Dúvida sobre alguns encordoamentos.
+12
gpraxedes
AvellarGustavo
Breno_Barnabe
malka_aff
DON KLANGO
Romero Gaia
ederjose.oliveiracesar
tcraposo
CaQuinhO
renatogaragerock
allexcosta
Kalingth
16 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre alguns encordoamentos.
Estou com uma certa dúvida em relação a encordoamentos. Eu irei trocar, provavelmente, no final do ano, para um jogo .045 e,possivelmente, Roundwound. Porém, eu acabo de me deparar com alguns encordoamentos Flatwound(.045) de umas marcas que eu nunca usei. Eu sei que meu encordoamento está uma droga(nunca troquei ). Por isso queria a opinião de vocês. Estou em dúvida entre o encordoamento D'addario .045 semi-Flatwound, Ernie Ball .045 Flatwound e um encordoamento chamado La Bella, também Flatwound .045. Estão em uma mesma faixa de preço(105~200). Eu realmente gostei dos encordoamentos Flatwound, mas ai surgem outras dúvida.
Flatwound é tão bom quanto Roundwound para rock?
.045 é melhor que .040 para tocar rock?
Espero que compreendeis minha dúvida. Desde já, obrigado.
Grato,
Ps: Tentei ser o mais correto possível nas normas cultas da língua, para ajudar com a tradução. Espero que os ajude.
Flatwound é tão bom quanto Roundwound para rock?
Espero que compreendeis minha dúvida. Desde já, obrigado.
Grato,
Ps: Tentei ser o mais correto possível nas normas cultas da língua, para ajudar com a tradução. Espero que os ajude.
Kalingth- Membro
Re: Dúvida sobre alguns encordoamentos.
Primeira coisa: tire essa idéia de "pra rock" da sua cabeça. Isso não existe.Kalingth escreveu:Flatwound é tão bom quanto Roundwound para rock?
Se familiarize com o som de cada corda e descubra qual ou quais soam da maneira que você quer.
Se não há um som ideal dentro do seu ouvido interno, trabalhe isso antes de pensar em qualquer outra coisa.
allexcosta- Administrador
Eu diria que Roundwound e Flatwound são diferentes entre si, e ambas são muito usadas para o rock.
Sobre as cordas mencionadas todas são muito boas, e as La Bella merecem um destaque. Elas dão bastante corpo ao mesmo tempo em que tiram um pouco do brilho. O James Jamerson (Motown), por exemplo, era um adepto das La Bella flats. Muitos baixistas de rock usam as cordas. O timbre clássico do rock americano é dado por um Fender Precision com cordas Flat e ligado em um Ampeg SVT. De bandas bem conhecidas, Queen, Iron Maiden e AC/DC são bandas onde os baixistas usam cordas flatwound.
As roundwound são o timbre que você já deve estar acostumado, com um brilho metálico marcante. O primeiro a disseminar este tipo de cordas no rock foi o John Entwistle e desde então todo timbre mais agudo/metálico vem deste tipo de cordas, que pode contar com diferentes composições químicas. Também passou ser bem comum entre baixistas de funk, fusion, jazz, etc, principalmente por aqueles que buscam uma pegada mais percussiva.
Sobre as cordas mencionadas todas são muito boas, e as La Bella merecem um destaque. Elas dão bastante corpo ao mesmo tempo em que tiram um pouco do brilho. O James Jamerson (Motown), por exemplo, era um adepto das La Bella flats. Muitos baixistas de rock usam as cordas. O timbre clássico do rock americano é dado por um Fender Precision com cordas Flat e ligado em um Ampeg SVT. De bandas bem conhecidas, Queen, Iron Maiden e AC/DC são bandas onde os baixistas usam cordas flatwound.
As roundwound são o timbre que você já deve estar acostumado, com um brilho metálico marcante. O primeiro a disseminar este tipo de cordas no rock foi o John Entwistle e desde então todo timbre mais agudo/metálico vem deste tipo de cordas, que pode contar com diferentes composições químicas. Também passou ser bem comum entre baixistas de funk, fusion, jazz, etc, principalmente por aqueles que buscam uma pegada mais percussiva.
renatogaragerock- Membro
Hmm...
É mais por causa da minha banda, nós tocamos rock.
O meu som preferido é o que sai das flatwounds...
Então, a corda ideal, é relativa? Depende apenas de mim e não do estilo que eu toco?
É mais por causa da minha banda, nós tocamos rock.
O meu som preferido é o que sai das flatwounds...
Então, a corda ideal, é relativa? Depende apenas de mim e não do estilo que eu toco?
Kalingth- Membro
Então... Se eu entendi. Round são os sons mais novos e percussivos e Flat são de um som vintage?
Kalingth- Membro
Kalingth escreveu:Então, a corda ideal, é relativa? Depende apenas de mim e não do estilo que eu toco?
Não dá pra analisar de forma OBJETIVA algo que é SUBJETIVO.
Pessoas diferentes tem opiniões diferentes sobre coisas diferentes.
Quero dizer, não se padroniza a arte.
CaQuinhO- Membro
Flats soam mais "fechadas" do que as round.Kalingth escreveu:Então... Se eu entendi. Round são os sons mais novos e percussivos e Flat são de um som vintage?
CaQuinhO- Membro
Sim, depende só de você.Kalingth escreveu:Então, a corda ideal, é relativa? Depende apenas de mim e não do estilo que eu toco?
De certa forma, sim. Já que foi apenas após 1968 que as Roundwounds começaram a ser produzidas "em massa" pela Rotosound. Mas os comentários que fiz não são uma regra absoluta... Algumas flats como as D'Addario Chromes tem um brilho bem claro, do mesmo modo que cordas round em um baixo com os agudos fechados acaba soando "aveludada"...Kalingth escreveu:Então... Se eu entendi. Round são os sons mais novos e percussivos e Flat são de um som vintage?
Só para colocar mais "caos" na conversa, creio que os primeiros discos do Sly & Family Stone (cujo baixista é o "pai do slap") foram gravados ainda com cordas flat...
Última edição por allexcosta em Ter Set 24, 2013 12:36 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quote invertido)
renatogaragerock- Membro
rsrs Grande Larry. Entendi, creio que eu vá optar pelas Flatwounds por gostar do timbre. Como a arte não é padronizada(eu havia me esquecido disso rsrs), eu farei meu próprio estilo.
Obrigado à todos.
Dúvida esclarecida, podem fechar o tópico, caso queiram.
Obrigado à todos.
Dúvida esclarecida, podem fechar o tópico, caso queiram.
Kalingth- Membro
Kalingth , meu conterrâneo, não fique pagando 200 reais em cordas não.
Aí em Petrópolis sinceramente não dá pra comprar nada relacionado a música, sempre busquei aqui no Rio.
Agora que tô morando aqui, nem aqui mesmo eu compro. Corda então, só no ebay ou aqui http://www.bassstringsonline.com/
Vai comprando com calma, mas aí tu compra várias, vai conhecendo várias marcas e testando pra ver qual se encaixa melhor com a sonoridade que tu espera ouvir no teu instrumento/ampli.
Pra tu ter idéia acabei de comprar agora 2 sets de D'addario por 24 dólares (mais 9 de frete).
Aí em Petrópolis sinceramente não dá pra comprar nada relacionado a música, sempre busquei aqui no Rio.
Agora que tô morando aqui, nem aqui mesmo eu compro. Corda então, só no ebay ou aqui http://www.bassstringsonline.com/
Vai comprando com calma, mas aí tu compra várias, vai conhecendo várias marcas e testando pra ver qual se encaixa melhor com a sonoridade que tu espera ouvir no teu instrumento/ampli.
Pra tu ter idéia acabei de comprar agora 2 sets de D'addario por 24 dólares (mais 9 de frete).
tcraposo- Membro
Não há problemas com a entrada de produtos o exterior, não?
Acho que poderia ser muito bom, até. Mas sou meio leigo em questão de importação...
Acho que poderia ser muito bom, até. Mas sou meio leigo em questão de importação...
Kalingth- Membro
^
Tem bastante tópicos aqui no fórum a respeito disso...
Mas pra encurtar a história, eu NUNCA fui taxado comprando cordas tanto no ebay quanto no bass strings online.
Comprando um máximo de 3 sets.
Tem bastante tópicos aqui no fórum a respeito disso...
Mas pra encurtar a história, eu NUNCA fui taxado comprando cordas tanto no ebay quanto no bass strings online.
Comprando um máximo de 3 sets.
tcraposo- Membro
Hmm Entendi
Vou tentar comprar pelo ebay ou pelo bass strings. Obrigado pela dica =D(Pelo visto já conheces a fama de Petrópolis, né? rsrs)
Vou tentar comprar pelo ebay ou pelo bass strings. Obrigado pela dica =D(Pelo visto já conheces a fama de Petrópolis, né? rsrs)
Kalingth- Membro
Sim, sim. Sou nascido e criado aí. Petropolitano de berço. Saí daí com 14 anos e vim pro Rio, mas tô sempre por aí.
É uma cidade maravilhosa pra se morar, descansar... Mas tem suas limitações. Nada que tire seu charme, no entanto.
É uma cidade maravilhosa pra se morar, descansar... Mas tem suas limitações. Nada que tire seu charme, no entanto.
tcraposo- Membro
No geral encordamento eh uma coisa bem particular, e sua resposta demanda em grande parte do timbre do seu próprio instrumento...
Analisando em um quesito geral as cordas do tipo
Roundwound tem um som mais brilhante com um ar mais metálico, deixando assim os agudos um pouco mais acentuados.
Flatwounds são cordas com sons mais aveludados mais puxados para os graves, nâo acentuando os sons metálicos.
Isso sem levarmos em conta o revestimento externo das cordas, nickel, aço, nylon, etc. uma boa maneira de vc ter uma ideia do timbre da corda q esta prestes a comprar e dar uma olhada no site da D'Addario eles tem um grafico mostrando quais as cordas com tons mais brillantes e quais mais aveludados.
Outro fator determinante é o preço, normalmente as cordas Flatwounds são mais cara se comparadas as Roundwounds pelo seu próprio processo de fabricação.
Não acho q seja ideal vc tentar se guiar por estilos musicas ou músicos em geral, a maioria dos músicos de grandes bandas tem seus instrumentos desenvolvidos exclusivamente para eles como por exemplo o caso do Steve Harris (baixista do Iron) o baixo dele eh desenvolvido por ele juntamente com a Fender e não eh comercializado, portanto fica quase impossível vc tentar "copiar" o timbre de um equipamento.
Portanto analise bem antes da compra, veja se o valor a ser gasto compensa , pois existe o risco de vc ñ se identificar com as cordas compradas, faça sua escolha, teste e boa sorte.
Analisando em um quesito geral as cordas do tipo
Roundwound tem um som mais brilhante com um ar mais metálico, deixando assim os agudos um pouco mais acentuados.
Flatwounds são cordas com sons mais aveludados mais puxados para os graves, nâo acentuando os sons metálicos.
Isso sem levarmos em conta o revestimento externo das cordas, nickel, aço, nylon, etc. uma boa maneira de vc ter uma ideia do timbre da corda q esta prestes a comprar e dar uma olhada no site da D'Addario eles tem um grafico mostrando quais as cordas com tons mais brillantes e quais mais aveludados.
Outro fator determinante é o preço, normalmente as cordas Flatwounds são mais cara se comparadas as Roundwounds pelo seu próprio processo de fabricação.
Não acho q seja ideal vc tentar se guiar por estilos musicas ou músicos em geral, a maioria dos músicos de grandes bandas tem seus instrumentos desenvolvidos exclusivamente para eles como por exemplo o caso do Steve Harris (baixista do Iron) o baixo dele eh desenvolvido por ele juntamente com a Fender e não eh comercializado, portanto fica quase impossível vc tentar "copiar" o timbre de um equipamento.
Portanto analise bem antes da compra, veja se o valor a ser gasto compensa , pois existe o risco de vc ñ se identificar com as cordas compradas, faça sua escolha, teste e boa sorte.
ederjose.oliveiracesar- Membro
como disse Allexcosta: não existe cordas para este ou aquele ritmo musical... o que se tem, e também não é regra, é o 'tipo' de corda para o 'tipo' de baixo. Ex.: Baixo Fretless -> cordas Flatwound/Halfround... Baixo Fretted -> cordas Roundwound.... mas como falei, não é regra e acho que o pessoal concorda com isso... vai do gosto... pra dizer a verdade nunca experimentei encordoamento diferente do roundwound e estou satisfeito com meu som...
