A-B-C-Dicas de Contrabaixo
+5
LINEU
allexcosta
Átila Moreira Cedro
dibass
Voila Marques
9 participantes
Página 1 de 1
A-B-C-Dicas de Contrabaixo
Caros colegas,
Este é o mais novo projeto contrabaixístico do Blog da Voila Marques, com dicas variadas sobre a técnica do contrabaixo, que foram escolhidas a partir da minha vivência como contrabaixista e professora de contrabaixo.
As dicas estão sendo filmadas aleatoriamente, em vídeos curtos de, no máximo, 6 minutos – num trabalho conjunto com meu marido, Aurélio Ramalho.
Esperamos que vocês gostem do nosso A-B-C-Dicas de Contrabaixo, assim como esperamos que o resultado dele seja útil para vocês!
Participem e interajam enviando sugestões de futuras dicas, ok?
Abraços contrabaixísticos procês
http://www.voilamarques.com/category/a-b-c-dicas-de-contrabaixo/
Muito legal Tia Voila
me será muito util
me será muito util
dibass- Membro
Re: A-B-C-Dicas de Contrabaixo
Olá. Ótimos vídeos.
Até agora vi quatro. Espero ver os outros 4 o mais rápido possível.
Muito bom mesmo. Me animou mais a comprar um 4/4.
Átila Moreira Cedro- Membro
dibass escreveu:Muito legal Tia Voila
achei muito jóia... você é muito bonita Sra. Viola.
LINEU- Banido
Excelente iniciativa....valeu Voila e Aurélio...
Última edição por Cantão em Qui Jan 17, 2013 11:12 am, editado 1 vez(es)
Cantão- Moderador
Nossa, mito legal, quem dera eu ainda tivesse meu rabecão...
off-topic: porque quando eu tento acessar as matérias antigas do blog, elas estão indisponíveis, como se tivessem sido apagadas ou algo assim?...
off-topic: porque quando eu tento acessar as matérias antigas do blog, elas estão indisponíveis, como se tivessem sido apagadas ou algo assim?...
galegonobaixo- Membro
dibass escreveu:Muito legal Tia Voila
me será muito util
^Obrigada, sobrinho Dibass!
Postei 6 vídeos agorinha há pouco e, até domingo, devem aparecer mais uns 10 ou 20, hahaha!
^Obrigadíssima, Átila!Átila Moreira Cedro escreveu:Olá. Ótimos vídeos.
Espero que você consiga ver os outros também, hahaha!
allexcosta escreveu:dibass escreveu:Muito legal Tia Voila
[img][/img]
Pois é... Tio Allex... Tia Voila...
^Deve ser o parentesco da idade, hahaha!
^Obrigada, Lineu! É muita gentileza sua!LINEU escreveu:achei muito jóia... você é muito bonita Sra. Viola.
^Obrigadíssima, Cantão!Cantão escreveu:Excelente iniciativa....valeu Voila e Aurélio...
^Obrigada, Daniel!SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:
^Obrigada, Galego!galegonobaixo escreveu:Nossa, mito legal, quem dera eu ainda tivesse meu rabecão...
Não sei se entendi direito, mas se for sobre os links do meu blog, realmente eles estão quebrados, por causa da mudança do Blogspot para o Worldpress, mas vou consertar isso por esses dias, ok?
Por enquanto, postei um índice provisório por lá...
Pessoal,
Tem mais 6 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" de hoje, ok?
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-novos-videos/
Tem mais 6 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" de hoje, ok?
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-novos-videos/
Gente,
Tem mais 10 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" hoje!
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-mais-outros-videos/
Tem mais 10 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" hoje!
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-mais-outros-videos/
Galerita,
Tem mais 5 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo"...
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-mais-cinco-videos/
Tem mais 5 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo"...
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-mais-cinco-videos/
Voila,
Ainda não tive tempo de ver todos os vídeos, acho que só ví uns 10 ou 12, mas to passando para agradecer novamente!
Você tem pretenção de expandir esse projeto? Algo como unir esse material em um livro e um DVD?
Ainda não tive tempo de ver todos os vídeos, acho que só ví uns 10 ou 12, mas to passando para agradecer novamente!
Você tem pretenção de expandir esse projeto? Algo como unir esse material em um livro e um DVD?
galegonobaixo- Membro
Eu que agradeço a sua gentileza em escrever, Galego!galegonobaixo escreveu:Voila,
Sim, tenho muitos projetos, mas o mais "viável" atualmente é o meu livro de Orientações Contrabaixísticas, que já está todo escrito e fechado, e que virá acompanhado de um dvd com aulas iniciais de contrabaixo.
Agora, o Aurélio (Boss2k) e eu estamos fazendo as fotografias do livro e isso está dando muito trabalho...
Esperamos que esse material esteja pronto ainda este ano.
O trabalho do "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" é exclusivo para o "A-B-C-Dicas de Contrabaixo".
A proposta dele foram vídeos informais e curtos, que abordassem dúvidas frequentes dos alunos de contrabaixo iniciantes ou aspectos da técnica do instrumento que, muitas das vezes, os alunos não prestam atenção e podem ter problemas por causa disso mais tarde.
Estaremos postando os últimos vídeos desta demanda inicial do "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" por esses dias, para podermos dar continuidade ao livro...
Como sempre, aguardamos comentários, sugestões, ideias, etc, para as matérias dos projetos do meu blog, como o "Fala Baixo", o "Linhas de Baixo" e dos vídeos e das Orientações Contrabaixísticas aqui do Fórum e do blog, ok?
Abraços contrabaixísticos,
Voila
Caros colegas,
Acabo de postar mais 6 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo":
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-e-mais-alguns-videos/
Acabo de postar mais 6 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo":
http://www.voilamarques.com/2013/01/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-e-mais-alguns-videos/
Caros colegas,
Para facilitar, coloquei os vídeos do "A-B-C-Dicas de Contrabaixo" numerados e em uma "ordem gradativa" de assuntos, que pode ser seguida ou não.
1- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Boatos e bobagens sobre o contrabaixo:
Este vídeo discorre sobre tamanhos de contrabaixo, idade para estudar, altura de banquinho, altura do contrabaixista, tamanho das mãos e sobre a importância de um professor de contrabaixo.
2- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre tamanhos de contrabaixo:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como medir o diapasão de um contrabaixo e classificar o tamanho do instrumento, e apresenta também algumas dicas sobre o espaçamento dos dedos em contrabaixos de diferentes tamanhos.
3- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como escolher um arco modelo francês:
Este vídeo apresenta os modelos de arco francês e alemão, e dicas sobre como escolher um arco francês: peso, equilíbrio, emissão do som, velocidade das notas e curvatura da vareta.
4- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como carregar o contrabaixo:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como carregar o contrabaixo, por onde pegá-lo, dando ênfase à proteção do instrumento e da coluna do contrabaixista.
5- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como se acostumar com o peso do contrabaixo:
Este vídeo demonstra exercícios iniciais somente com o contrabaixo, dando ênfase à percepção do peso do instrumento.
6- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como guardar o contrabaixo e o arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como colocar o contrabaixo na cadeira e na parede, e também sobre como guardar o arco após o uso.
7- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Alongamentos:
Este vídeo demonstra exercícios de alongamento do corpo com e sem o contrabaixo, como forma de prevenção de lesões físicas no contrabaixista.
8- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Partes do contrabaixo e como o som acontece:
Este vídeo apresenta a nomenclatura das partes do contrabaixo e explica como o som se propaga a partir da emissão da nota.
9- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre postura com banco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre postura no contrabaixo, com o uso do banco, dando ênfase à direção do corpo, ombros, pernas e pés.
10- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre postura com banco, com os dois pés sobre o banco ou no chão:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre postura no contrabaixo, com o uso do banco, com os dois pés nele ou no chão, dando ênfase à coluna do contrabaixista e à direção do corpo, ao equilíbrio dos ombros, e à posição das pernas e pés.
11- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre a posição do contrabaixo:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a posição e inclinação do contrabaixo em relação ao corpo do contrabaixista.
12- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre a altura do contrabaixo:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a altura do contrabaixo, com ênfase tanto à altura em relação à mão esquerda, quanto à mão direita.
13- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre resina:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a resina, com ênfase na sua função, consistência, e como usá-la.
14- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre o uso do peso do corpo na mão esquerda:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre peso, força e pressão ao colocar a mão esquerda no contrabaixo.
15- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre as bolhas na mão direita:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o que fazer para evitar bolhas ao tocar pizzicato.
16- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Noções de dedilhados e como colocar a mão esquerda na corda:
Este vídeo apresenta os dedilhados 1-2-4, 1-3-4 e 1-2-3-4 e como apoiar a mão esquerda sobre o braço do contrabaixo, dando ênfase ao dedilhado alemão.
17- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre as primeiras notas, com dedilhado 1-2-4, sem arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como tocar as primeiras notas da mão esquerda no contrabaixo, fazendo o pizzicato com a mão direita.
18- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Exercícios iniciais de fortalecimento dos dedos da mão esquerda:
Este vídeo apresenta alguns exercícios de fortalecimento dos dedos da mão esquerda.
19- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Mudança de corda na mesma posição, sem arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas de como tocar as notas presas da corda sol para a corda ré, numa mesma posição, sem o arco.
20- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre ombro esquerdo e cotovelos:
Este vídeo apresenta dicas rápidas sobre a postura do ombro esquerdo e dos cotovelos, e como posicioná-los em relação ao contrabaixo e às cordas.
21- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Alguns problemas com o braço esquerdo e com a mão esquerda:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o ombro alto, o braço esquerdo colado ao corpo, o polegar atrasado, o polegar mal posicionado, os dedos chapados, entre outros problemas, com ênfase na identificação, nas consequências e na solução desses problemas.
22- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre como apertar a crina do arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a tensão necessária entre vareta e a crina, sobre a diferença entre um arco com crina tensa e um arco com crina frouxa, e como procurar uma tensão adequada da crina.
23- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Pegadas de arco francês:
Este vídeo apresenta as pequenas diferenças de empunhadura do arco francês entre as escolas italiana e francesa do contrabaixo.
24- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como segurar o arco (modelo francês):
Este vídeo demonstra como segurar o arco francês, destacando-se a posição dos dedos e alguns exercícios para sentir o peso do arco.
25- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como colocar o arco na corda:
Este vídeo demonstra como colocar o arco de contrabaixo na corda, destacando-se a importância do uso do peso do corpo na emissão do som.
26- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Movimento inicial do arco na corda:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o movimento inicial do braço direito e da mão direita para movimentar o arco.
27- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Como manter a forma da mão direita com o arco:
Este vídeo demonstra um exercício básico para manter a forma da mão direita com o arco sem tensionamentos, com o auxílio da mão esquerda.
28- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Mudança de arco na corda solta:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o movimento inicial do braço direito e da mão direita para movimentar o arco.
29- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Cordas soltas intercaladas:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o movimento do arco ao fazer cordas soltas intercaladas, com ênfase no espaçamento entre as cordas, na forma da mão e no movimento do braço.
30- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Golpes de arco básicos e articulações básicas:
Este vídeo apresenta dicas sobre o détaché longo, usado em notas separadas (articuladas) e executado com pouquíssima interrupção do som, e sobre o détaché secco, também usado em notas separadas e executado com maior interrupção do som.
31- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Alguns pontos importantes com relação ao arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a relação entre vareta e a crina, a perpendicularidade do arco em relação à corda, ao espelho e ao cavalete, e o movimento do braço direito e dos dedos na condução do arco.
32- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Alguns detalhes importantes sobre a condução do arco e a emissão do som:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a manutenção do peso do corpo na condução do arco e a importância disso para a linearidade do som.
33- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Pequenos problemas na condução do arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre problemas com o ombro, cotovelo e pulso direitos, a serem observados na condução do arco.
34- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Divisão inicial do arco na corda solta:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre a divisão inicial do arco, com ênfase na linearidade do som.
35- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Ligadura em cordas soltas:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o movimento inicial do braço direito e da mão direita para movimentar o arco nas ligaduras, dando ênfase à forma da mão.
36- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Sobre como juntar a mão esquerda com o arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas de como tocar as primeiras notas presas junto com o arco, com ênfase na divisão do arco.
37- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Mudança de corda numa mesma posição, com arco:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como mudar de corda e tocar as notas numa mesma posição, com o auxílio do arco, dando ênfase ao sincronismo do movimento e à forma da mão direita.
38- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Divisão básica do arco usando o arco inteiro e parte dele:
Este vídeo apresenta dicas sobre a divisão do arco, dando ênfase às diferenças de velocidade e de espaço na execução de um mesmo desenho ritmico em corda solta.
39- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Divisão básica nas três regiões do arco:
Este vídeo apresenta dicas sobre a divisão do arco de um mesmo desenho ritmico (em corda solta) na ponta, no talão e no meio do arco, e este mesmo desenho com algumas variações de velocidade.
40- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Notas ligadas e articuladas numa mesma posição:
Este vídeo apresenta dicas sobre a execução de notas ligadas e articuladas (não ligadas) numa mesma posição (posição parada), dando ênfase à divisão do arco.
41- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Aquecimento da mão esquerda:
Este vídeo apresenta um trabalho de aquecimento gradual e em sequência dos dedos da mão esquerda.
42- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Mudança de Posição Inicial:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre como fazer a mudança de posição e sobre os movimentos básicos da mão esquerda, do braço esquerdo e dos dedos para realizá-la.
43- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Movimento do cotovelo esquerdo no espelho do contrabaixo:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre o movimento do cotovelo na mudança de posição, nas regiões grave, média e aguda do contrabaixo, e a importância da rotação do cotovelo na região média para a aguda do contrabaixo.
44- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Movimento do Arco em Duas Notas com Ritmos Diferentes e Regulares:
Este vídeo apresenta algumas dicas sobre algumas formas de executar duas notas com ritmos diferentes, com ênfase nos movimentos necessários para compensar o espaçamento do arco e tornar o movimento regular.
45- A-B-C-Dicas de Contrabaixo - Papo informal sobre timbre e som:
Neste vídeo, Voila Marques conversa sobre como conseguir um som no contrabaixo que agrade ao próprio contrabaixista.
Índice das "Orientações Contrabaixísticas" do Blog da Voila Marques, com link: CLIQUE AQUI
Última edição por Voila Marques em Seg Jul 29, 2013 11:08 am, editado 6 vez(es)
Caríssimos coleguins,
Acabo de postar mais 8 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo":
http://www.voilamarques.com/2013/07/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-novos-videos-2/
Acabo de postar mais 8 vídeos no "A-B-C-Dicas de Contrabaixo":
http://www.voilamarques.com/2013/07/a-b-c-dicas-de-contrabaixo-novos-videos-2/
\o/
Yei! mais vídeos!
Brigadão Voila!
Yei! mais vídeos!
Brigadão Voila!
galegonobaixo- Membro
Então...
Tá sem o botão de EDIT...
Voila,eu queria te perguntar uma coisa sobre o tamanho dos contrabaixos.
Sou grande mas tenho a mão "pequena", meu dedos parecem salsichas, e o melhor contrabaixo que já usei era um Frankenstein que tinha um corpo de 4/4, fundo reto e braço de 3/4. (106cm de corda )
Este tipo de mistura é comum? Quando fui procurar contrabaixos de 4/4 para mim somente achei com 110 ou 115cm de corda, que após algum tempo se tornaram por demais desconfortáveis...
Queria saber se existe alguma relação mais direta sobre este fator em contrabaixos de melhor qualidade.
Outra coisa é sobre sua expriência com os outros tipos de espigão , tipo o Rabbath ou o em Z
Brigadão!
Sou grande mas tenho a mão "pequena", meu dedos parecem salsichas, e o melhor contrabaixo que já usei era um Frankenstein que tinha um corpo de 4/4, fundo reto e braço de 3/4. (106cm de corda )
Este tipo de mistura é comum? Quando fui procurar contrabaixos de 4/4 para mim somente achei com 110 ou 115cm de corda, que após algum tempo se tornaram por demais desconfortáveis...
Queria saber se existe alguma relação mais direta sobre este fator em contrabaixos de melhor qualidade.
Outra coisa é sobre sua expriência com os outros tipos de espigão , tipo o Rabbath ou o em Z
Brigadão!
galegonobaixo- Membro
Gostei da "Contrabaixo 3/4 não se toca sentado em banquinho"
Pelo contrário... posso contar nos dedos de uma só mão a quantidade de vezes que toquei o Contrabaixo de pé... sem chances!
Viva o banquinho
Pelo contrário... posso contar nos dedos de uma só mão a quantidade de vezes que toquei o Contrabaixo de pé... sem chances!
