Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com mudança de temperatura

+5
luizclaudiobarboza
Carlos Diego
Rick Charles
allexcosta
nando.filho
9 participantes

Ir para baixo

Problemas com mudança de temperatura Empty Problemas com mudança de temperatura

Mensagem por nando.filho Qua Nov 21, 2012 12:17 pm

Olá Pessoal,

amanhã estarei indo para a terra do tio Sam e lá comprarei um baixo. A pergunta que faço a vocês é a seguinte:

O clima lá em NY está por volta de 5ºC, podendo, em alguns momentos chegar a 0º. O problema é que estarei comprando um baixo nessas condições climáticas e daqui a uma semana voltarei para o Brasil, mais precisamente em Recife, onde moro. O clima aqui tá em 30ºC média. Essa mudança brusca de temperatura pode fazer algum mal para o contrabaixo?? A ponto de danificá-lo?? Estou pensando seriamente em trazer um BBNE2 que tem braço inteiriço. O problema nesse caso é mais sério?

Quais as medidas que tenho que tomar para evitar que o baixo sofra algum dano?

Abraços

nando.filho
nando.filho
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com mudança de temperatura Empty Re: Problemas com mudança de temperatura

Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 12:23 pm

Pode dar problema sim...

Traga em uma bag ou case bem robusto com packs de silica gel e espere 72 horas para abrir depois que chegar em Recife. E abra a noite ou em ambiente fresco.

Administrador

Problemas com mudança de temperatura Empty Re: Problemas com mudança de temperatura

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 21, 2012 12:29 pm

Preferencialmente um case térmico
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por nando.filho Qua Nov 21, 2012 12:34 pm

Alguem sabe dizer se o BBNE2 vem com o case??

Eu sei que os fenders USA standard vem com case térmico...

Tb pensei na seguinte medida: assim que chegar em casa deixar o baixo no meu quarto com o ar condicionado ligado até a minima temperatura possível por uns dois/três dias como o Allex falou dentro do case.. o que vcs acham?
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 12:41 pm

Não é só temperatura, mas principalmente umidade.

Tente fazer com que seja o mais progressivo possível e lembre-se que a temperatura interna da loja onde você comprará o baixo estará em torno de 70F. Mesma coisa em relação ao hotel, ao taxi, aeroporto, etc...

Fique o mínimo de tempo com o baixo na rua em NY e não haverá muito problema.

Administrador

Mensagem por Carlos Diego Qua Nov 21, 2012 1:03 pm

^Dicas preciosas, sempre pensei nisso, não em relação aos meus baixos, pois não viajo muito, mas penso por exemplo, nas atuais turnês do Iron Maiden, como deve ser aqueles equipos com tantas mudanças de temperatura!

Só uma dúvida, na minha cidade é temperatura meio padrão com São Paulo, meu baixo fica numa Bag normal, eu tenho que deixar algum silica gel dentro ou é besteira?

Abraço

Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 21, 2012 1:23 pm

^Você usa seu baixo todo dia?
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por luizclaudiobarboza Qua Nov 21, 2012 1:40 pm

ainda bem que li isso a tempo, comprei um PB MIA STd. em NY e ele chega dia 21/12 .
de NY para o Rio 40 graus No

alguém sabe quanto de sílica gel e necessário para colocar no case?

nando.filho
se for comprar na Guitar center , chore por um cupom de desconto, eu consegui um cupom de 15% de desconto via chat no site , em cima de um baixo que já estava na promoção. Very Happy

Clube Fender #135 / Clube Ibanez #38 / Clube SX #64 / Clube hartke #078 - http://bluesgraf.blogspot.com/ - http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/sanatore - https://www.youtube.com/user/luizclaudiobarboza?feature=mhee#p/u
luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

http://bluesgraf.blogspot.com/

Mensagem por Boss2K Qua Nov 21, 2012 1:45 pm

Carlos Diego escreveu:Só uma dúvida, na minha cidade é temperatura meio padrão com São Paulo, meu baixo fica numa Bag normal, eu tenho que deixar algum silica gel dentro ou é besteira?
Silica gel é um material usado para absorver umidade.

Normalmente, quando o material a ser protegido passa por grandes variações de temperatura e/ou em guardados por algum tempo.

A Silica gel em saquinhos (sachets), tem sua capacidade de absorção muito curta, ficando com uma tonalidade rosa, quando está esgotada.

Cuidado para não absorver muito a umidade do seu baixo.

Boss2K
Membro

Mensagem por subgrave Qua Nov 21, 2012 2:34 pm

allexcosta escreveu:Não é só temperatura, mas principalmente umidade.

Aproveitando o tópico. Estou com planos de transformar o sótão da minha casa em uma sala de áudio/estudos onde meus baixos ficariam. Ocorre que meu sótão fica bemmmmmmmm quente no verão, sem condições de ficar lá sem ar condicionado, e mesmo colocando ar condicionado quando eu não estiver lá fica inviável deixar o dia todo o ar ligado. A umidade acredito que seja mais ou menos igual em toda a casa, mas o calor do sótão... E então, será que pode dar problemas nos baixos?

subgrave
Membro

Mensagem por Groovin Qua Nov 21, 2012 2:49 pm

subgrave escreveu:
allexcosta escreveu:Não é só temperatura, mas principalmente umidade.

Aproveitando o tópico. Estou com planos de transformar o sótão da minha casa em uma sala de áudio/estudos onde meus baixos ficariam. Ocorre que meu sótão fica bemmmmmmmm quente no verão, sem condições de ficar lá sem ar condicionado, e mesmo colocando ar condicionado quando eu não estiver lá fica inviável deixar o dia todo o ar ligado. A umidade acredito que seja mais ou menos igual em toda a casa, mas o calor do sótão... E então, será que pode dar problemas nos baixos?

Acredito que o ar condicionado ainda é a melhor opção, ou tentar dar uma arejada no local se possível, ou então um climatizador hehe
Groovin
Groovin
Membro

Mensagem por Boss2K Qua Nov 21, 2012 3:03 pm

subgrave escreveu:E então, será que pode dar problemas nos baixos?
Arrume um termo-higrômetro pra avaliar

Um desse aqui já serve:

Problemas com mudança de temperatura Mt-242_g

Ele vai registrar a maior e menor temperatura, assim como o maior e menor valor da umidade no ambiente, em um determinado período de tempo.

Assim, teremos condições de dizer algo sobre esse ambiente ..

Boss2K
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Nov 21, 2012 3:15 pm

Durante 3 anos quando morei em Boston eu deixava o meu Dean 5 cordas dentro do carro o ano inteiro, pois às vezes pintava uma gig ou ensaio de última hora e não dava pra ir em casa pegar o baixo após o trabalho.

A temperatura em Boston varia de -25C a +42C. O Dean às vezes ficava a semana toda na mala do carro em -10C e entrava direto pra uma gig em +25C.

Devo dizer que nunca tive problemas com o Dean, que é um baixo hiper simples e barato, mas também é um baixo que sofreu MUITO abuso por toda sua vida, como 8 horas de sol em gig de trio elétrico e sempre viajou jogado no fundo de vans e kombis.

Resumindo, um instrumento relativamente bem construído deveria resistir bem a essas mudanças. Sempre é bom esperar um pouco pra abrir o case ou bag quando a gente vai de um extremo ao outro, mas se o baixo tiver que apresentar problema, ele provavelmente vai apresentar de qualquer jeito.

Administrador

Mensagem por Carlos Diego Qua Nov 21, 2012 3:19 pm

Rick Charles escreveu:^Você usa seu baixo todo dia?

Sim, isso ajuda?

Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 21, 2012 4:27 pm

Carlos Diego escreveu:
Rick Charles escreveu:^Você usa seu baixo todo dia?

Sim, isso ajuda?

Sim, pois eu ia te dar a mesma resposta que o Boss, só é preciso usar sílica quando o baixo vai ficar guardado por muito tempo. Eu, em casa deixo o baixo no suporte, ele só entra numa capa quando eu vou sair de casa, em case só em caso de viagem de trem, avião ou ônibus.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagem por Carlos Diego Qua Nov 21, 2012 5:14 pm

^Valeu mesmo, mais uma dúvida selecionada.

Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagem por Jrbateria Qua Nov 21, 2012 5:40 pm

O problema é vindo de avião, eu trouxe o meu dos USA, é com certeza ele pegou durante a viagem e conexão temperatura negativa,pois as ferragens estavam meio "suadas" e bem geladas e a madeira também , porem veio na hardcase e não houve nenhum problema.
Jrbateria
Jrbateria
Membro

https://www.facebook.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo