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Mensagem por brucce Seg Set 02, 2013 12:38 pm

Breno_Barnabe escreveu:Gasômetro é nome de uma rua no Bras, é lá que vende madeiras? Passei lá umas vezes mas não reparei nisso.
Isso mesmo!

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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 2 Empty gasometro

Mensagem por henri carvalho Seg Set 02, 2013 1:40 pm

aqui em São Paulo é o melhor lugar para comprar madeira, tem algumas ruas que vc encontra quase todo tipo de madeira, mogno, cedro, jacaranda, pau ferro, embuia, maple, crerry, é só dar uma procurada.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 02, 2013 3:37 pm

henri carvalho escreveu:Sou novo aqui no forun

ha um mes atras comprei algumas madeira la no gasometro, entre elas comprei uma peça de Ash, a ideia era fazer  uma Strato.

o problema é que a madeira é super pesada, aparentemente ela é uma madeira dura e resistente, então veio a duvida sobre usar para fazer braço.
Frêixo (Ash em português), não serve para braços, apenas para corpos.
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Mensagem por ct.colela Seg Set 02, 2013 7:58 pm

ClaudioBass escreveu:^ Aqui no Rio, Gasômetro é uma estação que armazena e distribui gás naqueles tanques flutuantes. A foto abaixo é do Gasômetro RJ:

PREZADO COLABORADOR, POR FAVOR, LEIA OS AVISOS DO FÓRUM
La no bras tem um negocio igual a esse da foto
e eu sempre passei por la querendo saber o que era aquilo
agora sei

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Mensagem por Luiz87 Seg Set 02, 2013 10:18 pm

Bertola, valeu pela dica... estava empenado mesmo...eu tinha medo de mexer no tensor, mas agora eu mexi e a "surdez" das notas passou...o único problema eh que o baixo nai esta aceitando ação muito baixa que trasteja bastante. Estou com cordas flatwound...sera que eh isso?

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Mensagem por ct.colela Seg Set 02, 2013 10:20 pm

Quici que não pode quotar fotos
desculpa moderação

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 02, 2013 10:28 pm

Luiz87,
Cara, essa regulagem não foi bem feita...
Quando um luthier profissional trabalha um instrumento, ele é capaz de analisar o que o mesmo precisa (ou não), e faz...
É muito provavel que seu baixo esteja precisando de uma regulagem mais completa, que, inclusive, mexa nos trastes....
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Mensagem por Cantão Seg Set 02, 2013 10:59 pm

Grande Bertola , obrigado por dividir seu conhecimento conosco , abraço Mestre.

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Mensagem por Luiz87 Seg Set 02, 2013 11:02 pm

Opa Bertola! Valeu cara. Na verdade, esse baixo serve pra ser laboratorio mesmo... quero fuçar e aprender na marra a regular. ..

Alguma coisa q eu possa fazer no meu nivel "assistente de iniciante"? Kkkkk

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 03, 2013 2:10 pm

Cantão escreveu:Grande Bertola , obrigado por dividir seu conhecimento conosco , abraço Mestre.
Valeu Cantão!
Obrigado por sua consideração
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 03, 2013 2:10 pm

Luiz87 escreveu:Opa Bertola! Valeu cara. Na verdade, esse baixo serve pra ser laboratorio mesmo... quero fuçar e aprender na marra a regular. ..

Alguma coisa q eu possa fazer no meu nivel "assistente de iniciante"? Kkkkk
Não muito...
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Mensagem por emachado Ter Set 03, 2013 10:27 pm

Bertola, quais as madeiras com pó que sejam mais agressivas ao sistema respiratório? As que exigem maior cuidado com o controle do pó.
Pergunto por conta de ter restringido bastante minhas atividades aqui pensando em minha filha de 9 meses.
Pelos trabalhos que fiz, indicaria
1-Ipê
2-Pau-marfim
3-Imbuia
4-Cedro
5-Roxinho
6-Amarelinho/garapeira
7-Mogno
8-Freijó

Sei que todas são prejudiciais, mas percebi que, na ordem indicada, são as que mais me incomodam.
O pó do Ipê é terrível.
Confesso também que sou bastante descuidado comigo, largo a máscara a todo momento.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 04, 2013 3:41 pm

emachado,
Ipê e freijó são as piores para mim; mas eu não sou um cara alérgico não...
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Mensagem por fheliojr Qua Set 04, 2013 5:32 pm

^quais sao os cuidados q vcs observam, ao trabalharem na construcao de instrumentos? uso de mascaras em q ocasioes, por exemplo? necessidade de um ambiente muito ou pouco ventilado?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 04, 2013 5:46 pm

A única coisa que faço é usar luvas industriais para proteger os dedos quando estou usando uma tupia vertical ou serra-de-fita, por exemplo.
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Mensagem por emachado Qua Set 04, 2013 9:04 pm

Bertola e fheliojr, eu uso máscara quando trabalho com o lixamento, mas acabo retirando-a e esquecendo a todo momento.
Valeu mestre.
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Mensagem por emachado Qui Set 05, 2013 6:04 pm

Bertola, se eu puder abusar perguntando sobre um assunto de sonorização e não de luthieria...
a escola em que trabalho temos uma potência de 600w para uso em festas.
Mas no dia a dia, no palco e pátio da escola, ela é inviável pela dificuldade de carregar todo o sistema.
A ideia é comprar mais algumas caixas e deixá-las fixas nas parede do pátio.
1- Ligando as caixas em série a potencia é somada e a resistência cai? (são duas de 8 ohms cada num "lado" mais duas de 8 ohms cada do outro)
2- A segunda opção com a ligação em série divide a potência e mantém a resistência em 8 ohms?
As 4 caixas têm potências diferentes.

O manual da potência não esclarece sobre as formas de ligação.
Se puder ajudar.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 06, 2013 4:17 pm

emachado,
Se vc ligar dois alto-falantes em paralelo, a impedância cairá e a potência aumentará. Aqui o problema é saber se o amp trabalha com uma carga de impedância menor, se não, ele queimará.
Se vc ligar em série, a impedância aumentará e vc perde potência.
Consulte o manual do seu power amp para saber qual a impedância mínima com o qual ele trabalha.
Não é uma boa idéia usar caixas diferentes....
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 16, 2013 4:50 pm

study 
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Mensagem por ricardo barros Ter Set 17, 2013 12:07 pm

olá amigos , meu nome é ricardo e tenho um escaravelho bass da ledur , hoje pela manhã notei que o braço está muito empenado e cordas estão com uma ação um pouco alta, creio eu, que seja devido ao calor que está fazendo aqui em goiás, alguém pode me falar o que devo fazer ???desde já agradeço .
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 17, 2013 4:31 pm

ricardo barros escreveu:olá amigos , meu nome  é ricardo e tenho um escaravelho bass da ledur , hoje pela manhã notei que o braço está muito empenado e cordas estão com uma ação um pouco alta, creio eu, que seja devido ao calor que está fazendo aqui em goiás, alguém pode me falar o que devo fazer ???desde já agradeço .
Regulagem do tensor...
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Mensagem por RodrigoBR Qua Set 18, 2013 6:32 am

Bom dia bertola,
to precisando comprar 1 par de potenciometros de 25k para os bartolinis que tenho, sabe de alguma loja no Brasil que tenha? Obrigado!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 18, 2013 3:45 pm

Cara, compre pelo ML que é mais fácil:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503353835-potencimetros-emg-p-captadores-ativos-frete-gratis-_JM
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Mensagem por RodrigoBR Qua Set 18, 2013 5:59 pm

^É Bertola, achei caríssimo 1 par de potenciômetros custar 80 reais, acabei comprando esse do ebay
http://www.ebay.com/itm/2-pcs-of-EMG-25K-Guitar-Potentiometer-Pots-Split-Shaft-/271230556230?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f2699d846

acho que é do mesmo modelo, vou acabar esperando mais um pouco, valeu!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 18, 2013 6:09 pm

^Nem tinha visto o preço.... Vc tem toda razão!
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Mensagem por henri carvalho Qui Set 19, 2013 9:59 am

Bom dia Bertola

Tem alguma seladora que não amarele a madeira?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 19, 2013 10:51 am

henri,
Não tem jeito... Todas elas fazem isso...
Mesmo a nitrocelulose, com o tempo "amarela".
A única saída é o verniz de poliuretano.
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Mensagem por allexcosta Qui Set 19, 2013 11:01 am

Pode usar o próprio verniz PU pra selar, né Bertola? Ou aqueles fundos da Sayerlack.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 19, 2013 11:08 am

allexcosta escreveu:Pode usar o próprio verniz PU pra selar, né Bertola? Ou aqueles fundos da Sayerlack.
O Sayerlack (fundo) muda o tom também...
Ademais PU não é seladora "comum", que foi o que o henri perguntou...
Por isso indiquei o PU (brilhante). Esse não muda o tom...
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Mensagem por henri carvalho Qui Set 19, 2013 2:19 pm

legal vou fazer uns testes

acredito que vai dar certo, afinal de contas o maple tem os poros bem fechados.
esta é minha guitarra, ela é bem amarelada
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Mensagem por henri carvalho Qui Set 19, 2013 2:27 pm

eu quero que o maple continue com aquela cor
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Mensagem por Raissa Qui Set 19, 2013 10:19 pm

Parabéns, Bertola! Você merece todo reconhecimento possível pelo seu trabalho e por sua pessoa também. up

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Mensagem por henri carvalho Sex Set 20, 2013 8:39 am

fiz um teste, não amarela tanto quanto a seladora mais amarela um pouco

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Mensagem por allexcosta Sex Set 20, 2013 8:42 am

Cara, qualquer acabamento vai dar essa mudança de cor, até um óleo natural como tung ou cera de abelha. Não é que amarela, o verniz simplesmente escurece a peça...
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Mensagem por gpraxedes Sex Set 20, 2013 9:30 am

Eu achei mais bonita após o verniz Laughing 
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sex Set 20, 2013 9:48 am

Ficou muito bom, não tem como ficar mais natural que isso, só sem o verniz...ai não tem como.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 20, 2013 4:03 pm

allexcosta escreveu:Cara, qualquer acabamento vai dar essa mudança de cor, até um óleo natural como tung ou cera de abelha. Não é que amarela, o verniz simplesmente escurece a peça...
Exatamente...
O material que MENOS altera a côr natural da madeira é o PU.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 20, 2013 4:05 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Ficou muito bom, não tem como ficar mais natural que isso, só sem o verniz...ai não tem como.
Pódiscrê!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 20, 2013 4:06 pm

Raissa escreveu:Parabéns, Bertola! Você merece todo reconhecimento possível pelo seu trabalho e por sua pessoa também. up
Obrigado Raissa. Faço o possível...
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Mensagem por henri carvalho Sex Set 20, 2013 10:24 pm

o "pior" (melhor) é que ficou legal pra caramba
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 20, 2013 10:26 pm

henri carvalho escreveu:o "pior" (melhor) é que ficou legal pra caramba
Pois é...
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Mensagem por emachado Seg Set 23, 2013 8:58 pm

Bertola, eu estou construindo uma tele que estou postando aqui no fórum.
Ela tem duas peças de freijó com colagem central feita com Titebond 50.
Estou pensando em tingir com o tingidor Acquacolor da Sayerlack (base água), mas será que a aplicação pode promover o descolamento?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2013 10:19 pm

Não descola não.
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Mensagem por webercar Ter Set 24, 2013 9:21 am

Bertola vc tem idéia que tipo de tinta foi usado neste baixo do baixista do Alice in Chains na parte 28:16 min do show do Rock in Rio 2013? Achei o efeito que deu com o reflexo das luzes muito bonito. Postei o show todo porque não achei esta música separada. Abraços...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 24, 2013 4:01 pm

Weber, não tenho como ver pois estou na universidade...
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Mensagem por Gilberto Júnior Qua Set 25, 2013 6:58 pm

Grande Bertola!!

Tenho um cort b5 com captação batolini MK-1 e Circuito MK-1 também Muitos dizem que quando juntam com a banda o som dele se perde e que precisa de um bom amp mas o meu não é em ash é em mogno isso interfere? e eu ainda não tenho amp pra baixo uso direto na mesa mas isso ñ acontece tem aver com a madera dele?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 25, 2013 8:37 pm

Cara, uma coisa nada tem à ver com a outra.
Em 1º lugar, compre um amp robusto e potente e depois, timbre equalize no contêxto sonoro de sua banda.
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Mensagem por Gilberto Júnior Qua Set 25, 2013 8:52 pm

mas dizem que o som dele se perde mas comigo não acontece isso a madeira do corpo interfere
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 25, 2013 8:56 pm

a madeira do corpo interfere
Não.
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Mensagem por Gilberto Júnior Qua Set 25, 2013 8:56 pm

entao seria a captação?
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