Strinberg Music Man (Fretless) - Vale a pena tunar?
+7
Zubrycky
Uchoa
Tarcísio Caetano
BigBoy
mum
Mauricio Luiz Bertola
z0h
11 participantes
Página 1 de 1
Strinberg Music Man (Fretless) - Vale a pena tunar?
Comprei recentemente o baixo do título, acredito que seja o modelo CLB 10A, para aprender a tocar em baixo fretless.
Alguém já conhece os baixos Strinberg? Eles dão muito problema?
Paguei barato e não to esperando muita coisa, mas queria saber se vale a penar botar um captador Cabrera ou Kent Armstrong (qual melhor dos dois?) que têm um preço bacana, e talvez um pre amp mais honesto, já que ele é ativo.
Não pretendo ficar com ele pra sempre, mas também não vou trocá-lo tão cedo.
Sobre o escudo dele, qualquer escudo MM serve ou tem algum modelo específico?
Paguei barato e não to esperando muita coisa, mas queria saber se vale a penar botar um captador Cabrera ou Kent Armstrong (qual melhor dos dois?) que têm um preço bacana, e talvez um pre amp mais honesto, já que ele é ativo.
z0h- Membro
Re: Strinberg Music Man (Fretless) - Vale a pena tunar?
z0h escreveu:Comprei recentemente o baixo do título, acredito que seja o modelo CLB 10A, para aprender a tocar em baixo fretless.
Acho que upgrade não vale a pena nesse caso
Convidado- Convidado
Essa marca não é lá essas coisas...z0h escreveu:Comprei recentemente o baixo do título, acredito que seja o modelo CLB 10A, para aprender a tocar em baixo fretless.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Eu não investiria mais q uma regulagem pra garantir que o baixo tá numa pegada adequada pra um fretless.
mum- Membro
2mum escreveu:Eu não investiria mais q uma regulagem pra garantir que o baixo tá numa pegada adequada pra um fretless.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Valeu, galera. Vou só fazer um setup nele mesmo.
Sabem dizer sobre o escudo??
z0h- Membro
z0h escreveu:Valeu, galera. Vou só fazer um setup nele mesmo.
Amigo, eu já tive um Strinberg desse, achei bem regular... gostei muito do perfil do braço!
Sobre o escudo, o modelo pré-Ernie Ball dos StingRays desse vendedor do ML da certinho:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847572953-escudo-music-man-stingray-pre-ernie-ball-branco-1-camada-_JM
BigBoy- Membro
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Tarcísio Caetano- Membro
hiago_ar e z0h gostam desta mensagem
Não sou adepto de upgrades (Pessoalmente, para instrumentos que não precisem de restauros, vejo tais coisas como sendo uma tremenda perda de tempo e dinheiro), mas os faria, casos de restauro à parte, se eu gostasse muito da ergonomia do instrumento e se ele não soasse bem (ou melhor) com cordas novas e regulagem.
Zubrycky escreveu:Não sou adepto de upgrades (Pessoalmente, para instrumentos que não precisem de restauros, vejo tais coisas como sendo uma tremenda perda de tempo e dinheiro), mas os faria, casos de restauro à parte, se eu gostasse muito da ergonomia do instrumento e se ele não soasse bem (ou melhor) com cordas novas e regulagem.
Zubrycky!!!!!!!!!!?????
Convidado- Convidado
Cordas novas relicadas, suponho eu!Henri-Q escreveu:Zubrycky escreveu:Não sou adepto de upgrades (Pessoalmente, para instrumentos que não precisem de restauros, vejo tais coisas como sendo uma tremenda perda de tempo e dinheiro), mas os faria, casos de restauro à parte, se eu gostasse muito da ergonomia do instrumento e se ele não soasse bem (ou melhor) com cordas novas e regulagem.
Zubrycky!!!!!!!!!!?????
JAZZigo- FCBR-CT
Henri-Q escreveu:Zubrycky escreveu:Não sou adepto de upgrades (Pessoalmente, para instrumentos que não precisem de restauros, vejo tais coisas como sendo uma tremenda perda de tempo e dinheiro), mas os faria, casos de restauro à parte, se eu gostasse muito da ergonomia do instrumento e se ele não soasse bem (ou melhor) com cordas novas e regulagem.
Zubrycky!!!!!!!!!!?????
Quando mando ao estaleiro um contrabaixo comprado para fins de restauro, solicito ao luthier a instalação de cordas 0.40 novas. Depois disso, elas só são trocadas em caso de quebra.
JAZZigo escreveu:
Cordas novas relicadas, suponho eu!
Elas vêm novas. O relic é comigo e com os anos...
Duas coisas que aprendi aqui no FCBr: regulagem e cordas novas.
Também sou outro adepto de primeiro a regulagem.
Depois o upgrade, se quiser, primeiramente tenta umas cordas novas, na pegada que vc gostar.
Eu gosto da vibe das cordas flatwound, dão aquela pegada de "gravezão" old school, das antigas.
Também sou outro adepto de primeiro a regulagem.
Depois o upgrade, se quiser, primeiramente tenta umas cordas novas, na pegada que vc gostar.
Eu gosto da vibe das cordas flatwound, dão aquela pegada de "gravezão" old school, das antigas.
CSergio- Membro
Um upgrade pode mesmo melhorar o timbre do instrumento. Captadores ruins não oferecem todas as frequências normalmente desejadas em um baixo. E fretless tem que ter um grave roncado, o que é oferecido por graves e medio-graves.
Se vc só quer estudar mesmo, aprender a domar o fretless, coloque cordas novas e regule o instrumento. Se curtir a pegada dele, peso, balanço, conforto no braço e barriga (sim, na barriga), investe nele. Mas, tente achar um captador legal usado. Digo isso, pois se colocar um novo (acima de 600 reais), o investimento dificilmente terá retorno (financeiro). Mas para aprender fretless, não precisa de muita coisa não. O negócio é treinar bastante a intonação.
(post editado pois, ao reler de manha, nem eu entendi o que escrevi.)
Se vc só quer estudar mesmo, aprender a domar o fretless, coloque cordas novas e regule o instrumento. Se curtir a pegada dele, peso, balanço, conforto no braço e barriga (sim, na barriga), investe nele. Mas, tente achar um captador legal usado. Digo isso, pois se colocar um novo (acima de 600 reais), o investimento dificilmente terá retorno (financeiro). Mas para aprender fretless, não precisa de muita coisa não. O negócio é treinar bastante a intonação.
(post editado pois, ao reler de manha, nem eu entendi o que escrevi.)
Última edição por Ivanov_br em Sex Nov 13, 2020 9:38 am, editado 1 vez(es)
Ivanov_br escreveu:So pra discordas da galera, um upgrade pode mesmo melhorar o timbre do instrumento. Captadores ruins não oferencendo todas as frequências normalmente desejadas em um baixo.
Se vc só quer estudar mesmo, aprender a domar o fretless, coloque cordas novas e regule o instrumento. Se curtir a pegada dele, peso, balaço, conforto no braço e barriga (sim, na barriga), investe nele. Tenta achar um captador legal usado. Digo isso, pois se colocar um novo, o investimento dificilmente terá retorno. Mas para aprender fretless. Não precisa de muita coisa não.
Perfeito! Mas como fretless não é pra todo mundo, e pelo o que entendi esse é o primeiro fretless do OP, não tem sentido pensar em upgrade antes de ver como ele se identifica com o instrumento, e de saber o que tem que ser melhorado.
mum- Membro
Ivanov_br gosta desta mensagem
Penso diferente. Para mim, o belo roncado de um fretless é caracterizado pelo realce das frequências médio-agudas, o que dá aquele som mais anasalado, dispensando inclusive o captador do centro ou do braço.Ivanov_br escreveu:E fretless tem que ter um grave roncado, o que é oferecido por graves e medio-graves.
Acho que Jaco Pastorius que não me deixaria mentir sozinho!
Para ilustrar e com a permissão do amigo Tarcísio, vide exemplo:
Vídeo gravado com ele:
JAZZigo- FCBR-CT
Tarcísio Caetano gosta desta mensagem
Vou te dizer que eu não gosto de fretless agudo demais, sem corpo. Funciona bem para solistas, mas para tocar em banda, não curto tanto. Quando quero uma vibe Jaco, ai sim, zero o captador do braço. Mas normalmente, ele esta entre 30-50%, sem fechar o tone todo. Mas, é questão de gosto.
Se me permitem...
mum- Membro
Não sabia que o Nicko McBrain mandava tão bem no baixomum escreveu:Se me permitem...
[video]
#upTheIrons
Convidado- Convidado
Hahahaha! Realmente, o Tony Franklin tá parecendo o Nicko mesmo!
Gosto muito do trabalho dele no Blue Murder, e pra mim é uma grande referencia de fretless no rock and roll e em um contexto mais base do que solo.
Gosto muito do trabalho dele no Blue Murder, e pra mim é uma grande referencia de fretless no rock and roll e em um contexto mais base do que solo.
mum- Membro
^
Nem só de Steve DiGiorgio viverá o fretless on the rock... (MT 4:4)
Nem só de Steve DiGiorgio viverá o fretless on the rock... (MT 4:4)
Convidado- Convidado
No CLB10 não sei como ficaria o timbre fretless , mas comprei um CAB16 uma vez pra desfretar , e eu mesmo fiz o serviço seguindo as dicas do Cláudio , no tópico "Transformando o baixo em fretless" , e vou te falar , ficou top o timbre com captação PJ e caps originais , que são uma porcaria...paguei 150 reais no baixo na época , comprei pra fuçar mesmo pois o som dele com trastes eu não curto , mas me surpreendeu com a retirada dos trastes...curti com o baixo um tempinho , como fretless não é meu forte e um amigo meu se interessou eu vendi pra ele , o cara tirava água de pedra com esse Strinberg CAB16 fretless...rsrs.
Cantão- Moderador