Viva o banquinho
Claudio- Membro
galegonobaixo escreveu:\o/
Yei! mais vídeos!
Brigadão Voila!
Obrigada, Galego!galegonobaixo escreveu:Então...
Brigadão!
Não sei te dizer se a "mistura" é comum, mas se o contrabaixo tem diapasão de 106 cm, ele é um 3/4, independentemente do tamanho do corpo.
Já ouvi contrabaixista dizer que o "baixo é grande, mas com as posições pequenas" ou que o "baixo é pequeno, mas com as posições grandes", mas penso que o que vale é o tamanho do diapasão, porque é o diapasão quem vai dizer se as posições são grandes ou não, e como diapasão, posição e afinação andam juntinhos, prefiro dar prioridade ao tamanho diapasão do que ao tamanho do corpo.
Eu não meço a corda, Galego. Só meço a distância da pestana ao cavalete (medida do diapasão).
Os contrabaixos bojudos e grandes, costumam ser bons instrumentos para orquestra, com graves bem potentes, mas isso não é regra.
O contrabaixo pode ser grande, mas com o som "prá dentro", duro de tirar som (tenso) ou mesmo ter problemas na construção que não o fazem soar bem, etc.
Já vi contrabaixos 3/4, com corpo pequeno, soarem bem em orquestra, assim como já vi contrabaixos pequenos soarem maravilhosamente bem, de um modo geral.
Tudo depende do que se espera do contrabaixo.
Se você quer um contrabaixo para solo, não adianta comprar um contrabaixo com graves encorpados, robustos e retumbantes, porém com os agudos estridentes, fracos ou com "amigdalite".
Se você quer um contrabaixo para orquestra, não adianta aquele contrabaixo de agudos lindos e brilhantes, mas com os graves tísicos....
Cada contrabaixo é único, e o jeito é testar um a um.
E, para "piorar" o teste, cada contrabaixista também é único, cheio de exigências e com talentos variados.
Às vezes, um contrabaixo soa uma delícia com um contrabaixista, mas soa "insignificante" com outro.
Outras vezes, o som do contrabaixo é lindo, mas o contrabaixista não gosta dele... Enfim...
Nunca experimentei outros tipos de espigão, porém já ouvi dizer que favorecem o som e também que deixam o contrabaixo mais fácil de ser tocado em pé.
Não vou prometer muito, porque sou um fracasso para cumprir promessas mas, quando eu estiver com algum contrabaixista que faça uso desses espigões, perguntarei sobre os resultados com mais detalhes, ok?
Abs cbxtkos procê
Eu também sou da turma do banquinho, Cláudio!ClaudioBass escreveu:Gostei da "Contrabaixo 3/4 não se toca sentado em banquinho"
Viva o banquinho
Só quando vou tocar em casamento é que dificilmente levo banco, porque não tenho mais disposição para subir aquelas escadas horrorosas e íngremes das igrejas com contrabaixo a tiracolo e banco no ombro.
Tocar um instrumento grande e ainda pagar penitência subindo escada... sem chances!
Mas esse lance do "contrabaixo 3/4 não se toca sentado em banquinho" aconteceu mesmo, hahaha!
Abs cbxtkos procê
Voila,
Obrigado pela disposição!
O que chamo de corda é o que você chama de diapasão, mania que peguei dos sites em inglês...
Estive dando uma olhada e lá fora estão usando o seguinte sistema:
Tamanho do baixo= 1/4, 2/4, 3/4, 4/4 e suas subdivisões e depois eles colocam algo como "vibrating string" que seria o que você chama de diapasão.
Mas mesmo desse jeito tem sempre um "é um contrabaixo mais largo", " parte superior menor com fácil acesso"...
E sobre essas subjetividades contrabaixísticas, eu AMO instrumentos bem graves e com o som meio "aveludado". Tive um amigo que dizia que o som que eu gostava era de " arrastando o armário" hehehe...
Se você quiser "babar" um pouco, olhe esse site...:
http://www.kensmithbasses.com/doublebasses/
O negócio é tão tenso que eles dividem em preços:
Até 10.000 dólares
até 40.000 dólares
ACIMA de 40.000 dólares...
See ya!
O que chamo de corda é o que você chama de diapasão, mania que peguei dos sites em inglês...