Romero Gaia- Membro
Eu sempre usei round(durante 4 meses - nossa! quanto tempo. kk), mas, quando eu ouvi o som da flat, eu meio que fiquei: "Cara, mas que timbre."... Eu gosto desse som mais aveludado... Mais do que do som mais agudo das round.
Eu acho que, provavelmente, pegarei as flats...
Eu acho que, provavelmente, pegarei as flats...
Kalingth- Membro
Outra opção bem interessante, mais bem difícil de encontrar são as cordas de Nylon tenho elas em um baixolão e adorei o som... Bem aveludado e com graves bem marcantes...
ederjose.oliveiracesar- Membro
Boa tarde,
Tenho uma duvida, as cordas 0.45 deixa o som do baixo mais grave? qual a real caracteristica? pois li varias explicações e não conseguir chegar a um conclusao.
Tenho uma duvida, as cordas 0.45 deixa o som do baixo mais grave? qual a real caracteristica? pois li varias explicações e não conseguir chegar a um conclusao.
DON KLANGO- Membro
DON KLANGO escreveu:Boa tarde,
Não tem muito a ver com a frequência fundamental.
A corda MI vai ser sempre MI independente do 'calibre' da corda.
O que vai mudar , predominantemente, é a mecânica, ou seja, vai mudar a pegada, vai mudar a tensão da corda, vai mudar a "voz" da corda (timbre), etc.
Última edição por CaQuinhO em Qua Mar 19, 2014 7:36 pm, editado 3 vez(es)
CaQuinhO- Membro
tem a ver com frequencias sim,
a fundamental da nota permanece (o mi)
mas os harmonicos mudam, e uma corda mais grossa gera harmonicos mais graves, deixando o som levemente mais encorpado, mas não é todo mundo que nota diferença.
E quanto ao amigo do tópico, compra um set de cordas qualquer entre as marcas mais conhecidas
SG
Giannini
D'addario
Ernie Ball
Elixir
DR
Fender
Fodera
Warwick
Rotosound
Acho que ainda não é hora de você ficar pensando nessa questão, compra corda e vai tocar cara.
eu não me preocupei com marca de corda até tocar uns 3 anos.
a fundamental da nota permanece (o mi)
mas os harmonicos mudam, e uma corda mais grossa gera harmonicos mais graves, deixando o som levemente mais encorpado, mas não é todo mundo que nota diferença.
E quanto ao amigo do tópico, compra um set de cordas qualquer entre as marcas mais conhecidas
SG
Giannini
D'addario
Ernie Ball
Elixir
DR
Fender
Fodera
Warwick
Rotosound
Acho que ainda não é hora de você ficar pensando nessa questão, compra corda e vai tocar cara.
eu não me preocupei com marca de corda até tocar uns 3 anos.
Sim, tudo tem a ver com frequência.
Faltou o "fundamental", ali. Era o que quis dizer. Editei.
Faltou o "fundamental", ali. Era o que quis dizer. Editei.
CaQuinhO- Membro
Toda vez que leio um tópico onde falam de cordas Flat, me dá uma espécie de coceira pra colocar no meu baixo e ver como fica...
Seguido de um possível arrependimento depois, pois vai que eu não gosto.
Por isso a solução é comprar um baixo só pra usar corda Flat!
Breno_Barnabe- Membro
^ Singelo!
Meu próximo set vai ser flats também, estou ansioso já
O site Strings By Mail é bão também, demora um pouco, mas chega.
Meu próximo set vai ser flats também, estou ansioso já
O site Strings By Mail é bão também, demora um pouco, mas chega.
AvellarGustavo- Membro
O pessoal falando das flats e eu já indo para as drogas mais pesadas, rs!!!
É que estou bem curioso em testar um novo encordamento da LaBella que é de nylon incolor e cobre (está na "escala evolutiva" das famosas black nylon tapewounds deles).
http://www.premierguitar.com/articles/20444-la-bella-strings-introduces-the-copper-white-nylon-tape-wound-series
É que estou bem curioso em testar um novo encordamento da LaBella que é de nylon incolor e cobre (está na "escala evolutiva" das famosas black nylon tapewounds deles).
http://www.premierguitar.com/articles/20444-la-bella-strings-introduces-the-copper-white-nylon-tape-wound-series
renatogaragerock- Membro
^ Renato, já usou as nylon tradicionais?
gpraxedes- Membro
Breno, eu comecei a usar Flatwound no meu baixo "principal" em outubro do ano passado. Eu gostei muito.Breno_Barnabe escreveu:Toda vez que leio um tópico onde falam de cordas Flat, me dá uma espécie de coceira pra colocar no meu baixo e ver como fica...
