Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.
+7
AlbertoBass
vcrz
DUDUBASS
fheliojr
Fernando Zadá
allexcosta
Ramiro Andrade
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.
Já tem meses que eu projeto um contrabaixo que usasse apenas um captador ,mas não encontrava um veredito ,pensei em usar um MM no posicionamento do Stingray , um P no posicionamento do Precision ...
Até estudar com mais atenção os trabalhos de Anthony Jackson nas suas centenas de gravações . Todos os dias , procuro uma resposta na internet pra essa dúvida. Alguém tem essa informação ,ou construiu algo em configuração parecida?
Sei que deve demorar anos pra eu ter técnica suficiente pra tocar parecido ,mas talvez com configurações similares, eu chegue naquele timbre.
Estou tentando ,pretensiosamente ,chegar em configurações de madeira e captação ,que se assimilem ao som do instrumento .
Em um tópico no Talk Bass ,sobre o posicionamento do captador, vários disseram sobre ser no lugar do stingray, outros no lugar do precision ,até que o próprio Anthony Jackson respondesse , que todos estavam errados e que ele nunca mencionou que o posicionamento fosse do precision, e escolheu o posicionamento sozinho , sem o auxílio de Vinny e Joey da fodera , onde ele achava que soava melhor e que se estivesse uma polegada a mais ou a menos ,arruinaria o som .
Mas não deixou uma resposta clara.
E agora a dúvida continua . Alguém tem idéia da resposta?
Até estudar com mais atenção os trabalhos de Anthony Jackson nas suas centenas de gravações . Todos os dias , procuro uma resposta na internet pra essa dúvida. Alguém tem essa informação ,ou construiu algo em configuração parecida?
Sei que deve demorar anos pra eu ter técnica suficiente pra tocar parecido ,mas talvez com configurações similares, eu chegue naquele timbre.
Estou tentando ,pretensiosamente ,chegar em configurações de madeira e captação ,que se assimilem ao som do instrumento .
Em um tópico no Talk Bass ,sobre o posicionamento do captador, vários disseram sobre ser no lugar do stingray, outros no lugar do precision ,até que o próprio Anthony Jackson respondesse , que todos estavam errados e que ele nunca mencionou que o posicionamento fosse do precision, e escolheu o posicionamento sozinho , sem o auxílio de Vinny e Joey da fodera , onde ele achava que soava melhor e que se estivesse uma polegada a mais ou a menos ,arruinaria o som .
Mas não deixou uma resposta clara.
E agora a dúvida continua . Alguém tem idéia da resposta?
Re: Posicionamento exato do captador do baixo Anthony Jackson Presentation #10.
Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.
Esse papo de MM ou PB nem cabe porque é um baixo que tem escala de 36".
Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.
Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.
Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.
O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.
O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.
Em tempo: essa busca de copiar um artista famoso geralmente leva à frustração. Se você conhece bem o trabalho do AJ sabe que aquilo existe dentro dele e o baixo é só um meio de transmitir essa musicalidade ao mundo.
Dito isso, na sua busca inglória, lembre que o tipo de junta do braço, material do nut, cordas e raio da escala têm um papel interessante nessa equação a ser resolvida.
Outras opções são: Compre um Fodera ou converse com a Mlaghus. Pelo que conheço do Jacimário no momento que você disser que quer um baixo com essa vibe ele imediatamente saberá o que fazer pra conseguir esse resultado. É o luthier Brasileiro que mais tem experiência com os conceitos empregados pela Fodera.
O Samuel, apesar de não ter a mesma experiência, irá trabalhar com você e pesquisar o que puder para chegar a um resultado que te agrade.
O Eliezer talvez também caminhe nessa direção, mas não conheço o trabalho dele o suficiente para chegar a uma conclusão desse tipo.
uma das respostas mais claras que já vi por aqui!!
allexcosta escreveu:Não, mas com uma boa foto de frente e um programinha de edição de imagem você tira essa dúvida.
Muito obrigado pela resposta . Escrevi do jeito que escrevi por que sabia que não chegaria à um resultado igual ,mas similar . Reconheço que os materiais usados no AJ presentation são únicos, e que a sonoridade de uma escala de 36" é diferente de uma de 34" . Pesquisei muito e encontrei algumas construções com o posicionamento do captador similar , com escala de 34" ,como esse :
jpg images
E esse :
application screenshot
Definitivamente , M laghus era uma opção bastante válida. Já acompanhava o trabalho do Jacimário à alguns anos , mesmo sem nunca ter testado nenhum instrumento , e assim como o Samuel , ele fabrica os próprios captadores .
Tenho plena noção que não vai ficar igual , mas se eu conseguir chegar próximo daquele timbre , já vou ficar satisfeito . Aí é só mergulhar nos estudos e chegar no meu timbre pessoal .
Mas muito obrigado pelas respostas ,Allex .
Um shape diferente do emperor , influenciaria negativamente no timbre ?
Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre. Só preciso conseguir contactar o Jacimário agora , tentei por mensagem no facebook e pelo e-mail na descrição do site , mas ainda não tive resposta.
vc poderia falar mais sobre isso, ramiro, pq acho essa questao interessante? p/ mim, q sou leigo nesse assunto, creio q esta influencia se dê mais pela massa do corpo q pelo formato dele.Ramiro Andrade escreveu:Já consegui uma resposta sobre o formato e a influência no timbre...
fheliojr- Membro
Encontrei a resposta em um tópico daqui do fórum mesmo , mas de fato , muito coisa pode influenciar o resultado final e não somente o shape, mas a quantidade de madeira na construção .
https://www.contrabaixobr.com/t7305-ate-onde-o-formato-do-corpo-de-um-baixo-influencia-no-som
https://www.contrabaixobr.com/t7305-ate-onde-o-formato-do-corpo-de-um-baixo-influencia-no-som
Já tive a oportunidade de ver o AJ ao vivo no 55 Bar em NYC tocando com o Mike Stern, este bar é um minúsculo e quase centenário bar da cidade. Os graves do baixo dele é uma coisa de outro mundo, extremamente definido e encorpado. Logicamente o tamanho da escala tem muita influencia, posicionamento do captador e a "mãozinha" do cara claro. Além de que ele trabalha de forma brilhante no acompanhamento na área grave do instrumento, e explora de forma única as divisões rítmicas mais inusitadas que já ouvi. Realmente é um mestre.
Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .
Ramiro Andrade escreveu:Quero ter a mesma sorte de conseguir ver ele tocando de perto . Deve ser atordoante .
E realmente foi, sempre soube da sua importancia como mestre, mas saí de lá impressionado com a profundidade, limpeza do som e a musicalidade que brotou do cara naquela noite. Voltando ao baixo em questão aquela escala de 36" deve ser cruel pra tocar, mas tem papel fundamental naqueles graves tão profundos e claros.
No tópico do TB, o AJ disse que mediu e dava 32" do nut até o polo do captador, obviamente na escala de 36".
Alguém saberia se seria possível achar uma posição correspondente numa escala de 34"?
Alguém saberia se seria possível achar uma posição correspondente numa escala de 34"?
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:No tópico do TB, o AJ disse que mediu e dava 32" do nut até o polo do captador, obviamente na escala de 36".
https://www.4devs.com.br/calculadora_regra_tres_simples
allexcosta- Administrador
Nunca ninguém pensou em fazer um bass estilo aquele instrumento que o Léo Fender usava para testar as posições?
Tipo fazer um pequeno trilho ou algo semelhante que o captador pudesse deslizar por ele uns centímetros e achando o timbre daquele momento pudesse fixar mas se amanhã quisesse algo diferente só afrouxar e puxar de novo. Facilitaria bem né?
Sá regrinha de 3 acho que resolve se vacilar pelo menos para achar uma posição com a mesma proporção. Mas eu acho que não é só isso que influencia
Tipo fazer um pequeno trilho ou algo semelhante que o captador pudesse deslizar por ele uns centímetros e achando o timbre daquele momento pudesse fixar mas se amanhã quisesse algo diferente só afrouxar e puxar de novo. Facilitaria bem né?
Sá regrinha de 3 acho que resolve se vacilar pelo menos para achar uma posição com a mesma proporção. Mas eu acho que não é só isso que influencia
Fernando Zadá- Moderador
hiago_ar gosta desta mensagem
Fernando Zadá escreveu:Nunca ninguém pensou em fazer um bass estilo aquele instrumento que o Léo Fender usava para testar as posições?
Instrumentos com uma piscina gigante que permite mudança na posição dos captadores é algo relativamente comum em lutherias mundo afora, especialmente aquelas que gostam de pesquisar seus próprios timbres, ao invés de se ater aos chamados clássicos. Geralmente se usa fita adesiva dupla face, que é mais simples que fazer um trilho.
Mas ai pra pesquisa né?
Um modelo com algo dessa forma não poderia ser um diferencial?
Mas pensando bem a demanda popular por algo assim deve ser zero. Coisa só que doidos como nós poderíamos querer na verdade...
Quer dizer como alguns aqui eu não sei se me atrairia algo assim.
Um modelo com algo dessa forma não poderia ser um diferencial?
Mas pensando bem a demanda popular por algo assim deve ser zero. Coisa só que doidos como nós poderíamos querer na verdade...
Quer dizer como alguns aqui eu não sei se me atrairia algo assim.
Fernando Zadá- Moderador
^ Você quer dizer instrumento de série?
Nos anos 80 existiam alguns. Lembro do Westone modelo "Rail" ou algo assim.
Eu tive um clone desse instrumento feito por um luthier de Brasília, chamado Carmos ou algo similar.
https://www.contrabaixobr.com/t14219-o-primeiro-baixo-a-gente-nunca-esquece
Nos anos 80 existiam alguns. Lembro do Westone modelo "Rail" ou algo assim.
Eu tive um clone desse instrumento feito por um luthier de Brasília, chamado Carmos ou algo similar.
https://www.contrabaixobr.com/t14219-o-primeiro-baixo-a-gente-nunca-esquece
O gibson grabber dos anos 70 tinha algo similar
vcrz- Membro
Exatamente.
Lembro de um video maluco de uma guitarra que girava uma chave trocava os captadores.
Lembro de um video maluco de uma guitarra que girava uma chave trocava os captadores.
Fernando Zadá- Moderador
AlbertoBass- Membro
Convidado- Convidado
Também achei que não deu pra entender esse que Alberto postou.
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:Também achei que não deu pra entender esse que Alberto postou.
O Fodera Mike Pope tem algo parecido:
Bem legal. Só que e extensão da escala ser clara achei feio demais.... e mesmo quando tira ela fica pior ainda! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
O do Mike Pope o buraco fica exposto, achei a solução do Ademir mais discreta.
AlbertoBass- Membro
Fernando Zadá escreveu:Bem legal. Só que e extensão da escala ser clara achei feio demais.... e mesmo quando tira ela fica pior ainda! Rsss
A Fodera é uma custom shop, eles não teriam problema em usar a mesma madeira da escala ou mesmo um laminado do top do corpo em volta dos ímãs, assumindo que você esteja disposto a pagar uns 8 mil dólares pela discreta mudança.
AlbertoBass escreveu:O do Mike Pope o buraco fica exposto, achei a solução do Ademir mais discreta.
Também achei.
Toquei em uns baixos do Ademir na Music Show e a solução dele pra extensão do D grave achei genial.
Feríssima ele.
allexcosta escreveu:
A Fodera é uma custom shop, eles não teriam problema em usar a mesma madeira da escala ou mesmo um laminado do top do corpo em volta dos ímãs, assumindo que você esteja disposto a pagar uns 8 mil dólares pela discreta mudança.
Deixa feio mesmo! Rssssss
Fernando Zadá- Moderador
Acho que essa extensão do D foi inspirado nos baixos Factor. Cara, o grande diferencial do Ademir é a experiência. Tem muito luthier hoje mas beirando uns 40 anos de experiência são poucos viu. Ele bate o olho e já era. Lembro quando o Jens Ritter teve em BH e o Ademir deu altas sugestões e mostrou alguns erros de construção nos baixos dele. O dingwall que eu tinha deu um pau certa vez, o Ademir entrou em contato com o Sheldon e resolveu de uma forma surpreendente que até o Sheldon ficou de cara. Enfim...Fernando Zadá escreveu:Também achei.
Toquei em uns baixos do Ademir na Music Show e a solução dele pra extensão do D grave achei genial.
Feríssima ele.
AlbertoBass- Membro
Fernando Zadá gosta desta mensagem
É inspirado sim pelo que ele falou mais lembro de ter ficado até mais prático o dele.
Eu toquei em alguns baixos na Music Show e todos muito bem construídos e equilibrados.
Eu toquei em alguns baixos na Music Show e todos muito bem construídos e equilibrados.
Fernando Zadá- Moderador
Nesse baixo Fodera modelo Anthony Jackson, o captador parece estar exatamente entre a ponte e o final da escala (?)
Edão- Membro
Encontrei isso no facebook sobre posição.
vcrz- Membro
Creio em Deus pai...
AlbertoBass- Membro
Coisa horrível.
Como experiência vá lá.....
Fernando Zadá- Moderador
Imagino que seja apenas para experiência "sonora" não tem sentindo nenhum isso como instrumento musical.
vcrz- Membro
Fernando Zadá escreveu:Coisa horrível.
vcrz escreveu:Imagino que seja apenas para experiência "sonora" não tem sentindo nenhum isso como instrumento musical.
Por que essa configuração não é bem-vinda?
Sem querer me opor às opiniões, só querendo entender, mesmo.
hiago_ar- Membro
Não vejo praticidade nenhuma com a quantidade de switches e botões.
O objetivo do video creionque foi totalmente como experimento.
O objetivo do video creionque foi totalmente como experimento.
vcrz- Membro
Na minha modesta opinião muito botão pra mexer e num caso desses nitidamente o instrumentista teria tanta opção que a música, a técnica e possibilidades de mão ficam em último plano.
Tipo streaming de filme as vezes eu entro e só na busca já desisto de ver algo quando não abro para assistir algo especifico. tem tanta opção que me satisfaço só olhando o que tem! Rsss
Pra ter em casa gravar e fazer experiências se ganhasse teria um que em gravação ninguém veria o quão feio ele é! Rssss
Brincadeiras a parte eu ia gastar uns meses só pra aprender os botões qual faz o que ! Rsss
Tipo streaming de filme as vezes eu entro e só na busca já desisto de ver algo quando não abro para assistir algo especifico. tem tanta opção que me satisfaço só olhando o que tem! Rsss
Pra ter em casa gravar e fazer experiências se ganhasse teria um que em gravação ninguém veria o quão feio ele é! Rssss
Brincadeiras a parte eu ia gastar uns meses só pra aprender os botões qual faz o que ! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
rsrs entendo. Estava pensando naquela afirmação que já vi algumas vezes "com JB e PB toca-se tudo". Talvez um mistão assim já bastasse pro "toca tudo" kkkk
hiago_ar- Membro
Na verdade um PJ também cumpre bem a função básica mas o Colela aqui do fórum tinha um projeto interessante um tempo atrás que eu lembro de ter achado até mais simpático e não tão complicado...
Fernando Zadá- Moderador
Aprendi muito aqui, como sempre.
Eu sempre digo isso...Fernando Zadá escreveu:Na minha modesta opinião muito botão pra mexer e num caso desses nitidamente o instrumentista teria tanta opção que a música, a técnica e possibilidades de mão ficam em último plano.
Em sites de guitarristas, onde participo como consultor técnico, muitos garotos ficam me perguntando sobre ligações estranhas e complexas ou circuitos de distorção dentro da guitarra. Eu sempre pergunto se o caboclo vai querer "pilotar" chavinhas ou tocar...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
hiago_ar e Passos_Gigantes gostam desta mensagem
Conteúdo patrocinado