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Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.

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Mensagem por Ramiro Andrade Sáb Set 07, 2013 2:50 pm

Já tem meses que eu projeto um contrabaixo que usasse apenas um captador ,mas não encontrava um veredito ,pensei em usar um MM no posicionamento do Stingray  , um P no posicionamento do Precision ...

Até estudar com mais atenção os trabalhos de Anthony Jackson nas suas centenas de gravações . Todos os dias , procuro uma resposta na internet pra essa dúvida. Alguém tem essa informação ,ou construiu algo em configuração parecida?

Sei que deve demorar anos pra eu ter técnica suficiente pra tocar parecido ,mas talvez com configurações similares, eu chegue naquele timbre.
Estou tentando ,pretensiosamente ,chegar em configurações de madeira e captação ,que se assimilem ao som do instrumento .

Em um tópico no Talk Bass ,sobre o posicionamento do captador, vários disseram sobre ser no lugar do stingray, outros no lugar do precision ,até que o próprio Anthony Jackson respondesse , que todos estavam errados e que ele nunca mencionou que o posicionamento fosse do precision, e escolheu o posicionamento sozinho , sem o auxílio de Vinny e Joey da fodera , onde ele achava que soava melhor e que se estivesse uma polegada a mais ou a menos ,arruinaria o som .

Mas não deixou uma resposta clara.

E agora a dúvida continua . Alguém tem idéia da resposta?

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 07, 2013 2:53 pm

Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.

Esse papo de MM ou PB nem cabe porque é um baixo que tem escala de 36".

Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.

Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.

Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.

O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.

O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Set 07, 2013 3:24 pm

claps 

uma das respostas mais claras que já vi por aqui!!
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Mensagem por Ramiro Andrade Sáb Set 07, 2013 4:30 pm

allexcosta escreveu:Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.

Esse papo de MM ou PB nem cabe porque é um baixo que tem escala de 36".

Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.

Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.

Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.

O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.

O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.

Muito obrigado pela resposta . Escrevi do jeito que escrevi por que sabia que não chegaria à um resultado igual ,mas similar . Reconheço que os materiais usados no AJ presentation são únicos, e que a sonoridade de uma escala de 36" é diferente de uma de 34" . Pesquisei muito e encontrei algumas construções com o posicionamento do captador similar , com escala de 34" ,como esse :


Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  1001871_4636609287882_558311150_n
jpg images



E esse :

Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  YHL
application screenshot


Definitivamente , M laghus era uma opção bastante válida. Já acompanhava o trabalho do Jacimário à alguns anos , mesmo sem nunca ter testado nenhum instrumento , e assim como o Samuel , ele fabrica os próprios captadores .
Tenho plena noção que não vai ficar igual , mas se eu conseguir chegar próximo daquele timbre , já vou ficar satisfeito . Aí é só  mergulhar nos estudos e chegar no meu timbre pessoal .

Mas muito obrigado pelas respostas ,Allex .

Um shape diferente do emperor  ,  influenciaria negativamente no timbre ?

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Mensagem por Ramiro Andrade Ter Set 10, 2013 1:15 am

Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre. Só preciso conseguir contactar o Jacimário agora , tentei por mensagem no facebook e pelo e-mail na descrição do site , mas ainda não tive resposta.

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Mensagem por fheliojr Ter Set 10, 2013 3:49 pm

Ramiro Andrade escreveu:Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre...
vc poderia falar mais sobre isso, ramiro, pq acho essa questao interessante? p/ mim, q sou leigo nesse assunto, creio q esta influencia se dê mais pela massa do corpo q pelo formato dele.
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Mensagem por Ramiro Andrade Ter Set 10, 2013 6:18 pm

Encontrei a resposta em um tópico daqui do fórum mesmo , mas de fato , muito coisa pode influenciar o resultado final e não somente o  shape, mas a quantidade de madeira na construção .

https://www.contrabaixobr.com/t7305-ate-onde-o-formato-do-corpo-de-um-baixo-influencia-no-som

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Mensagem por DUDUBASS Ter Set 10, 2013 8:05 pm

Já tive a oportunidade de ver o AJ ao vivo no 55 Bar em NYC tocando com o Mike Stern, este bar é um minúsculo e quase centenário bar da cidade. Os graves do baixo dele é uma coisa de outro mundo, extremamente definido e encorpado. Logicamente o tamanho da escala tem muita influencia, posicionamento do captador e a "mãozinha" do cara claro. Além de que ele trabalha de forma brilhante no acompanhamento na área grave do instrumento, e explora de forma única as divisões rítmicas mais inusitadas que já ouvi. Realmente é um mestre.

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Mensagem por Ramiro Andrade Qua Set 11, 2013 12:37 am

Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .

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Mensagem por DUDUBASS Qua Set 11, 2013 4:57 am

Ramiro Andrade escreveu:Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .
 
E realmente foi, sempre soube da sua importancia como mestre, mas saí de lá impressionado com a profundidade, limpeza do som e a musicalidade que brotou do cara naquela noite. Voltando ao baixo em questão aquela escala de 36" deve ser cruel pra tocar, mas tem papel fundamental naqueles graves tão profundos e claros.

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Mensagem por Convidado Ter Nov 10, 2020 11:37 pm

No tópico do TB, o AJ disse que mediu e dava 32" do nut até o polo do captador, obviamente na escala de 36".

Alguém saberia se seria possível achar uma posição correspondente numa escala de 34"?

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 11, 2020 7:57 am

Sá Reston escreveu:No tópico do TB, o AJ disse  que mediu e dava 32" do nut até o polo do captador, obviamente na escala de 36".

Alguém saberia se seria possível achar uma posição correspondente numa escala de 34"?

https://www.4devs.com.br/calculadora_regra_tres_simples
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 11, 2020 9:02 am

Nunca ninguém pensou em fazer um bass estilo aquele instrumento que o Léo Fender usava para testar as posições?
Tipo fazer um pequeno trilho ou algo semelhante que o captador pudesse deslizar por ele uns centímetros e achando o timbre daquele momento pudesse fixar mas se amanhã quisesse algo diferente só afrouxar e puxar de novo. Facilitaria bem né?

Sá regrinha de 3 acho que resolve se vacilar pelo menos para achar uma posição com a mesma proporção. Mas eu acho que não é só isso que influencia
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 11, 2020 9:10 am

Fernando Zadá escreveu:Nunca ninguém pensou em fazer um bass estilo aquele instrumento que o Léo Fender usava para testar as posições?
Tipo fazer um pequeno trilho ou algo semelhante que o captador pudesse deslizar por ele uns centímetros e achando o timbre daquele momento pudesse fixar mas se amanhã quisesse algo diferente só afrouxar e puxar de novo. Facilitaria bem né?

Instrumentos com uma piscina gigante que permite mudança na posição dos captadores é algo relativamente comum em lutherias mundo afora, especialmente aquelas que gostam de pesquisar seus próprios timbres, ao invés de se ater aos chamados clássicos. Geralmente se usa fita adesiva dupla face, que é mais simples que fazer um trilho.
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 11, 2020 9:20 am

Mas ai pra pesquisa né?
Um modelo com algo dessa forma não poderia ser um diferencial?
Mas pensando bem a demanda popular por algo assim deve ser zero. Coisa só que doidos como nós poderíamos querer na verdade...
Quer dizer como alguns aqui eu não sei se me atrairia algo assim.
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 11, 2020 9:31 am

^ Você quer dizer instrumento de série?

Nos anos 80 existiam alguns. Lembro do Westone modelo "Rail" ou algo assim.

Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  0ff6687161e07ac7f005f0b0771cb554

Eu tive um clone desse instrumento feito por um luthier de Brasília, chamado Carmos ou algo similar.

https://www.contrabaixobr.com/t14219-o-primeiro-baixo-a-gente-nunca-esquece
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Mensagem por vcrz Qua Nov 11, 2020 11:26 am

O gibson grabber dos anos 70 tinha algo similar

Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  IMG-20201111-082516
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 11, 2020 12:27 pm

Exatamente.
Lembro de um video maluco de uma guitarra que girava uma chave trocava os captadores.

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Mensagem por AlbertoBass Qua Nov 11, 2020 5:38 pm

Achei essa solução muito mais discreta, você muda a posição do captador pela chavinha (seta). 

Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  Img_2030
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Mensagem por Convidado Sáb Nov 14, 2020 12:40 am

Como assim?

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 14, 2020 10:11 am

Também achei que não deu pra entender esse que Alberto postou.
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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 14, 2020 10:14 am

Fernando Zadá escreveu:Também achei que não deu pra entender esse que Alberto postou.

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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 14, 2020 10:16 am

O Fodera Mike Pope tem algo parecido:

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 14, 2020 10:26 am

Bem legal. Só que e extensão da escala ser clara achei feio demais.... e mesmo quando tira ela fica pior ainda! Rsss
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Mensagem por AlbertoBass Sáb Nov 14, 2020 12:39 pm

O do Mike Pope o buraco fica exposto, achei a solução do Ademir mais discreta.
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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 14, 2020 12:50 pm

Fernando Zadá escreveu:Bem legal. Só que e extensão da escala ser clara achei feio demais.... e mesmo quando tira ela fica pior ainda! Rsss

A Fodera é uma custom shop, eles não teriam problema em usar a mesma madeira da escala ou mesmo um laminado do top do corpo em volta dos ímãs, assumindo que você esteja disposto a pagar uns 8 mil dólares pela discreta mudança. Wink
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 14, 2020 2:08 pm

AlbertoBass escreveu:O do Mike Pope o buraco fica exposto, achei a solução do Ademir mais discreta.

Também achei.
Toquei em uns baixos do Ademir na Music Show e a solução dele pra extensão do D grave achei genial.
Feríssima ele.


allexcosta escreveu:


A Fodera é uma custom shop, eles não teriam problema em usar a mesma madeira da escala ou mesmo um laminado do top do corpo em volta dos ímãs, assumindo que você esteja disposto a pagar uns 8 mil dólares pela discreta mudança. Wink

Deixa feio mesmo! Rssssss
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Mensagem por AlbertoBass Sáb Nov 14, 2020 2:33 pm

Fernando Zadá escreveu:Também achei.
Toquei em uns baixos do Ademir na Music Show e a solução dele pra extensão do D grave achei genial.
Feríssima ele.

Acho que essa extensão do D foi inspirado nos baixos Factor. Cara, o grande diferencial do Ademir é a experiência. Tem muito luthier hoje mas beirando uns 40 anos de experiência são poucos viu. Ele bate o olho e já era. Lembro quando o Jens Ritter teve em BH e o Ademir deu altas sugestões e mostrou alguns erros de construção nos baixos dele. O dingwall que eu tinha deu um pau certa vez, o Ademir entrou em contato com o Sheldon e resolveu de uma forma surpreendente que até o Sheldon ficou de cara. Enfim...
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 14, 2020 2:50 pm

É inspirado sim pelo que ele falou mais lembro de ter ficado até mais prático o dele.
Eu toquei em alguns baixos na Music Show e todos muito bem construídos e equilibrados.
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Mensagem por Edão Sáb Nov 14, 2020 3:12 pm

Nesse baixo Fodera modelo Anthony Jackson, o captador parece estar exatamente entre a ponte e o final da escala (?)
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Mensagem por vcrz Qua Nov 18, 2020 12:52 pm



Encontrei isso no facebook sobre posição.
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Mensagem por AlbertoBass Qua Nov 18, 2020 1:42 pm

Creio em Deus pai...
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 18, 2020 2:18 pm

Coisa horrível.
Como experiência vá lá.....
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Mensagem por vcrz Qua Nov 18, 2020 2:45 pm

Imagino que seja apenas para experiência "sonora" não tem sentindo nenhum isso como instrumento musical.
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Mensagem por hiago_ar Qui Nov 19, 2020 8:44 am

Fernando Zadá escreveu:Coisa horrível.
Como experiência vá lá.....

vcrz escreveu:Imagino que seja apenas para experiência "sonora" não tem sentindo nenhum isso como instrumento musical.

Por que essa configuração não é bem-vinda?
Sem querer me opor às opiniões, só querendo entender, mesmo.
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Mensagem por vcrz Qui Nov 19, 2020 10:58 am

Não vejo praticidade nenhuma com a quantidade de switches e botões.

O objetivo do video creionque foi totalmente como experimento.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 19, 2020 11:02 am

Na minha modesta opinião muito botão pra mexer e num caso desses nitidamente o instrumentista teria tanta opção que a música, a técnica e possibilidades de mão ficam em último plano.
Tipo streaming de filme as vezes eu entro e só na busca já desisto de ver algo quando não abro para assistir algo especifico. tem tanta opção que me satisfaço só olhando o que tem! Rsss
Pra ter em casa gravar e fazer experiências se ganhasse teria um que em gravação ninguém veria o quão feio ele é! Rssss
Brincadeiras a parte eu ia gastar uns meses só pra aprender os botões qual faz o que ! Rsss
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Mensagem por hiago_ar Qui Nov 19, 2020 11:06 am

rsrs entendo. Estava pensando naquela afirmação que já vi algumas vezes "com JB e PB toca-se tudo". Talvez um mistão assim já bastasse pro "toca tudo" kkkk
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 19, 2020 11:31 am

Na verdade um PJ também cumpre bem a função básica mas o Colela aqui do fórum tinha um projeto interessante um tempo atrás que eu lembro de ter achado até mais simpático e não tão complicado...
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Mensagem por Ivanov_br Qui Nov 19, 2020 1:19 pm

Aprendi muito aqui, como sempre.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 19, 2020 5:56 pm

Fernando Zadá escreveu:Na minha modesta opinião muito botão pra mexer e num caso desses nitidamente o instrumentista teria tanta opção que a música, a técnica e possibilidades de mão ficam em último plano.
Tipo streaming de filme as vezes eu entro e só na busca já desisto de ver algo quando não abro para assistir algo especifico. tem tanta opção que me satisfaço só olhando o que tem! Rsss
Pra ter em casa gravar e fazer experiências se ganhasse teria um que em gravação ninguém veria o quão feio ele é! Rssss
Brincadeiras a parte eu ia gastar uns meses só pra aprender os botões qual faz o que ! Rsss
Eu sempre digo isso...
Em sites de guitarristas, onde participo como consultor técnico, muitos garotos ficam me perguntando sobre ligações estranhas e complexas ou circuitos de distorção dentro da guitarra. Eu sempre pergunto se o caboclo vai querer "pilotar" chavinhas ou tocar...
Mauricio Luiz Bertola
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Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.  Empty Re: Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.

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