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Seria minha busca inglória, Sr. Allex?

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Mensagem por bodhan Sex Fev 22, 2013 11:32 am

Prezado Allex.
Venho aqui perguntar a você sobre uma questão sobre a qual pouco se comenta quando se discute sobre baixos de 6 cordas.
No tópico "Por quê 5 ou 6 cordas?" pela primeira vez ouvi alguém chamar a atenção sobre a diferença estrutural de um baixo com mais de 4 cordas. Diferença esta que afeta o timbre do instrumento. E este alguém foi você. Daí a pergunta.
Parece óbvio. Claro que um baixo de 6 cordas tem uma estrutura diferente do que um de 4, mas parece que este "pequeno" detalhe escapa para a maioria das discussões. É sempre aquele papo de "por que mais cordas", acordes, distanciamento entre cordas e etc. Pouco se fala sobre o impacto que a massa e tamanho do braço e quantidade de cordas tem sobre o timbre do instrumento.
Como disse no tópico citado, tenho um baixo de 6 cordas (Tune TWB63) cujo timbre gosto bastante. É um timbre bem grave, fechado, parece até que tem um compressor ligado. Dark flat sounding, diriam no TalkBass. Gosto mais do timbre e nem tanto do fato de ter as duas cordas a mais.
Acabou que meu cérebro de uma pessoa de 50 anos, músico amador, pai, marido, não consegue usar de uma forma eficiente as possibilidades de tais cordas. Além do que, sou guitarrista de formação e toco baixo há dez anos e guitarra desde os 14 anos. Então os fundamentos de escalas e acordes estão tão fossilizados sob a perspectiva da guitarra, que realmente fica difícil transportar para o baixo de 6 cordas. Acabo por decodificar e codificar. Não dá. Tentei por 2 anos. Agora estou inclinado a ficar definitivamente com as 4 cordas. Aliás, na banda de Samba Jazz onde toco, sempre uso meu baixo piezo fretless de 4 cordas. O seis cordas é algo que tentei usar na banda, mas acho que não funcionou bem. É, mas nada é tão fácil e simples. Adoro o timbre do baixo de 6 cordas. Tenho um Jazz Bass mexicano que já tentei várias modificações e nada de chegar perto do som do Tune. Tentei CS60, CS60 com System9 e atualmente está com EMG JV e BTC Control. Está bem, mas acho que são naturezas distintas.
Sou totalmete convicto com meu fretless de 4 cordas, mas sinto a necessidade de ter um 4 cordas com trastes e captação magnética, porém com um som que seja perto do meu Tune de 6 cordas.

Allex, esta jornada é inglória? Existiria na terra um baixo de 4 cordas com tais características?
Outro dia testei um Ibanez SR edição especial com captação Nordstrand BigSingles. Gostei muito do instrumento que tem braço em Bubinga. Um som fechado. Teste em loja é sempre suspeito, por isso gostaria muito de saber a opinião de quem já tenha testado instrumentos das mais variadas características.
Muito obrigado pela ajuda, abração!
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 22, 2013 12:12 pm

Já pensou em afinar seu baixo de 6 cordas como uma guitarra?

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Mensagem por Edu Fettermann Sex Fev 22, 2013 12:31 pm

^ Se não me engano, o Ebinho Cardoso faz isso.
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Mensagem por bodhan Sex Fev 22, 2013 12:38 pm

Sim! Foi a primeira coisa que fiz. Lembro de ter pesquisado qual calibre de corda usar na mi aguda. Achei o som no registro agudo muito estranho, praticamente desnecessário. Faz dois anos que tentei e não gostei. Vou tentar novamente.
Obrigado.
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 22, 2013 4:21 pm

Quanto ao baixo de 4 cordas com um som similar a esse TUNE...

Eu tive um TUNE Japa durante muitos anos e é um baixo com captação e eletrônica bem peculiares.

Talvez algo da Bartolini ou da própria Nordstrand nas posições corretas cheguem a um timbre próximo.

Se der, grave algo com o TUNE pra talvez chegarmos a um consenso sobre o timbre que você busca e como atingí-lo em um baixo 4 cordas, seja custom ou de série.

A tarefa não é tão difícil, porém é preciso saber bem o que se quer.

Esse TUNE seu é parafusado e Coreano, correto?

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Mensagem por bodhan Sex Fev 22, 2013 5:07 pm

Obrigado por responder, Allex.
Sim, o baixo é Coreano com braço parafusado.
Já foi comentado no TalkBass que a parte elétrica dos Tune Coreanos é similar senão idêntica aos Japoneses, o que acredito que seja difícil de acreditar, pois as duas empresas tem algum tipo de litígio. De qualquer forma, a aparência de toda a parte elétrica do meu Tune é impecável, me parece tudo muito bem feito. O pre é o modelo GZP-2.

Tem uma gravação que fiz com o baixo ligado direto na interface sem nenhum eq.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F80406977"></iframe>

O que mais gosto no baixo é quando tocado junto com uma banda. Tem uma gravação que fiz com linhas de baixo bem simples:
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F16854207"></iframe>
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 22, 2013 7:15 pm

O som é mais ou menos o que eu esperava e não considero particularmente grave ou fechado como você descreve.

Existem alguns MTD, Tobias e Lakland que caminham nessa direção, principalmente os que não tem pólos expostos.

Por favor, procure no Youtube por demos desses baixos e link aqui os seus preferidos para podermos continuar a idéia.

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Mensagem por gpraxedes Sex Fev 22, 2013 9:23 pm

Parece que esse baixo merece bartolinis.

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Mensagem por bodhan Sex Fev 22, 2013 11:25 pm

Ok, vamos lá. Dificil achar um vídeo de MTD 4 cordas. Em todo caso, gostei do som desses:



Quanto aos Lakland, não encontrei nenhum vídeo com um som parecido com o que busco. Daqueles que ouvi, me pareceram mais para som de Fender.

O duro é que as coisas boas custam caro ...




Talvez um desses pode um dia estar no orçamento: http://www.ebay.com/itm/NEW-MTD-KINGSTON-Z-4-/221191793468?pt=Guitar&hash=item33800eeb3c O que acha?
Por enquanto, a faixa dos R$3K é a mais realista ...
Obrigado!
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Mensagem por gpraxedes Sex Fev 22, 2013 11:36 pm

Um luthier brasileiro mas captadores bartolini com certeza. Espera o Allex se pronunciar, mas acho que o que procuras é mesmo isso.

Adoro o som dos bartolinis e é nessa onda mesmo.

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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 23, 2013 5:03 am

bodhan escreveu:Talvez um desses pode um dia estar no orçamento: http://www.ebay.com/itm/NEW-MTD-KINGSTON-Z-4-/221191793468?pt=Guitar&hash=item33800eeb3c O que acha?
Por enquanto, a faixa dos R$3K é a mais realista ...

Eu estava pensando nos Kingston mesmo. Os MTD USA são muito caros.

A idéia do baixo de luthier com Bartolini também funciona, mas tem que escolher bem quem vai fazer por questões de construção, tocabilidade, etc...

Se for escolher por esse caminho, é importante ter captação e pré da Bart.

Continue procurando por samples. Achei esse aqui:


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Mensagem por Edu Fettermann Sáb Fev 23, 2013 10:23 am

Se me permitem entrar na discussão de forma rápida, eu acho que o Lakland 44-02 permite uma configuração que chega a um timbre relativamente próximo a este da gravação. Além dos pots de configuração externos, tipo volume, grave, agudo, ele tem pots internos que trabalham em cima de frequências específicas, o que ajudaria nessa busca aí.
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 23, 2013 11:25 am

Edu Fettermann escreveu:Se me permitem entrar na discussão de forma rápida, eu acho que o Lakland 44-02

Foi nesse modelo do seu avatar que pensei...

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Mensagem por bodhan Sáb Fev 23, 2013 4:05 pm

Muito obrigado!
... estou aqui buscando exemplos de Lakland 4402 e tudo o que escutei me pareceu com som de Fender ...

Tem um vídeo de um exercício que mandei para o meu professor que gravei com o Tune. Por favor não repare a chatice, era apenas uma lição de casa ... mas dá para sentir bem o som. Neste exercício não uso as cordas B e C ... estou quase tirando elas!

<iframe src="http://player.vimeo.com/video/55676000" width="500" height="375" frameborder="0" webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen></iframe> <p><a href="http://vimeo.com/55676000">Voice Leading exercise</a> from <a href="http://vimeo.com/user2662959">Carlos Campos</a> on <a href="http://vimeo.com">Vimeo</a>.</p>

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Mensagem por herrero Seg Fev 25, 2013 11:36 am

Você já dei uma olhada no Sadowsky M-5 24 ou o M- 4 24 que está chegando no mercado. Está no orçamento abaixo dos u$3mil e tem um timbre que acredito ser parecido com o que você procura.

