Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beat it rearranjada em escala maior

+14
Breno_Barnabe
Boss2K
Laysson
pedrohenrique.astronauta
rafael.buzzi.andrade
Rodrigolack
tcraposo
Fernando Zadá
Edu Fettermann
Cantão
rassan
joabi
allexcosta
CG
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Beat it rearranjada em escala maior - Página 2 Empty Re: Beat it rearranjada em escala maior

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 14, 2013 11:02 am

Já conhecia. Sou fã desse clip!! Rsss
mas as vezes assistia mudo!! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Ir para o topo Ir para baixo

Beat it rearranjada em escala maior - Página 2 Empty Re: Beat it rearranjada em escala maior

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 14, 2013 9:42 pm

Fernando Zadá escreveu:
allexcosta escreveu:
Tem quem chame isso de inovação, mas não há absolutamente nada de novo no trabalho deles. Brasileiro raramente liga pra letra, é o som e o ritmo que fazem o sucesso...

Acho que uma música com letra relativamente depressiva pode ser interpretada com um ritmo mais associado à alegria, mas é necessário um arranjador de primeira. Exemplo:

Em nenhum momento chamei de inovadores apenas acho interessante, sei que é velha a idéia, e gosto da forma como executam.
O clipe da música com as imagens não tem nada a ver com o arranjo deles se for analisar um contra o outro soa estranho mas pra ser sincero já acho a original chata pra caramba ver ela num ritmo diferente me fez ver algo de bom nela.
Por isso amo música instrumental nem sempre a letra tem a ver com o contexto que a melodia passa e como o Allex citou basta um arranjo diferente e a melodia pode ganhar cores novas e mudar totalmente o clima.
Se quero poesia prefiro ler um livro. Nada contra belas músicas com belas letras mas pode ter uma letra belíssima que se a melodia for boba não vale nada.

Zubricky conheço samba de tudo quanto é tipo e continuo achando que estão valorizando demais o conceito da letra e etc quando pra mim o que vale é o todo. Por acaso acaso É do Gonzaguinha é ruim por ser um samba pra lá de animado e ser de protesto?
Abram a mente que protesto e desabafo pode ser sim num sentimento bom e de felicidades por estar pondo aquilo pra fora.
Tá muito aquela coisa é triste se encolhe é alegre se expande. Essa é só uma das formas de ver e não vale pra tudo.

Bom, minhas observações foram específicas e direcionadas especificamente para a versão de "Sunday Bloody Sunday" do Sambô.

Neste caso, não estou valorizando demais a letra pois para mim o que importa também é o todo e se o texto de uma letra não condiz com o arranjo isso é um sinal de que o todo não está funcionando.

Pensando apenas em letras de música, "É" do Gonzaguinha possui um texto bem diferente de "Sunday Bloody Sunday".

Cada caso deve ser analisado separadamente. Letras diferentes permitem abordagens diferentes para a expressão musical delas. O que funciona em um caso pode não funcionar em outro. E isso não torna uma música pior ou melhor do que a outra.

Tudo depende do texto.

Se analisarmos a letra de "Sunday Bloody Sunday", torna-se evidente que esta letra não é, nem de longe, alegre.

Para ilustrar o que quero dizer, eis a tradução desta letra.

Domingo, Sangrento Domingo

Não posso acreditar nas notícias de hoje
Não posso fechar os olhos e fazê-las desaparecer
Quanto tempo, quanto tempo teremos de cantar esta canção?
Quanto tempo, Quanto tempo?
Porque esta noite
Podemos ser como um, essa noite

Garrafas quebradas sob os pés das crianças
Corpos espalhados num beco sem saída.
Mas eu não vou atender ao apelo da batalha
Isso coloca minhas costas, coloca minhas costas contra a parede.

Domingo, sangrento domingo (4x)
Oh, vamos lá!

E a batalha apenas começou
Há muitos que perderam, mas me diga: quem ganhou?
As trincheiras cavadas em nossos corações
E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados.

(2x)
Domingo, sangrento domingo

Quanto tempo, quanto tempo teremos para cantar esta canção?
Quanto tempo, quanto tempo?
Hoje à noite
Nós podemos ser como um, esta noite.
(2x)
Domingo, sangrento domingo.

Enxugue as lágrimas de seus olhos
Limpe suas lágrimas.
Vou limpar suas lágrimas. (2x)
Vou limpar os seus olhos vermelhos.

(6x)

E é verdade que somos imunes
Quando o fato é ficção e a realidade da TV.
E hoje milhões choram
Comemos e bebemos enquanto eles morrem amanhã

A batalha real apenas começou
Para reivindicar a vitória de Jesus
No...

(2x)

Com este texto em vista, fica evidente que o texto desta letra perde o seu impacto se ele receber um arranjo alegre.

Protestos podem ser bem humorados, protestar pode ser uma coisa boa, mas versos como "Garrafas quebradas sob os pés das crianças/ Corpos espalhados num beco sem saída/ Mas eu não vou atender ao apelo da batalha/ Isso coloca minhas costas, coloca minhas costas contra a parede" perdem, ao meu ver, o seu impacto na versão do Sambô.

Se a idéia foi criar uma versão samba que seja compatível com o que está sendo dito pela letra, esta versão do Sambô, do jeito que foi feita, não deu certo.

Agora se a idéia foi fazer qualquer coisa de qualquer jeito sem nenhum tipo de preocupação com o que é dito pela letra da música, bom, aí esta versão do Sambô serve.

P.S.: Note que não tenho nada contra verter "Sunday Bloody Sunday" (Ou qualquer outra música) para uma versão samba, mas penso que, do jeito que ela foi feita pelo Sambô, a versão resultante é pífia na minha opinião, pois o arranjo vai para um lado e a letra vai para outro.

Na minha opinião, o Sambô poderia ter feito uma versão melhor.

Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 15, 2013 9:12 am

Zubrycky escreveu:
Na minha opinião, o Sambô poderia ter feito uma versão melhor.

Nisso concordo.
Mas não desgosto não acho que a melodia casou com o arranjo apesar da letra destoar se for analisar o lado poético.
Por essas e outras prefiro música instrumental ao invés da cantada e com letra.
Pra mim músicas assim fazem muito mais sentido que música com letra.
Música com letra pra mim é Samba de uma nota só o resto nem ligo muito! Rsss

Essa como não entendo nada acho melhor ainda (me parece que tem algumas palavras mas num dialeto que não entendo!! Rss):

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Binão Sex Mar 15, 2013 12:34 pm

OLha... Nada a ver a versão do Sunday Bloody Sunday do sambô.
Musica triste. Tragica. Cantada com os caras sorrindo e com os tregeitos e frases tipicas do samba: "ô nego véio, tiquiti taracatá, vamo que vamo...."
é de doer

Melodia alegre com letra triste. Sentimentos que pra mim não se combinam na musica.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 15, 2013 1:38 pm

^a melodia continua triste ou melancólica o arranjo e o ritmo é que ficaram mais animados, não diria nem alegre.
Mas vai de gosto não vou nem ficar martelando nessa tecla mais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo