Madeiras - Parte II
+5
fheliojr
Nando Medeiros
Átila Moreira Cedro
dibass
Raissa
9 participantes
Página 1 de 1
Madeiras - Parte II
Bom galera, continuando a saga das madeiras hoje vou postar uma pequena lista de madeiras que podem ser utilizadas na confecção de instrumentos musicais (com ênfase em maciços/elétricos). Assim que selecionar fotos boas coloco-as aqui para cada uma dessas citadas ou as que eu conseguir.
Corpo: Mogno, Cedro, Freijó, Cerejeira, Louro-Canela, Louro-Vermelho, Vinhático, Angelim-Pedra, Basswood, Agathis, Ash, Alder.
Braço: Pau-Marfim, Pequiá, Abiurana, Mogno, Pau-Amarelo, Tauari, Birch, Maple.
Escalas: Jacarandá-da-Bahia, Ipê, Massaranduba, Cumarú, Itapicurú, Sucupira-Preta, Pau-Marfim, Abiurana, Muiracatiara, Pau-Ferro, Ébano, Roxinho, Bloodwood, Maple.
Tops: Imbuia, Mogno, Pau-Marfim, Freijó, Louro-faia, Angelim-Rajado, Sucupira, Muiracatiara, Flamed Maple, Quilted Maple, Spalted Maple, Burl Maple.
Fotos de cada uma em breve!
Começando pelos tops.
Imbuia
Louro-faia
Burl Maple
Spalted Maple
Flamed Maple
Quilted Maple
(E continua depois...)
Corpo: Mogno, Cedro, Freijó, Cerejeira, Louro-Canela, Louro-Vermelho, Vinhático, Angelim-Pedra, Basswood, Agathis, Ash, Alder.
Braço: Pau-Marfim, Pequiá, Abiurana, Mogno, Pau-Amarelo, Tauari, Birch, Maple.
Escalas: Jacarandá-da-Bahia, Ipê, Massaranduba, Cumarú, Itapicurú, Sucupira-Preta, Pau-Marfim, Abiurana, Muiracatiara, Pau-Ferro, Ébano, Roxinho, Bloodwood, Maple.
Tops: Imbuia, Mogno, Pau-Marfim, Freijó, Louro-faia, Angelim-Rajado, Sucupira, Muiracatiara, Flamed Maple, Quilted Maple, Spalted Maple, Burl Maple.
Fotos de cada uma em breve!
Começando pelos tops.
Imbuia
Louro-faia
Burl Maple
Spalted Maple
Flamed Maple
Quilted Maple
(E continua depois...)
Re: Madeiras - Parte II
Atualizado com fotos...
Alguém tem dicas de onde conseguir madeiras spalted e quilted aqui no Brasil?
Obrigado.
Já tentei Luthieria Brasil (ótimo atendimento, excelentes opções de madeiras mas não exatamente a que procuro), Ronay, Music Tools também.
Importar não seria uma opção muito boa para esse momento.
(Coveiro... desculpe ressuscitar o tópico)
Obrigado.
Já tentei Luthieria Brasil (ótimo atendimento, excelentes opções de madeiras mas não exatamente a que procuro), Ronay, Music Tools também.
Importar não seria uma opção muito boa para esse momento.
(Coveiro... desculpe ressuscitar o tópico)
Nando Medeiros- Membro
Estava procurando a dias este tópico e não encontrava nem na pesquisa.
Tentei todos estes e não achei o que buscava.. mas mesmo assim muito obrigado =D
Tentei todos estes e não achei o que buscava.. mas mesmo assim muito obrigado =D
Nando Medeiros- Membro
Encontrei este tópico buscando onde postar estes videos que encontrei.
Comparando os timbres da madeira numa strato:
Comparando as madeiras da escala numa strato:
Comparando os timbres da madeira numa strato:
Comparando as madeiras da escala numa strato:
Nesse eu sinto diferença Ivan...
CG- Moderador
... tenho a impressão de que Stratos interagem muito pouco com o corpo por conta da ponte com aquele bloco de metal. Talvez o material do bloco/braço seja mais determinante.
bodhan- Membro
Esse lance da cor da escala é meio estranho. A escala do meu baixo é escura (ébano) e dá uma resposta tonal semelhante a do maple. O tipo de som tem mais a ver com o tipo de madeira do que com a cor da escala propriamente dita.
CG- Moderador
Acho que alguém já postou isso aqui, mas vai novamente. Não sei se a pesquisa pode ser considerada válida. Para ilustrar o tópico, ok?
bodhan- Membro
CG escreveu:Esse lance da cor da escala é meio estranho. A escala do meu baixo é escura (ébano) e dá uma resposta tonal semelhante a do maple. O tipo de som tem mais a ver com o tipo de madeira do que com a cor da escala propriamente dita.
Sem dúvida. Isso é pura ignorância ou "Fenderismo" (já que a Fender usava duas madeiras, uma clara e uma escura). O que importa é a densidade, não a cor.
allexcosta- Administrador
Gente, o título dos vídeos que postei usa “claro e escuro” por questões de simplificação.
Ele descreve cada madeira testada.
ComentRam por ser uma Strato. Pois é. Teriam as madeiras real influência nos baixos? Vendo um vídeo da fodera ontem, o cara descreve em detalhes as ressonâncias de cada madeira utilizada.
É frescura ou Mkt?
Ele descreve cada madeira testada.
ComentRam por ser uma Strato. Pois é. Teriam as madeiras real influência nos baixos? Vendo um vídeo da fodera ontem, o cara descreve em detalhes as ressonâncias de cada madeira utilizada.
É frescura ou Mkt?
No segundo video que o Bodhan colocou o cara explica bem o que ocorre, o único problema é que ele desprezou a flexibilidade e a diferença de densidade de cada madeira.
IMHO, o corpo tem pouca influência no som do instrumento, já o braço influencia mais, vide o vídeo do Frudua.
IMHO, o corpo tem pouca influência no som do instrumento, já o braço influencia mais, vide o vídeo do Frudua.
CG- Moderador
Ivanov_br escreveu:Gente, o título dos vídeos que postei usa “claro e escuro” por questões de simplificação.
Você não erra um conceito para simplificar.
allexcosta- Administrador
No caso é um recurso para atrair views, como vc sabe.
Mas seu comentário me lembrou algo que me dei conta no primeiro ano de faculdade. Percebi que muito da química que tinha aprendi no 2° grau não tava 100% correto. Era sempre mais complicado, mas que aparentemente, explicavam primeiro de uma forma incorreta ou incompleta, para depois os conceitos mais complexos serem melhor compreendidos.
No caso do video dele, para muitos iniciantes, faz muito mais sentido o claro e escuro. Inclusive, essa tende ser a Lin guagem usada por vendedores de lojas de instrumentos, de forma geral. MAs não que isso seja bom. Enfim...
Mas seu comentário me lembrou algo que me dei conta no primeiro ano de faculdade. Percebi que muito da química que tinha aprendi no 2° grau não tava 100% correto. Era sempre mais complicado, mas que aparentemente, explicavam primeiro de uma forma incorreta ou incompleta, para depois os conceitos mais complexos serem melhor compreendidos.
No caso do video dele, para muitos iniciantes, faz muito mais sentido o claro e escuro. Inclusive, essa tende ser a Lin guagem usada por vendedores de lojas de instrumentos, de forma geral. MAs não que isso seja bom. Enfim...
Por onde andará a Raíssa...?
fheliojr- Membro
^^^ foristas mulheres não duram muito aqui. Talvez porque toda a vê que uma aparece, o povo fica meio abobado...
^ Bando de tarados!!!
Brincadeira.
Eu estava torcendo para q a Raíssa se tornasse uma luthier ou guitar tech, para aumentar a disponibilidade destes profissionais, aqui.
Brincadeira.
Eu estava torcendo para q a Raíssa se tornasse uma luthier ou guitar tech, para aumentar a disponibilidade destes profissionais, aqui.
fheliojr- Membro