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Mensagem por allexcosta Seg Fev 25, 2013 11:53 am

herrero escreveu:Está no orçamento abaixo dos u$3mil

bodhan escreveu:Por enquanto, a faixa dos R$3K é a mais realista

Um baixo de U$3.000 chega no Brasil por R$15.000

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Mensagem por herrero Seg Fev 25, 2013 2:28 pm

Caramba! Eu sempre esqueço disso! To muito tempo fora.
Neste caso acho que um luthier Brasileiro seria melhor.

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Mensagem por zanforlin Seg Fev 25, 2013 2:39 pm

Engraçado, não acho nada de tão diferente assim no som desse tune. Acho que um cort A4 dá um som parecido com isso.

Abraços
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Mensagem por bodhan Seg Fev 25, 2013 5:20 pm

^
É, realmente não tem nada de especial mesmo. As questões se referem mais à quais instrumentos de 4 cordas que propiciam um timbre semelhante ao Tune. O A4 está na lista, obrigado!
Outras questões, são com relação à ergonomia. Bem, aí, só tocando vários instrumentos e comparando com o Tune. O braço é bem fino e com muito pouca curvatura, bem plano mesmo. As cordas mantêm uma distância bem regular ao longo da escala. A tocabilidade é excelente. Abs!
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Mensagem por allexcosta Seg Fev 25, 2013 5:26 pm

Agora que já falamos sobre as opções do mercado, acho que isso é um caso clássico para um instrumento custom. Você quer características bem específicas em um instrumento que não são tão comuns.

Eu consideraria a possibilidade de um baixo custom.

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Mensagem por bodhan Seg Fev 25, 2013 6:09 pm

^
Sim! Venho pensando nesta direção ... só que com trastes e talvez com dois humbuckers ... Bartolini?
Seria minha busca inglória, Sr. Allex? Sdc17026

É o S.Martyn do Dudamir ...


Última edição por bodhan em Seg Fev 25, 2013 6:28 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 25, 2013 6:17 pm

^
Esse baixo apesar de não ser fanned quase me tira o sono no último encontro!!!!
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Mensagem por gpraxedes Seg Fev 25, 2013 6:51 pm

eu iria indicar mesmo o Samuel, mas pode até parecer chato pois sempre indico a mesma coisa, hehehe. Acontece que os baixos do Samuel sempre prezam pela beleza e ergonomia (é só ver os seus baixos e ler o que os donos falam), o som é, por incrível que pareça, a parte mais fácil (creio eu).
Dá um alô para o Samuel e vá cotando uns caps bartolinis, o meu primeiro S.Martyn também foi com bartolinis e todo mundo elogia muito o baixo.


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Mensagem por bodhan Qui Fev 28, 2013 7:40 am

Ok, amigos, muito obrigado por ajudar. Provavelmente vou partir para um instrumento custom.
Agora, por favor, gostaria de saber quais modelos de captadores e pré Bartolini seriam os mais adequados. Entrei na BestBassGear e escolhi estes:
http://www.bestbassgear.com/bartolini-mk5-pickups.htm
http://www.bestbassgear.com/bartolini-preamps-ntmb.htm

Obrigado,
Abração
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Mensagem por gpraxedes Qui Fev 28, 2013 10:55 am

Sobre o pré eu tenho o 4.7 e é bem legal! ele tem uma chave para seleção da frequência de médios, pode ser interessante para uns, mas vi um baixo aqui no fórum que um cara usou um aguilar obp2 junto com um par de bartolinis (o pré aguilar é bem parecido com o bartolini) e ficou bem legal, daí seria interessante você definir se quer de 2 ou 3 bandas primeiro. Sobre o modelo do pickup, vou esperar alguém mais experiente indicar, sempre me embanano na série MK, rs.

Edit: você escolheu o de 3 bandas, né? Então, qualquer um desses, basta saber qual configuração te agrada mais, pelo que vi só vai mudar a quantidade de knobs, exceto nos modelos que possuem blend ou volumes separados e no modelo com médios em push pull, pois aí só haverá a escolha de 2 frequências enquanto que com a chave a escolha passa a ser de 3 frequências (250, 500 e 800hz)
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Mensagem por bodhan Sex Mar 01, 2013 5:08 pm

^
Sim, escolhi o de 3 bandas.
Quanto aos caps, me parecem todos muito parecidos. Muda o formato, mas o texto explicativo é o mesmo!
Estou pesquisando no TalkBass ... vamos ver!
Obrigado,
Abs!
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Mensagem por allexcosta Sex Mar 01, 2013 5:39 pm

^ É, dá uma olhada online. Modelo de Bartolini é uma confusão danada. Acho que nem eles entendem direito.

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Mensagem por DUDUBASS Sex Mar 01, 2013 9:37 pm

Tenho dois baixos com caps Bartolini e pré Aguilar, acho esta configuração matadora pra este tipo de som, em um dos baixos os Bartolinis são split e no outro dual coil, é difícil comparar pois há a questão da posição dos captadores nos baixos, mas são parecidos, acho os splits mais articulados e os dual mais agressivos, mas lembro que são dois baixos distintos, um é um Wood Master 5 cordas e o outro um Cort A6. O Wood era todo com EMG(40 J + BQS system-G M A e Parametrico) e pensava até em vendê-lo, depois que mudei curti tanto que desisti. Ambos os prés da Aguilar são OPB 3.

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Mensagem por gpraxedes Sex Mar 01, 2013 9:38 pm

Acho o som dos woods com bartolinis perfeitos!

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Mensagem por bodhan Dom Mar 03, 2013 5:41 pm

Finalmente consegui fazer um dos testes:
Estou com um baixo de 5 cordas emprestado e configurado em eadgc. A construçãp do baixo é no estilo Fender/MusicMan, com headstock reto e escala de 34'. O baixo é top, construido por um grande luthier. Estou encucado aqui. A corda C, D'Addario .32, neste baixo ficou muito rígida, muito mais dura do que no meu baixo Tune que está com o mesmo encordoamento. O Tune também tem escala de 34', só que o headstock é do tipo inclinado. Como pode ser isso? Pergunta
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Mensagem por gpraxedes Dom Mar 03, 2013 9:52 pm

Cara, não pensa em fazer fanned? o Samuel encara isso e pelo que o Allex falou, o equilíbrio de tensão nas cordas fica bem notório.

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Mensagem por bodhan Sáb Jun 22, 2013 2:48 pm

Pronto!
Fiz um JazzBass Custom na MusicMaker com o amigo Ivan Freitas!
Corpo: mogno
top: em maple
braço: maple e escala de jacarandá
Trastes de banjo, bem finos
Bartolini 9J1 L/S split coil
Pre Bartolini  5.4 A/P
Tarraxas e ponte Hipshot

As dimensões do braço são de um Precision, que prefiro.
O instrumento ficou muito bem equilibrado e sem nenhum "dead spot" evidente.
Inicialmente havia colocado cordas DR BlackBeauties que não gostei nem um pouco.
Agora está com D'Addario nickel .45
Peguei ontem. Estou me adaptando, mas parece que atende todas as necessidades que citei nos posts anteriores: som bem encorpado com pegada bem leve devido à ação baixa que os trastes baixos possibilitam.
Posteriormente colocarei um teste com áudio.
Obrigado a todos!
Abração!

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Mensagem por gpraxedes Sáb Jun 22, 2013 2:58 pm

Parabéns! Ficou de muito bom gosto como sempre!

havia me falado que queria passivo e mais simplies possível, o que o fez reconsiderar?

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Mensagem por bodhan Sáb Jun 22, 2013 6:33 pm

^
A opção do botão "push-pull" que desliga o pré!
Pensei assim: já que é um projeto custom, vou colocar um pré que tenha a opção de desligar. Qualquer coisa é só puxar o botão. E o som no modo passivo é muito bom, mas acho que no ativo consigo ajustar para ficar com as características que vinha buscando. Não estou arrependido de ter colocado o pré. Na verdade esse pré Bartolini é bem transparente. Com tudo flat, a diferença tonal entre ativo e passivo é muito pouca, quase imperceptível. Para ficar completo, poderia ter colocado um controle de tom passivo, mas acho que, neste caso, seria desnecessário.
Abs!
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Mensagem por gpraxedes Sáb Jun 22, 2013 7:09 pm

Fico feliz por ter acertado a mão no projeto, mais um de muito bom gosto. Quando puder manda um som dele, amo a sonoridade de bartolinis e pelo que houvi de sua banda, deve encaixar direitnho no som de vocês.

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Mensagem por galegonobaixo Dom Jun 23, 2013 11:16 am

Acompanhei esse tópico de nunca falei nada, mas vi agora e não pude ficar quieto. Very Happy

Acho muito engraçado quando fazemos um instrumento custom e sabendo o que queremos, modificamos isso.
Percebi que você, Bodhan, não estava querendo por um pré e colocou porque era custom...

Me conte como foi essa decisão para você, pois fiz algo parecido por pura empolgação, algo como, já que tá fazendo mesmo...


Obs: Parabéns pelo baixo e desculpa a invasão tópica!
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Mensagem por gpraxedes Dom Jun 23, 2013 11:26 am

Não sou o Bodahan, mas no princípio ele queria um som e foi indicado a usar caps e pré da Bartolini, conversando por email foi que ele havia me falado que iria simplificar o projeto fazendo o baixo passivo. Então, na verdade, ele retornou à idéia original...

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Mensagem por galegonobaixo Dom Jun 23, 2013 11:44 am

^OOOum, agora fez sentido...

É que vejo muitas vezes ( e eu fiz isso também)

"Gosto do som do Precision passivo de 1960 e quero um baixo custom com essa vibe."

Quando o projeto fica pronto é um baixo neck-thru, de pau marfim com cedro e roxinho, captadores ativos tipo soapbar da emg, pré X, ponte mono rail, tarraxas blindadas, 6 cordas...

E vejo mais uma baixo "genérico de luthier brasileiro" a venda no Mercado Livre...

Queria ver a opinião das pessoas que estão fazendo instrumentos custom, sabendo o que querem realmente, sobre esse tipo de comportamento...

E como você vê isso, Gpraxedes?
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Mensagem por gpraxedes Dom Jun 23, 2013 12:38 pm

Uma boa pergunta.

Acho que há casos e casos, eu por exemplo, amo a sonoridade de baixos passivos, mas não sei tocar sem ter controles a mão, é algo que me incomoda. Quando fiz meu primeiro baixo com o Samuel, a idéia era deixa-lo passivo,mas achamos que um single cut ficaria estranho com apenas 3knobs, então decidimos inserir um pré o que para mim não era problema já que tenho vício em controles, rs. Porém o deixei com a opção ativo /passivo. Assim posso ter um baixo passivo e quando eu precisar, tenho um pré a mão. Acho uma boa opção.

Mas há casos do cara não saber o que quer e ficar meio perdido, outros casos bem comuns, ao menos é o que parece, é de ir na onda da moda.
Acho um custom uma boa saída para os casos de quem quer algo bem específico, como os baixos do Samuel que possuem uma ergonomia admirável ( o que me levou a encomendar outro baixo). Bem, o assunto é complexo e acho que dá para trocarmos muitas idéias com mais calma ( estou no celular).

Mas há ca

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Mensagem por allexcosta Dom Jun 23, 2013 12:44 pm

galegonobaixo escreveu:É que vejo muitas vezes ( e eu fiz isso também)

"Gosto do som do Precision passivo de 1960 e quero um baixo custom com essa vibe."

Quando o projeto fica pronto é um baixo neck-thru, de pau marfim com cedro e roxinho, captadores ativos tipo soapbar da emg, pré X, ponte mono rail, tarraxas blindadas, 6 cordas...

Isso sempre me intrigou, inclusive já comentei isso por aqui.

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Mensagem por galegonobaixo Dom Jun 23, 2013 1:04 pm

^No meu caso isso foi gente dando idéia errada..

"já que vai mandar fazer, pq não coloca tal coisa..."

"poxa, paga mais R$200 e aproveita, senão pode se arrepender depois..."
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Mensagem por bodhan Dom Jun 23, 2013 2:43 pm

A pergunta central que coloquei ao Allex neste tópico, foi se ele conhece algum baixo de 4 cordas com a sonoridade similar ao meu Tune de 6 cordas, que é um baixo ativo com três bandas de equalização e com captação de bobina dupla, tipo humbucking. Ao que ele respondeu sugerindo, entre outras coisas, um projeto custom com captação Bartolini e respectivo pré, uma vez que a captação e pré do baixo Tune em questão é de fabricação própria. Em momento algum, dentro deste tópico, disse que faria um baixo passivo! Comentei com o amigo Gledson (gpraxedes), em mensagem privada, que estava em dúvida se o baixo seria ativo ou passivo: "Estou tentado a deixar sem pré. Depois de testar tantas coisas, tenho uma tendência a gostar mais sem pré."
Como estava na dúvida, resolvi comprar um pré com a possibilidade da chave liga/desliga. 
Fico ainda na dúvida se não deveria ter colocado captadores humbucking. Acabei optando pelos dual-coil em formato de single.

Procurei pensar em todos os detalhes. Tenho um outro baixo, o que uso realmente ( https://vimeo.com/14743946 ), cujo corpo é do tipo "thinline", escavado, e que gosto bastante. Fiz este da mesma maneira. O braço tem o perfil fino, escala nas dimensões de um Precision e os trastes são bem finos, seguindo algumas sugestões do pessoal daqui do fórum e também do TalkBass. Trastes finos e baixos para uma ação baixa e uma sonoridade mais natural. É um instrumento feito essencialmente para tocar com a técnica do "pizzicato", com os dedos e não com palheta. Também não é um instrumento voltado para slap. Ou seja, o Tio aqui, buscou um treco muito específico, e agradeço muito a todos, em especial ao Allex, por terem ajudado. 
... só digo uma coisa, igual igual ao som do Tune não ficou. Ficou próximo, uma natureza similar, provavelmente graças a este pré Bartolini. Diria que ficou um espetáculo, melhor que o Tune!
Abraços!


Última edição por bodhan em Seg Jun 24, 2013 12:03 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por galegonobaixo Dom Jun 23, 2013 3:03 pm

Sim sim,
Assumo que foi erro de interpretação.

Na minha cabeça você queria o som do Tune em uma coisa mais simples, achei que tivesse sugado nas entrelinhas algo assim.Digamos que eu senti uma resistência a prés influenciado pela minha própria opinião, pois eu mesmo estou em uma caçada por um baixo com um som específico e acreditei ter sentido algo parecido do seu texto. Erro meu.

Meu post ficou sem sentido mesmo...
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Mensagem por allexcosta Dom Jun 23, 2013 3:50 pm

Os captadores Bartolini têm uma voz bem própria e uma saída muito baixa. Geralmente se recomenda um pré para mais controle do timbre e melhor saída.

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Mensagem por gpraxedes Dom Jun 23, 2013 4:07 pm

Bodhan, o lance dos trastes mais finos funcionou como esperava?

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Mensagem por bodhan Dom Jun 23, 2013 5:27 pm

galegonobaixo escreveu:Sim sim,
Assumo que foi erro de interpretação.

Na minha cabeça você queria o som do Tune em uma coisa mais simples, achei que tivesse sugado nas entrelinhas algo assim.Digamos que eu senti uma resistência a prés influenciado pela minha própria opinião, pois eu mesmo estou em uma caçada por um baixo com um som específico e acreditei ter sentido algo parecido do seu texto. Erro meu.

Meu post ficou sem sentido mesmo...

Ah! Tudo certo! Fórum é bom para isso mesmo, para esclarecer os assuntos! Não foi sem sentido, de forma alguma. Abs!

gpraxedes escreveu:Bodhan, o lance dos trastes mais finos funcionou como esperava?
O Ivan me xingou muito, porque, segundo ele, o trabalho com trastes finos e baixos é bem mais difícil. O resultado ficou como esperava. Ação baixa sem trastejamento. Uma pegada bem leve. Gostei, mas preciso tocar mais para sentir melhor ... e como toco mais no fretless, vai demorar um pouco!
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Mensagem por galegonobaixo Dom Jun 23, 2013 6:01 pm

allexcosta escreveu:Os captadores Bartolini têm uma voz bem própria e uma saída muito baixa. Geralmente se recomenda um pré para mais controle do timbre e melhor saída.


Allex,
Poderia explicar isso melhor?...
Saída baixa? como a de um captador vintage?
Não seria recomendado os Bartolini sem pré? Tenho dois aqui e achei que seria tranquilo apenas eles, não sou fã de baixos com circuito...


bodhan escreveu:
Ah! Tudo certo! Fórum é bom para isso mesmo, para esclarecer os assuntos! Não foi sem sentido, de forma alguma. Abs!
up

Agradeço a compreensão!
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Mensagem por CG Dom Jun 23, 2013 6:22 pm

.
galegonobaixo escreveu:
Saída baixa? como a de um captador vintage?

Cuidado com essa afirmação, um captador vintage não necessariamente tem uma saída baixa.



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Mensagem por bodhan Dom Jun 23, 2013 6:33 pm

.
CG escreveu:Bodhan a que horas você passou lá no Ivan? Estive lá na sexta...

Estive pela manhã, às 11hs.
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Mensagem por CG Dom Jun 23, 2013 6:37 pm


bodhan escreveu:.
CG escreveu:Bodhan a que horas você passou lá no Ivan? Estive lá na sexta...

Estive pela manhã, às 11hs.

Passei a tarde lá, devo passar de novo na sexta para pegar o SX e Levar o precision.

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