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Som "embolado". O quê é exatamente?

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Som "embolado". O quê é exatamente?  Empty Som "embolado". O quê é exatamente?

Mensagem por Cephey1 Sex Jun 07, 2013 9:56 am

Pessoal, tenho ouvido muitos falarem que tal baixo tem um som "embolado".
Será que este “embolamento” de som é mesmo problema do baixo?
Ou será que é uma questão de equalização, ambiente, ou uma mistura destes fatores?
Já pude perceber “embolamento” de sons quando vários instrumentos estão sendo tocados em determinados ambientes, mas... Um baixo tocado sozinho com som “embolado”?
Pergunto isso porque já toquei em baixos considerados modestos como Golden, Washburn Lion e alguns Gianninis e não achei o som deles "embolado". Quando eu tinha alguma dificuldade, sempre encontrava o equilíbrio na equalização. Atualmente tenho usado apenas fone de ouvido e não percebi qualquer problema de "embolamento" nem no meu antigo Eagle e nem no meu baixo atual, um Cort.
Existe algum baixo que vocês consideram com som “embolado”? Este “embolamento” persiste quando se usa fones?
Alguém tem algum áudio que possa exemplificar?

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Mensagem por allexcosta Sex Jun 07, 2013 10:14 am

Cephey1 escreveu:Será que este “embolamento” de som é mesmo problema do baixo?

Nem sempre, e nem sempre é um problema.

"Som embolado" é uma expressão popular utilizada para descrever áudio com pouca inteligibilidade. O motivo varia entre inúmeros fatores. Muitas vezes é uma característica da amplificação ou da sala e às vezes é algo desejado e não evitado.

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Mensagem por zanforlin Sex Jun 07, 2013 10:22 am

Muita gente acha que para ter um som bom de baixo, tem que tacar o grave no máximo e o agudo e médio do meio pra baixo.

O som embolado, na minha opinião, nada mais é do que algumas frequências em excesso e falta de outras.

Na verdade, o médio-agudo é que faz o grave ficar definido. E um som pesado não é necessariamente aquele com muito grave.

Como o Allex disse, pode ser um problema da sala, pode ser um problema do baixo (mas nem sempre), pode ser um problema do amp ou pode ser um problema das cordas velhas (para os mais pão duros)

Abraços
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Mensagem por Cephey1 Sex Jun 07, 2013 11:41 am

allexcosta escreveu:...áudio com pouca inteligibilidade. O motivo varia entre inúmeros fatores...

Pois é, Allex e Zanforlin.
Já vi baixos com som ruim muito bem tocados por bons baixistas. Eu mesmo a muitos anos levei um Giannini bem modesto para uma aula e o colega de meu professor, que esteve lá, pegou o baixo e junto com ele (que ficou na guita) tocou a musica "Maria Maria" e deram um verdadeiro show em um cubo bem simples. Fiquei de queixo caído.
Creio que em muitos casos, a reclamação do tal som “embolado” poderia ser substituída por: “Não me adaptei a este baixo; Vou procurar outro”.
O tópico “Músicos melhores que seus instrumentos” parece refletir um pouco desta questão.

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Mensagem por GusVCD Sex Jun 07, 2013 12:05 pm

Cephey1 escreveu:Creio que em muitos casos, a reclamação do tal som “embolado” poderia ser substituída por: “Não me adaptei a este baixo; Vou procurar outro”.
O tópico “Músicos melhores que seus instrumentos” parece refletir um pouco desta questão.
Já tive vários baixos e o "embolado" qdo acontecia era causado por uma das possibilidades que vc mesmo citou (equalização, ambiente, ou uma mistura destes fatores). Nada q acertar o equalizador, dar uma balanceada melhor nos captadores ou trocar cordas velhas por novas não resolve-se (ou ao menos ameniza-se) o problema, qdo o mesmo realmente não fosse causado por um problema critico de um ambiente especifico.

Trocar instrumento no meu caso sempre foi relacionado mais com tocabilidade do que por falta /excesso de som.

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Mensagem por zanforlin Sex Jun 07, 2013 12:50 pm

Ah sim, esqueci de mencionar o fator principal dos sons embolados: A pecinha que vai entre a correia e as costas do instrumento...
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Mensagem por subgrave Sex Jun 07, 2013 1:35 pm

Pode-se traduzir como som sem definição.

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Mensagem por Cephey1 Sex Jun 07, 2013 2:05 pm

zanforlin escreveu:Ah sim, esqueci de mencionar o fator principal dos sons embolados: A pecinha que vai entre a correia e as costas do instrumento...
point
Pois é, o som do baixo embolar com outros instrumentos (quando são muitos) até que é compreensível e pode dar um pouco de trabalho para resolver. Aliás, sabemos que dependendo do estilo de música é até aconselhável o baixo ter um som menos grave e mais balanceado para os médios.
Agora, quando ouço alguém dizer que um baixo tem um som "embolado" (quando se toca sozinho) é algo que acho bem estranho.
Começo a perceber que este problema está mais relacionado a:

Regulagem do baixo (falta dela ou regulagem inadequada);
Tipo/manutenção das cordas (cordas velhas ou inadequadas).
Equalização;
Ambiente (Exceto quando com um fone);
Técnica/pegada.

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Mensagem por GusVCD Sex Jun 07, 2013 2:25 pm

Um Pre muito boomy ou de apenas boost nos graves pode acabar gerando um som embolado tbm...

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Mensagem por rafeldi Sex Jun 07, 2013 5:39 pm

Aproveitando o tópico lanço a pergunta.

Como seria um bom som para vocês?

Digo: Como vocês equalizariam um amplificador, tanto de grave, tanto de ganho, tanto de medio grave, agudo, tanto de volume.

Pergunta

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Mensagem por allexcosta Sex Jun 07, 2013 5:47 pm

rafeldi escreveu:Digo: Como vocês equalizariam um amplificador, tanto de grave, tanto de ganho, tanto de medio grave, agudo, tanto de volume.

Isso não existe.

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jun 07, 2013 5:49 pm

rafeldi escreveu:Aproveitando o tópico lanço a pergunta.

Como seria um bom som para vocês?

Digo: Como vocês equalizariam um amplificador, tanto de grave, tanto de ganho, tanto de medio grave, agudo, tanto de volume.

Pergunta

Depende do baixo, do local onde eu estou, do amp, do som que eu quero tirar, do meu humor e por aí vai...já fiz várias combinações. Umas grotescas outras muito boas.
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Mensagem por DenisLM Sex Jun 07, 2013 6:29 pm

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Mensagem por CG Sex Jun 07, 2013 6:30 pm

^^^^Ri MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi Muito^^^^

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Mensagem por andremega Sex Jun 07, 2013 6:31 pm

^parece um som bem doce!

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jun 07, 2013 9:51 pm

Para mim, som embolado é o contrário de som definido. É aquele baita gravão que você escuta e não sabe bem se é um la, ou la bemol ou mesmo um sol.
Dai você fica confuso. Escuta um walking bass e nem sabe direito quantas notas tinha no fraseado... as notas se fundem e tudo parece um bolo só...

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Mensagem por Christian Sex Jun 07, 2013 9:53 pm

aquele baixista do Rappa tem um som bem embolado
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Mensagem por korg Sáb Jun 08, 2013 2:51 am

bom, se é um equipamento que vc conhece e está estranhando o som, "embolado", experimente trocar a posição das caixas na sala. QUanto mais perto do canto, mais realce de baixas frequências e vice-versa.

Ensaiei outro dia que tava o Ó, mesmo com as caixas afastadas da quina, quando reparei uma das caixas era um falante de 15" que definitivamente nada tivha a ver com aquele tipo de sala.

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Mensagem por danielferreiradz Dom Jun 09, 2013 3:17 pm

rafeldi escreveu:Aproveitando o tópico lanço a pergunta.

Digo: Como vocês equalizariam um amplificador, tanto de grave, tanto de ganho, tanto de medio grave, agudo, tanto de volume.

Pergunta

rafeldi,

Aprendi muita coisa mesmo nesse tópico:
https://www.contrabaixobr.com/t3117-tabela-de-frequencias-e-dicas-de-equalizacao

IMHO, pode ser útil (pra não dizer essencial) saber lidar com equalizadores gráficos - Esse tópico começa com uma tabela que vale a pena até imprimir e colar na parede, rs..

Pra entender melhor a atuação das frequências, qualquer player como o Winamp (com equalizador gráfico incorporado) pode ajudar.. no mais é OFICINA! Senta e gira knob, meu rei! Hehehe..

Como o allex disse, não existe uma fórmula pois são muitas variáveis.

Resumidamente, EU costumo fazer assim: deixo tudo flat, toco e ouço o que falta/sobra (pra mim, pra mix) e SE NECESSÁRIO corrijo no ampli. Quando NÃO conheço o ambiente, levo sempre um pedal equalizer comum (Boss GE-7B) pra não ter surpresas e o utilizo da mesma forma: SEMPRE partindo do flat. Comigo funciona, e pelo que aprendi aqui com muitos amigos foristas também..

Volume em eu tento mixar com a bateria, mas durante a GIG geralmente a pegada do batera muda (e o potenciômetro de volume dos guitarristas também ¬¬) e alguns ajustes são necessários. Grande abraço!

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Mensagem por rafeldi Seg Jun 10, 2013 9:02 am

danielferreiradz escreveu:
Resumidamente, EU costumo fazer assim: deixo tudo flat, toco e ouço o que falta/sobra (pra mim, pra mix) e SE NECESSÁRIO corrijo no ampli. Quando NÃO conheço o ambiente, levo sempre um pedal equalizer comum (Boss GE-7B) pra não ter surpresas e o utilizo da mesma forma: SEMPRE partindo do flat. Comigo funciona, e pelo que aprendi aqui com muitos amigos foristas também..

É... achei que estaria fazendo errado mais eu faço do mesmo jeito que você.

Eu sempre gostei do som do baixo puro, sem efeitos, distorções e assim por diante. Sempre fiz como você, deixei tudo flat, regulei o baixo do jeito que quero e no ampli vou equalizando, ganho, agudos, graves, volume etc e tal.

Porem um exemplo: Eu regulo o baixo, ampli tudo direitinho, quando faço um "cover" eu e o som do PC (OBS.: Não uso esses equalizadores de som, Rock, POP, Jazz etc que vem nos micro systens) ai consigo ouvir tudo tanto a musica e meu baixo. Ai se vou e faço o seguinte esquema, ligo o ampli no meu pc e uso o Guitar Rig somente para gravar, sem equalizar nada somente gravar o som do ampli ai já muda tudo. Mais isso já sei que é outra historia, pois ai já vem equalizações do tipo de estúdio.

Mais obrigado pelas respostas vlw... cheers

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