UVB-76 – A misteriosa rádio russa
+12
carimbass
Zubrycky
allexcosta
Paulo Penna
cardozo
Edu Fettermann
Boss2K
Ferium
Cantão
pedrohenrique.astronauta
malka_aff
fheliojr
16 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
UVB-76 – A misteriosa rádio russa
Mais uma conspiracaozinha:
"Segundo a Wikipedia, A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz. Ela ficou conhecida entre os ouvintes de rádio como The Buzzer. Isso porque ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia.
A estação tem sido observada desde 1982, e em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre . No entanto, o que se diz é algo que deixa tudo mais absurdamente misterioso.
Ninguém sabe o que as mensagens em russo querem dizer, nem porque ela emite apitos e números há tantos anos, desde o tempo da União Soviética. Claro que com o tempo, mais e mais pessoas se viram obcecados em desvendar o mistério dessa radio russa de onda curtas. Existe muita especulação sobre a natureza e razão de existir da rádio, mas, no entanto, o verdadeiro objetivo desta estação ainda é desconhecido.
A estação UVB-76 transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Sabe-se que entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação transmite com baixo consumo de energia. Provavelmente é quando a manutenção do transmissor ocorre. O som gerado pela estação, lembra um chiado igual ao de rádio acompanhado de um rápido barulho de um navio..."
"...A busca pela UVB-76 dá um filme. Muita gente já vasculhou a Russia em busca do lugar de onde se origina o sinal.
Após o período de duas décadas onde os ouvintes de ondas curtas apenas acompanhavam a radio, começaram a aparecer os fanzines, os primeiros grupos de trocas de informações sobre a radio. Quando a internet surgiu com força total e sua característica aglutinante de pessoas do mundo todo em torno de temas comuns, a UVB-76 ganhou destaque. Surgiram vários grupos dedicados a estudar o intrigante mistério.
Após um longo tempo de pesquisa, alguns grupos de investigação amadora da UVB-76 descobriram que o sinal estavam emanando de um gorodok voyenni (pequena cidade militar) perto da aldeia de Povarovo (fala-se povarôvo) e, muito raramente, talvez uma vez a cada poucas semanas, a monotonia era quebrada por uma voz masculina recitando breves sequências de números e palavras, muitas vezes sequências de nomes russos: 'Anna, Nikolai, Ivan, Tatyana, Roman…'
[...]
Parte do misterio da estação UVB-76 é que ela ainda existe. Nenhuma das grandes mudanças que marcaram a Rússia na última década, desde a Guerra Fria, as duas primeiras décadas do pós-guerra fria, a era Gorbachev, a Perestroika , o fim da guerra no Afeganistão, a implosão soviética, o período Boris Yeltsin, o bombardeio do parlamento, a primeira guerra da Chechênia, os oligarcas, a crise financeira, a segunda guerra da Chechênia, a ascensão do Puttinismo… Tudo isso passou, o país sofreu profundas transforações em diversos níveis, mas a UVB-76 permaneceu uma perturbadora constante, sem maiores alterações, para espanto do insondável grupo de entusiastas de rádios de ondas curtas, que sintonizaram e vem documentando quase todos os sinais que são transmitidos. Embora a campainha (como eles apelidaram) sempre foi uma incógnita, foi também uma constante reconfortante, zumbindo com um obscuro, metrônomo através das décadas..."
artigo completo, com fotos e com videos dessa radio: http://www.mundogump.com.br/uvb-76-misteriosa-radio-russa-so-transmite-numeros/
"Segundo a Wikipedia, A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz. Ela ficou conhecida entre os ouvintes de rádio como The Buzzer. Isso porque ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia.
A estação tem sido observada desde 1982, e em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre . No entanto, o que se diz é algo que deixa tudo mais absurdamente misterioso.
Ninguém sabe o que as mensagens em russo querem dizer, nem porque ela emite apitos e números há tantos anos, desde o tempo da União Soviética. Claro que com o tempo, mais e mais pessoas se viram obcecados em desvendar o mistério dessa radio russa de onda curtas. Existe muita especulação sobre a natureza e razão de existir da rádio, mas, no entanto, o verdadeiro objetivo desta estação ainda é desconhecido.
A estação UVB-76 transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Sabe-se que entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação transmite com baixo consumo de energia. Provavelmente é quando a manutenção do transmissor ocorre. O som gerado pela estação, lembra um chiado igual ao de rádio acompanhado de um rápido barulho de um navio..."
"...A busca pela UVB-76 dá um filme. Muita gente já vasculhou a Russia em busca do lugar de onde se origina o sinal.
Após o período de duas décadas onde os ouvintes de ondas curtas apenas acompanhavam a radio, começaram a aparecer os fanzines, os primeiros grupos de trocas de informações sobre a radio. Quando a internet surgiu com força total e sua característica aglutinante de pessoas do mundo todo em torno de temas comuns, a UVB-76 ganhou destaque. Surgiram vários grupos dedicados a estudar o intrigante mistério.
Após um longo tempo de pesquisa, alguns grupos de investigação amadora da UVB-76 descobriram que o sinal estavam emanando de um gorodok voyenni (pequena cidade militar) perto da aldeia de Povarovo (fala-se povarôvo) e, muito raramente, talvez uma vez a cada poucas semanas, a monotonia era quebrada por uma voz masculina recitando breves sequências de números e palavras, muitas vezes sequências de nomes russos: 'Anna, Nikolai, Ivan, Tatyana, Roman…'
[...]
Parte do misterio da estação UVB-76 é que ela ainda existe. Nenhuma das grandes mudanças que marcaram a Rússia na última década, desde a Guerra Fria, as duas primeiras décadas do pós-guerra fria, a era Gorbachev, a Perestroika , o fim da guerra no Afeganistão, a implosão soviética, o período Boris Yeltsin, o bombardeio do parlamento, a primeira guerra da Chechênia, os oligarcas, a crise financeira, a segunda guerra da Chechênia, a ascensão do Puttinismo… Tudo isso passou, o país sofreu profundas transforações em diversos níveis, mas a UVB-76 permaneceu uma perturbadora constante, sem maiores alterações, para espanto do insondável grupo de entusiastas de rádios de ondas curtas, que sintonizaram e vem documentando quase todos os sinais que são transmitidos. Embora a campainha (como eles apelidaram) sempre foi uma incógnita, foi também uma constante reconfortante, zumbindo com um obscuro, metrônomo através das décadas..."
artigo completo, com fotos e com videos dessa radio: http://www.mundogump.com.br/uvb-76-misteriosa-radio-russa-so-transmite-numeros/
fheliojr- Membro
Re: UVB-76 – A misteriosa rádio russa
Muito bom! Também gosto muito dessas histórias. Agora deu vontade de ouvi-la só para conferir como é uma transmissão dela.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Ouvi o som , que coisa estranha , também gosto desses mistérios... pra quê alguém iria sintonizar essa rádio pra ficar ouvindo isso ? Alguém sabe em que tom está esse "apito" ? Rsrsrs.
Cantão- Moderador
Interessantíssimo! Pior é a curiosidade que fica. Não consigo mais parar de imaginar qual seria o motivo pra essa rádio continuar em atividade até hoje.
Ferium- Membro
Alguém conhece uma maneira, algum link válido para se ouvir esta rádio? Fiquei curioso agora
ferium, deve ser uma trolagem epica.
achei esta historia muito curiosa, pq nao vejo sentido no uso desta radio p/ fins militares, atualmente, com tecnologias melhores e mais baratas disponiveis.
achei esta historia muito curiosa, pq nao vejo sentido no uso desta radio p/ fins militares, atualmente, com tecnologias melhores e mais baratas disponiveis.
fheliojr- Membro
Já tentou?pedrohenrique.astronauta escreveu:Alguém conhece uma maneira, algum link válido para se ouvir esta rádio? Fiquei curioso agora
http://uvb-76.net/
Boss2K- Membro
Tentei...mas estou no trabalho. Essa alternativa não funcionou aqui.
EDIT: Depois de algumas manobras consegui ouvir a rádio pelo link que o Boss passou. Muito curioso.
EDIT: Depois de algumas manobras consegui ouvir a rádio pelo link que o Boss passou. Muito curioso.
Ontem passei uma boa parte do meu horário de trabalho ouvindo essa rádio. Não é que o negócio te prende? Fiquei cerca de quatro horas aqui no trabalho com fone de ouvido ouvindo apitos e barulhos esquisitos.
Este é o famoso burn-in cerebral!pedrohenrique.astronauta escreveu:Ontem passei uma boa parte do meu horário de trabalho ouvindo essa rádio. Não é que o negócio te prende? Fiquei cerca de quatro horas aqui no trabalho com fone de ouvido ouvindo apitos e barulhos esquisitos.
cardozo- Membro
o próximo passo é criar uma banda ou companhia de teatro experimental...pedrohenrique.astronauta escreveu:Ontem passei uma boa parte do meu horário de trabalho ouvindo essa rádio. Não é que o negócio te prende? Fiquei cerca de quatro horas aqui no trabalho com fone de ouvido ouvindo apitos e barulhos esquisitos.
Paulo Penna- Membro
dizem q os roteiristas de lost se inspiraram nesta radio russa, p/ parte das "transmissões" da dharma.Edu Fettermann escreveu:Igual aquela transmissão do Lost... coisa bizarra.
fheliojr- Membro
Não...acho melhor aguardar mais um pouco. Ainda não ouvi o bastante. Vou escutar mais a rádio. Quando eu tiver experiências transcendentais, psicodélicas ou quando eu ver gnomos ou duendes, darei o próximo passo conforme sugerido.Paulo Penna escreveu:o próximo passo é criar uma banda ou companhia de teatro experimental...pedrohenrique.astronauta escreveu:Ontem passei uma boa parte do meu horário de trabalho ouvindo essa rádio. Não é que o negócio te prende? Fiquei cerca de quatro horas aqui no trabalho com fone de ouvido ouvindo apitos e barulhos esquisitos.
Pelo pouco que li não há muito mistério na rádio.
Seria um meio de transmissão do exército ou de alguma base militar e eles mantém o "buzz" intermitente pra deixar claro que não é uma frequência disponível.
Seria um meio de transmissão do exército ou de alguma base militar e eles mantém o "buzz" intermitente pra deixar claro que não é uma frequência disponível.
allexcosta- Administrador
Exato Allex. Li isso na versão em inglês da Wikipedia e em outros sites. Mesmo assim é muito interessante ouvir a rádio.allexcosta escreveu:Pelo pouco que li não há muito mistério na rádio.
Pessoal, vejam esse link.
http://www.cutucanao.com.br/uvb-76-a-verdade-sobre-a-misteriosa-radio-russa-que-so-transmite-numeros/
http://www.cutucanao.com.br/uvb-76-a-verdade-sobre-a-misteriosa-radio-russa-que-so-transmite-numeros/
Outro link para ouvir a rádio.
http://www.radioforest.net/radio/uvb-76-temporary-internet-repeater/256618
http://elpub.wdcb.ru/journals/rjes/v10/2007ES000227/2.shtml
Entenderam agora?
Entenderam agora?
Boss2K- Membro
Só pra destacar o fato de que eu fui ouvir a rádio hoje e no preciso momento que a rádio dá uma miniparada, meu celular tocou. Quase me borrei de susto.
O Melhor são os comentários desse link...Zubrycky escreveu:Outro link para ouvir a rádio.
carimbass- Membro
eu acho que tem um velhote confinado num bunker há 40 anos, que não sabe nada do mundo exterior, transmitindo a rádio. quando ele morrer, acaba...
mas que o assunto é muito legal, é.
o território da ex-união soviética deve estar repleto de lugares como esse do link (http://www.cutucanao.com.br/uvb-76-a-verdade-sobre-a-misteriosa-radio-russa-que-so-transmite-numeros/), e outros tipos de instalações militares, totalmente abandonados. Devem ser lugares interessantes.
mas que o assunto é muito legal, é.
o território da ex-união soviética deve estar repleto de lugares como esse do link (http://www.cutucanao.com.br/uvb-76-a-verdade-sobre-a-misteriosa-radio-russa-que-so-transmite-numeros/), e outros tipos de instalações militares, totalmente abandonados. Devem ser lugares interessantes.
M4RC0S- Membro
Vamos fazer uma excursão, uma expedição, uma peregrinação. Poderia rolar até um encontro especial nas ruínas.
"Foristas do ContrabaixoBR, fazem uma expedição em busca da verdade sobre a UVB-76"
"Foristas do ContrabaixoBR, fazem uma expedição em busca da verdade sobre a UVB-76"
Fazer uma excursão para conhecer um "Center for ionosphere research measuring doppler shifts of a continuously transmitted signal"?pedrohenrique.astronauta escreveu:Vamos fazer uma excursão, uma expedição, uma peregrinação. Poderia rolar até um encontro especial nas ruínas.
Leu o conteúdo do link que eu postei?
Boss2K- Membro
Até li agora de tarde. Entendi que pelo link que você mandou a rádio nada mais seria do que um centro de medição da espessura da ionosfera, ou seja, seria usada para fins científicos. Mas quando eu falei da visita me referia ao prédio fotografado como sendo a provável sede da rádioBoss2K escreveu:Fazer uma excursão para conhecer um "Center for ionosphere research measuring doppler shifts of a continuously transmitted signal"?pedrohenrique.astronauta escreveu:Vamos fazer uma excursão, uma expedição, uma peregrinação. Poderia rolar até um encontro especial nas ruínas.
Leu o conteúdo do link que eu postei?
Existe muita coisa interessante na Rússia, inclusive uma mina de diamante que, se explorada, transformaria essa raro material em algo relativamente comum.
Mas não pensem que dá pra ir entrando e explorando essas coisas porque não é assim.
Mas não pensem que dá pra ir entrando e explorando essas coisas porque não é assim.
allexcosta- Administrador
nao quero parecer tendencioso, até pq nao creio em teorias de conspiracao (só gosto delas ), mas a frequencia desta radio, como foi mencionado no artigo do 1 post deste topico, nao atingiria a ionosfera.Boss2K escreveu:http://elpub.wdcb.ru/journals/rjes/v10/2007ES000227/2.shtml
Entenderam agora?
fazer umas jams com uns big muffs sovieticospedrohenrique.astronauta escreveu:Vamos fazer uma excursão, uma expedição, uma peregrinação. Poderia rolar até um encontro especial nas ruínas.
fheliojr- Membro
allexcosta escreveu:Existe muita coisa interessante na Rússia, inclusive uma mina de diamante que, se explorada, transformaria essa raro material em algo relativamente comum.
Verdade. Para explorarmos estes lugares temos que vencer este indivíduo primeiro...Zangief!
1 - Ondas curtas vão de 3 a 30 MHz ...fheliojr escreveu:(...) mas a frequencia desta radio, como foi mencionado no artigo do 1 post deste topico, nao atingiria a ionosfera.
2 - A ionosfera pode refletir ou refratar ondas de rádio de até 30 MHz ...
Eu é que não te entendi agora ...
Boss2K- Membro
relendo teu link, eu entendi, agora.Boss2K escreveu:1 - Ondas curtas vão de 3 a 30 MHz ...fheliojr escreveu:(...) mas a frequencia desta radio, como foi mencionado no artigo do 1 post deste topico, nao atingiria a ionosfera.
2 - A ionosfera pode refletir ou refratar ondas de rádio de até 30 MHz ...
Eu é que não te entendi agora ...
foi mal!
fheliojr- Membro