Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda

+3
Ruds
allexcosta
Eduardo Tob
7 participantes

Ir para baixo

Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda Empty Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda

Mensagem por Eduardo Tob Qui Fev 28, 2013 1:23 pm

Salve pessoal!

Tenho um GK MB 500 que começou a dar uma chieira no potenciometro "Gain". Era algo sutil e administrável, mas aí fui ensaiar com ele e a coisa piorou. Ele passou a causar uma espécia de mal contato que fazia o som praticamente sumir. Era como se alguem "tivesse virado ele para posição zero, sendo que deixo mais ou menos no 4..." . Levei para a Sharcolor, uma eletrônica aqui do ES que é autorizada Roland,Samsung, entre outras. Eu não entendo nada de eletrônica, mas acho que li uma vez aqui no forum que potenciometro é bom trocar logo.
Depois de umas três semanas (em cada uma dessas semanas a eletrônica dizia que não tinha meu orçamento pronto) fui até lá e a atendente disse que estava entrando em contato com a importadora para conseguir o potenciometro. Falei que eles poderiam ter me avisado sobre isso e a atendente falou com certo desdém "algo sobre eu não conseguir a peça, uma vez que eles também não estavam conseguindo". Pedi para falar com técnico e a atendente disse que os técnios NUNCA descem para falar com os clientes. Achei isso MUITO estranho e peguei meu aparelho de volta. O lado bom foi que o técnico tirou umas fotos do GK aberto indicando qual o potenciometro que precisa ser trocado, e se entendi bem, o problema é somente esse mesmo. Vou tentar incluir as fotos nesse topicos pra ver se ajuda. Gostaria de saber se alguem conhece algum lugar que tenha peças de reposição da GK. Ainda não tentei o site oficial. Sugestões?

Na foto abaixo, é o verdinho, escrito A50k
Na outra foto, com o MB aberto, é o primeiro potenciometro da esq pra direita.

A atendente me passou que essa seria a peça:
50KB 16mm POT. ROT. MONO C/ GARRA EIXO ESTRIADO

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/546/20414003.jpg/

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/194/mbaberto.jpg/

Eduardo Tob
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda Empty Re: Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda

Mensagem por allexcosta Qui Fev 28, 2013 1:26 pm

Eduardo Tob escreveu:Sugestões?

Antes de gastar dinheiro, limpe os jacks SEND e RETURN do fundo com um palito de churrasco (ou lápis) e uma lixa fina e/ou use um contact cleaner e trabalhe os jacks várias vezes com um plug 1/4".

Administrador

Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda Empty Re: Problema com potenciômetro no GK MB500 - Ajuda

Mensagem por Eduardo Tob Qui Fev 28, 2013 1:50 pm

^ Opa, vou tentar, brigadão

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por Ruds Qui Fev 28, 2013 4:33 pm

Se não resolver, talvez tenha que trocar o pot mesmo. O problema só é achar um igual.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Eduardo Tob Qui Fev 28, 2013 7:31 pm

Então Ruds, já estou começando a busca por outro igual, pois penso que na eletrônica os caras devem ter dado uma limpada também, embora ainda não tenha feito a sugestão do Allex... devo tentar no fim de semana, embora tenha certa insegurança. Acredito que só vou achar isso em lojas de fora... será que tem algum local no BR que tenha mais facilmente peças como essas?

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por Eduardo Tob Sáb Mar 02, 2013 6:04 pm

Olá.
Eu abri o MB hoje e sinceramente, vi os potenciometros "fechadinhos" lá e não tiver coragem de mexer em mais nada. Apenas tirei mais algumas fotos e vou mais arduamente tentar buscar a peça faltante. Agradeço ao Allex por tentar ajudar mas faltou coragem mesmo! Continuo naquela, se alguem souber de um lugar que venda potenciometros usados nos GK... neles está escrito TAIWAN ALPHA, o que não sei se é uma referência de empresa. Vou buscar na net e vou postando aqui o que consegui para ajudar outras pessoas que possam vir a ter algum problema semelhante. Abração

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por subgrave Sáb Mar 02, 2013 6:50 pm

Alpha é uma das mais famosas marcas de pot, Taiwan deve ser o local de fabricação...

subgrave
Membro

Mensagem por subgrave Sáb Mar 02, 2013 6:52 pm

wd40 costuma fazer milagres com pots, tenta...

subgrave
Membro

Mensagem por joabi Sáb Mar 02, 2013 7:30 pm

O Contamatic pode ajudar. É um spray especial para limpeza de contatos, que seca instantaneamente e não acumula poeira e resíduos após o uso. Não é caro...
Tente aplicar por todos os lados que conseguir.

http://www.brasilrele.com.br/lojavirtual/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=21

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Eduardo Tob Sáb Mar 02, 2013 9:29 pm

Subgrave e Joabi, obrigado pelsa sugestões eu não conhecia esses produtos, vou dar uma busca!

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 02, 2013 9:45 pm

Eduardo Tob escreveu:Agradeço ao Allex por tentar ajudar mas faltou coragem mesmo!

Faltou coragem pra quê? scratch

Pega um cabo normal e enfia várias vezes nos jacks de SEND e RETURN e volta aqui. Deve resolver... Esse problema é relativamente comum e não tem nenhuma relação com potenciômetros.

Administrador

Mensagem por Eduardo Tob Dom Mar 03, 2013 10:00 am

facepalm
na boa, o prêmio Facepalm do ano já saiu pra mim e olha que março mal começou!
Quando eu li o post do Allex eu pensei que se tratasse de algo DENTRO DO mb. Quando ele perguntou novamente o mané aqui leu corretamente dessa vez e sacou (ainda que tardiamente) que eram os jacks da parte de trás do amp...
Pluguei um cabo comum tres vezes em cada jack SEND e RETURN e advinhem? ACABOU A CHIEIRA NO GAIN!!!! Não preciso comprar nada e meu GKzim tá 100% de novo ebaaaaaaaaaaaaaaaa nem tenho como agradecer!
Conclusões de minha parte:

1 - Jamais tente resolver qualquer problema relacionado a contrabaixo sem buscar material sobre o assunto antes AQUI NO FORUM

2 - Leia com atenção as mensagens que mandam para vc para não ficar pagando mico que nem eu paguei

3 - O povo da eletrônica que eu fui mandou mal. Não foi má fé, pois eles poderiam ter feito essa "limpeza" e me cobrado uns 150 paus pelo "serviço". Eles simplesmente disseram que não conseguiram encontrar o potenciometro... suponho que eles não sabiam dessa informação.

Agora fiquei na curiosidade: o que os jacks lá atrás tem a ver com os potenciometros aqui na frente? Sendo assim é bom de vez em quando eu plugar cabos neles mesmo que nunca use, só para evitar coisas como essas, certo?

De qualquer forma, vou postar aqui as info que conseguir sobre compra de potenciometros, para ajudar futuros foristas que tenham problemas DE VERDADE nessas peças... abração a todos

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Mar 03, 2013 5:17 pm

Eduardo Tob escreveu:Agora fiquei na curiosidade: o que os jacks lá atrás tem a ver com os potenciometros aqui na frente?

Os jacks SEND/RETURN estão na cadeia de sinal e possuem um pequeno switch, mas raramente são usados, o que gera acúmulo de oxidação. É um problema bem comum, mas nem todo mundo conhece.

Eduardo Tob escreveu:Sendo assim é bom de vez em quando eu plugar cabos neles mesmo que nunca use, só para evitar coisas como essas, certo?

Certo. Pulverize um pouco de limpa contato em um plug comum e trabalhe esse plug várias vezes em todos os jacks do amp de vez em quando. Se acontecer de novo e não resolver rápido, ligue os jacks SEND e RETURN através de um cabo comum, isso dá um bypass no loop e resolve o problema, mesmo que o mal contato ou sujeira ainda estejam presentes.

Administrador

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 03, 2013 8:12 pm

Meu gk 1001 tava uma meldia, bati limpa contato nos pot e ele ficou perfeito!!!
Não bata wd nem outro óleo, somente limpa contato!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Eduardo Tob Dom Mar 03, 2013 9:17 pm

Brigadão Allex e Paulo Penna!

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por subgrave Dom Mar 03, 2013 10:34 pm

Paulo Penna escreveu:Meu gk 1001 tava uma meldia, bati limpa contato nos pot e ele ficou perfeito!!!
Não bata wd nem outro óleo, somente limpa contato!

Porque ws-40 não? Funciona super bem em potenciômetros. E olha o que tem no faq do fabricante:

"WD-40 não pode ser usado para limpar potenciômetro de guitarra?
Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade."

"WD-40 atrai pó e sujeira e faz com que elas grudem na peça?
Mentira. WD-40 cria uma película protetora sobre os materiais e infiltra nos mesmos, aumentando a proteção. Por isso, não atrai mais poeira do que outra superfície não tratada com este produto. WD-40 não é "gorduroso", portanto, não gruda a sujeira."

subgrave
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Mar 04, 2013 12:01 am

O fabricante de WD-40 diz que o produto também serve pra joelho machucado... Laughing

É um excelente produto, mas longe daquilo que dizem ser.

Já vi um engenheiro que trabalhava na Noble ou na Alps (não lembro bem) dizendo que WD não devia ser usado em pots.

Administrador

Mensagem por CG Seg Mar 04, 2013 12:11 am

Limpa contatos é mais barato que WD e serve para ser usado no seu computador, celular e notebook também.

Moderador

Mensagem por allexcosta Seg Mar 04, 2013 12:18 am

De um tópico do Talkbass:

"Ummmm.......it actually DID turn into (micro) sludge and that's why you need to clean them more often.

The grease applied to them from the factory is an electrolytic grease designed to reduce contact wear and provide smooth operation as well as some heat resistive properties that contribute to stability. It's specially formulated for that purpose and does not contain petroleum products which, in the long run, will deteriorate the carbon wafer that the resistive surface is made of because it tracks that buildup of gunk (which becomes an abrasive) along the resistive element.

I'll agree that it's not immediately harmful but, in the long run, it's not the best solution for cleaning electronic pots. I can almost guarantee that ANY pot manufacturer would not recommend WD40 over an electronic contact cleaner.

I left electronics manufacturing about 10 years ago but, in general, my 25+ years experience as a QC Manager in a high-tech manufacturing environment has taught me that petroleum based products are not suitable as electronic cleaners. In fact, when I left that field, aqueous cleaners were becoming all the rage for environmental purposes."

Administrador

Mensagem por Eduardo Tob Qui Mar 07, 2013 11:12 am

Só para constar, enquanto eu ainda procurava potenciometros Taiwan Alpha eu achei vários deles nessa loja aqui, mas nâo cheguei a encomendar por que resolvi o problema antes Very Happy

http://br.mouser.com/

Se alguem precisar pode tentar entrar em contato com eles

Eduardo Tob
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo