Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa 2x10 segura o tranco?

+18
Uilian de Almeida Souza
peter.forc
Fernando Zadá
Cid
Jackson
falconbb01
Djabass
lucochoa
Guih_amaral
Bruno Rossi
Eduardo Tob
Carlos Diego
gsfteodoro
maikocolares
Rogério de Castro
allexcosta
renatogaragerock
André Melo Batista
22 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Caixa 2x10 segura o tranco? - Página 2 Empty Re: Caixa 2x10 segura o tranco?

Mensagem por lucochoa Sex Dez 14, 2012 10:12 pm

Mas eu também já tive problemas com isso. Certa vez, eu mandei fabricar pra mim um caixa com 1 falante de 18" e dois de 10", tudo embutido num só. Bicho, aquilo tinha um tamanho de uma geladeira! E moro numa casa de dois pisos, imagine o pesadelo mover aquele trambolho mesmo com rodinhas. O som era um trovão mas era totalmente impraticável.

Hoje tenho o mínimo: Uma caixa com falante de 15" e meu ampli separado. Só. Tudo em nome da praticidade. Como disse lá no começo... tem caixas por ai com dois falantes de 10" que mandam bem mas são raras e caras. Nacionais, desconheço.
lucochoa
lucochoa
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Uilian de Almeida Souza Seg Dez 17, 2012 11:01 am

pode-se usar falantes comuns automotivos nas caixas pra ampli de baixo?
Uilian de Almeida Souza
Uilian de Almeida Souza
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Dez 17, 2012 11:10 am

lucochoa escreveu:Acho meio esquisito abdicar do som por causa de a caixa ser menos ou mais pesada.

lucochoa escreveu:Mas eu também já tive problemas com isso. Certa vez, eu mandei fabricar pra mim um caixa com 1 falante de 18" e dois de 10", tudo embutido num só. Bicho, aquilo tinha um tamanho de uma geladeira! E moro numa casa de dois pisos, imagine o pesadelo mover aquele trambolho mesmo com rodinhas. O som era um trovão mas era totalmente impraticável.

Hoje tenho o mínimo: Uma caixa com falante de 15" e meu ampli separado. Só. Tudo em nome da praticidade. Como disse lá no começo... tem caixas por ai com dois falantes de 10" que mandam bem mas são raras e caras. Nacionais, desconheço.

É... Aí me confunde... scratch

Administrador

Mensagem por lucochoa Seg Dez 17, 2012 1:23 pm

Mas a minha caixa atual de 15 é normal. Fala tão bem quanto essa de 18" com 2 de 10".

Mas é difícil achar uma caixinha com 2 de 10" soar como uma de 15" com um preço decente.
lucochoa
lucochoa
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Dez 17, 2012 1:25 pm

lucochoa escreveu:Mas é difícil achar uma caixinha com 2 de 10" soar como uma de 15" com um preço decente.

A grande maioria das 2x10" que eu já usei falavam melhor que as 1x15".

Administrador

Mensagem por Uilian de Almeida Souza Seg Dez 17, 2012 6:31 pm

falantes de tamanhos menores realção mais os agudos, da um grave mais destacade do que os falantes de grande porte
Uilian de Almeida Souza
Uilian de Almeida Souza
Membro

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 4:35 pm

allexcosta escreveu:
A grande maioria das 2x10" que eu já usei falavam melhor que as 1x15".

Tem como dar umas dicas aí, dessas 2x10 "porradas" ? Principalmente as que a gente encontra com facilidade aqui no Brasil.

Estou comprando um GK MB-800 (está no caminho) e já estou procurando saber qual caixa/combinação devo pegar.

Acredito que já passei por situações complicadas também:
"Morava em um apto no 3º andar, sem elevador...tenho um Peavey TKO-115s, de uns 80kg...por diversas vezes comecei a tocar as 01:30am (sim, esse é meio que o horário padrão para as bandas começarem a tocar, na minha cidade e região)...depois que acaba o show, a gente tem que ficar esperando o publico ir embora, vezes por não conseguir passar com instrumentos no meio da multidão, e chegava em casa lá pelas 05:00am até 07:00am"

Agora quero portabilidade, e por isso estou pensando em comprar uma caixa p/ GIGs menores agora, e outra mais pra frente p/ GIGs médias e ambas p/ os maiores.
A ideia seria ter essas 3 combinações: em alguns casos, levo só a menor... em outros, só a maior... e por fim, as duas.

Pensei na combinação: 2x10 (agora) e 2x12 (no futuro), mas também fico pensando se a 2x10 não fica devendo som e/ou peso/grave.

Seria esta uma boa ideia, para eu ter combinações para esses 3 tipos de GIGS ?

outras opções:
- 2x10 + 1x12
- 2x10 + 1x15
- 2x10 + 4x10
- 4x10 + 2x12

OBS: uso apenas baixos 5c, por isso tem o risco do Bzão ficar sem peso.

Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 19, 2012 5:40 pm

murilouem escreveu:Tem como dar umas dicas aí, dessas 2x10 "porradas" ? Principalmente as que a gente encontra com facilidade aqui no Brasil.

Não sei bem o que se encontra no Brasil, mas Bergantino, Epifani e Schroeder são minhas preferidas.

Apesar de não conhecer pessoalmente, eu daria uma olhada nessas Teksound com falantes B&C.

Administrador

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 5:47 pm

allexcosta escreveu:
murilouem escreveu:Tem como dar umas dicas aí, dessas 2x10 "porradas" ? Principalmente as que a gente encontra com facilidade aqui no Brasil.

Não sei bem o que se encontra no Brasil, mas Bergantino, Epifani e Schroeder são minhas preferidas.

Apesar de não conhecer pessoalmente, eu daria uma olhada nessas Teksound com falantes B&C.

E sobre as combinações, Allex, já vi em vários tópicos você falando que 2 caixas 1x12 seriam uma ótima pedida, e que 90% dos usuários do talkbass usam isso.

Para eu ter uma portabilidade (e uma variação) maior, o que acha por exemplo de uma combinação 2x10 + 2x12 por exemplo ? (ficando assim: opção 1, levo só a 2x10....opção 2, levo só a 2x12, opção 3, levo ambas)

Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 19, 2012 5:50 pm

É óbvio que duas caixas grandes como 4x10 mais 2x12 ou um par de 4x10 te darão mais pressão sonora, mas uma 2x12 e uma 2x10 aliam portabilidade razoável com um som potente e suporte para a quinta corda...

Administrador

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 5:55 pm

Obrigado pelas dicas, Allex

Membro

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 6:34 pm

Allex, no outro tópico eu vi você sugerindo: "Duas 1x12" de qualidade é minha recomendação." e pensei, no caso uma 2x10 mais uma 1x12, poderia ser uma melhor que 2x10 + 2x12 ?

Membro

Mensagem por gsfteodoro Qua Dez 19, 2012 6:43 pm

Vou dar a minha sugestão: 2 caixas de 2x10" acho que seria o ideal.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 7:02 pm

^
Também pensei nessa opção, gsfteodoro... mas a idéia seria não ter 2 caixas iguais, para eu ter 3 combinações. E outra coisa, será que 2 caixas 2x10 (que seria quase uma 4x10) eu não teria uma 5ª corda meio murcha ?

e 2x10 + 1x15 ?

E agora, José ?

Membro

Mensagem por gsfteodoro Qua Dez 19, 2012 7:11 pm

Cara, eu tenho uma 4x10 bergantino e, te falo que não faz falta alguma.

E digo mais: Se um dia eu tiver uma banda grande, o meu setup seria 2 caixas com 4x10".

Antes de ter esta bergantino, tinha uma markbass 102 (2x10") que não fazia falta de grave. Usava ela com o meu GK 1001 e ela nunca "pediu arrego". Uso baixo de cinco cordas e faço muito uso da Bzona.
A minha experiência com 1x12" foram somente com Aguilar, Epifani e Markbass. Todas elas eu tive a oportunidade de testar em conjunto (2 caixas de 1x12") e em loja. Ambas não aguentavam muito o tranco. Inclusive, a Epifani, o vendedor pediu para eu segurar o volume senão poderia queimar, hehehehe. O Binão, daqui do forum, tinha essa configuração e ele também largou. Já me identifiquei demais com as de 2x10". Se eu não tivesse encontrado a berg, estaria, tranquilamente, com a configuração indicada, da markbass.
Mas, isso é minha opinião e experiência, que não é tão vasta quanto a de vários daqui do fórum.

EDIT:
Em tempo, se eu tivesse a oportunidade, teria duas caixas dessa:
Caixa 2x10 segura o tranco? - Página 2 Hd210_web

Mas sou feliz com a minha, antes que me xinguem... heheheh

gsfteodoro
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 19, 2012 7:15 pm

murilouem escreveu:Allex, no outro tópico eu vi você sugerindo: "Duas 1x12" de qualidade é minha recomendação." e pensei, no caso uma 2x10 mais uma 1x12, poderia ser uma melhor que 2x10 + 2x12 ?

Não. Recomendo um par de 1x12" como melhor relação som/portabilidade, mas se a 2x12" é uma possibilidade deve-se optar por ela. Estou com uma aqui e ligo de vez em quando. Parece que a casa vai cair.

Administrador

Mensagem por murilouem Qua Dez 19, 2012 7:43 pm

Interessante seus comentários e experiências, gsfteodoro... teoricamente duas caixas 2x10 ou uma 4x10, dá praticamente na mesma (exceto pela portabilidade), mas será que duas 2x10 ou mesmo uma 4x10 pode faltar algo, quando for fazer uma GIG maior ? vejo muito a combinação 4x10 + 1x15 e penso, será que às vezes a 4x10 não é suficiente ?

Há alguma diferença (além de portabilidade) entre uma 4x10 e duas 2x10 ?

Allex, penso em ter a 2x12 em casos de pancadaria mesmo... mas daí, acho que nunca vou precisar usar ela junto com a 2x10.
Uma vez toquei em uma Trace Elliot 4x12, e tive a impressão que o reboque da parede ia se soltar... Ri Muito

Membro

Mensagem por gsfteodoro Qua Dez 19, 2012 8:20 pm

Na combinação de 2 caixas 2x10 vs 4x10, só pude comparar a markbass.
Te falo que as 2 caixas de 2x10 ainda ganharam pois fizeram o amplificador trabalhar em 4Ω.
Agora, se pode faltar, aí só você poderá falar...

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Bruno Rossi Qua Dez 19, 2012 9:08 pm

Pessoal, preciso de uma ajuda de vocês... estou querendo comprar um gabinete da teksound de medidas 60 x 60 x 38 duto de 3''
em mdf de 15mm sendo 18mm na tampa traseira...
tenho uma hartke vx 410 de 300watts mas estou querendo uma caixa mais potente para nao ficar trabalhando sempre no limite da caixa.
Sendo assim pensei em usar um gabinete desses teksound e colocar falantes selenium 10pw3... gostaria de saber de alguem que ja tenha usado estes falantes numa caixa como essa ou parecida pra me dizer se vou obter um bom resultado e se essas medidas dão certo para estes falantes... a caixa teria 600watts, o dobro de potencia da minha hartke... mas será que conseguiria resultados tao bons quanto (em questao de timbre) quanto na hartke? obrigado a todos.. grande abraço
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por gpraxedes Qua Dez 19, 2012 11:28 pm

allexcosta escreveu:

E eu tinha que ler isso... Razz

Membro

Mensagem por murilouem Qui Dez 20, 2012 8:18 am

gsfteodoro e allex,

Vou passar pelas lojas aqui da minha cidade e fazer uns testes com essas combinações. Para ter uma ideia do que vale a pena (tamanho das caixas, peso, qualidade sonora e preço).

Devo também dar uma olhada nessas marcas citadas por vocês.

Obrigado pelas dicas...

Membro

Mensagem por Lorran Qua Jul 06, 2016 12:32 am

Allex, estou com uma dúvida em relação a uma combinação de caixas e queria explicações suas, por gentileza.

Tenho uma caixa vx410 da Hartke com cones de celulose, de 400w no total, em 8ohms e com driver.

Pretendo comprar uma caixa 2x10 da Teksound com falantes de celulose, de 450w no total, em 8ohms e sem driver.

Meu cabeçote é um GK 400RB III (240w em 4ohms).

Você acha que essa combinação de caixas (2x10 + 4x10) com meu GK soaria estranho, ficaria algo desequilibrado, ou posso fazer tranquilamente?
Lorran
Lorran
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 12:46 am

Lorran escreveu:Você acha que essa combinação de caixas (2x10 + 4x10) com meu GK soaria estranho, ficaria algo desequilibrado, ou posso fazer tranquilamente?

