito que o proprietário do tópico já tenha desistido - acredito que vale a pena trocar o baixo. Espaçamento é algo muito particular e pode complicar muito. O que vejo como pior fator nisso é a sua "intimidade" com o instrumento, sendo que pode acontecer de eventualmente sua técnica falhar por você não se sentir a vontade com o baixo.

Eu voto - se é que minha opinião vale alguma coisa - pela troca do instrumento.

Abraços.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Groovin Qui Nov 01, 2012 1:13 pm

fschmidt escreveu:Exatamente por causa dessas desvirtuadas que diminui muito a minha participação - apesar de não postar muito, leio bastante - aqui no fórum.

Vocês estão tomando por base métodos empíricos e querem justificar observações com algum tipo de ciência.

Considerando que a corda está presa no nut e na ponte, que está preso na madeira, que está ligado ao strap, que está encostando no meu corpo, que está em contato com o chão, posso dizer que se eu tocar na areia ou na terra vai ter diferença de timbre? Se o strap for de nylon ou de couro vai ter diferença de frequência? Se o cara for mais magro ou mais gordo interfere no timbre?

Pessoal, vamos manter a simplicidade. Instrumentos com captação são MUITO mais influenciado pelos captadores do que por qualquer outra coisa, e em segundo lugar pelo neck do instrumento, como notado pelo Rick Charles. Ponte e nuts também têm a sua participação, é lógico.

Do mesmo jeito que eu defendo fortemente a filosofia "olhe menos para o headstock e mais para a escala", defenderei a partir de agora também a filosofia: "mais vale um par de dedos do que um par de kilos de madeira".

Para discutir esses assuntos, existe a seção de Luthieria do fórum. Acredito que toda discussão é válida, e deve ser feita na seção correta.

Quanto a pergunta inicial do tópico - que acredito que o proprietário do tópico já tenha desistido - acredito que vale a pena trocar o baixo. Espaçamento é algo muito particular e pode complicar muito. O que vejo como pior fator nisso é a sua "intimidade" com o instrumento, sendo que pode acontecer de eventualmente sua técnica falhar por você não se sentir a vontade com o baixo.

Abraços.

Não sei, cada um com sua opinião... Mas acredito que estavam discutindo sobre a diferença de timbres em captadores ativos (um modelo EMG em especifico) serem praticamente identicos mesmo com outro tipo de madeira, nut etc.
Acho que a pergunta do autor do tópico está sendo respondida de acordo com as experiencias dos membros, o que deve ser respeitado...

Paz Brô Zen
Groovin
Groovin
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 2:22 pm

fschmidt escreveu:Considerando que a corda está presa no nut e na ponte, que está preso na madeira, que está ligado ao strap, que está encostando no meu corpo, que está em contato com o chão, posso dizer que se eu tocar na areia ou na terra vai ter diferença de timbre? Se o strap for de nylon ou de couro vai ter diferença de frequência? Se o cara for mais magro ou mais gordo interfere no timbre?

Ok, mas existe uma diferença fundamental entre esses contatos que vc citou. O braço está fortemente preso ao braço, que está fortemente preso ao nut... cordas e ponte e corpo e fecha o ciclo. Tudo bem preso. Daí a vibração é bem transferida. Todo o baixo é um "corpo vibrante".
Um strap (e tudo o que vc citou depois dele) está preso de forma bem mais fraca, e não permite essa transmissão de vibração, além de não fechar um "circuito". É por isso que não influenciam em nada no timbre percebido.

fschmidt escreveu:Pessoal, vamos manter a simplicidade. Instrumentos com captação são MUITO mais influenciado pelos captadores do que por qualquer outra coisa, e em segundo lugar pelo neck do instrumento, como notado pelo Rick Charles. Ponte e nuts também têm a sua participação, é lógico.

Também acho que o principlal no timbre são os captadores (e sua posição!), as cordas e os dedos. Madeiras, ponte e os demais tem influencia menor. Mas dizer que não influencia é que acho exagero.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fschmidt Qui Nov 01, 2012 4:46 pm

Groovin escreveu:
fschmidt escreveu:Exatamente por causa dessas desvirtuadas que diminui muito a minha participação - apesar de não postar muito, leio bastante - aqui no fórum.

Abraços.

Não sei, cada um com sua opinião... Mas acredito que estavam discutindo sobre a diferença de timbres em captadores ativos (um modelo EMG em especifico) serem praticamente identicos mesmo com outro tipo de madeira, nut etc.
Acho que a pergunta do autor do tópico está sendo respondida de acordo com as experiencias dos membros, o que deve ser respeitado...

Paz Brô Zen

De novo, madeira influencia - para não dizer NADA - muito pouco.

Próximo assunto.

Estou em paz, meu véi. Só acho cansativo a mesma conversa outra vez e outra vez e outra vez. E sempre sem base nenhuma para se afirmar o que se afirma. Sou chato com isso, suo cético com isso e não pretendo mudar.

Quer me fazer acreditar? Me mostra um gráfico com a pressão sonora vs. tipo de captador, e outro gráfico com pressão sonora vs. madeira utilizada. Não saindo dessa linda, quero fotos do osciloscópio mostrando que existem DEFINITIVAMENTE diferenças mensuráveis de sinal elétrico quando a madeira é diferente. Porque se existe diferença no som, o sinal elétrico deve mostrar.

Enquanto não houver algum estudo desse tipo, é tudo subjetivo. E subjetivo sempre será verdade parcial, você acha que é alguma coisa, outra pessoa acha que é outra coisa.

Não achei que as perguntas estavam sendo respondidas, por esse motivo escrevi o que escrevi. A pergunta do dono do tópico era sobre a possibilidade de "tunar" o baixo dele ou trocar, e isso não tem nada a ver com a diferença de timbres em captadores EMG.

Ruds escreveu:
fschmidt escreveu:Considerando que a corda está presa no nut e na ponte, que está preso na madeira, que está ligado ao strap, que está encostando no meu corpo, que está em contato com o chão, posso dizer que se eu tocar na areia ou na terra vai ter diferença de timbre? Se o strap for de nylon ou de couro vai ter diferença de frequência? Se o cara for mais magro ou mais gordo interfere no timbre?

Ok, mas existe uma diferença fundamental entre esses contatos que vc citou. O braço está fortemente preso ao braço, que está fortemente preso ao nut... cordas e ponte e corpo e fecha o ciclo. Tudo bem preso. Daí a vibração é bem transferida. Todo o baixo é um "corpo vibrante".
Um strap (e tudo o que vc citou depois dele) está preso de forma bem mais fraca, e não permite essa transmissão de vibração, além de não fechar um "circuito". É por isso que não influenciam em nada no timbre percebido.

Acho que não preciso explicar ironia.

Ruds escreveu:
fschmidt escreveu:Pessoal, vamos manter a simplicidade. Instrumentos com captação são MUITO mais influenciado pelos captadores do que por qualquer outra coisa, e em segundo lugar pelo neck do instrumento, como notado pelo Rick Charles. Ponte e nuts também têm a sua participação, é lógico.

Também acho que o principlal no timbre são os captadores (e sua posição!), as cordas e os dedos. Madeiras, ponte e os demais tem influencia menor. Mas dizer que não influencia é que acho exagero.

Exato. Ponte e Nuts têm boa influencia, mais do que a madeira. Entenda que não estamos falando de um instrumento acústico. Se fosse o caso, a madeira seria tudo, junto com a cordas e material do cavelete.

Vamos consensar de uma vez por todas que a influência de um bom amplificador, um bom falante de gabinete ou do combo, o(s) captador(es) - e sua(s) posição(ões), ponte e nuts são muito mais importantes que a madeira do instrumento.

Isso sendo extremamente "caxias" e não considerando o estilo do baixista por trás do instrumento. Se colocarmos a variável baixista nessa bagunça, não há como pensar em um resultado de timbre, seja para melhor ou para pior.

Agora considerando o baixo + baixista + ampli + gabinete + efeitos + local do show/gig + seu gabinete microfonado / line para a mesa e qualidade da mesa, concorda que a diferença que a madeira faz tende a zero?

Ainda assim, para falar que dá alguma diferença considerável, teria que se ouvir o baixo em um ambiente estéril, com um ampli sem nenhuma interferência, perfeitamente aterrado e com cabos de material extremamente puro?

Agora pensa em tudo isso e me fala que a madeira faz alguma diferença.

Abraços.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 6:29 pm

Ok, estamos todos de boa. Zen

Pensando bem vc tem razão. É saudável sermos céticos. Mas olha só o que isso também quer dizer:

fschmidt escreveu:Agora considerando o baixo + baixista + ampli + gabinete + efeitos + local do show/gig + seu gabinete microfonado / line para a mesa e qualidade da mesa, concorda que a diferença que a madeira faz tende a zero?

Resposta:

fschmidt escreveu:Enquanto não houver algum estudo desse tipo, é tudo subjetivo. E subjetivo sempre será verdade parcial, você acha que é alguma coisa, outra pessoa acha que é outra coisa.

Pergunta

fschmidt escreveu:Agora pensa em tudo isso e me fala que a madeira faz alguma diferença.

Se é pra ser cético e criterioso, a resposta que todos deveriamos dar é "não sei". A menos que alguém tenha evidências que esclareçam essa questão.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rick Charles Qui Nov 01, 2012 6:34 pm

Tenho uma solução simples, peguem dois corpos feitos de madeiras diferentes, usem os mesmos componentes, toquem e gravem, e olhem se há diferença no som, um teste semelhante já foi feito, e som foi o mesmo, por isso, aposto que o som não mudará.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 6:52 pm

^É. Talvez não faça diferença audível mesmo. ahn
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rick Charles Qui Nov 01, 2012 6:54 pm

^ Exatamente, isso que eu quis dizer, pois se não faz diferença audível, pra mim, não interfere em nada.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 6:57 pm

^ Claro, mas eu não estou afirmando que não faz.
Eu precisaria de mais experiências pra afirmar que não faz.
Meu chute é de que faz, mas pouco.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rick Charles Qui Nov 01, 2012 7:00 pm

Ruds, já viu estes tópicos?
https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado
https://www.contrabaixobr.com/t18208-teste-cego-maple-x-rosewood

A diferença do maple pro rosewood eu consegui perceber, já a do alder pra prateleira não, por isso eu afirmo que o braço faz diferença o corpo pra mim não altera, até que provem o contrário, e se provarem que faz diferença, eu mudo minha filosofia.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 7:55 pm

^ É verdade, no teste do corpo eu não percebo diferença. No da escala eu vi a resposta antes, então não posso garantir, mas acho que nesse existe uma diferença muito pequena. Ou nem tenha e eu é que achei que tinha pq vi a resposta.

Ainda assim, se tivessem mais testes a gente podia ficar mais seguro sobre o que é e o que não é mesmo.

Até pq, se não influencia em nada, seria vantagem sempre pegar a madeira mais leve, ou até usar Luthite ou acrílico mesmo, com o menor corpo possível. Daí o baixo ficaria bem leve. Tipo um Curbow seria uma ótima.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 7:59 pm

CG escreveu:EMG é isso:

Curto esse timbre. Mas os 40DC não são idênticos a esses aí, são?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por CG Qui Nov 01, 2012 8:09 pm

Ruds escreveu:

Esses são os J sets próprios para Jazz Bass, note que o som é caracteristico de jazz bass porém com o sotaque EMG, qualquer jazz bass que você coloque esse set de captadores terá esse som, independente da madeira utilizada no braço ou no corpo. Se fossem Seymor SJB ou DiMarzio serie J você sentiria uma pequena diferença caso usasse madeiras diferentes no corpo ou uma diferença maior no caso de escalas e braços.

Os 40DC são soapbars, tem outra característica, embora possuam o memo sotaque.

Moderador

Mensagem por edumoraes Qui Nov 01, 2012 8:14 pm

Rick Charles escreveu:Ruds, já viu estes tópicos?
https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado

A diferença do maple pro rosewood eu consegui perceber, já a do alder pra prateleira não, por isso eu afirmo que o braço faz diferença o corpo pra mim não altera, até que provem o contrário, e se provarem que faz diferença, eu mudo minha filosofia.

