Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aos fumantes.

+10
fheliojr
andremega
Ferium
LucianoCoto
tcraposo
Boss2K
allexcosta
Claudio
carlosprofort
MugiwaraBoy
14 participantes

Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Aos fumantes.

Mensagem por MugiwaraBoy Sáb Set 21, 2013 11:28 am

Todo mundo sabe que cigarro faz mal. Ao todo, são 5.315 substâncias (cerca de 4,7 mil nocivas) na fumaça do cigarro. O número pode chegar a 8.622 se também forem considerados os compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais.

O grande problema, talvez, é que é impossível olhar diretamente para o dano causado. A experiência a seguir mostra perfeitamente o resultado do consumo de 400 cigarros. Resultado? Confira:



Fonte: http://www.macacovelho.com.br/incrivel-experiencia-com-400-cigarros/
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por carlosprofort Dom Set 22, 2013 11:13 pm

Dia 29 de agosto completei 7 anos sem cigarros, após 15 anos de vício.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o cigarro mata 10 mil pessoas por dia, no mundo, vítimas de doenças causadas pelo tabaco, principalmente as cardiovasculares (infarto e angina), as respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema pulmonar e bronquite) e o câncer.

No Brasil, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e Ministério da Saúde, o consumo de cigarros, cachimbos, charutos e cigarros de palha mata cerca de 80 mil pessoas a cada ano.

A fumaça do cigarro é uma mistura de cerca de 5 mil elementos diferentes, entre eles monóxido de carbono, alcatrão e nicotina. E são estas substâncias que causam complicações na saúde do fumante.

“Não existe maior arma química de destruição em massa do que o fumo, que mata mais do que o álcool e drogas letais. O cigarro é o maior causador de mortes em indivíduos em idade produtiva”, diz o diretor executivo do Centro de Oncologia de Campinas, Fernando Medina da Cunha.

Portanto, o tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo. Mesmo assim, as pessoas continuam a fumar. A maioria dos fumantes sabe dos riscos à saúde, mas não consegue abandonar o vício.

Estima-se que existam hoje em o todo mundo cerca de 1,2 bilhão de fumantes, sendo 30,6 milhões só no Brasil.

Estatísticas

* São 1,2 bilhão de fumantes no mundo

* No Brasil, são mais de 30 milhões de fumantes

* Em todo o mundo, três milhões de pessoas morrem por dia por causa do cigarro

* O fumo mata mais do que todas as outras drogas juntas, inclusive o álcool

OMS, Ministério da Saúde, Inca e Ipeso
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Claudio Seg Set 23, 2013 8:50 am

Dia 31 de dezembro de 2013 completo exatos 10 anos em que larguei o tabagismo. Eu fumava muito, e só tabaco "pesado". Diariamente eram no mínimo 30 cigarrilhas curtas tipo Café Cream, 3 cigarrilhas longas Black Stone, e duas mãos de cachimbo antes de dormir. Aos finais de semana (sexta e sábado) eu fumava uma média de 6 a 8 charutos. Detalhe: eu tragava charuto!

Cigarro mesmo eu só fumava em último dos casos, achava leve demais e com cheiro ruim.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Seg Set 23, 2013 9:08 am

ClaudioBass escreveu:Detalhe: eu tragava charuto!
Shocked Shocked pale puke 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por MugiwaraBoy Seg Set 23, 2013 9:41 am

/\ lol! 
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Boss2K Seg Set 23, 2013 9:55 am

ClaudioBass escreveu:Detalhe: eu tragava charuto!
affraid 

Aos fumantes. Fumando

Aos fumantes. 2006122803290317

Aos fumantes. 9848fumando

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por tcraposo Seg Set 23, 2013 11:02 am

Caramba...
Parabéns Claudio e carlosprofort pela libertação do vício e auto superação.
Realmente é algo profundamente forte e faz um mal tão absurdo.


Mas Claudio, o vício pela Coca Cola tá em dia né? rsrs...
To contigo nesse aí!
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por LucianoCoto Seg Set 23, 2013 12:45 pm

Pois é...

Preciso criar vergonha (de novo) e parar (de novo e de vez) com o cigarro...

Parei por 5 anos, mas há 02 retornei...Embarassed 
LucianoCoto
LucianoCoto
Membro

Mensagens : 256
Localização : Matao/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Ferium Seg Set 23, 2013 12:55 pm

Caramba... impressionante.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por andremega Seg Set 23, 2013 12:58 pm

LucianoCoto escreveu:Pois é...

Preciso criar vergonha (de novo) e parar (de novo e de vez) com o cigarro...

Parei por 5 anos, mas há 02 retornei...Embarassed 

Minha esposa ficou 7 sem fumar e voltou por 5 anos. Segundo ela foi MUITO mais dificil. Optou por recorrer a um programa de auxilio. Esta uns 3 sem fumar atualmente.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por MugiwaraBoy Seg Set 23, 2013 2:12 pm

Comparação do pulmão sem cigarros, para o com cigarros

Aos fumantes. Pulmao-nao-fulmante

Esse com cigarro ainda ta limpinho, já vi bem piores pela net agora.
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Claudio Seg Set 23, 2013 2:59 pm

Recentemente eu fiz exames de Prova de Função Pulmonar, e 10 anos depois de ter parado, todos os parâmetros espirográficos acusaram valores normais, como se eu nunca tivesse fumado. Desde quando parei de fumar passei a fazer esse acompanhamento todos os anos, e sempre tinha algum parâmetro que ainda não estava legal.

tcraposo escreveu:
Mas Claudio, o vício pela Coca Cola tá em dia né? rsrs...
To contigo nesse aí!
Pois é velho... esse vício é complicado. Por mais que eu não queira, é mais forte do que eu. Passei 3 dias longe da coca-cola, e foi brabo, cheguei a sonhar com isso. Aí eu fico pensando: Pô, consegui parar de fumar, mas não consigo largar essa maldita coca-cola!!!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Seg Set 23, 2013 3:01 pm

Coca-cola faz tanto mal que não dá nem pra escrever aqui.

Se liga aí, Cláudio...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Claudio Seg Set 23, 2013 3:24 pm

^ Nem fala... pior é que eu sei. Quando consigo passar uma semana inteira sem beber coca-cola, me sinto bem melhor!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por tcraposo Seg Set 23, 2013 4:18 pm

^
Rapaz, mas não tem coisa melhor.

Coloca um prato de asinhas de frango fritas na minha frente, bem torradinhas e apimentadas e um copo de coca cola de 1 litro gelado de doer o dente. Isso assistindo um blu ray do Maceo Parker.

Aí dá pra falar.
Im in heaven

tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por fheliojr Seg Set 23, 2013 4:28 pm

acucar refinado eh um dos piores alimentos jah produzidos. :/

tcraposo escreveu:Caramba...
Parabéns Claudio e carlosprofort pela libertação do vício e auto superação.
Realmente é algo profundamente forte e faz um mal tão absurdo...
claps 

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 23, 2013 4:36 pm

allexcosta escreveu:Coca-cola faz tanto mal que não dá nem pra escrever aqui.

Se liga aí, Cláudio...
Pódiscrê Allex,
Lá em casa minha filha e minha esposa são viciadas em Coca Zero, que é ainda mais nociva... Minha filha já está diminuindo o consumo disso... Eu, só bebo suco de uva, vinho e cerveja...drunk 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por MugiwaraBoy Ter Set 24, 2013 10:20 am

Cara eu nunca tomei coca-cola, mal mal um Antártica.

Sou muito mais um copo de água ou um suco natural.

Meu primo deu uma pedra nos rins violenta de tanta coca-cola e outras porcarias a mais, depois do aperto passou ater uma vida mais natural, hoje se você oferece algum liquido industrializado pra ele, ele simplesmente sai correndo.
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por fheliojr Ter Set 24, 2013 4:06 pm

há uns 8 anos, tenho evitado refrigerantes e alimentos com acucar refinado (só me falta eliminar os gordurosos Embarassed ).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por refuse / resist Ter Set 24, 2013 8:50 pm

eu estou tentando parar de fumar. fumo marlboro vermelho, tentei "diminuir" pro branco achando que faria menos mal, mas acabo fumando mais porque é mais fraco... o jeito vai ser parar "cold turkey" mesmo
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 571
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por carlosprofort Ter Set 24, 2013 9:22 pm

Rodrigo M. escreveu:eu estou tentando parar de fumar. fumo marlboro vermelho, tentei "diminuir" pro branco achando que faria menos mal, mas acabo fumando mais porque é mais fraco... o jeito vai ser parar "cold turkey" mesmo
Rodrigo, há pessoas que recorrem a medicamentos como auxílio para abandonar o vício. Isso porque nas primeiras semanas sem o cigarro a abstinência é cruel e difícil de controlar, gera crises de ansiedade e algumas pessoas podem até mesmo adoecer.

No meu caso eu preferi parar "na raça" mesmo, a minha ajuda principal foi a determinação e a fé.

Uma dica: procure ler o livro "Desperte o Gigante Interior" de Anthony Robbins (tem no 4shared). Se não quiser ler inteiro, sugiro os primeiros capítulos, onde o autor fala sobre o poder da decisão..

Basicamente, eu entendi que eu havia fracassado ao tentar parar de fumar, porque na verdade eu estava apenas tentando. Somente é possível atingir um objetivo como esse a partir de uma verdadeira decisão.

Decidir verdadeiramente exclui qualquer outra alternativa a não ser aquela que leva ao seu objetivo. E essa decisão deve ser tomada e retomada a cada minuto, a cada dia, a cada mês, a cada ano.

Tem mais uma coisa: apesar de 7 anos de abstinência, procuro não pensar que sou um ex-fumante. Prefiro pensar que sempre serei um fumante, mas alguém que decidiu parar de fumar. Isso porque eu tenho consciência de que se fumar novamente um único cigarro, isso pode me levar novamente ao mesmo estágio de dependência que há 7 anos me envergonhava.

Voltando ao assunto da decisão, apenas gostaria de lembrar a todos que não fazer nada também é uma decisão e trará consequências.

Wink 

carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Ter Set 24, 2013 9:31 pm

Uma dica pra quem já tentou tudo é o cigarro eletrônico.

Ele satisfaz o vício da nicotina e o vício oral e manual do cigarro, sem intoxicar o corpo com as milhares de substâncias cancerígenas presentes no cigarro. A nicotina em si não é tão nociva...

Como bônus, a pessoa pode fumar o cigarro eletrônico em praticamente qualquer lugar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Set 24, 2013 9:40 pm

Parabéns a aqueles que conseguiram parar de fumar.

Meu pai fumava tanto, que eu enjoei de fumar antes mesmo de começar.
Tinha coleção de cinzeiros, isqueiros e testava várias marcas, além de manter sempre sua marca preferida: Continental sem filtro e depois com filtro.
Comprava pacotes fechados de 20 maços.
Nossa casa era empesteada com cheiro de cigarro.

Meu pai parou de fumar no início dos anos 80. Hoje está com 85 anos...

Hoje, se sinto cheiro de um cinzeiro sujo de cigarros, imediatamente me dá dor de cabeça. É incrível essa reação. Para mim o cheiro do cinzeiro é muito pior que o cheiro da fumaça do cigarro.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por carlosprofort Qua Set 25, 2013 9:10 am

allexcosta escreveu:Uma dica pra quem já tentou tudo é o cigarro eletrônico.
Não é uma boa estratégia.

http://noticias.r7.com/saude/cardiologista-alerta-que-cigarro-eletronico-mantem-o-vicio-e-nao-trata-o-tabagismo-31052013

O cigarro eletrônico é mais uma "muleta" que o fumante lança mão para enganar a si mesmo.
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Qua Set 25, 2013 9:20 am

carlosprofort escreveu:Não é uma boa estratégia.
Leia minha mensagem de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Claudio Qua Set 25, 2013 9:41 am

carlosprofort escreveu:
allexcosta escreveu:Uma dica pra quem já tentou tudo é o cigarro eletrônico.
Não é uma boa estratégia.

O cigarro eletrônico é mais uma "muleta" que o fumante lança mão para enganar a si mesmo.

^ Concordo... da mesma forma esse papo de reduzir o consumo de cigaro, também não adianta anda. Fumar 2 cigarros por dia, ou fumar um maço, dá no mesmo!

Eu levei 1 ano tentando parar, foram inúmeras tentativas. Praticamente toda segunda-feira iniciava uma nova tenativa, ficava de segunda à sexta sem fumar, mas ao final do expediente de sexta tomava um chopp com os amigos do trabalho, e já na terceira tulipa eu voltava a fumar. Era um inferno... até perceber algumas coisas, que deixo aos amigos fumantes como dicas:

1 - É necessário querer parar de fumar;

2 - É necessário ter persistência;

3 - É preciso conscientizar que o mais importante no processo é conseguir vencer as crises de abstinência. Cada crise dura um período máximo de 5 a 7 minutos. A cada crise vencida, o intervalo entre elas aumenta;

4 - Para alguns, é necessário parar de beber. No meu caso, cortei o Chopp de sexta, o Jack Daniels de sábado e o vinho no almoço de domingo... fiquei 10 anos sem beber, e hoje perdi completamente o hábito, muito raramente eu tomo uma cerveja com meu filho;

5 - Parei de tomar café. Pra *cada* cigarrilha fumada, eu bebia um copo de 200ml de café. Ao final do dia eu contabilizava mais de 3 litros de café por dia (absurdo né?);

6 - Outra dica mega importante: não desafie o cigarro, ele vai te vencer. Essa história de dizer, "Ah, vou deixar o cigarro dentro da gaveta e não vou fumar mais". Isso não vai acontecer, na primeira crise forte você vai direto pra gaveta pegar aquele maço. Quer tentar parar de fumar? então jogue tudo o que você tem relativo ao fumo no LIXO... incluindo cinzeiros e isqueiros;

E, por fim... se você conseguir parar de fumar, não torne-se um ex-fumante chato. Parar de fumar é muito complicado, é um vício maldito e super difícil de ser vencido... acima de tudo é preciso ter paciência com quem fuma!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Qua Set 25, 2013 9:52 am

Vocês precisam se informar melhor.

A nicotina, em doses razoáveis, melhora a memória, a concentração e ajuda na perda de peso e gordura corporal.

É um estimulante que age de forma similar à cafeína, que também apresenta benefícios em doses moderadas.

Não há ligação comprovada entre o uso de nicotina e a carcinogênese.

Por último, os cartuchos dos cigarros eletrônicos vêm em diferentes concentrações, permitindo um decréscimo gradual da dose diária de nicotina, o que é mais seguro que parar de vez.

Enfim, como eu escrevi antes: pra quem já tentou de tudo e não resolveu, é uma opção.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por carlosprofort Qua Set 25, 2013 10:19 am

Cada fumante lida de um jeito diferente com sua dependência. Há fatores emocionais e fisiológicos. Para mim, um cigarro eletrônico somente adiaria minha decisão de romper com o vício de forma definitiva. Talvez para alguns funcione. Mas vale lembrar que no Brasil é proibido pela ANVISA.

A propósito, gostaria de compartilhar com vocês: minha sócia na consultoria faleceu no dia 20 de janeiro deste ano. Era fumante inveterada e obesa. Trabalhamos juntos por 9 anos e eu insistia a ela que, como eu, desse um "basta" no cigarro.

Vinte e quatro horas antes de sua morte, cuja causa foi um infarto fulminante, ela me ligou e disse que estava disposta a parar de fumar. Fiquei muito feliz. No caso dela, infelizmente, a decisão correta veio muito tarde. Ela tinha 52 anos.

Não se pode brincar com algo tão sério como a nossa saúde e creio que o fumante deve primeiramente DECIDIR corretamente, manter-se firme no propósito e buscar auxílio médico e psicológico.

Cigarro eletrônico, adesivos, chicletes, podem até ajudar, mas por períodos muito curtos, até o fumante vencer o período de abstinência.

Nada substitui o poder da decisão.

carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por allexcosta Qua Set 25, 2013 10:24 am

Sim, para alguns funciona. Especialmente eficiente na transição entre fumante e não fumante. Mais saudável que parar de vez.

E a ANVISA proíbe por lobby de gigantes como Souza Cruz e outras empresas de tabaco.

Pare pra pensar: cigarro tem nicotina e mais 4000 substâncias e vende em qualquer esquina. Cigarro eletrônico só tem nicotina e é proibido. Equação simples de resolver...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Set 26, 2013 8:41 am

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/09/video-que-mostra-consumo-de-400-cigarros-faz-sucesso-na-internet.html
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9147
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Claudio Qui Set 26, 2013 9:47 am

carlosprofort escreveu:
Cigarro eletrônico, adesivos, chicletes, podem até ajudar, mas por períodos muito curtos, até o fumante vencer o período de abstinência.

Nada substitui o poder da decisão.
Perfeito.

Poder da decisão e da persistência. Nunca usei nenhum artifício desses pra parar de fumar, mas tive que fazer inúmeras tentativas durante 1 ano, até o dia em que consegui.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aos fumantes. Empty Re: Aos fumantes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos