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Mensagem por allexcosta Seg Ago 26, 2013 10:46 pm

O colela tem vários anos de prática em instalação e manutenção de eletrônica em instrumentos de corda, além de criador dos reconhecidos preamps System 9 e System 10 e vasta experiência no maior polo de instrumentos musicais do Brasil, a rua Teodoro Sampaio.

Fiquem à vontade para perguntar. Quem sabe ele te ensina a fazer um gif bem legal também. Wink 

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Mensagem por JAZZigo Seg Ago 26, 2013 10:51 pm

Demorô! Parabéns por este tópico fixo, Colela! Com certeza, será de grande ajuda para muitos de nós! up

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Mensagem por ct.colela Seg Ago 26, 2013 10:53 pm

Fico muito grato pelo convite
Estarei a disposição para ajudar a todos no que for preciso no assunto eletronica dos instrumentos musicais dos usuarios do forum
fiquem a vontade para tirar duvidas sobre partes eletricas de instrumentos de corda,e dentro do possivel estarei respondendo a todos
obrigado a familia Fcbr

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Mensagem por Voila Marques Ter Ago 27, 2013 1:42 am

Parabéns e sucesso também nesse seu novo espaço, Colela! Amigos 

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Mensagem por ct.colela Ter Ago 27, 2013 2:07 am

Obrigado Voila
Espero ser util e ajudar o pessoal

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Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 27, 2013 6:35 am

Seja bem-vindo costela! Como você faz esses GIFs?

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Mensagem por deeecooo Ter Ago 27, 2013 6:40 am

Parabéns Colela Smile
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Mensagem por afonsodecampos Ter Ago 27, 2013 9:10 am

Boa, isso aqui vai ser muito interesasnte!

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Mensagem por brucce Ter Ago 27, 2013 10:08 am

Inaugurando....:

Colela, tem como eu fazer uma ligação de jazz passivo (v/v/t) em um jack estereo? ou tenho que comprar um mono mesmo?

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Mensagem por GeTorres Ter Ago 27, 2013 11:04 am

Parabéns Colela!

Aproveitando para seguir o mestre!

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Mensagem por ct.colela Ter Ago 27, 2013 11:15 am

Thales_Sr escreveu:Seja bem-vindo costela! Como você faz esses GIFs?
Easy GIF animator
é só baixar e fazer o que quiser

brucce escreveu:Inaugurando....:

Colela, tem como eu fazer uma ligação de jazz passivo (v/v/t) em um jack estereo? ou tenho que comprar um mono mesmo?
LIgação normal não muda nada
se for um jack do tipo blindado eu aconselho a unir o terceiro terminal com o terra
e se for jack aberto pode ligar tambem o terceiro terminal no terra

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Mensagem por brucce Ter Ago 27, 2013 11:17 am

Ok! vou testar isso hoje. Eu tirei um circuito de um baixo, liguei tudo mas não funcionou. Hoje vou rever as ligações e unir os terminais. Valeu

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Mensagem por fheliojr Ter Ago 27, 2013 5:15 pm

mais uma inciativa legal do fórum!!
cheers cheers claps claps 

valeu, colela, por vc ter aceitado este convite!

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Mensagem por KIQ Ter Ago 27, 2013 7:08 pm

Opa!!!

As dúvidas são muitas hahahaha

Colela, tenho um Cort GB 74, comprei usado, já sabendo que o circuito estava danificado.

O baixo só funciona no passivo, abri para dar uma olhada e não entendo bulhufas de parte elétrica.

Alguma sugestão de pré para substituir o original do Cort?
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Mensagem por ct.colela Qua Ago 28, 2013 12:18 am

KIQ escreveu:Opa!!!

As dúvidas são muitas hahahaha

Colela, tenho um Cort GB 74, comprei usado, já sabendo que o circuito estava danificado.

O baixo só funciona no passivo, abri para dar uma olhada e não entendo bulhufas de parte elétrica.

Alguma sugestão de pré para substituir o original do Cort?
Voce consegue dar uma passada na teodoro sampaio?
leva o baixo que vejo
as vezes é bobagem e voce esta quererendo trocar o pre
estou na loja 5 dentro da galeria

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Mensagem por webercar Qua Ago 28, 2013 9:25 am

Parabéns ct.colela pelo tópico.

O que seria melhor para fazer uma blindagem, usar tinta condutiva, folha de cobre adesiva, ou folha de latão? Pelo que pesquisei uns dizem que é a folha, outros que depende do tipo de circuito, outros vão mais além que depende de como foi feito, exemplo, se a folha foi colocada em recortes ou inteira, se a cavidade foi pintada com uma ademão ou na medida certa.

Desculpas se a pergunta é trabalhosa de responder, mas estou curioso em saber sua opinião, abraços e sucesso p este tópico.


Última edição por webercar em Qua Ago 28, 2013 11:36 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Claudio Qua Ago 28, 2013 9:48 am

Grande Colela... seja bem-vindo ao time de colaboradores técnicos. Com certeza é uma ótima referência para nós!


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Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 28, 2013 10:50 am

Aproveitando a pergunta do Webecar, essas placas que acompanham o captador original do Precision atuam como blindagem? Dispensam o uso da tinta ou da fita? Pergunto isso porque um amigo instalou uma placa retirada de um Netbook no meu Giannini RK (Foto) o resultado foi impressionante, nada de ruídos.

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Mensagem por ct.colela Qua Ago 28, 2013 11:03 am

webercar escreveu:Parabéns ct.colela pelo tópico.

O que seria melhor para fazer uma blindagem, usar tinta condutiva, folha de cobre adesiva, ou folha de latão? Pelo que pesquisei uns dizem que é a folha, outros que depende do tipo de circuito, outros vão mais além que depende de como foi feito, exemplo, se a folha foi colocada em recortes ou inteira, se a cavidade foi pintada com uma ademão ou na medida certa.

Deculpas se a pergunta é trabalhosa de responder, mas estou curioso em saber sua opinião, abraços e sucesso p este tópico.
Ja trabalhei com todos os materiais citados
a tinta condutiva para se ter uma boa atuação necessita de uma camada bem grossa( eu não gosto)
e tambem não gosto da folha de aluminio usada por alguns luthiers(que não foi citada)
a folha de cobre adesiva na minha opinião é a melhor
melhor no acabamento, melhor para ser instalada
e com melhor resultado

afonsodecampos escreveu:Aproveitando a pergunta do Webecar, essas placas que acompanham o captador original do Precision atuam como blindagem? Dispensam o uso da tinta ou da fita? Pergunto isso porque um amigo instalou uma placa retirada de um Netbook no meu Giannini RK (Foto) o resultado foi impressionante, nada de ruídos.
Normalmente os caps de precision não tem ruidos
por se tratar de duas bobinas paralelas
não sei o que aconteceu no seu caso ,mas essas chapas nunca deram diferença quando removidas ou instaladas
a melhor blindagem que conheço é envolver o cap com folha de cobre
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Mensagem por webercar Qua Ago 28, 2013 11:35 am

blza ct.colela, obrigado, continuando.

"a tinta condutiva para se ter uma boa atuação necessita de uma camada bem grossa( eu não gosto)". Por quê?
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Mensagem por ct.colela Qua Ago 28, 2013 11:41 am

webercar escreveu:blza ct.colela, obrigado, continuando.

"a tinta condutiva para se ter uma boa atuação necessita de uma camada bem grossa( eu não gosto)".   Por quê?
Eu cansei de pegar instrumentos com a cavidade pintada e com ruidos
e depois de blindar com o cobre e ter um resultado mais satisfatorio

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Mensagem por CG Qua Ago 28, 2013 6:11 pm

Vais ter trabalho pra sanar a dúvida do pessoal... Parabéns pela iniciativa Costella...

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Mensagem por EduardoJb Qua Ago 28, 2013 7:17 pm

boa noite colela tudo bem? em um cirucito passivo de jazz bass v,v,t se os 2 pots de volume forem b250k e o de tone a500k toda ves que eu abrir o tone ficara com muita chieira e mais agudo que o normal? o ideial seria o a250k?

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Mensagem por ct.colela Qua Ago 28, 2013 7:36 pm

EduardoJb escreveu:boa noite colela tudo bem? em um cirucito passivo de jazz bass v,v,t se os 2 pots de volume forem b250k e o de tone a500k toda ves que eu abrir o tone ficara com muita chieira e mais agudo que o normal? o ideial seria o a250k?
Não
ruidos são caracteriscas dos caps
potenciometros de 500k tem uma tendencia a deixar passar mais agudos
mas a diferença em relação os 250k é muito pequena no som
existe uma lance de impedancia se assim posso chamar
no seu caso são dois pots de volume de 250k ligados em paralelo acabam por resultarem num valor de 125k
se fosse dois pots de 500k ligados em paralelo cairia para 250k
dois pots de 500 deixam passar frequencias mais agudas os graves continuam na mesma
dois pots de 250 k tem um pequeno corte de agudos mais é muito insignificante
o ruido vem mesmo é da qualidade do cap
captadores humburgers usam pot de 500k por terem uma caracteristica sonora bem mais fechada
se voce colocar pots de 250k em caps noiselless por exemplo o baixo fica bem fechado
muita gente não gosta do som de caps assim por instalar com pots de 250k
matando o som do cap
agora se for cap single tanto 250 quanto 500k vai rolar de boa


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Mensagem por EduardoJb Qua Ago 28, 2013 11:04 pm

OK, valeu colela! achei que a chieira era caracteristica mais dos pots do que dos caps.facepalm

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Mensagem por Fabio Linhares Qua Ago 28, 2013 11:20 pm

Acabei de pegar um squier jazz bass e o pot de tone nao funciona nada. Giro prum lado e pro outro e o som nao muda absolutamente nada, nem chiado faz.
Abri pra ver se tinha algum fio solto mas nao. Parece que tudo está soldado no seu lugar. O som dos caps parece estar normal, mas o tone nao faz nada. Alguma ideia do que pode ser?
Obrigado pela atençao.
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Mensagem por ct.colela Qua Ago 28, 2013 11:22 pm

Oi fabio
tem como postar uma foto do pot bem de perto onde eu consiga ver os 3 potenciometros do baixo
assim consigo ver se tem agum fio ligado errado

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Mensagem por Fabio Linhares Qua Ago 28, 2013 11:36 pm

Vou providenciar
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Mensagem por Fabio Linhares Qui Ago 29, 2013 12:03 am

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela 6tim
Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela L32i
Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela Lg8v
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Mensagem por ct.colela Qui Ago 29, 2013 1:52 am

^`Esta tudo correto nesse caso é o pot que foi pro vinagre
mas por desencargo de conciencia solde um fio na carcaça do tone no negativo do jack
como os pots não estão aterrados com fios e sim pela chapa de metal
pode ocorrer uma oxidação da rosca do pot que dificulta o aterramento

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Mensagem por Fabio Linhares Qui Ago 29, 2013 9:28 am

Esse baixo veio do guarujá, entao oxidacao é algo provavel. Onde seria o negativo do jack? E soldar na carcaça do tone seria em quakquer lugar mesmo?
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Mensagem por ct.colela Qui Ago 29, 2013 11:09 am

segue o desenho de criança que  eu fiz ,solda um fio nas 3 carcaças e no terminal do jack que esta vazio
se não funcionar o tone depois ,o tone tem que ser trocado
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Mensagem por Fabio Linhares Qui Ago 29, 2013 11:14 am

Ok. Vou fazer isso. Se nao funcionar mesmo. Qual o tone devo comprar? E onde compro isso?
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Mensagem por ct.colela Qui Ago 29, 2013 11:34 am

pode comprar de 500k ou 250k
de preferencia a potenciometros de instrumentos musicais
encontrado em qualquer loja do ramo ou luthiers

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Mensagem por Zéff Qui Ago 29, 2013 3:16 pm

Boa tarde caras, achei um esquema de PBass (bartolini) aqui que no volume ta escrito "treble bypass capacitor" e no tone "treble cut capacitor"... Eles podem ser iguais? O meu P Bass tá só c/ 1, alguém sabe me dizer a diferença no PB?
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Mensagem por ct.colela Qui Ago 29, 2013 4:38 pm

Esse capacitor é usado no volume
para quando voce abaixar o volume o baixo não perder os agudos
mas isso é não é vantagem
é mais vantajoso o uso em guitarras
se voce usa o volume do baixo na metade  ai sim é vantagem
se não nem se preoculpe em colocar esse capacitor
quanto ao valor do capacitor ele é diferente do tone

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Mensagem por Zéff Qui Ago 29, 2013 4:44 pm

Obrigado Colela, pode me passar os valores?
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Mensagem por ct.colela Qui Ago 29, 2013 8:06 pm

Zéff escreveu:Obrigado Colela, pode me passar os valores?
Voce pode usar varios valores de capacitores
e com resistores em serie
os mais usados são 680pf  com ou sem um resistor em serie de 100k
.002 com resistor de 100k em paralelo
vou deixar um link do google sobre os tipos de ligação assim voce vendo da pra ter uma noção de como ligar ou como procurar
e vou postar uma tabela de capacitores pra ajudar a identificar os numeros e codigos
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1440&bih=744&q=capacitor+no+volume+da+guitarra&oq=capacitor+no+volume+da+guitarra&gs_l=img.3...329.7595.0.8531.31.15.0.16.1.0.223.1885.6j6j3.15.0....0...1ac.1.26.img..18.13.1491.dr7ZCEpJDlg#hl=pt-BR&q=Treble+Bleed&tbm=isch&imgdii=_

VALUE     TYPE    CODE             VALUE                TYPE              CODE

1.5pF   Ceramic                    1,000pF / .001uF     Ceramic / Mylar    102
3.3pF   Ceramic                    1,500pF / .0015uF    Ceramic / Mylar    152
10pF    Ceramic                    2,000pF / .002uF     Ceramic / Mylar    202
15pF    Ceramic                    2,200pF / .0022uF    Ceramic / Mylar    222
20pF    Ceramic                    4,700pF / .0047uF    Ceramic / Mylar    472
30pF    Ceramic                    5,000pF / .005uF     Ceramic / Mylar    502
33pF    Ceramic                    5,600pF / .0056uF    Ceramic / Mylar    562
47pF    Ceramic                    6,800pF / .0068uF    Ceramic / Mylar    682
56pF    Ceramic                    .01                  Ceramic / Mylar    103
68pF    Ceramic                    .015                 Mylar                
75pF    Ceramic                    .02                  Mylar              203
82pF    Ceramic                    .022                 Mylar              223
91pF    Ceramic                    .033                 Mylar              333
100pF   Ceramic    101             .047                 Mylar              473
120pF   Ceramic    121             .05                  Mylar              503
130pF   Ceramic    131             .056                 Mylar              
563

150pF   Ceramic    151             .068                 Mylar              683
180pF   Ceramic    181             .1                   Mylar              104
220pF   Ceramic    221             .2                   Mylar              204
330pF   Ceramic    331             .22                  Mylar              224
470pF   Ceramic    471             .33                  Mylar              334
560pF   Ceramic    561             .47                  Mylar              474
680pF   Ceramic    681             .56                  Mylar              564
750pF   Ceramic    751             1                    Mylar              105
820pF   Ceramic    821             2                    Mylar              205



PicoFarad (pF) /    NanoFarad (nF) /     MicroFarad (mF,uF or mfd) Capacitance Code
1000       /           1 or 1n             /    0.001             /             102
1500       /           1.5 or 1n5         /    0.0015           /             152
2200       /           2.2 or 2n2         /    0.0022           /             222
3300       /           3.3 or 3n3         /    0.0033           /             332
4700       /           4.7 or 4n7         /    0.0047           /             472
6800       /           6.8 or 6n8         /    0.0068           /             682
10000     /           10 or 10n          /    0.01              /             103
15000     /           15 or 15n          /    0.015            /              153
22000     /           22 or 22n          /    0.022            /              223
33000     /           33 or 33n          /    0.033            /              333
47000     /           47 or 47n          /    0.047            /              473
68000     /           68 or 68n          /    0.068            /              683
100000   /           100 or 100n       /    0.1               /              104
150000   /           150 or 150n       /    0.15             /              154
220000   /           220 or 220n       /    0.22             /              224
330000   /           330 or 330n       /    0.33             /              334
470000   /           470 or 470n       /    0.47             /              474

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Mensagem por liba Dom Set 01, 2013 2:17 am

ct.colela, tô com uma dúvida aqui, tenho um tagiminha aqui, ele é bi, ativo/passivo,.ele tem um volume com push pull(ativo/passivo), um blend, um agudo, um grave. quando puxo o volume para cima, ele fica passivo mas o pot de agudo e grave nao funcionam. queria fazer assim.e gostaria de saber se tem como. Queria usar ativo, funcionando normal vol blend hi low. mas quando passivo queria usar volume, blend '+brilho'(esse ultimo não tem) , da pra fazer isso com os mesmos potenciômetros ?
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Mensagem por ct.colela Dom Set 01, 2013 3:11 am

Ate dá mas voce tem que conseguir um potenciometro meio que raro
normalmente os pots usados nos controles de frequencia tipo grave medio e agudo
na sua maioria são do valor de 50k ou 100k
um tone passivo que é isso que voce quer tem que ser no minimo de 250k
achar um pot duplo com duas bandas com quantidades de k especifica é dificil mas não é impossivel
eu ate ja vi alguns, mas eram de outros tipos de aparelhos e não ficaram legais no resultado final
o que poderia  experimentar é travar o agudo no maximo e colocar um tone passivo entre os caps e o pre(antes que o sinal dos caps entrem no pre)
assim voce teria um corte de agudos tanto no ativo como passivo
Não sei se voce entendeu?????
mas teria uma pequena chance de dar certo ou serto kkkkkk

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Mensagem por liba Seg Set 02, 2013 12:54 pm

entendi em partes, hoje a noite quando voltar do trabalho vou abrir a tampa e ver a parte eletrica, fique com duvida onde deixar direto o agudo e se não teria regulagem o mesmo ?
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Mensagem por gpraxedes Seg Set 02, 2013 10:39 pm

Parabéns, Colela. O Fórum está se organizando cada vez mais, muito bacana mesmo.

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Mensagem por Nando Medeiros Ter Set 03, 2013 12:59 pm

Boa tarde Amigos, como está Sr. Colela?

Estou um tanto desapontado, pois o Luthier que confio (e o único da região) está ocupado com outros trabalhos e não sabe nem mesmo se voltará a trabalhar com instrumentos musicais, uma pena.

Eu iria pedir para que substituísse o pré-amplificador do meu De Oliveira, por um circuito OBP-3 da aguilar, que adquiri em uma negociação há menos de um mês.

Porém, como ele não pode me ajudar e o luthier mais perto daqui, agora, está a 250 km de distância e já tenho alguma experiência com soldas. Decidi que o caminho mais viável é eu mesmo estudar muito bem o que fazer e aí então resolver mexer.

Porém, estudando o diagrama da fiação deste pré, vejo que 17 fios é um pouco complicado para trabalhar, ainda mais para montar na configuração que preciso: 2 potenciômetros concêntricos - 1 deles para agudos e graves outro para médios em 400 e 800 Hz e um potenciômetro push/pull de volume para ligar e desligar o pré-amplificador.

Obviamente, não encontrei o diagrama exato destas ligações.

Já tivestes alguma experiência com este pré, ou gostaria de me ajudar no desafio? hehe
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Mensagem por allexcosta Ter Set 03, 2013 1:10 pm

Com licença, colela...

Nando, a ligação do OBP3 é relativamente simples. Aprenda a soldar bem com alguns pedaços de fio e use as ligações do PDF a seguir:

http://www.aguilaramp.com/pdf/support_wiring_obp3.pdf

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Mensagem por Nando Medeiros Ter Set 03, 2013 1:17 pm

allexcosta escreveu:Com licença, colela...

Nando, a ligação do OBP3 é relativamente simples. Aprenda a soldar bem com alguns pedaços de fio e use as ligações do PDF a seguir:

http://www.aguilaramp.com/pdf/support_wiring_obp3.pdf
Obrigado Alex, principalmente pela resposta rápida! Basketball 

Quanto a solda, realmente há vários anos já faço alguns "serviços".

Estou me baseando exatamente nestes diagramas, mas nem um deles se encaixa perfeitamente no que preciso, (dificilmente se encaixa 100%, claro) mas apenas tenho duas pequenas dúvidas na instalação.

Quanto ao uso obrigatório de jack estéreo (caso se utilize jack mono também, como seria essa configuração?)
E, como preciso utilizar um potenciômetro concêntrico para as duas faixas de médios (400 e 800 Hz) pelo que entendi do diagrama (diagrama #8 o último do PDF), sobrarão três fios verde/marrom, laranja/violeta e vermelho/marrom - que deveriam ser ligado ao potenciômetro de médios caso usasse uma chave seletora.

Como disse, estou estudando muito bem a configuração de toda a instalação, separando o conjunto de fios e montando o diagrama de acordo com o que tenho de fazer, antes de começar a mexer no instrumento.

Muito obrigado, novamente.
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Mensagem por Eliseumohr Ter Set 03, 2013 1:19 pm

Colela , preciso saber como fazer a parte elétrica de um jazz bass usando um par de cap dimarzio DP149 split.

tenho os pots da cts , quero usar o capacitor que veio no squier VM , e fazer a ligação, preciso do esquema , não consegui nenhuma imagem no google!
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Mensagem por ct.colela Ter Set 03, 2013 7:52 pm

allexcosta escreveu:Com licença, colela...
Quero deixar bem claro uma coisa

Esse topico não é de exclusividade minha
esta aberto a todos os que puderem ajudar de uma certa forma assim com o o Allex ajudou
Quero deixar bem claro que toda a ajuda sobre eletronica em instrumentos esta aberta a quem tiver a informação correta
eu trampo de dia  e as vezes nem consigo entrar no forum a noite
por isso posso demorar a postar uma ajuda a quem estiver precisando com urgencia

Deixo bem claro que toda  a ajuda sera bem vinda
não tenham receio de postar uma ajuda aos nossos amigos do forum
nem sempre estarei logado para ajudar a todos

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Mensagem por ct.colela Ter Set 03, 2013 7:53 pm

Eliseumohr escreveu:Colela , preciso saber como fazer a parte elétrica de um jazz bass usando um par de cap dimarzio DP149 split.

tenho os pots da cts , quero usar o capacitor que veio no squier VM , e fazer a ligação, preciso do esquema , não consegui nenhuma imagem no google!
qual ligação seria a sua duvida a do split dos pickups
ou a ligação dos pots?

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Mensagem por Eliseumohr Ter Set 03, 2013 10:21 pm

as duas!
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Mensagem por Nando Medeiros Qua Set 04, 2013 2:27 pm

Boa tarde,

Ainda tendo em vista a minha dificuldade, vos pergunto (pois já têm mais experiência que eu nesta parte).

Na prática, qual o "efeito"/"defeito" de se utilizar um potenciômetro logarítmico para tonalidade?
E qual o efeito/defeito, caso se utilize um potenciômetro linear para volume? (Já sei que escutamos em escala logarítmica, que já foi bastante comentado pelo fórum, mas na prática...?)

Obrigado
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