No teste do alder x prateleira, 66% notaram alguma diferença e 34% não notaram diferença, ou seja, só aumenta as evidências do que foi proposto, que existe diferença, mas essa é de pequena relevância, se não existisse diferença teríamos um número próximo de 100% de pessoas que não notaram diferença alguma.

Última edição por edumoraes em Qui Nov 01, 2012 10:28 pm, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 9:10 pm

^O problema desse teste é que foi informado que havia dos dois tipos. Então o cidadão poderia ter tentado chutar uma alternativa pra ver se acertava. Isso pode tendenciar o resultado dos que afirmam não ter ouvido diferença.
Mas sem problema. É só que esse teste foi informal.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ruds Qui Nov 01, 2012 9:13 pm

CG escreveu:
Ruds escreveu:

Esses são os J sets próprios para Jazz Bass, note que o som é caracteristico de jazz bass porém com o sotaque EMG, qualquer jazz bass que você coloque esse set de captadores terá esse som, independente da madeira utilizada no braço ou no corpo. Se fossem Seymor SJB ou DiMarzio serie J você sentiria uma pequena diferença caso usasse madeiras diferentes no corpo ou uma diferença maior no caso de escalas e braços.

Os 40DC são soapbars, tem outra característica, embora possuam o memo sotaque.

Valeu, CG! Quero ver se ano que vem me aventuro nos 40DC.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fschmidt Sex Nov 02, 2012 1:04 am

Ruds escreveu:Ok, estamos todos de boa. Zen

Pensando bem vc tem razão. É saudável sermos céticos. Mas olha só o que isso também quer dizer:

fschmidt escreveu:Agora considerando o baixo + baixista + ampli + gabinete + efeitos + local do show/gig + seu gabinete microfonado / line para a mesa e qualidade da mesa, concorda que a diferença que a madeira faz tende a zero?

Resposta:

fschmidt escreveu:Enquanto não houver algum estudo desse tipo, é tudo subjetivo. E subjetivo sempre será verdade parcial, você acha que é alguma coisa, outra pessoa acha que é outra coisa.

Pergunta

fschmidt escreveu:Agora pensa em tudo isso e me fala que a madeira faz alguma diferença.

Se é pra ser cético e criterioso, a resposta que todos deveriamos dar é "não sei". A menos que alguém tenha evidências que esclareçam essa questão.

Existe uma coisa chamada dedução. Se preciso explicar isso também vai começar a ficar chato escrever livros aqui.

A questão é: quanto mais fatores se adiciona, menos a madeira do corpo tende a causar influencia, de maneira que em determinado ponto, a sua influencia será tão ridícula perto de outros fatores que, por facilidade de raciocínio, é saudável desconsiderá-la. Dito isso, acho que sanamos as dúvidas quanto ao raciocínio utilizado.

Agora responde, você pensou na influência que pode fazer? Pelo visto ainda não, sendo que não respondeu a minha pergunta.

edumoraes escreveu:
Rick Charles escreveu:Ruds, já viu estes tópicos?

No teste do alder x prateleira, 66% notaram alguma diferença e 34% não notaram diferença, ou seja, só aumenta as evidências do que foi proposto, que existe diferença, mas essa é de pequena relevância, se não existisse diferença teríamos um número próximo de 100% de pessoas que não notaram diferença alguma.

E dos 66% que notaram diferença, metade estavam errados.

Clube Roland/Boss #42 / Clube G.A.S. #39
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por edumoraes Sex Nov 02, 2012 3:46 am

fschmidt escreveu:

dentro do contexto da nossa discussão, metade estavam errados em que? scratch

Membro

Mensagem por czbass Sex Nov 02, 2012 4:45 am

Ae galera, vlw pela ajuda de todos, pude aprender com a opiniao e experiencia de cada um, eu fechei um negocio q pra mim parece ser muito bom, vou trocar um SX sjb75 vintage fretless + 500 por um cort gb75 com 4 meses de uso filé, hehehehe, acredito ter feito um otimo negocio, pois andei pesquisando e um novo ta em torno de 2 mil.

czbass
czbass
Membro

Mensagem por fschmidt Sex Nov 02, 2012 10:59 am

edumoraes escreveu:
fschmidt escreveu:

Errado que disseram que era um coisa e não era.