Difícil dizer sem conhecer a Teksound, mas esse tipo de combinação às vezes faz com que a caixa maior atropele a menor e a combinação não seja ideal.

E não utilize os W de cada caixa como parâmetro. Muito raramente passa perto da realidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por murilouem Qua Jul 06, 2016 10:51 am

Lorran,

Concordo com o que o Allex disse "a caixa maior vai atropelar a menor".
Acredito que caso pense em usar outra caixa em conjunto com a 4x10, o mais indicado seria uma 1x15, mas nesse caso o tamanho deve ser bem próximo da 4x10.

Pensando na linha das Teksound, uma ideia que pode parecer interessante é a 1x15 reduzida que eles produzem.

Outra ideia também seria uma 1x12. Acho mais viável que a 2x10, para fazer conjunto com a sua 4x10.

Enfim, espero ter ajudado. Abx
murilouem
murilouem
Membro

Mensagem por Lorran Qua Jul 06, 2016 12:14 pm

Murilo e Alex, estou interessado na 2x10 mais pela praticidade de poder usar ela sozinha em ensaios e gigs menores, e em shows médios usar a 2x10 + a 4x10. Acredito que não deva acontecer tal "atropelamento", pq o cabeçote oferece 240w. Creio que essa potência possa ser suportada.
Lorran
Lorran
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 12:54 pm

Lorran escreveu:Murilo e Alex, estou interessado na 2x10 mais pela praticidade de poder usar ela sozinha em ensaios e gigs menores, e em shows médios usar a 2x10 + a 4x10. Acredito que não deva acontecer tal "atropelamento", pq o cabeçote oferece 240w. Creio que essa potência possa ser suportada.

Você não entendeu o que eu quis dizer por "atropelar". Uma caixa normal 4x10 falará bem mais que uma normal 2x10, mesmo que tenham números de W similares.

Isso faz com que a 2x10 suma quando combinada a uma 4x10. Isso acontece com a maioria das 1x15 também.

Mas assim, funciona e não fica estranho não. Como o amp vai trabalhar em impedância menor, vai mandar mais um pouco de energia também e a percepção de SPL obviamente será maior, mas não algo dramático.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Lorran Qua Jul 06, 2016 8:31 pm

allexcosta escreveu:
Lorran escreveu:Murilo e Alex, estou interessado na 2x10 mais pela praticidade de poder usar ela sozinha em ensaios e gigs menores, e em shows médios usar a 2x10 + a 4x10. Acredito que não deva acontecer tal "atropelamento", pq o cabeçote oferece 240w. Creio que essa potência possa ser suportada.

Você não entendeu o que eu quis dizer por "atropelar". Uma caixa normal 4x10 falará bem mais que uma normal 2x10, mesmo que tenham números de W similares.

Isso faz com que a 2x10 suma quando combinada a uma 4x10. Isso acontece com a maioria das 1x15 também.

Mas assim, funciona e não fica estranho não. Como o amp vai trabalhar em impedância menor, vai mandar mais um pouco de energia também e a percepção de SPL obviamente será maior, mas não algo dramático.

Entendi agora, Allex! Contanto que eu sinta maior pressão sonora e maior volume, a combinação ficará válida.
Mando o feedback por aqui quando estiver usando as duas.
Lorran
Lorran
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 10:44 pm

Lorran escreveu:Entendi agora, Allex! Contanto que eu sinta maior pressão sonora e maior volume, a combinação ficará válida.
Mando o feedback por aqui quando estiver usando as duas.

Beleza...

O lance é que tem gente que pensa assim: "já que terei 50% a mais de falantes, terei 50% a mais de pressão sonora" ou pior ainda "já que terei outra caixa de wattage similar, terei o dobro do volume". Tudo errado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi Qua Jul 06, 2016 11:12 pm

Acho que o maior benefício desse seu investimento será a facilidade de transporte para ensaios e pequenos shows. A parte ruim das 4x10 é ter que carregar... Very Happy

Acho que pode funcionar. Já tive um kit assim, com tudo Hartke e era razoavelmente equilibrado. Se você não esperar por milagres, acho que ficará satisfeito. Eu gosto do GK trabalhando a 4ohms. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo