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Mensagem por Fabio Motta Dom Ago 01, 2010 7:08 pm

Certa vez ouvi um comentário de um baixista conhecido meu que quase ou mais de 90% das músicas gravadas até hoje, teriam sido gravadas utilizando baixos Fender. De onde ele tirou essa informação ou se ela procede eu não sei e nem cheguei a perguntar, mas não duvido muito disso, afinal é realmente a marca preferida da maioria dos baixistas ao redor do mundo.
Partindo da premissa de que isso seja verdade, me veio a seguinte dúvida: Os baixistas de uma forma geral preferem para tocar e gravar modelos Jazz Bass ou Precision?
Ps: Uma história curiosa de minha parte. Quando eu não sacava absolutamente nada de contrabaixos e estava procurando um para comprar e aprender, eu na minha ignorância olhava modelos com a captação estilo Precision e imaginava que eram baixos mais "fraquinhos", por somente possuirem um captador. Eu achava que os modelos com 2 captadores eram bem melhores...rsss. Hoje tenho um verdadeiro fascínio por eles e estou doido para comprar um pra mim.
Abraço à todos !!!
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Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 7:16 pm

Bem, é meio difícil falar de números, mas até os anos 80 praticamente não existia baixo elétrico que não fosse Fender, inclusive os músicos mais velhos nos EUA chamam qualquer baixo elétrico de baixo Fender, não importa a marca dele.

Aliado a isso o fato da quase totalidade das gravações da Motown terem sido feitas com um Precision e a Motown gravou mais sucessos que Beatles, Elvis e Rolling Stones juntos, dá pra afirmar que a grande maioria das músicas gravadas até hoje usou baixos Fender...

Tenho a impressão de que baixos Precision e Jazz se equivalem na preferência dos baixistas, pelo menos se falando em mundo. No Brasil parece que o Jazz é mais usado.

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Mensagem por Andremoura Dom Ago 01, 2010 9:12 pm

Sempre li em revistas como a Bass Player que um dos baixos mais usados em gravações era o Fender Precision, por ser um instrumento muito fácil de equalizar e ter um som "pronto". Em uma entrevista com o PJ, lembro de ele comentar que durante uma gravação, depois de tentar vários baixos sem ficar satisfeito, acabava gravando com o Precision vintage dele. Aqui no Brasil, me parece que a preferência é pelo Jazz Bass. Tenho a impressão que quando começaram a aparecer baixos elétricos importados por aqui, era o auge do Jazz Bass (década de 70), que realmente dava a impressão de ser um instrumento mais luxuoso e versátil que o Precision...

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Mensagem por Gomba Dom Ago 01, 2010 9:23 pm

E os Music Man.. onde entram nessa história?

E os baixos usados em gravações de DVD são os mesmos que vão pro audio... ? Porque, ao que eu sei, muuita coisa é refeita...
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Mensagem por Eliabass Seg Ago 02, 2010 5:01 pm

cara ja ouvi isso tambem, sobre os Music Man que são usados bastante em gravaçoes e gravaçoes ao vivo, por terem regulagem facil, mas tambem vejo varias marcas tambem, oquese acha alex
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Mensagem por HAS Qua Set 15, 2010 11:38 am

atualmente o Music Man tá domindando a cena das gravações sendo que no meu gosto prefiro os Fenders

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Mensagem por Danrasta Ter Mar 01, 2011 7:06 pm

Nossa ! estamos em 2011, e o pessoal só fala em fender...existe um universo de baixos excelentes (até muuuiiitoooo melhores que fender, usados tanto em gravações, quanto em PA, etc)brasileiro tem essa mentalidade de mídia mesmo, e apesar de ter ótimos intrumentos, a fender sempre foi, e é melhor ainda em mídia, pessoal vamo parar de assistir tanta TV, e pesquisar e testar outros instrumentos de outras marcas...caramba, o cara chega numa loja, vê 800 contra baixos, e fala...me traz todos os fenders e music mans aí pra ver qual eu vou comprar, aí o vendedor fala tem aquele ex-factor ali que também tem um som precioso, mas o cara fala, deixa pra la, quero fender nem que seja coreano, chines,japonês etc...quando compra americano paga o triplo que pagaria num outro baixo equivalente.Se só existisse baixos fenders bons, eu não estria postando este comentário(ja tive vários Squire, mexico, usa, e sei do que estou falando)Me desculpem os fenderzeiros, mas é meu ponto de vista...
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Mensagem por Convidado Ter Mar 01, 2011 8:02 pm

Acho que o intuito aqui não é enaltecer essa ou aquela marca, e sim constatar que baixos foram mais usados ao longo da história.




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Mensagem por Gomba Ter Mar 01, 2011 8:52 pm

dan, porque então os microfones Neumann são padrão em gravação? Porque o protools HD é usado em todos os principais estúdios do mundo?

Existem coisas que são boas por padrão. E por mais que possam aparecer melhores, o padrão já está aí...
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 01, 2011 9:37 pm

Danrasta escreveu:Nossa ! estamos em 2011, e o pessoal só fala em fender...existe um universo de baixos excelentes (até muuuiiitoooo melhores que fender, usados tanto em gravações, quanto em PA, etc)brasileiro tem essa mentalidade de mídia mesmo, e apesar de ter ótimos intrumentos, a fender sempre foi, e é melhor ainda em mídia, pessoal vamo parar de assistir tanta TV, e pesquisar e testar outros instrumentos de outras marcas...caramba, o cara chega numa loja, vê 800 contra baixos, e fala...me traz todos os fenders e music mans aí pra ver qual eu vou comprar, aí o vendedor fala tem aquele ex-factor ali que também tem um som precioso, mas o cara fala, deixa pra la, quero fender nem que seja coreano, chines,japonês etc...quando compra americano paga o triplo que pagaria num outro baixo equivalente.Se só existisse baixos fenders bons, eu não estria postando este comentário(ja tive vários Squire, mexico, usa, e sei do que estou falando)Me desculpem os fenderzeiros, mas é meu ponto de vista...

Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Mar 02, 2011 11:04 am

allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

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Mensagem por Micoco Qua Mar 02, 2011 12:38 pm

allexcosta escreveu:
Danrasta escreveu:Nossa ! estamos em 2011, e o pessoal só fala em fender...existe um universo de baixos excelentes (até muuuiiitoooo melhores que fender, usados tanto em gravações, quanto em PA, etc)brasileiro tem essa mentalidade de mídia mesmo, e apesar de ter ótimos intrumentos, a fender sempre foi, e é melhor ainda em mídia, pessoal vamo parar de assistir tanta TV, e pesquisar e testar outros instrumentos de outras marcas...caramba, o cara chega numa loja, vê 800 contra baixos, e fala...me traz todos os fenders e music mans aí pra ver qual eu vou comprar, aí o vendedor fala tem aquele ex-factor ali que também tem um som precioso, mas o cara fala, deixa pra la, quero fender nem que seja coreano, chines,japonês etc...quando compra americano paga o triplo que pagaria num outro baixo equivalente.Se só existisse baixos fenders bons, eu não estria postando este comentário(ja tive vários Squire, mexico, usa, e sei do que estou falando)Me desculpem os fenderzeiros, mas é meu ponto de vista...

Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Caramba, como eles sao radicais hein!!!!!
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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 12:59 pm

Eu sou muito fã de Music man, adoro o timbre e a pegada de um SR4...

Mas me tirem uma duvida, realmente os fenders são padrão hoje em dia devido seu valor historico... Mas será que se em 1951 Stuart Spector tivesse inventado o baixo eletrico... Mesmo passivo porem com aquele modelo lá... e os precisions tivessem sido criados na decada de 90... Aí os papeis se inverteriam?!Será que o Fender é o que é porque foi o primeiro e todo mundo usou na epoca e aí virou referencia...

Espero ter me feito entender!!!

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Mensagem por Micoco Qua Mar 02, 2011 1:02 pm

^ Pergunta
Boa pergunta hein
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Mensagem por Cid Qua Mar 02, 2011 1:08 pm

hamilton du baixo escreveu:Eu sou muito fã de Music man, adoro o timbre e a pegada de um SR4...

Mas me tirem uma duvida, realmente os fenders são padrão hoje em dia devido seu valor historico... Mas será que se em 1951 Stuart Spector tivesse inventado o baixo eletrico... Mesmo passivo porem com aquele modelo lá... e os precisions tivessem sido criados na decada de 90... Aí os papeis se inverteriam?!Será que o Fender é o que é porque foi o primeiro e todo mundo usou na epoca e aí virou referencia...

Espero ter me feito entender!!!
Olha aí o homem pensante hehe. Boa pergunta... eu chutaria que os papeis nao se inverteriam e todo mundo ia dizer: Spector é Spector.
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Mensagem por Micoco Qua Mar 02, 2011 1:15 pm

rsrsrs...
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Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2011 1:42 pm

tô com o Cid.
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Mensagem por Daniel Qua Mar 02, 2011 2:02 pm

caramba, mas shape é uma coisa. Mas Leo Fender fez TUDO. Inclusive os sweet spots dos captadores do PRECISION, JAZZ BASS, MUSIC MAN e G&L (HH).

Tá bom ou quer mais? Só os modelos mais imitados!! hehe

Spector faria o que? um humbucker? dois?

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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 2:28 pm

O que eu quis dizer foi justamente isso, se o Spector tivesse vindo primeiro ele seria o cara, o pioneiro, a materia prima de todo timbre de contrabaixo...Não falo so de shape mas de captadores e tudo mais!!!

E todo mundo ia dizer:"Nossa o Stuart Spector realmente foi o cara"...

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Mensagem por Daniel Qua Mar 02, 2011 2:31 pm

Pois é. Quem mandou o Zaganin e Tagima não terem nascido antes. Escondido

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Mensagem por Micoco Qua Mar 02, 2011 2:36 pm

rsrsrsrsrsrs....pode cre
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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 2:38 pm

Zaganin tudo bem, mas tagima?! puke

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Mensagem por Daniel Qua Mar 02, 2011 2:39 pm

argue

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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 3:08 pm


Ops... Cara não quis dizer que Tagima era ruim, só não os coloco no mesmo patamar dos Zaga..

Enfim... Nada pessoal!
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Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2011 3:51 pm

zaganin é tagima :p
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Mensagem por Cayo Castro Qua Mar 02, 2011 4:27 pm

Tbm to com o Cid...

Mas não sei... Quando minha banda foi gravar uma Demo num estúdio eu queria gravar com meu baixo... mas o cara lá do estúdio veio com aqueles papos de gravar com JB pq não embola e não sei o que...!
Acabei gravando com o JB dele... sendo que sonoramente falando o meu era mais timbrado e ão embola.

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Mensagem por Micoco Qua Mar 02, 2011 4:32 pm

Cayo Castro escreveu:Tbm to com o Cid...

Mas não sei... Quando minha banda foi gravar uma Demo num estúdio eu queria gravar com meu baixo... mas o cara lá do estúdio veio com aqueles papos de gravar com JB pq não embola e não sei o que...!
Acabei gravando com o JB dele... sendo que sonoramente falando o meu era mais timbrado e ão embola.

Fender?
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Mensagem por DenisLM Qua Mar 02, 2011 4:58 pm

independente de qualidade, só o fato de ter vindo primeiro e ser usado em grande partes das gravações desde 1900-e-guaraná-com-rolha vira uma referência de timbre...
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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 5:04 pm

Gomba escreveu:zaganin é tagima :p

Realmente achei o som do Blend do Marcelo mariano igual o de um Tagima B5 de um amigo meu! Laughing

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Mensagem por hamilton du baixo Qua Mar 02, 2011 5:07 pm

DenisLM escreveu:independente de qualidade, só o fato de ter vindo primeiro e ser usado em grande partes das gravações desde 1900-e-guaraná-com-rolha vira uma referência de timbre...

Imagina se James Jamerson tivesse usado em toda sua vida não o seu precision mas um Jackson?!

Fui longe agora êin?!

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Mensagem por DenisLM Qua Mar 02, 2011 5:53 pm

^Laughing

nunca se sabe...
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Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 03, 2011 12:17 pm

hamilton du baixo escreveu:
Ops... Cara não quis dizer que Tagima era ruim, só não os coloco no mesmo patamar dos Zaga..

Enfim... Nada pessoal!
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Os Tagimas da era da luthieria ficam no mesmo patamar sim, sei por que tenho um e muita gente que tocou nele fica espantado com a pegada do bicho. A única ressalva é as peças que a pessoa encomendava, pois o Seiziu Tagma aceitava fazer baixos com peças baratas.

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Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 03, 2011 12:19 pm

hamilton du baixo escreveu:
DenisLM escreveu:independente de qualidade, só o fato de ter vindo primeiro e ser usado em grande partes das gravações desde 1900-e-guaraná-com-rolha vira uma referência de timbre...

Imagina se James Jamerson tivesse usado em toda sua vida não o seu precision mas um Jackson?!

Fui longe agora êin?!

É a pegada do Jamerson conta muito, vide ele quase nunca trocar as cordas.

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Mensagem por hamilton du baixo Qui Mar 03, 2011 12:32 pm

Rdg Bass escreveu:
hamilton du baixo escreveu:
Ops... Cara não quis dizer que Tagima era ruim, só não os coloco no mesmo patamar dos Zaga..

Enfim... Nada pessoal!
Rolling Eyes

Os Tagimas da era da luthieria ficam no mesmo patamar sim, sei por que tenho um e muita gente que tocou nele fica espantado com a pegada do bicho. A única ressalva é as peças que a pessoa encomendava, pois o Seiziu Tagma aceitava fazer baixos com peças baratas.

Já vi um Tagima Fusion que tinha um som legal, o Nuke aqui do fórum tinha um Tagimas de 6 que ficou legal depois de alguma pequenas digamos mudanças de um luthier, tive um jazz bass muito bom fretless original bem antigo também, mas nunca ví nada da Tagima que chegasse perto de um Zaga... ...minto vi as guitas do KIko Loureiro mas as dele mesmo aqui em Fortaleza, a signature e uma strato em Ash que estavam lindas e muito bem feitas mas são coisas que não foram feitas pelo Seizi... Até já ví uma feita por ele mesmo mas não é tagima, é dessa nova marca dele feita por ele manualmente e tudo mais... Cara falando serio a guita é fraquinha, com um verniz grosseiro e um acabamento meia booooooca...


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Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 03, 2011 3:14 pm

^ Falo dos instrumentos feitos na década de 80 até inicio de 90, e outra pelo que me disseram ele não coloca mais a mão na massa, são os empregados dele nessa nova luthieria.

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Mensagem por hamilton du baixo Qui Mar 03, 2011 3:55 pm

Rdg Bass escreveu:pelo que me disseram ele não coloca mais a mão na massa, são os empregados dele nessa nova luthieria.

Exatamente isso... Ele só botou o nome dele... Enfim porque você a de convir que a Tagima tem vivido só de seu endorses... Instrumento que é bom... hehehehe...

Ah.. vi um fusion com o pré "Tune" que tava com um belo som, me surpreendeu!

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Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 03, 2011 4:08 pm

hamilton du baixo escreveu:
Rdg Bass escreveu:pelo que me disseram ele não coloca mais a mão na massa, são os empregados dele nessa nova luthieria.

Exatamente isso... Ele só botou o nome dele... Enfim porque você a de convir que a Tagima tem vivido só de seu endorses... Instrumento que é bom... hehehehe...

Ah.. vi um fusion com o pré "Tune" que tava com um belo som, me surpreendeu!

Dá uma olhada no meu http://bass.forumeiros.com/t2833-meu-tagima?highlight=meu+tagima

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Mensagem por zanforlin Qui Mar 03, 2011 5:33 pm

Bom, posso falar em termos de guitarra, que é o que eu tive mais contato...


Toquei em várias guitarras top e caras. Comprei várias e vendi várias... As únicas que não saiam lá de cara era uma fender strato e uma gibson studio...

Uma vez comprei uma ibanez Joe Satriani... Toquei 15 dias direto com ela, quase todo dia, em shows... Aí as cordas ficaram ruins, e peguei a fender pra fazer um show... Quando pluguei, meus cabelos até arrepiavam!

Cara, não tem comparação. O projeto do meu xará Leo é muito bom.

Hoje os lakland estão sendo adorados. Devem ser bons mesmo. Mas a forma deles são dos Jazz e precision criados pelo léo.

O negócio é o timbre que se tira desses instrumentos. Existem vários outros baixos por aí, mas o som que você saca num album da motown, não conseguiria ser feito por um spector Smile

E é engraçado que quando vejo vídeos de instrumentos de outras marcas, mas com shapes do Leo, o povo fala: "Nóh, que sonzão de fender!!!" (com um lakland no colo).


Leo era um gênio, com certeza. Taí 3 empresas de instrumentos TOP criadas por ele pra confirmar. Mas além disso, acho que ele teve alguma inspiração divida pra criar esses modelos de instrumentos!

Abraços
Léo
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Mensagem por Laysson Qui Mar 03, 2011 5:35 pm

Fico imaginando a quantidade de Precisions que se perderam nas latas de lixo dos anos 50 antes de ganharem popularidade. Queria um desses pra mim. hahahahaha

Aqui em Goiânia, falando atualmente do público do rock. Conheço três estúdios filhos do Leo Fender. hehehe Um deles utiliza um Precision Vintage, outro um Jazz Bass 62' reissue, e o terceiro usa um Music Man SR4. E vejo também, que geralmente alguns baixistas de bandas daqui, mesmo usando baixos com dois humbuckers, preferem abrir só o captador do braço. Não sei se isso seria uma opção por querer um médio grave próximo ao Precision ou simplesmente vontade de abrir todos os pots no máximo pra gravar maior sinal.
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Baixos mais usados em gravações Empty Re: Baixos mais usados em gravações

Mensagem por allexcosta Qui Mar 03, 2011 5:35 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

Existe todo um processo psicológico nesse negócio de marca. O Fender maníaco termina até se sentindo mais confiante pra tocar vendo o F na mão e isso melhora a performance. É o tipo de coisa que não dá pra explicar bem...

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Baixos mais usados em gravações Empty Re: Baixos mais usados em gravações

Mensagem por zanforlin Qui Mar 03, 2011 5:55 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

Existe todo um processo psicológico nesse negócio de marca. O Fender maníaco termina até se sentindo mais confiante pra tocar vendo o F na mão e isso melhora a performance. É o tipo de coisa que não dá pra explicar bem...


Alguns falam realmente que fender tem uma VIBE, uma aura envolvida... E que realmente toca melhor num fender ou pelo menos mais feliz. E realmente não dá pra explicar isso.

Alguns falam até que os zaganin, apesar de ótimos instrumentos, não tem som de fender. Eu já ouvi 2 zaganins e realmente é diferente. Nem melhor nem pior, mas diferente.

Dá pra explicar? Razz
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Mensagem por zanforlin Qui Mar 03, 2011 6:02 pm



A partir de 2 minutos, esse produtor fala sobre o P bass. Fala que até existem baixos que soam bem, mas na hora do vamo ver, ele prefere o Precision em relação a qualquer outro.

O cara pergunta o que ele acha dos 5 cordas... ele responde que gosta quando o cara precisa de um "D" e consegue, mas que a maioria das caixas não conseguem reproduzir um Si abertão.

Interessante o que o cara pensa
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Mensagem por Cayo Castro Qui Mar 03, 2011 8:22 pm

Micoco escreveu:
Cayo Castro escreveu:Tbm to com o Cid...

Mas não sei... Quando minha banda foi gravar uma Demo num estúdio eu queria gravar com meu baixo... mas o cara lá do estúdio veio com aqueles papos de gravar com JB pq não embola e não sei o que...!
Acabei gravando com o JB dele... sendo que sonoramente falando o meu era mais timbrado e ão embola.

Fender?


Não era um Fender... mas era um HandMade feito em cima...
O som se igualava muito...! o baixo era bom...
Só que eu tava querendo mesmo é o timbre do meu baixo e tbm ja to acostumado com a pegada dele...!
Mas enfim saiu legal...!
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Baixos mais usados em gravações Empty O que há de errado em reverenciar os instrumentos tradicionais. Selmer ainda é a escolha número 1. Hohner idem. Bach tb. Aliás, é até educado agradecer por séculos o Fender. Praticamente tudo que ouvir na mista poupar usa seus instrumentos.

Mensagem por Telecaster Sáb Jan 15, 2022 9:17 am

Danrasta escreveu:Nossa ! estamos em 2011, e o pessoal só fala em fender...existe um universo de baixos excelentes (até muuuiiitoooo melhores que fender, usados tanto em gravações, quanto em PA, etc)brasileiro tem essa mentalidade de mídia mesmo, e apesar de ter ótimos intrumentos, a fender sempre foi, e é melhor ainda em mídia, pessoal vamo parar de assistir tanta TV, e pesquisar e testar outros instrumentos de outras marcas...caramba, o cara chega numa loja, vê 800 contra baixos, e fala...me traz todos os fenders e music mans aí pra ver qual eu vou comprar, aí o vendedor fala tem aquele ex-factor ali que também tem um som precioso, mas o cara fala, deixa pra la, quero fender nem que seja coreano, chines,japonês etc...quando compra americano paga o triplo que pagaria num outro baixo equivalente.Se só existisse baixos fenders bons, eu não estria postando este comentário(ja tive vários Squire, mexico, usa, e sei do que estou falando)Me desculpem os fenderzeiros, mas é meu ponto de vista...

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Mensagem por Telecaster Sáb Jan 15, 2022 9:20 am

zanforlin escreveu:
allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

Existe todo um processo psicológico nesse negócio de marca. O Fender maníaco termina até se sentindo mais confiante pra tocar vendo o F na mão e isso melhora a performance. É o tipo de coisa que não dá pra explicar bem...


Alguns falam realmente que fender tem uma VIBE, uma aura envolvida... E que realmente toca melhor num fender ou pelo menos mais feliz. E realmente não dá pra explicar isso.

Alguns falam até que os zaganin, apesar de ótimos instrumentos, não tem som de fender. Eu já ouvi 2 zaganins e realmente é diferente. Nem melhor nem pior, mas diferente.

Dá pra explicar? Razz

Pra que simular um fender? Se o fender faz o serviço pra que outro? Estranho deixar de servir ao mestre criador pra procurar novos psedo mestres.

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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 15, 2022 9:28 am

Oh boy... There we go again...

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Mensagem por Zubrycky Sáb Jan 15, 2022 9:37 am

zanforlin escreveu:
allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

Existe todo um processo psicológico nesse negócio de marca. O Fender maníaco termina até se sentindo mais confiante pra tocar vendo o F na mão e isso melhora a performance. É o tipo de coisa que não dá pra explicar bem...


Alguns falam realmente que fender tem uma VIBE, uma aura envolvida... E que realmente toca melhor num fender ou pelo menos mais feliz. E realmente não dá pra explicar isso.

Alguns falam até que os zaganin, apesar de ótimos instrumentos, não tem som de fender. Eu já ouvi 2 zaganins e realmente é diferente. Nem melhor nem pior, mas diferente.

Dá pra explicar? Razz

Claro que dá pra explicar.

A diferença de sonoridade pode ser causada por fatores como posição dos captadores, tipo de captadores, ação daa cordas, tipo e calibre das cordas, pegada do músico, técnica usada pelo músico, posição da mão direita do músico, pintura sparkle... notme

Lembrando que Leo Fender não é ninguém perante o "melhor luthier do Brasil"...

:troll:
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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 15, 2022 9:48 am

Zubrycky escreveu:Lembrando que Leo Fender não é ninguém perante o "melhor luthier do Brasil"...

Quem é alguém perto D'Ele?

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Jan 20, 2022 9:41 pm

Telecaster escreveu:
zanforlin escreveu:
allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:
Nos EUA é pior... Às vezes você deixa de pegar gig porque não toca com um Fender 4 cordas... Tem até anúncio de banda precisando de baixista dizendo que se seu equipamento não é um Fender 4 cordas e um amp Ampeg é melhor nem ligar que não serve. Ah, e muitos anúncios também falam que se você toca slap não é pra ligar...

A Fender tem 65 anos de vida, e é a maior marca de instrumentos de corda do mundo, queiramos ou não...

Allex, dá a impressão (a impressão, não estou afirmando), lendo seu comentário, que já está até fazendo parte da cultura musical, a marca "Fender".
Há como "simular" o som Fender JB - captadores desenvolvidos para isto, pedais...Não será idêntico, claro, mas, para a maioria dos consumidores de música, não há como saber a diferença; e eles nem estão muito interessados nisto.
Mas partindo do meio musical...o que leva a isto? não é só a questão histórica...não é só qualidade, pois há instrumentos com tanto cuidado na qualidade quanto a Fender...dá para destrinchar um pouco mais...Porque você acha que há esta exigência tão "radical"?

Existe todo um processo psicológico nesse negócio de marca. O Fender maníaco termina até se sentindo mais confiante pra tocar vendo o F na mão e isso melhora a performance. É o tipo de coisa que não dá pra explicar bem...


Alguns falam realmente que fender tem uma VIBE, uma aura envolvida... E que realmente toca melhor num fender ou pelo menos mais feliz. E realmente não dá pra explicar isso.

Alguns falam até que os zaganin, apesar de ótimos instrumentos, não tem som de fender. Eu já ouvi 2 zaganins e realmente é diferente. Nem melhor nem pior, mas diferente.

Dá pra explicar? Razz

Pra que simular um fender? Se o fender faz o serviço pra que outro? Estranho deixar de servir ao mestre criador pra procurar novos psedo mestres.

Verdade! Isso vai ao encontro daquilo que Deus falou ao Charlton Heston ao entregar a as tábuas da lei. "Não terás outros deuses diante de mim". Não se pode servir à Fender e a outros. Devemos ser sempre fiéis.


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