Sério, desisti desse tópico.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Ruds Sex Nov 02, 2012 11:08 am

fschmidt escreveu:Agora responde, você pensou na influência que pode fazer? Pelo visto ainda não, sendo que não respondeu a minha pergunta.

Pensei sim.

Resposta: Não sei.

Tranquilo agora?

E eu vou continuar não sabendo, enquanto eu não tiver acesso a evidências.

Pq vc ficar insistindo na sua opinião e dizer que quem não concorda não pensou sobre o assunto, não é evidência. É só opinião. E os fatos não "se importam" com a nossa opinião. Me traga tuas evidências que eu vou analisar e concordar com vc se elas forem satisfatórias, ok?

E não se pode dizer que só pq um sistema tem muitas variáveis que afetam sua saída, uma delas perde relevância. Isso não é dedução. É sofisma.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fschmidt Sex Nov 02, 2012 11:59 am

Ruds escreveu:
fschmidt escreveu:Agora responde, você pensou na influência que pode fazer? Pelo visto ainda não, sendo que não respondeu a minha pergunta.

Pensei sim.

Resposta: Não sei.

Tranquilo agora?

E eu vou continuar não sabendo, enquanto eu não tiver acesso a evidências.

Pq vc ficar insistindo na sua opinião e dizer que quem não concorda não pensou sobre o assunto, não é evidência. É só opinião. E os fatos não "se importam" com a nossa opinião. Me traga tuas evidências que eu vou analisar e concordar com vc se elas forem satisfatórias, ok?

E não se pode dizer que só pq um sistema tem muitas variáveis que afetam sua saída, uma delas perde relevância. Isso não é dedução. É sofisma.

http://en.wikipedia.org/wiki/Natural_deduction

Divirta-se.

Eu não sei porque estou discutinho com a pessoa que há 3 posts atrás, achava que madeira influenciava em alguma coisa. E ainda disse que CHUTOU que fazia. Forme uma opinião, baseie-a em algo, e um dia, com um pouco mais de maturidade, discutiremos.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Nov 02, 2012 12:05 pm

A verdade sobre a influência da madeira em um instrumento é bem simples...

NINGUÉM SABE...

Administrador

Mensagem por fschmidt Sex Nov 02, 2012 12:34 pm

czbass escreveu:Ae galera, vlw pela ajuda de todos, pude aprender com a opiniao e experiencia de cada um, eu fechei um negocio q pra mim parece ser muito bom, vou trocar um SX sjb75 vintage fretless + 500 por um cort gb75 com 4 meses de uso filé, hehehehe, acredito ter feito um otimo negocio, pois andei pesquisando e um novo ta em torno de 2 mil.

Bom negócio, GB75 é um bom baixo. Em torno de 2.000,00 é comum, mas se encontra mais barato que isso novo.

De qualquer maneira, você fez um bom negócio. Na minha opinião, um baixo que é superior ao SX com certeza. Espero que goste.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por edumoraes Sáb Nov 03, 2012 3:56 pm

fschmidt escreveu:
edumoraes escreveu:
fschmidt escreveu:

Errado que disseram que era um coisa e não era.

Sério, desisti desse tópico.

A discussão inicial que desvirtuou esse tópico era sobre a existência ou não de diferença de timbre entre uma madeira ou outra e não descobrir qual madeira dá o timbre X ou Y, isso eu já deixo para os Luthiers mais experiêntes e pesquisadores do assunto. O fato é que 66% notaram que há diferença, inclusive eu notei, e ainda tem o fato que mesmo sendo uma prateleira, não sabemos se essa madeira da prateleira e Alder tem alguma semelhança em suas características, gostaria muito de ver um teste entre uma madeira tonal conceituada e um pedaço de compensado qualquer para ver os resultados. Mas na nossa discussão aqui, não vem ao caso se acertaram qual madeira era.

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo