Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)
+6
Wilton César
flauius
subgrave
Boss2K
Christian
Nando Soares
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)
Olá meus caros...
Estou com um problema em meu Fender e venho solicitar a ajuda dos nobres baixistas, segue o acontecido. Tenho um Jazz Bass Special (Japan) e o potenciômetro do tone não quer funcionar, por favor, se alguém tem
um baixo como este e puder me enviar fotos e detalhe de sua parte elétrica ficarei extremamente grato, pois já levei em um luthier da cidade e o cara não deu jeito no problema, busquei na net diagramas e só encontrei dois, (um é de outra série q naum me ajuda,e o outro não tem a ligação do potenciômetro do TONE)... Fico no aguardo e desde já obrigado a todos!!!!!!
Estou com um problema em meu Fender e venho solicitar a ajuda dos nobres baixistas, segue o acontecido. Tenho um Jazz Bass Special (Japan) e o potenciômetro do tone não quer funcionar, por favor, se alguém tem
um baixo como este e puder me enviar fotos e detalhe de sua parte elétrica ficarei extremamente grato, pois já levei em um luthier da cidade e o cara não deu jeito no problema, busquei na net diagramas e só encontrei dois, (um é de outra série q naum me ajuda,e o outro não tem a ligação do potenciômetro do TONE)... Fico no aguardo e desde já obrigado a todos!!!!!!
Nando Soares- Membro
Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)
converse com alguns luthiers daqui, o Samuel, o Bertola, eles te ajudam.
Christian- Membro
Boss2K Grato pela resposta, este esquema eu tenho, o negocio é o seguinte...
No potenciômetro TBX, tem alguns resistores de 84k e outro de 4.7, o meu nunca teve estes resistores, o que vc vendeu tinha este resistores??
No potenciômetro TBX, tem alguns resistores de 84k e outro de 4.7, o meu nunca teve estes resistores, o que vc vendeu tinha este resistores??
Nando Soares- Membro
Infelizmente, não vou lembrar disso ...
Talvez este cara aqui, saiba:
http://www.dave120.net23.net/index.php?p=1_30
Talvez este cara aqui, saiba:
http://www.dave120.net23.net/index.php?p=1_30
Boss2K- Membro
Tá ai o TBX (Treble/Bass eXpander):
subgrave- Membro
Obrigado pessoal! Farei as mudanças hoje, e postarei o resultado final para todos, o complicado e que eu não tenho referencia se esta certou ou errado, pq não tem nenhum deste baixo por perto.... heheheh
Nando Soares- Membro
O TBX postado pelo subgrave é o usado por guitarristas (inclusive, é com ele que o TBX novo é enviado).
No JB Special tem, realmente, um resistor extra. O esquema peguei de algum manual da própria Fender. Encontrá-lo completo agora é um problema mas extraí a parte da eletrônica e postei em um blog que tento manter sobre baixos... Na ocasião, havia comprado um baixoque o tone foi substituído e tive que retorná-lo ao original.
http://8abaixo.com/manutencao/jazz-bass-special-eletronica/
No JB Special tem, realmente, um resistor extra. O esquema peguei de algum manual da própria Fender. Encontrá-lo completo agora é um problema mas extraí a parte da eletrônica e postei em um blog que tento manter sobre baixos... Na ocasião, havia comprado um baixoque o tone foi substituído e tive que retorná-lo ao original.
Caro Flauius... Estou neste momento quebrando a cabeça justamente com o seu diagrama, vou te falar o que esta acontecendo depois de obedecer fielmente o seu diagrama. Comprei todo os resistores e capacitores, o potenciômetro Dual Pot e iniciei as soldagens, o resultado foi:
Quando fecho todo o primeiro potenciômetro do captador do braço ele fecha totalmente o som tbm do captador da ponte. sendo assim virse e versa (fecho o da ponte zera o som do cap. do braço, e o tone, não deu NADA... Se puder me ajudar te agradeço DEMAIS!!
Quando fecho todo o primeiro potenciômetro do captador do braço ele fecha totalmente o som tbm do captador da ponte. sendo assim virse e versa (fecho o da ponte zera o som do cap. do braço, e o tone, não deu NADA... Se puder me ajudar te agradeço DEMAIS!!
Nando Soares- Membro
flauius escreveu:O TBX postado pelo subgrave é o usado por guitarristas (inclusive, é com ele que o TBX novo é enviado).
Caro Flauius... Estou neste momento quebrando a cabeça justamente com o seu diagrama, vou te falar o que esta acontecendo depois de obedecer fielmente o seu diagrama. Comprei todo os resistores e capacitores, o potenciômetro Dual Pot e iniciei as soldagens, o resultado foi:
Nando Soares- Membro
Nado, difícil saber.
Seu potenciômetro dual pot é um TBX, certo? Um TBX é diferente de um concêntrico normal.
Não está confundindo a posição dos potenciômetros? Estão todos virados para baixo. É comum a gente esquecer e ligar perna onde não devia. O resultado pode ser este.
Seu potenciômetro dual pot é um TBX, certo? Um TBX é diferente de um concêntrico normal.
Não está confundindo a posição dos potenciômetros? Estão todos virados para baixo. É comum a gente esquecer e ligar perna onde não devia. O resultado pode ser este.
Galera, desculpa desenterrar o topico, mas tenho algumas duvidas:
*Porque o JBS precisa de dois pots de volume se ele tem a chave de seleção de caps??
*Essa ligação é a mesma do "Power JBS", so que acrescenta o A.T.E??
*Seria facil encontrar um circuito similar ao A.T.E (passive, Midrange boost, low frequency boost)
Muito obrigado...
*Porque o JBS precisa de dois pots de volume se ele tem a chave de seleção de caps??
*Seria facil encontrar um circuito similar ao A.T.E (passive, Midrange boost, low frequency boost)
Muito obrigado...
Wilton César- Membro
Ciro Silveira gosta desta mensagem
Fala galera blz! eu estou pensando em instalar uma chave seletora de 3 posições em um dos meus baixos, no caso o com captadores Precision + Jazz Bass na ponte, até pelo fato de ser mais rápido de mudar de um captador pro outro.
Gostaria de tirar algumas dúvidas, o baixo é passivo, ele tem 3 botões, tone, cap ponte, cap braço, no caso da chave iria anular algum potenciômetro? como iria funcionar o esquema? a chave eu posso comprar daquelas de modelo Les Paul?
Gostaria de tirar algumas dúvidas, o baixo é passivo, ele tem 3 botões, tone, cap ponte, cap braço, no caso da chave iria anular algum potenciômetro? como iria funcionar o esquema? a chave eu posso comprar daquelas de modelo Les Paul?
Orla Bass- Membro
O esquema com chave fica como o de P-Bass: 1 vol e um tone masters.
A chave é a de LP mesmo.
O esquema é esse, com potenciômetros de 250K e capacitor de 0.047uF:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Les+paul+Special+Schematics&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjizK7n7KvQAhXCjZAKHfqUAtQQsAQIHA&biw=1600&bih=799#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
A chave é a de LP mesmo.
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Les+paul+Special+Schematics&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjizK7n7KvQAhXCjZAKHfqUAtQQsAQIHA&biw=1600&bih=799#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema com chave fica como o de P-Bass: 1 vol e um tone masters.
A chave é a de LP mesmo.
Eu gostaria muito de instalar essa chave mas to meio perdido nesse esquema ai, será que se eu levar o bass nessas eletrônicas comuns os caras saberiam fazer a ligação? porque luthier aqui fica a mais de 200km, além da chave de 3 posições eu iria precisar comprar mais o que pra fazer essa instalação?
Orla Bass- Membro
^ Cara, se vc não sabe (e esse esquema é muito simples), procure que possa te ajudar...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, se vc não sabe (e esse esquema é muito simples), procure que possa te ajudar...
Vou deixar quieto então por enquanto. Valeu!
Orla Bass- Membro
Nando não sei se vc já resolveu o seu problema, mas caso não tenha resolvido me envie fotos do seu baixo e da parte elétrica que talvez eu possa te ajudar.
Helo bass- Membro
Wilton César escreveu:Galera, desculpa desenterrar o topico, mas tenho algumas duvidas:
Muito obrigado...
Por acaso alguém tem o esquemático do TBX + o ATE do power bass? O meu tem aquela chave de ativo/passivo/boost. Minha placa morreu preciso de conserto. Se alguém tiver o esquema ou saiba consertar me chame por favor. Muito obrigado.
Ciro Silveira- Membro