Baixo Tagima B5 Special
+22
brunoborba
bass01
luizzeross
anninha
New®
MarcelBass
allexcosta
Pagode Alto Astral
patrickqueres
Carlinhos
lcalazans
Mauricio Luiz Bertola
Amagomes
Alex Guimaraes
Leofunkbass
Rdg Bass
Thales_Sr
Renato
Daniel
Glauco
Cantão
Eduardo Chaves
26 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixo Tagima B5 Special
Esse baixo foi adquirido pela igreja onde congrego e hj toquei na igreja e de propósito deixei meu baixo em casa.
Aqui vai as especificações do baixo:
5 cordas
Corpo: Alder
Braço: Maple - Medidas: Nut - 45mm, 12º Traste - 61.8mm (B5 S)Escala: Rosewood com 24 trastes e marcações em abalone Captadores: 2 Humbucker tipo Soap Bar com circuito ativo
Controles: Volume, balanço, grave e agudo
Ponte: Tradicional cromada
Tarraxas: Cromadas, blindadas
Cores: Preto, natural, vermelho metálico e azul metálico
* B5 S disponível na versão canhota
** B4 e B5 acompanham bag e camiseta
Construção
Testei bem ele hj e vi algumas qualidades e algumas falhas. É um instrumento muito bonito, com o corpo e o braço bem contruido. Não vi falhas, tipo empenados ou falta de lixamento, ou rebarbas, enfim nada que comprometesse a estética. O corpo é em alder e dá um bom equilibrio e sustein no instrumento. A escala é bonita tb, mas acho apenas que deveriam tratar melhor o braço quanto a enceramento e envernizar. ta bem na madeira mesmo, o braço um pouco aspero. Não sei se isso pode ser uma falha.
Ferragens e Caps
As ferragens são boas. Afinei o baixo pela manha, mais detalhe pois o baixo tava no bag e ja estava bem afinado. Toquei pela manha e deixei o baixo no pedestal e noite fui checar a afinação e as tarrachas seguraram a afinação. Apenas a SI que desafinou um pouco da manha para a noite. A ponte é boa. Boa qualidade. Os Knobs que não gostei nada, de plastico. poderiam pelo menos colocar uns de metal, na cor da ferragem. O Capotraste, ou a pestana, é de polimero, um preto o que eu trocaria por de latão. Os CAPS são bons e circuito tb. Não tem ruido nenum.
Som
Ele é ativo, então, um volume muito bom. Mas apanhei bem pra regular. Consegui deixar com um timbre muito parecido com do wood, achei legal. O mi tem um som muito bom, mas o si... é um "po", so da pra escutar o "po". Achei muito ruim. para slap tb é uma negação. Tem que deixar ele preparado com o timbre pra isso, se não fica horrível. Mas o conforto do braço compensou um pouco. A noite achei uma regulagem melhor e ficou no jeito tocável.
Minha análise geral pé que se for primeiro instrumento 5 cordas e a verba ta curta, vale a pena. e tb é tempo de costume. Ainda vou tocar mais com ele Derrepente eu acostumo melhor! rs!
Ele ta na faixa de R$ 800,00.
Um abraço!
Wellyson Ribeiro gosta desta mensagem
Re: Baixo Tagima B5 Special
Excelente review Eduardo ...
Cantão- Moderador
Legal o rewiew, é muito legal, essa informação sobre instrumentos mais acessiveis tb.
Pareceque a Tagima está tentando respirar. Sobre o Bzão, quem sabe nào é uma regulagem né.
Pareceque a Tagima está tentando respirar. Sobre o Bzão, quem sabe nào é uma regulagem né.
Glauco- Membro
Tá com cordas novas?? Talvez seja isso q matou o som dessa si...
O review tá muito bom. Tomara q a tagima continue no mercado, pq monopólio não é uma boa coisa, e a Condor pode aprontar se ficar sozinha no ramo...
O review tá muito bom. Tomara q a tagima continue no mercado, pq monopólio não é uma boa coisa, e a Condor pode aprontar se ficar sozinha no ramo...
Daniel- Membro
Parabéns pelo review, Edu!
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Valeu galera.
O Bzão foi regulagem realmente. Como falei no review demorou pra regular o som. Fui tentando, tentando, ai consegui um som legal. Não é um beleza de som... tanto que é um instrumento barato. As cordas são novas, e estalam um pouco, e isso deixa um pouco o som de lata. O que me surpreendeu é a madeira. Madeiras de qualidade realmente. O braço é muito legal. Pegada muito boa. Braço fininho, de fácil acesso as notas. O espaço entre as cordas é bem curto, parece ser 17mm, ou 16,5mm. Eu to acostumado com 18mmm, mas acostumei rápido. Circuito e caps tb me deixaram surpresos... Não tem chieira como acontece com alguns artec, ou aqueles circuitos da Condor. Gostei bastante do baixo.
Tem um ex aluno meu que comprou um B5 Special e junto um Bass V-amp. Ai sim... ficou muito bom. Algum simuladores de amp deixaram o baixo mais preciso. Eu testei o V-amp no meu baixo e não gostei. Não mudou muito o som... Mas a combinação do tagima com o V-amp deu certo. Mais uma dica pra quem quer ficar mais um tempo com o baixo! rs!
O Bzão foi regulagem realmente. Como falei no review demorou pra regular o som. Fui tentando, tentando, ai consegui um som legal. Não é um beleza de som... tanto que é um instrumento barato. As cordas são novas, e estalam um pouco, e isso deixa um pouco o som de lata. O que me surpreendeu é a madeira. Madeiras de qualidade realmente. O braço é muito legal. Pegada muito boa. Braço fininho, de fácil acesso as notas. O espaço entre as cordas é bem curto, parece ser 17mm, ou 16,5mm. Eu to acostumado com 18mmm, mas acostumei rápido. Circuito e caps tb me deixaram surpresos... Não tem chieira como acontece com alguns artec, ou aqueles circuitos da Condor. Gostei bastante do baixo.
Tem um ex aluno meu que comprou um B5 Special e junto um Bass V-amp. Ai sim... ficou muito bom. Algum simuladores de amp deixaram o baixo mais preciso. Eu testei o V-amp no meu baixo e não gostei. Não mudou muito o som... Mas a combinação do tagima com o V-amp deu certo. Mais uma dica pra quem quer ficar mais um tempo com o baixo! rs!
Eduardo, tem certeza de que o corpo do baixo é alder mesmo? É que a tagima tem quase por tradição usar marupá no corpo e pau-marfim no braço.
Eu já toquei num B4-S e gostei do peso do corpo (bem leve) e era bem balanceado, não tinha neck dive.
Porém, não achei tão anatômico, e o som ficou, no máximo, legalzinho. Aquele equalizador onboard obviamente não ajudou em nada.
Eu já toquei num B4-S e gostei do peso do corpo (bem leve) e era bem balanceado, não tinha neck dive.
Porém, não achei tão anatômico, e o som ficou, no máximo, legalzinho. Aquele equalizador onboard obviamente não ajudou em nada.
Thales, por ser feito na china, pode ser uma madeira tipo alder, encontrada na china. Assim como o ash dos SX... Certamente não é o mesmo ash dos fender MIA.
Daniel- Membro
Ah, verdade.Thales, por ser feito na china, pode ser uma madeira tipo alder, encontrada na china. Assim como o ash dos SX... Certamente não é o mesmo ash dos fender MIA.
Os Tagimas feitos na china são em outras madeiras, os feitos aqui no brasil são em marupá, cedro nos modelos mais caros para o corpo e pau-marfim no braço.
Thales_sr escreveu:Eduardo, tem certeza de que o corpo do baixo é alder mesmo? É que a tagima tem quase por tradição usar marupá no corpo e pau-marfim no braço.
Sim thales... o som é legalzinho. Não é aquele som de deixar o queixo cair, mas quebra um galhão. Acredito que seja Alder, mas não deve ser os mesmo alder da fender como o RDG falou. o braço é maple, e não pau marfim.
Sem duvida pelo valor é um instrumento bom.
Acredito que o corpo dele seja de caxeta, pelo que eu sei a Tagima só usava Alder naqueles "Tagimões" antigos de 6 cordas.
Leofunkbass- Membro
Os Tagima chineses são sempre basswood ou alder...Leofunkbass escreveu:Acredito que o corpo dele seja de caxeta, pelo que eu sei a Tagima só usava Alder naqueles "Tagimões" antigos de 6 cordas.
Eu tenho uma guitarra dessa série "especial" (entenda-se chinesa) e é de alder tambem.
(2)Glauco escreveu:Legal o rewiew, é muito legal, essa informação sobre instrumentos mais acessiveis tb.
Parece que a Tagima está tentando respirar. . .
De fato, uma coisa que a Tagima procurou preservar depois que passou a ser "xing-ling" foi a utilização de boas madeiras, pena que, somente em alguns modelos. Tomara que eles consigam recuperar o prestígio perdido.Os "Century" e "Millenium" são bons instrumentos.
Tem como colocar áudio dele pra gente?
Abs,fq com Deus
Amagomes- Membro
É um equívoco pensar que só pelo fato de um instrumento ser construído na madeira A ou B, essas mesmas são "boas madeiras".
O que interessa numa madeira é a qualidade da peça; qual a idade e tamanho da árvore cortada, qual o tipo de corte, se foi feito na época certa, se a secagem foi corretamente feita (ou se usou produtos químicos para isso), se houve emendas, e quantas e de qual maneira foram feitas, se a espessura do corpo é correta, etc.
Assim, vc pode ter peças de alder, marupá, mogno ou qualquer outra, mas cuja qualidade da mesma deixa à desejar.
É quase impossível uma fábrica de massa controlar a qualidade da madeira utilizada, até porque ela é comprada em grandes lotes e usinada em grandes quantidades em máquinas CNC.
A Tagima cometeu uma série de equívocos; equívocos esses de certa forma esperados para uma marca que é vendida e entra no esquema de produção em massa, leva um tempo para se adaptar e diversificar a linha o suficiente para oferecer produtos de várias categorías e qualidades.
Abçs
O que interessa numa madeira é a qualidade da peça; qual a idade e tamanho da árvore cortada, qual o tipo de corte, se foi feito na época certa, se a secagem foi corretamente feita (ou se usou produtos químicos para isso), se houve emendas, e quantas e de qual maneira foram feitas, se a espessura do corpo é correta, etc.
Assim, vc pode ter peças de alder, marupá, mogno ou qualquer outra, mas cuja qualidade da mesma deixa à desejar.
É quase impossível uma fábrica de massa controlar a qualidade da madeira utilizada, até porque ela é comprada em grandes lotes e usinada em grandes quantidades em máquinas CNC.
A Tagima cometeu uma série de equívocos; equívocos esses de certa forma esperados para uma marca que é vendida e entra no esquema de produção em massa, leva um tempo para se adaptar e diversificar a linha o suficiente para oferecer produtos de várias categorías e qualidades.
Abçs
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Parabéns pelo excelente review Eduardo; parece ser um instrumento bastante honesto !
Eduardo,
parabéns pelo review, bem completo.
Galera,
belo bate papo sobre madeiras.
Abraços,
parabéns pelo review, bem completo.
Galera,
belo bate papo sobre madeiras.
Abraços,
Valeu Galera! Uma abraço a todos!
Bertola concordo com vc! Tinha um COndor em Basswood que dava couro em muito instrumento bom. pena que o circuito era bem ruim
Bertola concordo com vc! Tinha um COndor em Basswood que dava couro em muito instrumento bom. pena que o circuito era bem ruim
é sempre bom lembrar: MusicMan Bongo usa basswood e no entanto tem um sonzaço!! Captação, circuito e construção contam muito nesse resultado sonoro.
Daniel- Membro
Eu toquei em um Tagima Millenium semana retrasada e é coisa de doido! Na mesma loja tem um Yamaha RBX, um Ibanez e o Rockbass, e ele deu uma coça nos outros! Gostei muito!
patrickqueres- Membro
MusicMan Bongo usa basswood
Vários MM usam basswood e poplar, madeiras que certas pessoas sem conhecimento dizem serem ruins...
Agora que esse Bongo é feio pra caramba é....
Vários MM usam basswood e poplar, madeiras que certas pessoas sem conhecimento dizem serem ruins...
Agora que esse Bongo é feio pra caramba é....
É por estes comentários que desistí de desfazer-me de meu Memphis by Tagima, que é de Basswood... Vou colocar um cicuito ativo e trocar seus caps e, ao comprar outro baixo, transforma-lo em fretless
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Renato- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um equívoco pensar que só pelo fato de um instrumento ser construído na madeira A ou B, essas mesmas são "boas madeiras".
Abçs
Maurício,
É verdade,mas para nós, consumidores comuns, sem o seu conhecimento de Luthier, o parâmetro, é "madeira A ou B", pois vc imagine uma loja onde o vendedor diria sobre dois instrumentos iguais: "Ah, os dois são Alder,mas esse aqui foi cortado no verão e esse no inverno, por isso esse aqui é melhor , ou pior". Eu ainda não vi um vendedor que tivesse esse tipo de informação ... . Eu por exemplo não sei nada sobre madeiras além dos "lugares comuns" do tipo, "Ash é bom e basswood é ruim"; Eu não sei diferenciar o Ash dos SX do Ash dos Fender, ou o basswood dos Strinberg do basswood dos Music Man. Eu aliás fiz essa pergunta no tópico sobre Luthieria e estou aguardando resposta até hoje. O basswood é, necessariamente uma madeira de baixa qualidade? Todos os instrumentos feitos com ela são ruins? São dúvidas de leigo, por isso ao adquirir um instrumento procuramos por aquelas madeiras que "ouvimos dzer" que são boas.
Amagomes- Membro
Amagomes, tem q ver a característica tonal de cada madeira.
Ash tem um som bem médio.
Jacarandá e outras escuras tem o som bem fechado (conheço um cara q mandou fazer um violão de jacarandá com uma peça q ele tinha... O som é muito fechado!!)
Tinha um estudo, acho que é uma monografia sobre madeiras. Ele fala sobre muitas madeiras e suas caracteristicas físicas com relação a sonoridade. Muito legal esse estudo.
Jacarandá e outras escuras tem o som bem fechado (conheço um cara q mandou fazer um violão de jacarandá com uma peça q ele tinha... O som é muito fechado!!)
Tinha um estudo, acho que é uma monografia sobre madeiras. Ele fala sobre muitas madeiras e suas caracteristicas físicas com relação a sonoridade. Muito legal esse estudo.
Daniel- Membro
Não sei da onde inventaram que basswood é madeira ruim.
Só para se ter uma idéia: a PGM de um guitarrista que toca comigo é dessa madeira e é excelente. O Bongo...outro exemplo.
Só para se ter uma idéia: a PGM de um guitarrista que toca comigo é dessa madeira e é excelente. O Bongo...outro exemplo.
Pagode Alto Astral- Membro
Pagode Alto Astral escreveu:Não sei da onde inventaram que basswood é madeira ruim.
Disse tudo, uma invenção.
Danielreo escreveu:Amagomes, tem q ver a característica tonal de cada madeira.
Danielreo,
Pô , seria bom ter um material como este estudo... . Como eu disse sou totalmente leigo nesse assunto, o que é uma vergonha para um cara que toca à mais de 20 anos,mas tenho bastante interesse em saber.
Pagode,
Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Última edição por Amagomes em Ter 18 Ago 2009 - 20:57, editado 2 vez(es)
Amagomes- Membro
Achei:
http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
página 19 em diante q começa a falar das madeiras.
http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
página 19 em diante q começa a falar das madeiras.
Daniel- Membro
Só esclarecendo,Amagomes escreveu
Eu por exemplo não sei nada sobre madeiras além dos "lugares comuns" do tipo, "Ash é bom e basswood é ruim"; Eu não sei diferenciar o Ash dos SX do Ash dos Fender, ou o basswood dos Strinberg do basswood dos Music Man
Eu não disse que basswood é ruim e sim que é um "lugar comum", algo que a gente OUVE dizer.
Amagomes- Membro
Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Renato- Membro
Concordo!Renato escreveu:Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Renato escreveu:Deve ser da associação que é feita aos baixos "populares"... Eagle, Memphis, Strinberg, entre outros, são feitos de Basswood e criou-se então o estigma de que baixos de basswood são baratos e não prestam.Amagomes escreveu:(...) Essa má fama do basswood de fato eu não sei de onde vem, mas o fato é que ela existe mas, até mesmo através da participação aqui no fórum já tenho ouvido informaçoes contrárias .
Certamente é por isso. O curioso é que parece que isto só se dá em relação aos baixos. Entre os guitarristas parece que esta madeira tem uma melhor aceitação. Pelo menos foi o que pude observar em alguns fóruns de guitarra.
Amagomes- Membro
Pessoal,
É muito bom esclarecer essas dúvidas (todos nós temos muitas delas, não é?!).
O fato é que o basswood é uma madeira boa como qualquer outra, mas, como é uma árvore de crescimento rápido(a maioría das árvores de florestas temperadas é, enquanto a das nossas florestas tropicais, não), e propícia a reflorestamentos, e portanto barata, alguns inventaram essa estória.
Eu recomendo sempre que se teste o instrumento (na verdade vários deles) antes de comprar, pois mesmo em lotes da mesma marca e modelo, a madeira utilizada proporcionará respostas distintas.
Lutiería não é uma ciência exata, e instrumentos não são como softwares de computador, eles são diferentes e únicos entre sí.
Abçs
O fato é que o basswood é uma madeira boa como qualquer outra, mas, como é uma árvore de crescimento rápido(a maioría das árvores de florestas temperadas é, enquanto a das nossas florestas tropicais, não), e propícia a reflorestamentos, e portanto barata, alguns inventaram essa estória.
Eu recomendo sempre que se teste o instrumento (na verdade vários deles) antes de comprar, pois mesmo em lotes da mesma marca e modelo, a madeira utilizada proporcionará respostas distintas.
Lutiería não é uma ciência exata, e instrumentos não são como softwares de computador, eles são diferentes e únicos entre sí.
Abçs
é isso...
para quem não é especialista em luthieria e madeiras , o melhor
antes de acreditar em boataria é testar com os próprios ouvidos.
Pagode Alto Astral- Membro
(2)Pagode Alto Astral escreveu:é isso...
Fato !!
Abs,fq com Deus
Amagomes- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pessoal,
Abçs
Falou tudo e falou bonito!
Olá...
Sou vocalista na verdade, mas apaixonado por baixo. Até arranho um pouco qdo o baixista da minha banda num pode tocar.
Tava pensando em comprar o B5 mas ouvi falar que ele é muito médio/agudo além de ter o braço mais pesado que o corpo.
Qual encordoamento poderia melhorar os graves dele num Hartke kickback 12"?
Sou vocalista na verdade, mas apaixonado por baixo. Até arranho um pouco qdo o baixista da minha banda num pode tocar.
Tava pensando em comprar o B5 mas ouvi falar que ele é muito médio/agudo além de ter o braço mais pesado que o corpo.
Qual encordoamento poderia melhorar os graves dele num Hartke kickback 12"?
.45, mas não esqueça de regular o instrumento num luthier de confiança.
Outra coisa que pode fazer é usar a regulagem do circuito. Deve ter grave e agudo aí. Se trocar as cordas vc vai ter um som bem brilhante, e talvez tenha q cortar um pouco essa frequencia.
Outra coisa que pode fazer é usar a regulagem do circuito. Deve ter grave e agudo aí. Se trocar as cordas vc vai ter um som bem brilhante, e talvez tenha q cortar um pouco essa frequencia.
Daniel- Membro
Danielreo escreveu:.45, mas não esqueça de regular o instrumento num luthier de confiança.
Vlw pela dica.
Quais marcas de encordoamento você sugere?
Melhor timbre - Ernie Ball
Melhor custoxbenefício - Daddario (falam bem das Fodera, mas nunca usei)
Melhor durabilidade - Elixir
Melhor custoxbenefício - Daddario (falam bem das Fodera, mas nunca usei)
Melhor durabilidade - Elixir
Daniel- Membro
Tenho um Tagima desses, gosto bastante do som, precisou só de uma regulagem básica e já tava arrasando...
anninha- Membro
Legal saber, tava em dúvida se comprava ou não, mas acho que vou pegar esse mesmo....
anninha escreveu:Tenho um Tagima desses, gosto bastante do som, precisou só de uma regulagem básica e já tava arrasando...
New, o que a aninha falou é verdade. So basta uma boa regulagem que ele fica muito bom.
Graves ele tem, mas realmente ele puxa um pouco para os medios. O circuito dele tem como deixar com um som mais fechado, mas não é aquela maravilha. Quanto ao equilibrio de corpo e braço, é mentira. Não tem nenhum desequilibrio. O braço é muito confortável e funcional.
Outra coisa que postei é a SI dele. Não gostei, não é muito definido, mas quebra o galho. Um Ex aluno meu comprou um e junto comprou um V-Amp behringer para baixo. Resolveu os problemas da SI e timbre do baixo.
Para um baixo de 5 cordas a 800,00 tá muito bom e vale a pena. As ferragens tb seguram bem a afinação.
MAs se quiser um baixo de 4 cordas... A indicação ta na minha assinatura na parte onde está a G.A.S., o famoso SX.
Boa sorte!
Eduardo, outra coisa que faz diferença são as cordas... depois que troquei ficou bem melhor...
anninha- Membro
Sim! Fica muito melhor as 0.45! A maioria dos baixos vem de fabrica com jogo 0.45.
Eu gosto de 0.45 para os de 5... para os de 4 cordas é legal a 0.40 para slap e tal. Minha preferencia é essa. Aliás eu quando troquei a corda do meu troquei por 0.45, comprei as Fodera (excelente e baratas! recomendo!). A pegada é muito boa, a corda um pouco mais dura, mas bem regulado fica com pegada e com muito grave. Um tiro!
Eu gosto de 0.45 para os de 5... para os de 4 cordas é legal a 0.40 para slap e tal. Minha preferencia é essa. Aliás eu quando troquei a corda do meu troquei por 0.45, comprei as Fodera (excelente e baratas! recomendo!). A pegada é muito boa, a corda um pouco mais dura, mas bem regulado fica com pegada e com muito grave. Um tiro!
Tive um B4 S da Tagima, e passei pra frente. O cara que comprou teve de levar até um luthier na hora. De fábrica já é bem desregulado, baixa qualidade. Comprei achando que era um bom baixo, visto a antiga fama da Tagima, que teve seus anos dourados nas guitarras, e também nos baixos. Talvez os modelos handmade in brasil ou a serie normal sejam melhores.
Pessoal, tenho um tagima desses, apesar do pessoal falar que o som é médio agudo , o meu tem um som muito bom, claro que troquei as cordas, coloquei Daddario 0,45-130. Pra dar um gás no som dele eu uso pedais, um equalizador, um limiter e um ADI, o som fica animal.
bass01- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2