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Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone

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Mensagem por Nando Medeiros Ter Ago 20, 2013 8:59 pm

Salve amigos!

Estou pesquisando bastante aqui no fórum, mas gostaria de compartilhar e ouvir criticas dos Senhores.

Tive a oportunidade já há algum tempo de testar um baixo Cherutti de sete cordas e achei o som e acabamento muito bons.

Mas como não tinha meios de adquirir um instrumento destes, continuei com os meus quatro cordas feliz da vida.

Porém, desde 2009, o mundo mudou bastante, sai da faculdade, comecei a trabalhar e hoje penso em explorar um mundo um pouco maior de graves e musical.

Assim, por acreditar muito no trabalho da Ledur, remanescente da antiga Cherutti. Estou em conversas para a produção de um Baixo de 6 cordas do modelo Escaravelho.

Neste momento que surge a dúvida, como construí-lo?

Como gostaria de um instrumento com madeiramento mais claro. As primeiras conversas, foram pela seguinte combinação:
- Corpo de cedro rosa com top em marfim (uma peça com desenhos, ou tiger/flamed maple);
- Braço em sucupira com marfim imperial;
- Escala em Marfim Imperial;
- Captação EMG;
- Pré-amp Aguilar OBP-3 ou EMG;
- Ferragens Gotoh e ponte em latão da própria Ledur;

Atualizações anteriores:

Atualização 26/05/2014:

Após mais alguns atrasos, finalmente o novo filho está vindo para casa!
Demorou um pouco mais do que o prazo inicial, de 90 dias, mas tudo bem.
O pedido do baixo ocorreu em 26/08/2013 e hoje está vindo para cá.

Esta última demora se deu pela falta de um potenciômetro concêntrico de volume e finalização da pintura.
Também, acabei decidindo acrescentar uma chave ativo/passivo, que não tinha considerado no começo do projeto.
Mas agora ele está terminado!

Ao meu ver o resultado ficou incrível, agora, quero ver como está a sonoridade!
Talvez já o estreie na próxima apresentação da minha banda na Sexta-feira!

Acredito que já esteja na transportadora e em no máximo dois dias chegue aqui.

Então, no final das contas o baixo ficou da seguinte forma:
- Braço e escala em Marfim, longarinas em Sucupira;
- Corpo em Cedro;
- Top em Kiri Spalted;
- Tarrachas Gotoh Douradas;
- Ponte em Latão da própria Ledur;
- Cordas Earnie Ball .032;
- Captadores Nordstrand Big Singles;
- Circuito Aguila OBP-3 com configuração (do braço ao straplock):
1o - Volumes dos Caps Concêntricos;
2o - Controle de Grave;
3o - Controle de Médios;
4o - Controle de Agudos;
5o - Blend para seleção de frequências médias;
Todos os pots são Aguilar;

Bom, seguem algumas fotos:

Processo de envernização:
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone DSC02494 e Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone DSC02495

Agora o baixo já completo:
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Muito obrigado amigos, espero que curtam!


Última edição por Nando Medeiros em Ter maio 27, 2014 6:56 pm, editado 17 vez(es)
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Mensagem por galegonobaixo Qua Ago 21, 2013 1:17 am

Cara,

Opnião é pessoal.
Que som que você quer no baixo?

Marfim não é muito agudo não, mas pesa bastante.Quanto a isso veja peças tipo gotoh res-o-lite que são bem mais leves...

Acho que os caras da ledur tem o padrão que eu ví diferente umas duas vezes só:
Corpo sempre em cedro, braço em marfim com outra coisa.

Se você quer um som e de jazz bass, bem vintage? corpo em cedro , braço em marfim...
Quer som de fodera? corpo de cedro, braço em marfim...
Quer um som hi-tech, com bastante agudo tipo daft punk?, corpo de cedro braço em marfim.

Isso me irrita, não sei se é falta de madeira ou preguiça administrativa ou sei lá o que...

