Ponte mono-rail
+29
subgrave
Ronyldo D`Santos Luthier
Marco Marchese
NeyBass
Fernando Zadá
Gomba
basista
CG
Lapetina
jiroumaru
ALLAN_BASS.
edumerino
korg
Henrique Alencar
Luciano Carvalho
Cid
Mago Mr. Bass
DUDUBASS
Mauricio Luiz Bertola
GusVCD
Ivanov_br
URSOBHZ
Guilé
DenisLM
Renato
Claudio
Thales_Sr
Cantão
allexcosta
33 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Ponte mono-rail
Bom galera é o seguinte:
Desculpe ressucitar o topico mas li ele todo e ainda fiquei com uma duvida. Estou reformando um baixo véio aqui e já comprei uma ponte dessas mono rail pra colocar na criança. A duvida é a seguinte: na ponte comum tem um fio terra ligado, como ligar nessa ? tenho de ligar em todos os módulos ? basta em um ?
Depois quando o baixo estiver pronto vou apresenta-lo para a galera.
Obrigado a todos.
Desculpe ressucitar o topico mas li ele todo e ainda fiquei com uma duvida. Estou reformando um baixo véio aqui e já comprei uma ponte dessas mono rail pra colocar na criança. A duvida é a seguinte: na ponte comum tem um fio terra ligado, como ligar nessa ? tenho de ligar em todos os módulos ? basta em um ?
Obrigado a todos.
Marco Marchese- Membro
allexcosta- Administrador
Marco Marchese escreveu:Bom galera é o seguinte:
Obrigado a todos.
O Gpraxedes e o Herveton souza(aqui do fórum) fizeram algumas modificações na parte elétrica em um Tagima Milenium, pra testar os captadores da NBS e tinha as pontes monorail...o problema era uma chiadeira danada que tinha, reduzia quando se colocava a mão na segunda e terceira cordas, no restante(outras quatro cordas) isso não acontecia e a chiadeira ficava lá...
No corpo do baixo, tinha o furo pro aterramento, porem...O fio só tocava em duas pontes, fazendo o aterramento, no restante não. O problema foi reduzido quando eu coloquei uma fita de cobre aterrando todos no único fio terra. Como o baixo é 6 cordas o espaçamento bem justo não se nota fita por baixo.
Essa foi uma solução simples, sem ter que modificar alguma coisa no corpo do instrumeto e ficou Imperceptível.
Marco Marchese escreveu:Bom galera é o seguinte:
Obrigado a todos.
allexcosta escreveu:Tem que aterrar tudo, Marco.
Uma alternativa para evitar fazer um furo para o terra para cada corda é fazer o procedimento somente numa corda e colocar um nut de metal que aí o contato do terra para as outras cordas se dá pelo nut metálico.
subgrave- Membro
Uma certa "desvantagem" dessa ponte....allexcosta escreveu:Tem que aterrar tudo, Marco.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
^ Coisa mais simples...
Um pedaço de fio ou folha de cobre colocado embaixo das pontes tocando em todas ou uma pincelada de tinta condutiva.
Ou ainda um espaçador metálico qualquer, que ainda garantiria a equidistância entre as pontes, problema bastante comum em baixos com ponte mono-rail.
Um pedaço de fio ou folha de cobre colocado embaixo das pontes tocando em todas ou uma pincelada de tinta condutiva.
Ou ainda um espaçador metálico qualquer, que ainda garantiria a equidistância entre as pontes, problema bastante comum em baixos com ponte mono-rail.
Allex, sobre a qualidade entre as mono rail, há diferenças gritantes entre as marcas ou qualquer uma irá cumprir o seu papel direitinho?
Há alguma indicação senão as hipshots (que são caríssimas)?
Perguntando mais direto ainda, qual usou no teu recente baixo? Tem algum contra nela? indicaria a mesma?
Há alguma indicação senão as hipshots (que são caríssimas)?
Perguntando mais direto ainda, qual usou no teu recente baixo? Tem algum contra nela? indicaria a mesma?
^ Foi a Chinesa da mais barata. Não posso falar sobre durabilidade ou resistência à oxidação, mas a performance é excelente.
Eu tive um baixo há muitos anos com este tipo de ponte, mas os carrinhos enferrujaram e tive que trocar 2x. Mas era tão barato que não cheguei a reclamar.
Eu só encontrei hipshot e as xing ling mesmo, acho que vou nestas pois se eu tiver que trocar a cada 3 anos ainda sairá mais em conta hehehe.
Obrigado mais uma vez pelas orientações!
Eu só encontrei hipshot e as xing ling mesmo, acho que vou nestas pois se eu tiver que trocar a cada 3 anos ainda sairá mais em conta hehehe.
Obrigado mais uma vez pelas orientações!
Acho que a diferença maior da Hipshot é que ela tem sistema que pode passar pelo corpo ou não a corda. De resto o principio é o mesmo.
Também usei xing ling pois o set com 6 me saiu o mesmo valor que sairia 1 da hipshot.
Também usei xing ling pois o set com 6 me saiu o mesmo valor que sairia 1 da hipshot.
Já havia usado antes Zadá?
Eu só não gostei da fragilidade quanto a oxidação das que usei há tempos atrás e da dificuldade de regular, mas o preço da hipshot a principio não compensaria (até porque apenas suponho que ela dure mais).
Eu só não gostei da fragilidade quanto a oxidação das que usei há tempos atrás e da dificuldade de regular, mas o preço da hipshot a principio não compensaria (até porque apenas suponho que ela dure mais).
Não. Só o Ibanez BTB que tive tinha delas mas não da pra saber qual era. Acho até que era xing ling mas fiquei tão pouco tempo com o baixo que nem deu pra avaliar a durabilidade.
Alguém saberia me dizer se a marca ABM é boa para esse tipo de ponte?
Dpaulo- Membro
A ABM é uma excelente marca de hardware, mas eu acho tudo meio caro.
Valeu Allex,
o Jacimário me propôs essa ponte individual e eu não conhecia.
o Jacimário me propôs essa ponte individual e eu não conhecia.
Dpaulo- Membro
Para não abrir um tópico novo e centralizar informações em um só, ressuscito este aqui para fazer uma pergunta.
Recentemente adquiri um Tagima Millenium de 6 cordas, o qual possui as pontes monorail (por que não "monotrilho" para nós lusófonos?). Nunca tinha visto uma antes, então logo tratei de pesquisar seu funcionamento para poder fazer a regulagem do baixo. O problema é que tanto em inglês como em português, os resultados das buscas são escassos e nada de muito esclarecedores. Encontrei alguns manuais, mas pelo que vi são outros tipos de pontes individuais.
Direto ao ponto, a ponte presente nos Tagima Millenium são iguais à esta aqui:
Vi uma postagem em um fórum norte-americano dizendo que os parafusos 1 e 2 são para, obviamente, ajuste da altura do carrinho. Porém o parafuso 3 serve para "liberar" o ajuste dos parafusos 1 e 2. Então eu afrouxo o 3, regulo 1 e 2 e depois aperto o 3 para finalizar. Já o parafuso 4 é o ajuste de entonação, afrouxo a corda, afrouxo o parafuso e mexo no carrinho manualmente, depois aperto o parafuso e a corda e verifico a entonação. Uma "novela global" como disse um parceiro algumas postagens atrás.
Enfim, gostaria de saber é se este procedimento está correto e se em caso contrário como deve-se proceder.
Recentemente adquiri um Tagima Millenium de 6 cordas, o qual possui as pontes monorail (por que não "monotrilho" para nós lusófonos?). Nunca tinha visto uma antes, então logo tratei de pesquisar seu funcionamento para poder fazer a regulagem do baixo. O problema é que tanto em inglês como em português, os resultados das buscas são escassos e nada de muito esclarecedores. Encontrei alguns manuais, mas pelo que vi são outros tipos de pontes individuais.
Direto ao ponto, a ponte presente nos Tagima Millenium são iguais à esta aqui:
Vi uma postagem em um fórum norte-americano dizendo que os parafusos 1 e 2 são para, obviamente, ajuste da altura do carrinho. Porém o parafuso 3 serve para "liberar" o ajuste dos parafusos 1 e 2. Então eu afrouxo o 3, regulo 1 e 2 e depois aperto o 3 para finalizar. Já o parafuso 4 é o ajuste de entonação, afrouxo a corda, afrouxo o parafuso e mexo no carrinho manualmente, depois aperto o parafuso e a corda e verifico a entonação. Uma "novela global" como disse um parceiro algumas postagens atrás.
Enfim, gostaria de saber é se este procedimento está correto e se em caso contrário como deve-se proceder.
Vitão- Membro
zeh.polete gosta desta mensagem
^ as q o samuel (s.martyn) usou no baixo de um amigo têm um outro esquema de ajustes.
fheliojr- Membro
Será que alguém por aqui tem experiência com esse tipo de ponte que citei acima?
Consegui deixar a ação das cordas do meu Strinberg(ponte padrão) mais baixa que o meu Tagima(ponte monorail).
Consegui deixar a ação das cordas do meu Strinberg(ponte padrão) mais baixa que o meu Tagima(ponte monorail).
Vitão- Membro
É isso mesmo que você já sabe. Bem simples...
A impressão que tive é que essa monorail não consegue deixar as cordas tão baixas quanto uma standard. Problema apenas meu ou alguém mais notou isso?
Vitão- Membro
Vitão escreveu:A impressão que tive é que essa monorail não consegue deixar as cordas tão baixas quanto uma standard. Problema apenas meu ou alguém mais notou isso?
Se isso acontece, o problema é no projeto.
Página 2 de 2 • 1, 2