Tamanho do baixo= 1/4, 2/4, 3/4, 4/4 e suas subdivisões e depois eles colocam algo como "vibrating string" que seria o que você chama de diapasão.
Mas mesmo desse jeito tem sempre um "é um contrabaixo mais largo", " parte superior menor com fácil acesso"...
E sobre essas subjetividades contrabaixísticas, eu AMO instrumentos bem graves e com o som meio "aveludado". Tive um amigo que dizia que o som que eu gostava era de " arrastando o armário" hehehe...
Até 10.000 dólares
até 40.000 dólares
See ya!
galegonobaixo- Membro
De nadinha, Galego!galegonobaixo escreveu:Voila,
Até 10.000 dólares
até 40.000 dólares
See ya!
Sim, mas o corpo do contrabaixo não me incomoda tanto quanto o tamanho do diapasão.
Um contrabaixo "grande, com posições pequenas" é suportável para mim, mesmo eu sendo baixinha.
Um contrabaixo "pequeno, com posições grandes" é menos suportável, porque a mão tem que estar o tempo todo preparada para o tamanho das posições.
Dá para tocar assim? Dá, mas é mais cansativo, ao longo do tempo.
E, por exemplo, para tocar o repertório mais agudo do contrabaixo, com notas mais rápidas, um contrabaixo de posições grandes dá uma canseira boa, sem contar que, se ele tiver os graves muito potentes, pode acontecer da região aguda soar mais "in ritardo" (com atraso) e, prá compensar isso, a ginástica é maior...
O site é ótimo!
Sou vidrada em contrabaixos italianos antigos!
Tem uns lindos por lá!
Sabe aquele som que vem de dentro da madeira e chega direto na alma da gente?
Gosto de contrabaixos assim e, logicamente, de contrabaixistas que sabem "mesclar" bem isso pros ouvidinhos alheios, hahaha!
Pessoalmente, por gostar mais do instrumento como solista, prefiro sons brilhantes não agressivos, com uma boa definição das notas.
Se o contrabaixo for 4/4, dá para diminuir o diapasão - e, consequentemente, o tamanho das posições - colocando uma pestana no início do espelho, ok?
Bjks cbxtks
Voila,
Obrigado pelas dicas!
Essa de diminuir o diapasão é uma boa, vou dar uma pesquisada!
Eu amo são esses contrabaixos tipo Juzek, quase pretos, mas queria um com fundo plano!
Estou esperando uma resposta, se ela for positiva, meus vizinhos vão reclamar dos ronc ronc!
Abraços!
Obrigado pelas dicas!
Eu amo são esses contrabaixos tipo Juzek, quase pretos, mas queria um com fundo plano!
Estou esperando uma resposta, se ela for positiva, meus vizinhos vão reclamar dos ronc ronc!
Abraços!
galegonobaixo- Membro
De nada, Galego!galegonobaixo escreveu:Voila,
Obrigado pelas dicas!
Abraços!
Tomara que você consiga logo o seu ronc-ronc, hahaha!
Você vai tocar música popular ou jazz com o seu contrabaixo?
Tem alguma diferença entre os dois fundos, no quesito ressonância.
Não tenho certeza, mas ouvi dizer que os de fundo abaulado dão muita ressonância nos graves, e que isso pode atrapalhar as gravações e shows, por causa da amplificação.
Por favor, se você não souber algo sobre isso, dê uma pesquisada, porque eu não sei direito, ok?
Bem, mesmo assim, cada contrabaixo é um contrabaixo, e o bom é testá-lo antes de comprar, sempre que possível.
Voila,
Vou dar uma pesquisada sim!
Minha preferência por instrumentos "flat back" é uma questão ergonômica.
Assim que achar algum material relevante abro um novo tópico, senão este aqui vira "tópico do Galego buzinando o ouvido da Voila"
Abraços!
Assim que achar algum material relevante abro um novo tópico, senão este aqui vira "tópico do Galego buzinando o ouvido da Voila"
Abraços!
galegonobaixo- Membro
Espero que você encontre algum material relevante!galegonobaixo escreveu:Voila,
Abraços!
E não se preocupe, Galego, porque você está bem longe de buzinar no meu ouvido, hahaha!
Thanks!
Danke!
Arigatô!
Danke!
Arigatô!
galegonobaixo- Membro