Sei que tem muita gente que não acredita nesse lance de madeira influenciar...
Mas eu dava uma olhada antes...

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2013 2:03 am

Não é má vontade, mas se você confia o bastante em uma lutheria custom pra encomendar um baixo, talvez seja melhor conversar esses detalhes com eles.

Quanto ao que o galego falou, muitas lutherias são assim. Eles tem experiência com determinada madeira e quando funciona bem é o que recomendam. Em relação ao som de cada madeira, a turma tem é vergonha de dizer que não sabe. E acredite, ninguém sabe...

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Mensagem por DUDUBASS Qua Ago 21, 2013 7:54 am

É verdade. Particularmente ficaria receoso em alterar projetos que o luthier já utiliza e tem conhecimento naquilo, esse lance de mudar as coisas que o profissional conhece e está acostumado a fazer não me agradam, pra mim manteria o que ele tem de bom e e mexeria apenas em eletronica e ferragens. Caso o instrumento do cara não me agradasse da forma como ele o faz não o compraria pra ter que alterar determinado processo. Não gosto de arriscar nisso, já arrisquei e me dei mal.

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Mensagem por Nando Medeiros Qua Ago 21, 2013 8:35 am

Bom dia Pessoal!

Agradeço os comentários.

Entendo que não seja má vontade Allex, tranquilo! hehe

Claro que estou conversando com eles sobre tudo isso, a minha ideia nem é fazer algo totalmente inovador, mas respeito a opinião de todos que contribuem aqui com o fórum e sempre existe a chance de aprender um pouco mais e agregar - possivelmente - alguma ideia que ainda não foi ventilada. Principalmente na construção de um novo instrumento.

A ideia realmente é discutir opções ao projeto com os Senhores e rediscuti-las com o Luthier que as aplicará.
Caso este segundo não ache uma boa ideia, tentaremos encontrar uma nova solução junto com eles.

Pela conversa que tive, já construíram instrumentos com escalas em marfim. Porém, nunca tive a oportunidade de testar o som de um instrumento assim. Outro motivo de compartilhar minha dúvida aqui.

E sobre o pré-amp, talvéz aqui não seja o local mais indicado, mas para evitar de criar um novo tópico apenas para isso.
Caso alguém já tenha testado os dois circuitos, são tão diferentes assim?

Obs.: Obrigado pelas opiniões!
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Mensagem por subgrave Qua Ago 21, 2013 9:44 am

Já fiz dois baixos lá com eles, e no primeiro eu realmente cheguei lá achando que teria que decidir sobre madeiras a serem usadas no projeto e tal, mas me aconselharam a aceitar o padrão de madeiras que eles usam (cedro corpo - marfim braço) para garantir qualidade costrução e sonoridade (que registre-se são ótimas), daí o músico só precisa se preocupar com a madeira figurativa/top e outras questões de projeto mais interessantes como shapes e captadores...

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Mensagem por DUDUBASS Qua Ago 21, 2013 9:48 am

Esse lance da eletrônica é muito particular, tenho um baixo Wood Master 5 cordas, excelente instrumento e muito bem construído, mas não curtia o som dele, era EMG 40J + BQS system, ía até vender o baixo, resolvi trocar toda a eletrônica e coloquei Bartolini + Aguilar e desisti de vender o baixo. Vai depender do som que vc curte.

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Mensagem por Nando Medeiros Qua Ago 21, 2013 9:53 am

Realmente, a minha dúvida Subgrave é quanto ao top e a escala. A mudança de outras madeiras, inclusive do corpo já descartei, até conversando com o Rodrigo, que atende lá.

Agora, Dudubass, entendo perfeitamente o que diz, tanto é que a pergunta foi sobre a diferença de sonoridade entre o sistema da EMG e da Aguilar. Se colore de mais, timbra de mais, estas coisas.

Tenho preferência por um som quente, definido e o mais "aveludado" possível.
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2013 9:59 am

^ Os dois colorem pouco. O boost dos Aguilar parece ser mais forte.

Eu não associaria os produtos EMG à palavra "aveludado".

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Mensagem por MamedeARTE Qua Ago 21, 2013 10:07 am

E uso aguilar (18V) no meu Jazz Bass, pois tive a indicação de que ele extrai bem o característica dos captadores sem alterar muito o som original (no meu caso são Saymour Duncan jazz bass). Posso dizer que estou muito satisfeito, pois tem o timbre que gosto (mais gordo e definido). Abs.
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Mensagem por subgrave Qua Ago 21, 2013 10:25 am

Nando Medeiros escreveu:Realmente, a minha dúvida Subgrave é quanto ao top e a escala.
Creio que a influência do top seja despresível, e a escala deve ser +- aquele padrão de sempre, como vc gosta de som mais aveludado acredito que deva dar preferência para escala escura...

Nando Medeiros escreveu:
Tenho preferência por um som quente, definido e o mais "aveludado" possível.
Considere usar captação passiva somente com controles de tone passivo! Tenho a impressão que prés ativos costumam perder bastante do "aveludado" do timbre, parece que "abrem" mais o timbre, que fica mais na cara...

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Mensagem por NeyBass Qua Ago 21, 2013 1:06 pm

Pra mim o que acho ruim da combinação cedro + marfim é só o peso (kg), o som fica ótimo, tanto com caps EMG ou SD, mas o peso é sofrível. E o marfim é duro demais, não dá uma regulagem legal no braço, pq por mais que vc solte o tensor as cordas não tem força pra puchar o braço pra frente.

Sei que vão dizer que isso depende do luthier, mas os 2 baixos que tive com essa combinação ficaram pesados. O meu atual é menos que o Deoliveira, mas mesmo assim é pesado.
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Mensagem por subgrave Qua Ago 21, 2013 1:56 pm

^Não tá muito certo isso aí, os Ledur são extremamenteeeeeeeeee leves, mas imagina um baixo leve, mesmo o de 05 cordas, e os de 04 cordas são tão leves quanto guitarras...

Sobre o braço, realmente tem essa característica, precisam de pouca atuação do tensor mesmo, são braços extremamente estáveis. Dos meus 03 baixos dessa marca um de 04 cordas está com o tensor totalmente frouxo para conseguir regulagem, tava até batendo de tão solta a bala de aperto, e isso com cordas 045, se tivesse com cordas 040 já não ia conseguir um regulagem ao meu gosto, os outros estão com regulagem Ok com o tensor bem pouco apertado... Mas eu gosto de regulagem com o braço bastante curvado, já para quem gosta de braço bem retinho e corda colada fica até melhor...

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Mensagem por malka_aff Qua Ago 21, 2013 3:45 pm

eu escolheria as madeiras mais leves possiveis tanto pra braço, quanto pra corpo.

Escolheria um top bonito (ando na mente com rosewood de top), na escala escolheria maple (pura estética pra mim) com marcações em madre pérola.

e pediria o top também no headstock pra combinar com o corpo.

Resumindo, madeira pra mim é pura estética e ergonomia.

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Mensagem por NeyBass Qua Ago 21, 2013 6:31 pm

subgrave escreveu:^Não tá muito certo isso aí, os Ledur são extremamenteeeeeeeeee leves, mas imagina um baixo leve, mesmo o de 05 cordas, e os de 04 cordas são tão leves quanto guitarras...

Sobre o braço, realmente tem essa característica, precisam de pouca atuação do tensor mesmo, são braços extremamente estáveis. Dos meus 03 baixos dessa marca um de 04 cordas está com o tensor totalmente frouxo para conseguir regulagem, tava até batendo de tão solta a bala de aperto, e isso  com cordas 045, se tivesse com cordas 040 já não ia conseguir um regulagem ao meu gosto, os outros estão com regulagem Ok com o tensor bem pouco apertado... Mas eu gosto de regulagem com o braço bastante curvado, já para quem gosta de braço bem retinho e corda colada fica até melhor...
o meu também está com o tensor todo solto e o braço está super reto, ja estou achando ruim pois queria um pouco curvado pra frente, mas não há cristo que puche esse braço pra frente.

Agora quanto ao peso, não vou falar nada dos Ledur, mas todos baixos que ja peguei, com cedro + marfim eram pesados.
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Mensagem por subgrave Qua Ago 21, 2013 8:29 pm

NeyBass escreveu:
o meu também está com o tensor todo solto e o braço está super reto, ja estou achando ruim pois queria um pouco curvado pra frente, mas não há cristo que puche esse braço pra frente.
cordas 045 ajudam um bocado

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Mensagem por Nando Medeiros Qua Ago 21, 2013 11:32 pm

Interessante!

Realmente, valeu o tópico!

Principalmente as dicas sobre o braço do instrumento, tensores, madeiras e a experiência de quem já tem um Ledur.

Grato a todos!

Talvez a última pergunta:
- Um tensor de ação dupla, não resolveria o problema de querer curvar o braço para a frente ou para trás? (pergunta certamente ignorante, eu sei..)

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Mensagem por NeyBass Qui Ago 22, 2013 8:22 am

Nando Medeiros escreveu:Interessante!

Realmente, valeu o tópico!

Principalmente as dicas sobre o braço do instrumento, tensores, madeiras e a experiência de quem já tem um Ledur.

Grato a todos!

Talvez a última pergunta:
- Um tensor de ação dupla, não resolveria o problema de querer curvar o braço para a frente ou para trás? (pergunta certamente ignorante, eu sei..)
Não só ajuda como seria a medida correta o uso de um tensor de ação dupla, pois nem sempre (meu caso) as cordas conseguem puchar o braço pra frente, ja conversei com o luthier, assim que terminar uns compromissos que tenho até novembro vou enviar o braço pra ele colocar um tensor ação dupla.

subgrave escreveu:
NeyBass escreveu:
o meu também está com o tensor todo solto e o braço está super reto, ja estou achando ruim pois queria um pouco curvado pra frente, mas não há cristo que puche esse braço pra frente.
cordas 045 ajudam um bocado
minhas cordas são 0,45.
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Mensagem por Nando Medeiros Sex Ago 23, 2013 5:15 pm

Beleza Pessoal!


Foi uma grande ajuda esse tópico até aqui!

Consegui tirar todas as minhas dúvidas, com vocês e com o pessoal da Ledur. Tri atenciosos e muito pacientes.

Então resolvi adicionar esta nova criança ao meu set. Agora serão 3 meses de espera... Rolling Eyes 
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Mensagem por gpraxedes Sex Ago 23, 2013 11:24 pm

Decidiu sobre a eletrônica?

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Mensagem por subgrave Sáb Ago 24, 2013 9:31 am

Nando Medeiros escreveu:
Então resolvi adicionar esta nova criança ao meu set. Agora serão 3 meses de espera... Rolling Eyes 
claps 

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Mensagem por Nando Medeiros Dom Ago 25, 2013 9:19 am

gpraxedes escreveu:Decidiu sobre a eletrônica?
Acabei decidindo pelos caps da EMG e pré Aguilar mesmo. Ouvi alguns baixos da Ledur com uma configuração bem parecida acredito que ficará um timbre muito interessante!

Próximo deste som:

subgrave escreveu:
Nando Medeiros escreveu:
Então resolvi adicionar esta nova criança ao meu set. Agora serão 3 meses de espera... Rolling Eyes 
claps 
Muito obrigado! Se tiverem interesse posto algumas fotos conforme chegarem. Hehe
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Mensagem por gpraxedes Dom Ago 25, 2013 10:36 am

^ Esse som para solos é um espetáculo!

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Mensagem por subgrave Dom Ago 25, 2013 6:55 pm

NeyBass escreveu:
subgrave escreveu:
NeyBass escreveu:
o meu também está com o tensor todo solto e o braço está super reto, ja estou achando ruim pois queria um pouco curvado pra frente, mas não há cristo que puche esse braço pra frente.
cordas 045 ajudam um bocado
minhas cordas são 0,45.
Só para registrar e não ficar nenhuma injustiça com a Ledur,
hoje me ocorreu de continuar soltando o tensor, e não é que ele começou a atuar para frente!

Que beleza, o baixinho tem tensor de dupla ação!

Imagina um cara feliz, consegui uma regulagem sensacional, como é o esperado desses baixos.

Realmente braço de marfim precisa de tensor de dupla ação...

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Mensagem por Nando Medeiros Seg Ago 26, 2013 9:00 pm

Verdade!

Havia conversado com o pessoal da Ledur sobre isso e me informaram que utilizam tensores de ação dupla em seus equipamentos. Possivelmente Ney, tu não precise trocar o tensor. Vale uma conversada com o pessoal da empresa, tenho quase certeza que utilizaram tensor duplo no seu também.

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Mensagem por NeyBass Ter Ago 27, 2013 8:10 pm

Nando Medeiros escreveu:Verdade!

Havia conversado com o pessoal da Ledur sobre isso e me informaram que utilizam tensores de ação dupla em seus equipamentos. Possivelmente Ney, tu não precise trocar o tensor. Vale uma conversada com o pessoal da empresa, tenho quase certeza que utilizaram tensor duplo no seu também.

Nando o meu não é ledur. Valeu
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Mensagem por Nando Medeiros Sáb Set 14, 2013 12:27 am

Entendido Ney!

Jurava que tinha lido em algum lugar que o seu era Ledur.

(Atualizei também o post inicial com algumas fotos de opções de tops para o instrumento).
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Mensagem por malka_aff Sáb Set 14, 2013 10:34 am

eu iria na opção 5 =D

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Mensagem por subgrave Sáb Set 14, 2013 12:00 pm

malka_aff escreveu:eu iria na opção 5 =D
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Mensagem por NeyBass Sáb Set 14, 2013 12:10 pm

só pra te confundir mais ainda.

top, opção 8
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Mensagem por gpraxedes Sáb Set 14, 2013 2:42 pm

5...

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Mensagem por Rotiv Sáb Set 14, 2013 3:03 pm

4...

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Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone Empty Re: Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone

Mensagem por fheliojr Sáb Set 14, 2013 4:17 pm

nando, nao me leve a mal, mas acho q estas madeiras têm um aspecto muito simples p/ um top.
de qq maneira, ente estas opcoes, eu iria na 5.

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Mensagem por gpraxedes Sáb Set 14, 2013 6:43 pm

Os tops Ledurs que vejo são sempre muito simples, mas bonitos. Mas se quiser algo claro e figurado, sugiro spalted maple, acho lindíssimo.

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Mensagem por Nando Medeiros Sáb Set 14, 2013 6:52 pm

gpraxedes escreveu:Os tops Ledurs que vejo são sempre muito simples, mas bonitos. Mas se quiser algo claro e figurado, sugiro spalted maple, acho lindíssimo.
Pois é,
está é a razão de ainda estar em grande duvida sobre o top deste contrabaixo.

Já pensei, e até aconversrei sobre tiger/spalted maple com a ledur.

Vejamos os modelos que me mandarão.

Não tenho pressa, "apenas" quero um excelente baixo.
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Mensagem por fheliojr Sáb Set 14, 2013 9:19 pm

^ seria uma boa, na falta de algum outro top mais bonito, escolher um dos elencados acima, mas com uma pintura translucida?

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Mensagem por Nando Medeiros Sáb Set 14, 2013 11:59 pm

Fheliojr, esta é uma grande ideia, inclusive, comecei a pesquisar sobre isso.

Pensei em algo como isso:
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone 1240625_583237445067302_1122599880_n

Mas tenho dúvidas sobre a cor. Inclusive, conversando com a Ledur, me sugeriram utilizar uma cor bastante neutra, próxima a cor da madeira, apenas para realçar os veios da madeira.

Mas realmente tenho muita dúvida sobre este acabamento.
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Mensagem por fheliojr Dom Set 15, 2013 5:01 pm

^ nando, acho q uma pintura translucida seria muito interessante neste caso, pq exporia os veios da madeira usada nesta construcao, mas disfarçaria a simplicidade de q falei.

acho q se poderia usar cores q não fossem neutras, tb, sem preterir da estética q se pretende. veja o site da sadowsky, da fender custom shop...

alguns exemplos: https://www.google.com.br/search?q=bass+translucid.&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jBE2UpfTCJCG9QTI8IDAAg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1477&bih=752&dpr=1#q=bass+translucid&tbm=isch&imgdii=_

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Mensagem por Nando Medeiros Seg Set 23, 2013 11:52 pm

Tópico atualizado no primeiro post.

Mais três opções de tops e nova escolha de captadores.

Agora me resta encontrar os pickups...
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Mensagem por malka_aff Ter Set 24, 2013 2:35 pm

gostei muito da opção 9 e 11 =D, acho que usaria a 9, naquele modelo do escaravelho ia ficar muito malvado com a opção 9 rock 
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Mensagem por rafammbass Ter Set 24, 2013 4:16 pm

Nando Medeiros escreveu:Mais três opções de tops e nova escolha de captadores.
Rapaz... Assim que vi os tops novos la em cima, fui procurar como seria a escala. Ufa, já vi que vai ser de maple! Laughing Laughing 

Um projeto custom 'open-source' como esse é complicado. Gosto é algo muito pessoal, mas já que tu abriu, vou dar uns pitacos:

Eu particularmente não gosto desse modelo de baixo. Não acho aquela abertura das 'garras' atrás da ponte legal. Se eu fosse de Ledur, iria no single cut que tem no site deles, o GCR.

Se fosse pra usar um top claro, a opção 7 seria a minha escolha. Mas já que surgiram essas outras opções (e eu nem vi as outras) eu iria sem dúvida na opção 11, pedindo ainda mais um teco dessa madeira pra fazer o headstock combinando.

Digo isso porque eu não gosto do braço inteiriço, nem da colagem do braço aparecendo, seja no corpo, seja no headstock e eu acho que o contraste entre a escala e o corpo/head ia ficar muito bonito mesmo.

Meu desejo sincero é que você alcance um instrumento que te deixe feliz. Desculpe se meus comentários foram um pouco brutos mas, como falei lá em cima, um projeto custom 'open-source' é meio complicado mesmo. Imagina só se eu ouvisse nego que recomendou que eu não pintasse meu S.Martyn de preto? Meu sonho ia pras cucuias.

Se puder passar mais algumas fotos de tops, manda aí pra gente admirar!

Abraço!



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Mensagem por Nando Medeiros Ter Set 24, 2013 4:44 pm

Malka_aff:

Realmente eu estou muito em dúvida, dos tops, estes três últimos me deixaram bastante indeciso. Mas deles, para o que imagino do baixo, o top 10, acho que é o meu preferido.
Mas ainda existe a opção de Flamed Maple, que o deixaria bem mais claro, como era a minha Ideia original.


Rafammbass:

Concordo contigo em alguns pontos, é muito complicado aceitar todas as opiniões, ainda mais de um grupo que torna tudo mais interessante, como o Fórum ContrabaixoBR, com tantas opiniões e conhecimentos diferentes de causa.
E de forma nenhuma levei a mal teus comentários, fica tranquilo!

Mas também sei, que não necessariamente, eu sozinho faria as melhores escolhas, em todos os detalhes deste instrumento.
Assim, aproveito essa ferramenta, que é o Fórum, pra me ajudar em alguns detalhes que realmente ainda tenho dúvidas, como top, circuito + pickups, até mesmo cordas.

Agora, a escolha do modelo de instrumento e da Luthieria para fazer o projeto, se deve principalmente ao desenho do baixo e as boas referências que tive deles. Tem alguns anos que estava namorando baixos da Ledur (e da Cherutti) pelo ótimo acabamento e qualidade.

Mas principalmente pelo desenho do instrumento, antes de começar o projeto, pesquisei muito sobre sons, luthierias e desenho de instrumentos pertencentes àquele "Artista".

E o desenho que mais gostei e som, acabamento e atendimento me fizeram decidir pela Ledur.
Além disso, pra ver como são as opiniões e gostos, eu já prefiro que o head seja igual ao braço do instrumento. rs

Todas as sugestões são bem-vindas, algumas acato, outras não, rs. Me desculpem se decepsionar alguém... não foi a intenção.
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Mensagem por rafammbass Ter Set 24, 2013 5:46 pm

Hahaha! Viva a diversidade!

E pra quando fica pronto o filho? Seria legal se você conseguisse colocar também as fotos do processo - elas deixam muita gente hipnotizada (como eu).

Abs!
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Mensagem por gpraxedes Ter Set 24, 2013 5:51 pm

Flamed maple, sempre funciona!
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Mensagem por Nando Medeiros Qua Set 25, 2013 10:01 pm

Rafammbass:

A previsão é para final de Novembro (90 dias), porém, como falei para o Rodrigo - da Ledur - não me importo de recebê-lo só em Janeiro, se for preciso, pra que não tenha pressa em nenhuma fase, para não precisar acelerar nenhuma etapa, pra que toda a competência deles, esteja ali, nesse instrumento.

E sim, já fiz a "cobrança"/pedido para que me enviem fotos regulares de cada etapa do processo. cheers 

Gpraxedes:
Defini o baixo com maple, flamed se não tiver spalted ou quilted.

Busco algo bem nessa linha:
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone TonyBass%20TWIN

Mas com ferragens douradas e marcação em abalone, como essa:
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone BASS-BLOCKS-CUP3

E pensando em utilizar cordas Flatwound, para deixar o som mais "gordo" e encorpado.

Acho que ficará interessante =]
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Mensagem por gpraxedes Qua Set 25, 2013 10:47 pm

Esse é flamed, o spalted é outra idéia, eu gosto mas acho que sua idéia está mais clean, então combina mais um quilted ou flamed mesmo. Vai ficar bonito.
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Mensagem por gpraxedes Qua Set 25, 2013 10:49 pm

Já viu pioppo? Aquela guitarra que o Samuel fez ficou lindíssima com essa madeira, a deOliveira já fez belos instrumentos com ela. Acho que vale conferir.
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Mensagem por Nando Medeiros Qua Set 25, 2013 10:52 pm

Exato, aquela é flamed. Foi apenas um exemplo de "tons" que quero no instrumento hehe.

A primeira ideia era algo assim (spalted):
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone Image-4

Mas muito difícil de encontrar sem ter de importar (se alguém tiver uma madeira dessas, com 1,2 cm de espessura e quiser me vender entre em contato =D);

Ou assim (quilted):
Ledur Escaravelho 6 cordas - Escolha da marcação em Abalone Jefvulcan-045_resize

Conheço o piopo sim e o trabalho da De Oliveira (tenho um Wave 4 cordas Laughing ).

Mas o piopo acho legal, mas não num instrumento meu, sabe como é? hehe
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Mensagem por gpraxedes Qui Set 26, 2013 6:06 am

^ Qualquer um desses ficará lindo.
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Mensagem por Nando Medeiros Qua Out 02, 2013 12:23 pm

Atualização do post inicial.

Decidi utilizar uma "nova madeira" no estoque da Luthieria Brasil.

Spalted Kiri.

Muito obrigado,
Pessoal
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