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Mensagem por allexcosta Qui 3 Set 2009 - 0:03

A título de curiosidade, alguém sabe porque todo baixo feito no Brasil agora vem com essas pontes? É a moda do momento?

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Mensagem por Cantão Qui 3 Set 2009 - 0:14

Deixo a resposta para quem entende , matando a curiosidade...seria este tipo de ponte Tio ?
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Mensagem por Thales_Sr Qui 3 Set 2009 - 1:13

A título de curiosidade, alguém sabe porque todo baixo feito no Brasil agora vem com essas pontes? É a moda do momento?
É. Falaram que é chique, disseram que minimiza a transferência de vibração para as outras cordas, aí todo mundo achou lindo. haha
Se falarem que aumenta o sustain então...

Pessoalmente, eu acho esse tipo de ponte bonito. Colocaria pela parte estética, somente.

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Mensagem por allexcosta Qui 3 Set 2009 - 1:23

Thales_sr escreveu:É. Falaram que é chique, disseram que minimiza a transferência de vibração para as outras cordas(...)

facepalm

Tem coisa que é difícil de entender... Tenho visto muito isso no Brasil:

-Qual seu baixo?
-Eu tenho um baixo de 800 cordas, braço feito em sanduíche de 56 madeiras de 4 continentes, com colagem desenvolvida pela NASA pra viagens ao Sol, alem disso meu baixo tem ponte mono-rail que minimiza a transferência de vibração para as outras cordas e acaba com a incompatibilidade orgânica de timbres. Captação é feita de magnetos raros recuperados da cidade submersa de Atlântida e o circuito é de 31 bandas customizado pelo mesmo cara que fabrica equipamentos pra radar usados na guerra do Iraque. A junção do braço é um sistema novo, que otimiza o sustain das notas de uma maneira uniforme, e as madeiras da colagem são escolhidas por um programa de computador que dizem ser tecnologia extra-terrestre.
-Ah, que legal, deve ser o baixo dos seus sonhos né?
-Pô cara, pior que não... Meu sonho era ter um Fender passivo...

facepalm

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Mensagem por Cantão Qui 3 Set 2009 - 1:52

^KKKKKKkkkkkkk....O pior disso tudo , é que é verdade....Salve Allex.Ponte mono-rail Party0019

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Mensagem por Claudio Qui 3 Set 2009 - 8:13

allexcosta escreveu:
-Ah, que legal, deve ser o baixo dos seus sonhos né?
-Pô cara, pior que não... Meu sonho era ter um Fender passivo...

What a Face Muito bom! a final de contas, Fender é Fender.

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Mensagem por Renato Qui 3 Set 2009 - 8:40

Thales_sr escreveu:Pessoalmente, eu acho esse tipo de ponte bonito. Colocaria pela parte estética, somente.
Me too!

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Mensagem por DenisLM Qui 3 Set 2009 - 9:10

eu tive um ibanez prestige de 6 cordas com uma ponte desse tipo, e realmente era lindo demais!
agora na pratica eu não senti diferença alguma... Laughing
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Mensagem por Guilé Qui 3 Set 2009 - 9:18

A grande vantagem dessa ponte, e creio que o motivo do sucesso dela entre quem aspira um baixo customizado, é a facilidade pra adequar o espaçamento de cordas do seu projeto....nem sempre aqui no Rio por ex, a gente acha grande variedade de pontes com os ajustes, cores e numero de cordas que precisamos....essa daí mata essa colehada numa cajadada só.

Quanto ao lance da vibração independente por corda, tb ja ouvi , só não sei se preocede realmente ou tenha alguma relevância.

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Mensagem por URSOBHZ Qui 3 Set 2009 - 9:30

Também as acho visualmente interessantes. E esse aspecto que o Guilé ressaltou é um ponto positivo também.
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Mensagem por Ivanov_br Qui 3 Set 2009 - 9:54

acho bonito... mas não sei dizer nada sobre a influencia no som.
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Mensagem por Thales_Sr Qui 3 Set 2009 - 10:22

eu tive um ibanez prestige de 6 cordas com uma ponte desse tipo, e realmente era lindo demais!
agora na pratica eu não senti diferença alguma... Laughing

E no final realizou seu sonho de ter um Fender... heheheh

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Mensagem por GusVCD Qui 3 Set 2009 - 17:41

Eu pessoalmente não vejo muita graça... acho bonitinha sim e tal, mas sei lá... qd olho pra um baixo, algumas coisas eu gosto de ver ali, e outras nem faço questão...

A ponte é algo q eu gosto de ver, ou não ver apenas escondida por um cover (JJ/Pbass), gosto muito de ver tarrachas tbm (baixos steinberg sem a mão não me fascinam em nada)...

Por outro lado, não faço muita questão de ver por exemplo uma monte de chaves e botões (meu Giannini arranquei tudo, coloquei um escudo cego e deixei o captador ligado direto no plug P10), nem o captador dependendo do modelo (curto o visual q um Bass Variax tem sem captadores aparentes...)

Creio q como a maioria falou, usar ou não acaba sendo mais em questão de gosto visual, ou no máximo praticidade pra comprar individual por qtd de cordas ou espaçamento...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 3 Set 2009 - 17:52

Discutindo sobre isso com o Eliezer Lara (grande luthier e um dos meus mestres), ele me disse que (ao menos teoricamente) há menor interferência da vibração de uma corda na outra, proporcionando maior "clareza" e definição às notas. Até que ponto isso é verdade, eu não posso opinar, pois nunca construí um instrumento com uma ponte dessas. De minha parte sempre considerei que os fatores determinantes para o timbre são simples (além do próprio baixista...).
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Mensagem por DenisLM Qui 3 Set 2009 - 19:16

Thales_sr escreveu:
eu tive um ibanez prestige de 6 cordas com uma ponte desse tipo, e realmente era lindo demais!
agora na pratica eu não senti diferença alguma... Laughing

E no final realizou seu sonho de ter um Fender... heheheh

pior que na época nem gostava de fender nem de jazz bass...
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Mensagem por DUDUBASS Qui 3 Set 2009 - 19:24

Tenho esta ponte em dois baixos, ela cumpre bem a sua função, permite o pitch que vc quiser(15 mm ou mais), esteticamente são bonitas e são baratas + ou - 15,00 a unidade. porém a sua regulagem é pouco prática.
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Mensagem por Mago Mr. Bass Seg 14 Set 2009 - 0:46

Eu podia jurar que a regulagem era mais fácil

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Mensagem por Thales_Sr Seg 14 Set 2009 - 9:33

pior que na época nem gostava de fender nem de jazz bass...
mas as coisas mudam... Very Happy

Se passar a não gostar de novo, eu te livro desse suplício que você carrega na foto. Very Happy

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Mensagem por DenisLM Seg 14 Set 2009 - 11:23

Thales_sr escreveu:
pior que na época nem gostava de fender nem de jazz bass...
mas as coisas mudam... Very Happy

Se passar a não gostar de novo, eu te livro desse suplício que você carrega na foto. Very Happy

pagando bem, que mal tem? Razz

só para ilustrar um pouco mais o tópico, uma foto do meu antigo brinquedo:

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Mensagem por Cid Seg 14 Set 2009 - 11:45

E o que os gringos aí discutem sobre isso Alex?
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Mensagem por Luciano Carvalho Sex 25 Set 2009 - 7:19

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Discutindo sobre isso com o Eliezer Lara (grande luthier e um dos meus mestres), ele me disse que (ao menos teoricamente) há menor interferência da vibração de uma corda na outra, proporcionando maior "clareza" e definição às notas. Até que ponto isso é verdade, eu não posso opinar, pois nunca construí um instrumento com uma ponte dessas. De minha parte sempre considerei que os fatores determinantes para o timbre são simples (além do próprio baixista...).
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Bertola,

Estou construindo um instrumento com o Eliezer e ele me indicou uma ponte dessas e comentou também sobre isso comigo. Como não estava no meu projeto exatamente uma ponte dessas (até pq não sabia dessa "teoria"), ele me deu essa dica e além de achar esteticamente bonita também deve ser verdade que ajuda em alguma coisa.

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Mensagem por Henrique Alencar Sex 25 Set 2009 - 8:16

O meu Condor AG 5000 vem com esse tipo de ponte e eu gostei da praticidade.
Para regular as oitavas por exemplo é só afrouxar um pouca as cordas e deslizar o "carrinho" pra onde quiser, acho melhor do que ficar torcendo parafuso.
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Mensagem por DUDUBASS Sex 25 Set 2009 - 8:49

Tenho essa ponte em dois baixos, porém ela não é prática, vc tem que desafinar a corda, depois afrouxar o parafuso que prende o carrinho à base, depois regular com a mão e afinar em seguida..... se não tiver ficado no ponto certo tem de refazer todo o procedimento novamente, desafina a corda e tal.....toda a regulagem tem de ser feita com o baixo desafinado, aí fica desafina regula afina, até acertar o ponto...no bambo, pois vc nunca sabe se já tá no ponto.

se vc comparar com uma ponte tipo jazz bass,vai ver a diferença de praticidade... pontes, quanto mais simples melhor para regular....

No entanto esta monorail é de boa qualidade, bonita, e te dá muitas vantagens(pitch, preço, qualidade), porém pra regular é uma novela global...
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Mensagem por Henrique Alencar Sex 25 Set 2009 - 8:52

DUDU
Eu desafino o mínimo e quando desafino, as vezes só suspendo um pouco a corda e mecho no carrinho, rsss.
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Mensagem por DUDUBASS Sex 25 Set 2009 - 9:04

rickalencar escreveu:DUDU
Eu desafino o mínimo e quando desafino, as vezes só suspendo um pouco a corda e mecho no carrinho, rsss.


Eu entendo e gosto destas pontes, acho o custo X benefício dela excelente, mas vc às vezes puxa o carrinho e não chega no ponto, depois passa do ponto e tal aí volta e tudo isso desafinando e reafinando o baixo. Já nas tipo jazz bass o baixo permanece afinado e vc vai vendo se deu o ponto. Mas no geral elas são muito boas mesmo, eu gosto muito. valeu!
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Mensagem por Henrique Alencar Sex 25 Set 2009 - 9:34

Beleza
Eu tenho um Jazz Bass também só que nunca regulei-o acredita...
Eu sempre mandava regular geral agora sem money passei a regular.
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Mensagem por DUDUBASS Sex 25 Set 2009 - 11:53

rickalencar escreveu:Beleza
Eu tenho um Jazz Bass também só que nunca regulei-o acredita...
Eu sempre mandava regular geral agora sem money passei a regular.

É velho, regulagens básicas como ponte, troca de cordas, tensor, todos nós deveríamosmos aprender e fazer pra termos esta economia....
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Mensagem por korg Sex 25 Set 2009 - 18:24

eu acho ótima essa ponte, ja tive em um RBX775. Adoro quando tudo me permite ajuste máximo. Penei um pouco pra ajustar meu Squier VM TB por ter o carrinho em duplas por ex. Um porre e não te dá perfeição.

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Mensagem por edumerino Ter 1 Mar 2011 - 23:18

Ressucitando das profundezas o tópico, eu pergunto:

Quais marcas tem a referida ponte? No Best Bass Gears não tem marca, só um modelo e pronto...

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Mensagem por ALLAN_BASS. Dom 27 Mar 2011 - 18:53

EU tô fazendo um baixo novo p mim agora e estive pensando em utilizar mono rail nele .
mas vem a questão, onde comprar?
quanto custa?
já procurei praticamente em toda a net e não achei p vender em lugar nenhum!
se alguem souber onde encontrar por favor me ajude!
abraços
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Mensagem por allexcosta Dom 27 Mar 2011 - 20:08

^ A Condor deve vender

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Mensagem por jiroumaru Dom 27 Mar 2011 - 22:22

O meu Schecter tem essa ponte. Confesso que não consegui escutar nada de diferente também, mas até aí pode ser minha ignorância. Nos resta acreditar nas palavras dos luthiers...

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Mensagem por edumerino Dom 27 Mar 2011 - 22:55

Acho que o som não deve ser diferente mesmo, mas acho estéticamente show de bola...

Sobre achar, no Brasil só achei da Condor mesmo, mas dá pra importar por aí. A hipshot tem um modelo bem legal que dá pra instalar com a opção de deixar as cordas passando pelo corpo ou do jeito tradicional...

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Mensagem por Lapetina Qua 14 Set 2011 - 9:32

Fala pessoal,
estou iniciando a ideia de um baixo novo de luthier,
e sempre achei esteticamente muito legais essas pontes, estou pensando em utilizar essa:

Ponte mono-rail !CCJVlYwB2k~$(KGrHqEOKj0E0TP+8dr5BNKModpqb!~~_12

Existe algum CONTRA de usar este sistema?
afinal estou tendendo para ela apenas pelo visual.

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Mensagem por edumerino Qua 14 Set 2011 - 9:50

Essa parece uma opção bem legal!

Nunca tive, mas sempre curti o visual das mono rail. Nem acho que deve fazer tanta diferença na questão da "vibração individual" das cordas, mas esteticamente é bem super bacaninha!

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Mensagem por Lapetina Qua 14 Set 2011 - 9:59

^pois é!
eu sou meio capado de percepção musical,
não consigo diferenciar o sustain de um parafusado de um inteiriço,
ou um corpo de alder de uma prateleira.
então minha dúvida é mais para saber se ela tende a dar mais problemas ou algo desse tipo.

outra coisa que me interessou nela, é dar uma recuada na corda SÍ.
isso eu consegui sentir diferença no timbre!
rs

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Mensagem por edumerino Qua 14 Set 2011 - 10:19

E esta Triple Lock Down você ainda tem a opção de prender as cordas do jeito tradicional ou trasnpassando o corpo né...

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Mensagem por Lapetina Qua 14 Set 2011 - 10:22

^sim, extremamente versatil!
rs

da até para fazer um teste cego de string through body e o padrão
rs

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Mensagem por edumerino Qua 14 Set 2011 - 11:26

haha na boa, quem falar que consegue diferenciar é mentiroso, caluniador!



A Ibanez usa muito as Mono Rail; Meu amado Ibanez SR 5005e Prestige, objeto de desejo com projeto para aquisição iniciado) é um deles. Acho o visual fantástico.



A propósito, alguém lembra do episódio dos Simpsons que vem um picareta querendo construir um MONOTRILHO em Springfield? Toda vez que leio "mono rail" eu penso na musiquinha que todos cantam nesse episódio...

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Mensagem por allexcosta Qua 14 Set 2011 - 11:30

edumerino escreveu:A propósito, alguém lembra do episódio dos Simpsons que vem um picareta querendo construir um MONOTRILHO em Springfield? Toda vez que leio "mono rail" eu penso na musiquinha que todos cantam nesse episódio...


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Mensagem por CG Qua 14 Set 2011 - 11:35

edumerino escreveu:


A propósito, alguém lembra do episódio dos Simpsons que vem um picareta querendo construir um MONOTRILHO em Springfield? Toda vez que leio "mono rail" eu penso na musiquinha que todos cantam nesse episódio...

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Mensagem por edumerino Qua 14 Set 2011 - 11:37

hehe show de bola! Clássico!

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Mensagem por basista Ter 6 Dez 2011 - 22:47

A maior vantagem dessas pontes é que da pra deixar a corda Si mais longa afastando a ponte dessa corda mais pra tras que as outras, (algum Luthier me corrija se eu estiver errado), melhorando assim a nitides das notas nessa corda.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 6 Dez 2011 - 23:12

basista escreveu:A maior vantagem dessas pontes é que da pra deixar a corda Si mais longa afastando a ponte dessa corda mais pra tras que as outras, (algum Luthier me corrija se eu estiver errado), melhorando assim a nitides das notas nessa corda.
Sim, seu raciocínio é correto. Com essa ponte pode-se fazer um ajuste de entonação mais acurado para o "sizão".
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Mensagem por Gomba Qua 7 Dez 2011 - 0:55

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
basista escreveu:A maior vantagem dessas pontes é que da pra deixar a corda Si mais longa afastando a ponte dessa corda mais pra tras que as outras, (algum Luthier me corrija se eu estiver errado), melhorando assim a nitides das notas nessa corda.
Sim, seu raciocínio é correto. Com essa ponte pode-se fazer um ajuste de entonação mais acurado para o "sizão".
Num baixo "Fanned" ela é obrigatória....

a questao eh que voce tem que puxar a corda mas deixar a escala do mesmo tamanho, senao voce vai ter um serio problema de entonacao com os trastes...
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Mensagem por Fernando Zadá Qua 7 Dez 2011 - 10:59

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
basista escreveu:A maior vantagem dessas pontes é que da pra deixar a corda Si mais longa afastando a ponte dessa corda mais pra tras que as outras, (algum Luthier me corrija se eu estiver errado), melhorando assim a nitides das notas nessa corda.
Sim, seu raciocínio é correto. Com essa ponte pode-se fazer um ajuste de entonação mais acurado para o "sizão".
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Opa nos Dingwalls só o Combustion usa esse tipo de ponte no AB1 e no ABZ6 são pontes próprias já confeccionadas com o angulo pré definido em relação a escala.
Como só o modelo mais barato usa e eles são bons em sonoridade e construção acho que esse lance de vibração e etc deve ser algo imperceptível ou mais teórico do que perceptível.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 7 Dez 2011 - 11:06

Fernando Zadá escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
basista escreveu:A maior vantagem dessas pontes é que da pra deixar a corda Si mais longa afastando a ponte dessa corda mais pra tras que as outras, (algum Luthier me corrija se eu estiver errado), melhorando assim a nitides das notas nessa corda.
Sim, seu raciocínio é correto. Com essa ponte pode-se fazer um ajuste de entonação mais acurado para o "sizão".
Num baixo "Fanned" ela é obrigatória....

Opa nos Dingwalls só o Combustion usa esse tipo de ponte no AB1 e no ABZ6 são pontes próprias já confeccionadas com o angulo pré definido em relação a escala.
Como só o modelo mais barato usa e eles são bons em sonoridade e construção acho que esse lance de vibração e etc deve ser algo imperceptível ou mais teórico do que perceptível.
Pódiscrê!
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Mensagem por allexcosta Qua 7 Dez 2011 - 11:09

Gomba escreveu:a questao eh que voce tem que puxar a corda mas deixar a escala do mesmo tamanho, senao voce vai ter um serio problema de entonacao com os trastes...

Verdade, mas por algum motivo que é difícil de explicar, o timbre da corda muda quando você anda com a ponte pra frente ou pra trás, mesmo mantendo o saddle no mesmo local.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 7 Dez 2011 - 11:19

allexcosta escreveu:
Gomba escreveu:a questao eh que voce tem que puxar a corda mas deixar a escala do mesmo tamanho, senao voce vai ter um serio problema de entonacao com os trastes...

Verdade, mas por algum motivo que é difícil de explicar, o timbre da corda muda quando você anda com a ponte pra frente ou pra trás, mesmo mantendo o saddle no mesmo local.
É por causa do aumento, ou diminuição da tensão (embora eu não tenha certeza absoluta).
Se a ponte estiver um poquinho mais para frente (o carrinho ficando muito próximo da base da ponte), a tensão da corda aumenta; ao contrário, diminui. Isso influencia no timbre).
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Mensagem por NeyBass Qui 8 Dez 2011 - 11:59

também acho questão de estética e ser moderna.
no meu baixo veio essa ponte, mas para mim se tivesse vindo uma normal, não faria diferença alguma, nem desconto eu pediria no preço final.

concordo com o Guilé, é bem mais facil de fazer o espaçamento desejado pelo cliente.
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