Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pirataria

+24
Edu Fettermann
subgrave
Sateles
dudamir
RodrigoBR
Ferium
Sapão¹³
J.Adalberto
Maurício_Expressão
carlosprofort
DenisLM
Paulo Penna
malka_aff
Fernando Zadá
CG
Lucas B
Cayo Castro
Victor matheus wooten
Psycho Killer
Sonikado
Ivanov_br
jgs
carimbass
Lucas94
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pirataria - Página 2 Empty Re: Pirataria

Mensagem por Paulo Penna Sáb Jun 15, 2013 10:44 am

O crime de ouvir musica sem pagar é, a meu ver, uma ficção jurídica, uma vez que nada se subtraiu, ninguém ficou impedido de usar ou vender nada. Não vejo como punir com prisão ou detenção alguém que ouviu uma música.
Não estou defendendo que os autores, executores ou distribuidores fiquem sem remuneração. Nada disso.
Só não vejo como enquadrar esta conduta a não ser com leis malucas e que não se sustentam.
O que pode ser resolvido no campo cível ou administrativo, deve ser resolvido assim, e não na esfera do Direito Penal.

Qual a diferença de se ouvir música no youtube ou baixar o arquivo e ouvir?
Ouvir no youtube também é crime contra a propriedade imaterial?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Lucas B Seg Jun 17, 2013 8:43 am

Foi isso que eu perguntei...

Aliás... a música é mesmo uma propriedade?

Membro

Mensagem por dudamir Seg Jun 17, 2013 10:53 am

Lucas B escreveu:Foi isso que eu perguntei...

Aliás... a música é mesmo uma propriedade?

Jura que você colocaria isto em questão? Ou seja, o autor da música não deveria ter direito algum sobre sua obra? Ele fez, gravou é do mundo?

Bem radical esta posição.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagem por jgs Seg Jun 17, 2013 11:21 am

se a música foi devidamente registrada (não apenas gravada) de forma reconhecida, passa a ser propriedade sim. ao menos eu entendo dessa forma.

Membro

Mensagem por Lucas B Seg Jun 17, 2013 11:37 am

Entendo.

Sei lá cara. Acredito em direito autoral, sim, mas acredito que é do mundo também... é que eu sempre vejo pelo lado espiritual, etéreo da música, é difícil imaginar assim o 'valor econômico, a cargar tributária' de uma música. Instrumentos sim, equipamentos, ingressos, estudios, tudo é calculável. Mas agora pegue 'Live and let die' e me diga quanto custa... está a venda? Tem preço? Eu não consigo conceber... Live and Let die, pra mim, é mais do que a Biblia, mais que o sistema, mais que o dinheiro... é natureza, é algo que reverbera no universo, ou como diz o Tom zé em Loki, sobre o Arnaldo: "Talvez o 13º signo do zodiaco..."

Por isso acho estranho dizer PROPRIEDADE. Mas gosto das discussões... talvez tenha coisas a ponderar aí.

Eu não sei mas com a internet parece que as gravadoras nem existem mais...

Membro

Mensagem por Lucas94 Seg Jun 17, 2013 11:41 am

Lucas B escreveu:Entendo.

Sei lá cara. Acredito em direito autoral, sim, mas acredito que é do mundo também... é que eu sempre vejo pelo lado espiritual, etéreo da música, é difícil imaginar assim o 'valor econômico, a cargar tributária' de uma música. Instrumentos sim, equipamentos, ingressos, estudios, tudo é calculável. Mas agora pegue 'Live and let die' e me diga quanto custa... está a venda? Tem preço? Eu não consigo conceber... Live and Let die, pra mim, é mais do que a Biblia, mais que o sistema, mais que o dinheiro... é natureza, é algo que reverbera no universo, ou como diz o Tom zé em Loki, sobre o Arnaldo: "Talvez o 13º signo do zodiaco..."

Por isso acho estranho dizer PROPRIEDADE. Mas gosto das discussões... talvez tenha coisas a ponderar aí.

A música pertence ao seu autor é ele quem vai decidir se ela deve ser compartilhada livremente ou vendida. E também é ele que vai dizer quanto custa e quem poderá vender.

Lucas94
Membro

Mensagem por dudamir Seg Jun 17, 2013 1:19 pm

Lucas94 escreveu:
Lucas B escreveu:Entendo.

A música pertence ao seu autor é ele quem vai decidir se ela deve ser compartilhada livremente ou vendida. E também é ele que vai dizer quanto custa e quem poderá vender.

Pois é, as vezes é difícil materializar a propriedade intelectual, mas é necessário. Pense que para chegar esta música até você teve tempo para criar, a gravação, envolvendo mole umas 10 pessoas, impressão, distribuição, etc.

Pense também que todo este investimento, tempo e dinheiro, foi feito no risco de nunca ter retorno.

Pense que sem remuneração, pouquíssima música seria criada, porque ninguém, ou poucas pessoas, vive de luz.

E depois disto tudo pense que se o autor compartilhar sua opinião que música é do mundo ele pode abrir mão da propriedade intelectual, mas é decisão dele, não nossa.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagem por Paulo Penna Seg Jun 17, 2013 7:06 pm

Depois da revolução digital, a remuneração por obras de mídia tem de ser feita de outro modo, não mais o modo anterior.

Quem ficar congelado em conceitos antigos esta, há meu ver, fadado a morrer de raiva, ou a não produzir nada.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 17, 2013 8:31 pm

Que uma outra forma, que não relacione arte com matéria, deverá ser criado para que se remunere o artista, isso eu acredito e apoio.
Se uma peça de teatro exigia atores e um palco antes, se música exigia um disco ou fita que podia ser vendido e que livros eram coisas vendidas em livraria, se atrelava a arte a algo material e se vendia o algo material.
Agora que tudo é virtual e não tem mais um meio físico de se transmitir a arte, então nova estrutura de remuneração deverá ser criada.
Tai o momento histórico para nós, como músicos, criar esse método ou forma de remuneração.
Lembro que na idade média eram os Mecenas que pagavam o sustento dos artistas, apenas para eles existirem e divertirem os seus convidados ou amigos. Depois foi criado o direito autoral vinculado a um material.
Já passou da hora de bolarmos uma forma justa e honesta. Vamos todos pensar em como fazer algo.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por dudamir Seg Jun 17, 2013 9:30 pm

.
Paulo Penna escreveu:Depois da revolução digital, a remuneração por obras de mídia tem de ser feita de outro modo, não mais o modo anterior.

Quem ficar congelado em conceitos antigos esta, há meu ver, fadado a morrer de raiva, ou a não produzir nada.
.
Concordo 100% mas simplesmente não pagar e copiar não a maneira de resolver isto, é simplesmente não pagar.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagem por andremega Seg Jun 17, 2013 10:13 pm

Ontem Ivete fala sobre isso em entrevista. Ela afirmou que venda de musica nunca foi renda, sempre se vive de shows e baixar musica nao é problema. Ponderou que o efetivo prejudicado é o compositor nesse processo, e que os os cds, antes da era download, eram efetivamente caros por motivos que ja conhecemos.

A questao é remunerar, pois há investimento ao se gravar a musica, quer queira, quer nao. Agora, o modo com se recebe por esse fonograma sao outros 500. Bandas de forro tem feito verdadeiros anuncios em suas musicas. Assim recebem por ela e passa a ser vantagem circular gratuitamente.

A questao etica gira somente se o artista autorizou ou nao a distribuicao gratuita do fonograma. Se nao autorizou, há lesão economica e moral, obviamente.

Membro

Mensagem por Jackson Ter Jun 25, 2013 9:30 am

Pra quem quer uma solução prática contra a pirataria, e mais interessante que ficar baixando músicas, existem o serviços de streaming, como Rdio e Deezer. Assim como o netflix, vc paga 14,90 por mês e se entope de ouvir música.

Uso o Deezer e recomendo'
Jackson
Jackson
Membro

Mensagem por dudamir Ter Jun 25, 2013 3:51 pm

.
Jackson escreveu:Pra quem quer uma solução prática contra a pirataria, e mais interessante que ficar baixando músicas, existem o serviços de streaming, como Rdio e Deezer. Assim como o netflix, vc paga 14,90 por mês e se entope de ouvir música.

Uso o Deezer e recomendo'
.
up

Tem Spofity (virão para o Brasil já, mas ainda disseram a data), XBox music, google sei lá o que, o ITunes também virá com esta oferta.

O MySpace também.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagem por jgs Ter Jun 25, 2013 3:54 pm

ouvi falar MUITO bem desse rdio, hein

só não vou aderir pq já tenho disco suficiente em casa

Membro

Mensagem por Masteles Seg Jul 01, 2013 4:12 pm

carimbass escreveu:Alguem ainda compra disco físico ?

Alguém compra MP3?????????

Shocked 

Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo