Potenciômetros e capacitores
+8
subgrave
Thales_Sr
galegonobaixo
Victor matheus wooten
allexcosta
GeTorres
rafammbass
MarceloCol
12 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Potenciômetros e capacitores
Um amigo meu falou pra fazer isso, de cortar o eixo ^^
Mas tava querendo com eixo "metálico" não plastico, mas se não achar, vai ele mesmo ^^
E é pensando nessa questão de um interferir no outro que to pensando em colocar o chaveamento mesmo ^^
Valeu
Toda vez que consulto o ORACULO fico com mais duvidas do que antes ^^
Todos os potenciômetros push/pull tem aquela conexão com 9 terminais? não exite algum que simplesmente ligue/desligue a pista?
Valeu ^^ de novo ^^
Mas tava querendo com eixo "metálico" não plastico, mas se não achar, vai ele mesmo ^^
E é pensando nessa questão de um interferir no outro que to pensando em colocar o chaveamento mesmo ^^
Valeu
Toda vez que consulto o ORACULO fico com mais duvidas do que antes ^^
Todos os potenciômetros push/pull tem aquela conexão com 9 terminais? não exite algum que simplesmente ligue/desligue a pista?
Valeu ^^ de novo ^^
MarceloCol- Membro
Tudo bom galera?
Ressuscitando o tópico....
Faz diferença a voltagem do capacitor do sistema? Qual o mínimo que ele tem de suportar? Um de 16 V resolve?
Obrigado
Ressuscitando o tópico....
Faz diferença a voltagem do capacitor do sistema? Qual o mínimo que ele tem de suportar? Um de 16 V resolve?
Obrigado
MarceloCol- Membro
Um captador (e dos mais fortes) não deve passar de 1V na saída. Qualquer tensão de isolamento serve.
rafammbass- Membro
potenciômetro com switch? Dá uma olhada em alguns tipos que existem: http://www.czkennon.com/PRODUCTS/Column_170.htm
rafammbass- Membro
Bom dia galera, tudo bom?
Então, finalmente esse fim de semana, refiz a elétrica do baixo.....
Porem, segui o esquema seguinte:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=std_p_j_bass
Porém, estou achando estranho, que pelo esquema ai, o potenciômetro de tonalidade virou um master volume... (pensando bem, faz POUCO sentido mas faz, isso acontecer....). Na verdade, no fim do curso ele zera o som, mas fora disso tem feito pouca diferença no som (testei pouco, mas vou verificar melhor hoje a noite)
Posso ter ligado algo errado? Vou tentar postar alguma imagem da ligação mais tarde.
Valeu galera.
Então, finalmente esse fim de semana, refiz a elétrica do baixo.....
Porem, segui o esquema seguinte:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=std_p_j_bass
Porém, estou achando estranho, que pelo esquema ai, o potenciômetro de tonalidade virou um master volume... (pensando bem, faz POUCO sentido mas faz, isso acontecer....). Na verdade, no fim do curso ele zera o som, mas fora disso tem feito pouca diferença no som (testei pouco, mas vou verificar melhor hoje a noite)
Posso ter ligado algo errado? Vou tentar postar alguma imagem da ligação mais tarde.
Valeu galera.
MarceloCol- Membro
Certeza que você ligou errado! Posta umas fotos (com qualidade e boa iluminação).
Abs!
Abs!
rafammbass- Membro
Se você fechou curto no capacitor, quando você fechar o tone, você fica sem volume.
Como pedido, duas imagens da ligação, para poderem avaliar:
1 - Ligação completa:
2- Ligação do potenciômetro de tonalidade:
Espero que de para entender
Obrigado pela ajuda
1 - Ligação completa:
2- Ligação do potenciômetro de tonalidade:
Espero que de para entender
Obrigado pela ajuda
MarceloCol- Membro
Bom dia povo,
Alguém se importaria de postar alguma imagem (foto) da ligação de um tone passivo como o meu para eu analisar e ver onde foi que eu errei na ligação?
Obrigado
Alguém se importaria de postar alguma imagem (foto) da ligação de um tone passivo como o meu para eu analisar e ver onde foi que eu errei na ligação?
Obrigado
MarceloCol- Membro
^ http://cdn.seymourduncan.com/images/support/schematics/std_jazz_bass.jpg
subgrave- Membro
Obrigado subgrave,
Porém, como postei anteriormente, eu segui este esquema que você postou e não esta funcionando.
Por isso pedi para alguém postar uma imagem de uma ligação.
Obrigado
Porém, como postei anteriormente, eu segui este esquema que você postou e não esta funcionando.
Por isso pedi para alguém postar uma imagem de uma ligação.
Obrigado
MarceloCol- Membro
Obrigado subgrave e eduardoJb,
Porém, como postei anteriormente, segui este esquema de ligação e não esta funcionando.
Por isso pedi uma imagem de uma ligação, não de um esquema.
Obrigado
Porém, como postei anteriormente, segui este esquema de ligação e não esta funcionando.
Obrigado
MarceloCol- Membro
^ MarceloCol, as fotos mostram um capacitor eletrolítico. Esse é o problema.
Use um capacitor de poliéster ou cerâmico de 0,047uF ou outro valor próximo.
Ruds- FCBR-CT
Obrigado Ruds,
Deve ser isso então que esta gerando o problema...
Obrigado Ruds
Deve ser isso então que esta gerando o problema...
Obrigado Ruds
MarceloCol- Membro
Os pots com eixo metálico também são muitooo fáceis de serem cortados.MarceloCol escreveu:Um amigo meu falou pra fazer isso, de cortar o eixo ^^
Para o caso é indiferente, pois é bastante baixa a voltagem de um sistema de captação passiva.MarceloCol escreveu:
SMJ, o que postamos não é um esquema elétrico, são ilustrações de ligações, bem melhores de se entender que qualquer imagem real.MarceloCol escreveu:Obrigado subgrave e eduardoJb,
Amigo, com todo respeito, mas se percebe que vc não entende nada de eletrônica, leva na eletrônica da esquina junto com um desses diagramas da SeymourDuncan que o pessoal resolve na hora prá vc...
subgrave- Membro
Obrigado pela explanação sr. subgrave,
Porém, também com todo respeito que merece até mesmo por ser um membro antigo de fórum, posso ter cometido um erro na ligação, porém, caso observe o desenrolar do tópico, entenderá q o esquema foi seguido, como se pode observar pelas fotos, O QUE NÃO RESOLVEU O PROBLEMA da ligação de meu baixo. Portanto, pedi ajuda, pois, as ILUSTRAÇÕES DE LIGAÇÕES eu mesmo já havia postado como tendo sido base para a ligação.
Sugiro tomar cuidado com afirmações pré-maturas....
Agora, em relação a levar em eletrônica, não cometeria o mesmo erro pela segunda vez, pois, foi assim que tive problemas por anos e anos em meu baixo
A minha resposta em relação as ilustrações de ligações, foi baseada no fato de que já havia postado a mesma anteriormente, e pedi as fotos de alguma ligação, para poder avaliar se não havia cometido algum erro, mesmo tendo conferido inúmeras vezes toda a ligação e afins....
Mas como o amigo Ruds disse, creio que o erro tenha sido a compra do capacitor (comprei o menor que vi com a capacitância necessária....)
Atenciosamente,
MarceloCol
Porém, também com todo respeito que merece até mesmo por ser um membro antigo de fórum, posso ter cometido um erro na ligação, porém, caso observe o desenrolar do tópico, entenderá q o esquema foi seguido, como se pode observar pelas fotos, O QUE NÃO RESOLVEU O PROBLEMA da ligação de meu baixo. Portanto, pedi ajuda, pois, as ILUSTRAÇÕES DE LIGAÇÕES eu mesmo já havia postado como tendo sido base para a ligação.
Sugiro tomar cuidado com afirmações pré-maturas....
Agora, em relação a levar em eletrônica, não cometeria o mesmo erro pela segunda vez, pois, foi assim que tive problemas por anos e anos em meu baixo
A minha resposta em relação as ilustrações de ligações, foi baseada no fato de que já havia postado a mesma anteriormente, e pedi as fotos de alguma ligação, para poder avaliar se não havia cometido algum erro, mesmo tendo conferido inúmeras vezes toda a ligação e afins....
Mas como o amigo Ruds disse, creio que o erro tenha sido a compra do capacitor (comprei o menor que vi com a capacitância necessária....)
Atenciosamente,
MarceloCol
MarceloCol- Membro
Ruds escreveu:^ MarceloCol, as fotos mostram um capacitor eletrolítico. Esse é o problema.
Qual a diferença? (é uma pergunta mesmo, juro)
galegonobaixo- Membro
Na verdade galegonobaixo, acho q não tem diferença, pois, como postaram um vídeo de um gringo testando todos os tipos de capacitores, creio que qualquer um sirva, mas pode ser uma explicação para a falha no meu circuito... sei la ^^galegonobaixo escreveu:
MarceloCol- Membro
Tem diferença.MarceloCol escreveu:Na verdade galegonobaixo, acho q não tem diferença, pois, como postaram um vídeo de um gringo testando todos os tipos de capacitores, creio que qualquer um sirva, mas pode ser uma explicação para a falha no meu circuito... sei la ^^galegonobaixo escreveu:
Os capacitores eletrolíticos não são tão "ideais" quanto os de poliéster ou cerâmicos. Os eletrolíticos são polarizados. Eles não funcionam bem em sinais que não tenham um bias DC. Por isso não servem pra ser usados em controles de tom passivos de baixo/guitarra.
Além disso, não existe no "varejo" capacitores eletrolíticos com valores de capacitância tão baixos quanto os usados nesses controles de tone passivos (47nF). Por isso, com certeza o valor do capacitor que o MarceloCol usou deveria ser bem mais alto. Isso fez a frequência de corte mínima do filtro ser tão baixa que parecia um controle de volume (cortava todo o sinal audível).
Ruds- FCBR-CT
Eis ai a diferença....
Então posso ter comprado 47mF ao invés de 47nF ?
Obrigado Ruds
Então posso ter comprado 47mF ao invés de 47nF ?
Obrigado Ruds
MarceloCol- Membro
^ Eu chuto, pelo tamanho do capacitor da foto, que vc comprou um de 47uF. 1000x maior do que vc deveria usar.
De nada.
De nada.
Ruds- FCBR-CT
Obrigado pela atenção e paciência Ruds, mas já aproveitando um pouco mais:
Será se este funcionará?
Obrigado
Será se este funcionará?
Obrigado
MarceloCol- Membro
^ Sim. É esse mesmo.
Ruds- FCBR-CT
Feito,
Troquei o capacitor e agora esta funcionando
Obrigado a todos que contribuíram nesta empreitada
Troquei o capacitor e agora esta funcionando
Obrigado a todos que contribuíram nesta empreitada
MarceloCol- Membro
eixo de potenciometro
Boa tarde rapaziada!!!
tenho um eagle jazz bass 4 cordas e estou com um problema serio!!!
o roadie de uma banda que eu toco fez o favor de deixar o baixo cair e ele caiu de frente!!! qdo fui ver na hora de tocar, o eixo do pot estava solto! esse tipo de problema eu soh consigo resolver levando ao luthier ou consigo resolver soh???
abraço.
o roadie de uma banda que eu toco fez o favor de deixar o baixo cair e ele caiu de frente!!! qdo fui ver na hora de tocar, o eixo do pot estava solto! esse tipo de problema eu soh consigo resolver levando ao luthier ou consigo resolver soh???
abraço.
Bruno Oliveira- Membro
Bruno Oliveira escreveu:Boa tarde rapaziada!!!
abraço.
Troque o potenciômetro.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Página 2 de 2 • 1, 2