Captadores para um Precision com som vintage
+4
allexcosta
Paulo Penna
flauius
chrisbass
8 participantes
Página 1 de 1
Captadores para um Precision com som vintage
Fala galera,
ultimamente assisti alguns shows nos quais os baixistas usavam Fender Precision e, apesar de nunca ter sido um grande fã (todos meus baixos são jazz bass) eu fiquei instigado por como o baixo soou. Nos dois casos o som era uma mistura de funk/ blues e jazz e o P-bass tava super grave mas definido ainda assim. Se ajuda a referência, o primeiro show foi do trompetista Eric Truffaz e o segundo o trio do John Mayer com o Pino Palladino no baixo.
Tive uma oportunidade e peguei um Precision, mas ele veio com um par de EMG ativos, o que deixou ele bem agudo (o som do slap ficou ótimo, devo confessar). Como eu queria esse baixo pra tocar numas gigs que toco um som mais funk anos 70 , achei que talvez trocar as cordas round que eu estava usando (DR Lo-Riders) por umas flat (Thomastik) poderia resolver. Ajudou muito, mas ainda não é isso.
Dei uma pesquisada por aqui mas não consegui chegar a nenhuma conclusão de qual seria o cap ideal pro que eu procuro: fiquei entre os Lindy Fralins, o Antiquity II ou o SPB-1. No caso dos dois primeiros eu só encontrei na gringa, já os SPB eu achei por aqui por um preço bacana.
O que vocês acham?
Desde já, muito obrigado.
Chris
ultimamente assisti alguns shows nos quais os baixistas usavam Fender Precision e, apesar de nunca ter sido um grande fã (todos meus baixos são jazz bass) eu fiquei instigado por como o baixo soou. Nos dois casos o som era uma mistura de funk/ blues e jazz e o P-bass tava super grave mas definido ainda assim. Se ajuda a referência, o primeiro show foi do trompetista Eric Truffaz e o segundo o trio do John Mayer com o Pino Palladino no baixo.
Tive uma oportunidade e peguei um Precision, mas ele veio com um par de EMG ativos, o que deixou ele bem agudo (o som do slap ficou ótimo, devo confessar). Como eu queria esse baixo pra tocar numas gigs que toco um som mais funk anos 70 , achei que talvez trocar as cordas round que eu estava usando (DR Lo-Riders) por umas flat (Thomastik) poderia resolver. Ajudou muito, mas ainda não é isso.
Dei uma pesquisada por aqui mas não consegui chegar a nenhuma conclusão de qual seria o cap ideal pro que eu procuro: fiquei entre os Lindy Fralins, o Antiquity II ou o SPB-1. No caso dos dois primeiros eu só encontrei na gringa, já os SPB eu achei por aqui por um preço bacana.
O que vocês acham?
Desde já, muito obrigado.
Chris
Re: Captadores para um Precision com som vintage
O JAZZigo fez um comparativo bacana há um tempo atrás. Pode te ajudar a decidir.
https://www.contrabaixobr.com/t27826-comparativo-entre-4-captadores-split-coil-no-fender-precision-bass
https://www.contrabaixobr.com/t27826-comparativo-entre-4-captadores-split-coil-no-fender-precision-bass
Tenho um pbass que já usei com emg ativos (os normais) e eles nunca soaram agudos, tem certeza que não tem problemas por ai?
Sugiro, para som vintage, os cap originais pbass da fender.
Sugiro, para som vintage, os cap originais pbass da fender.
Paulo Penna- Membro
O SPB com certeza vai caminhar na direção que você quer, se comparado ao EMG, mas é impossível dizer se seu ouvido vai se agradar do resultado final. Se achou ele no Brasil por um bom preço é o passo mais sensato na minha opinião. Qualquer coisa vende.
já tive os 3 e acho a recomendação do allexcosta bastante sensata. particularmente, prefiro o fralin, mas as diferenças são pequenas IMO. caso resolva trazer mesmo de fora, considere também um captador jason lollar.
uma outra coisa que você pode tentar depois é trocar as TI por La Bella, ou até por GHS Precision Flats, que são mais baratas. mas leve em consideração que as últimas são mais "pesadas" na mão que as TI.
uma outra coisa que você pode tentar depois é trocar as TI por La Bella, ou até por GHS Precision Flats, que são mais baratas. mas leve em consideração que as últimas são mais "pesadas" na mão que as TI.
danielfbl- Membro
Agradeço todas as opiniões, acabei comprando os SPB-1 por R$ 200,00, acho que valeu o negócio. Depois de instalá-los posto minha opinião. Só um comentário a respeito das Thomastik, elas são super caras de fato, mas eu estou impressionadíssimo por elas. Achei que elas tem um timbre lindo, vintage na medida (tudo muito equilibrado) e deliciosas de serem tocadas. Achei que valeu o investimento.danielfbl escreveu:já tive os 3 e acho a recomendação do allexcosta bastante sensata. particularmente, prefiro o fralin, mas as diferenças são pequenas IMO. caso resolva trazer mesmo de fora, considere também um captador jason lollar.
Abraços a todos e obrigado!
excelente. acho que você vai curtir.
danielfbl- Membro
200 reais foi de graça.....chrisbass escreveu:Agradeço todas as opiniões, acabei comprando os SPB-1 por R$ 200,00, acho que valeu o negócio. Depois de instalá-los posto minha opinião. Só um comentário a respeito das Thomastik, elas são super caras de fato, mas eu estou impressionadíssimo por elas. Achei que elas tem um timbre lindo, vintage na medida (tudo muito equilibrado) e deliciosas de serem tocadas. Achei que valeu o investimento.danielfbl escreveu:já tive os 3 e acho a recomendação do allexcosta bastante sensata. particularmente, prefiro o fralin, mas as diferenças são pequenas IMO. caso resolva trazer mesmo de fora, considere também um captador jason lollar.
Abraços a todos e obrigado!
Paulo Penna- Membro
Só por curiosidade, teria como postar os links desses videos pra gente ver e ouvir o timbre que vc gostou?chrisbass escreveu:Fala galera,
ultimamente assisti alguns shows nos quais os baixistas usavam Fender Precision... ...o primeiro show foi do trompetista Eric Truffaz e o segundo o trio do John Mayer com o Pino Palladino no baixo.
https://youtu.be/sFgFFNXahcg
Paulo Penna- Membro
O do Pino é esse mesmo do show ao vivo postado pelo Paulo Penna.edumoraes escreveu:Só por curiosidade, teria como postar os links desses videos pra gente ver e ouvir o timbre que vc gostou?chrisbass escreveu:Fala galera,
ultimamente assisti alguns shows nos quais os baixistas usavam Fender Precision... ...o primeiro show foi do trompetista Eric Truffaz e o segundo o trio do John Mayer com o Pino Palladino no baixo.
O do Erik Truffaz é este aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=M1CUr7SXGaE
Este é show é matador, álias.
Abrax
O baixo do Pino tem capacitor de 1m faraday e não de .47 como usual.
Paulo Penna- Membro
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/dkmeeYyiC34" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Mais som de Pbass matador.
Mais som de Pbass matador.
Paulo Penna- Membro
Paulo, gostaria de saber mais se isso muda na sonoridade do baixo...Paulo Penna escreveu:O baixo do Pino tem capacitor de 1m faraday e não de .47 como usual.
Outros vídeos do Pino com um super som de Pbass:
https://www.youtube.com/watch?v=m4XI6LXCsH8
https://www.youtube.com/watch?v=ZmYRllome8Q
Olá pessoal,
Gostei das informações que todos passaram.
Tenho um Pbass e estou satisfeito com o timbre, mas uma coisa me incomoda, o parafuso que segura o captador deixa o meu polegar um pouco dolorido. Alguém já teve problema com isso? Por favor, me dêm uma sugestão.
Abço.
Enio
Gostei das informações que todos passaram.
Tenho um Pbass e estou satisfeito com o timbre, mas uma coisa me incomoda, o parafuso que segura o captador deixa o meu polegar um pouco dolorido. Alguém já teve problema com isso? Por favor, me dêm uma sugestão.
Abço.
Enio
^ se vc não se importar em mudar sua técnica de abafamento, tente usar a do polegar flutuante.
fheliojr- Membro