O timbre fica mais "aveludado". Daddario Chromes. A unica coisa que nao gostei muito dos jogos que comprei é que o calibre da Si é muito grande.
Creio que há outros calibres, mas o jogo que to usando é .045 .065 .080 .100 .132 (eu trocaria o calibre apenas da Si... talvez num baixo de 35 ou 36 polegadas de escala, esse calibre fique bom)
No meu Strinberg eu uso tapewound, que eu achei mais aveludado ainda! hahahah.
Sei la, vale a pena experimentar, muda pacas. Se voce toca pizzicato, da uma diferença na pegada da mao direita, porque a area de contato do dedo com a corda aumenta, entao no começo vc acaba "segurando" por mais tempo.
Stormbringer- Membro
Relembrando ... (sempre):
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Corda não é cano de arma; portanto, não tem "calibre".... Tem espessura...
Boss2K- Membro
Botei um daddario half wound recentemente e ODIEI.
Tirei com 3 semanas de uso.
CaQuinhO- Membro
ah nem Boss! HAHAHAHBoss2K escreveu:Relembrando ... (sempre):Mauricio Luiz Bertola escreveu:Corda não é cano de arma; portanto, não tem "calibre".... Tem espessura...
Seria o mesmo que falar que espessura só serve pra medir densidade (o que nao é, a palavra serve, inclusive pra isso).
Calibre, é, entre várias definiçoes:
diâmetro da parte exterior de qualquer projétil, fio ou corpo cilíndrico
Chamemos então de diâmetro que não deve ter ninguém pra falar que não é
Stormbringer- Membro
ou bitola ...
Boss2K- Membro
Gosto do som das roundwounds, que sempre usei, e ainda estou apurando minhas preferências, pois só de uns tempos pra cá estou arriscando importar para poder testar marcas que aqui são muito caras.
Tenho curiosidade de usar flats e tapewounds, mas acho que vou deixar essas experiências mais para o futuro.
Por quê? Não gostou do timbre, da pegada...?
Agulha (por exemplo, de seringa) também não é cano de arma mas tem calibre.
Com todo o respeito ao mestre Bertola, acho que essa regra aí precisa de uma justificativa mais convincente...
Tenho curiosidade de usar flats e tapewounds, mas acho que vou deixar essas experiências mais para o futuro.
CaQuinhO escreveu:Botei um daddario half wound recentemente e ODIEI.
Boss2K escreveu:Relembrando ... (sempre):Mauricio Luiz Bertola escreveu:Corda não é cano de arma; portanto, não tem "calibre".... Tem espessura...
Agulha (por exemplo, de seringa) também não é cano de arma mas tem calibre.
Com todo o respeito ao mestre Bertola, acho que essa regra aí precisa de uma justificativa mais convincente...
Samu- Membro
Agulha de seringa é oca.
Samu escreveu:
Timbre morto. Pegada ruim (045)
Nem o aveludado das flat, nem o brilho das round.
Era pra ela ser um pouco dos 2 mundos, mas ela faz ruim um lado e o outro.
Foi minha impressão.
CaQuinhO- Membro
Sim, eu tenho LaBella Tapewounds no meu EBC-1 e a Tapewound da Fender no Epiphone Rivoli.
gpraxedes escreveu:^ Renato, já usou as nylon tradicionais?
renatogaragerock- Membro
^ O que espera da mudança?
gpraxedes- Membro
Pelo que entendi, essas de cobre tem o som ainda mais cheio que o das black nylon. As black nylon, por sua vez, ficaram mais legais que as flatwound nos instrumentos onde coloquei (ficou com um timbre mais definido e com um sinal mais "quente").
renatogaragerock- Membro
CaQuinhO escreveu:Timbre morto. Pegada ruim (045)
Nem o aveludado das flat, nem o brilho das round.
Era pra ela ser um pouco dos 2 mundos, mas ela faz ruim um lado e o outro.
Foi minha impressão.
Entendi.
Dessas "meio termo" eu já vi elogiarem as Pressurewound, da GHS. Mas imagino que a pessoa que não gosta nem um pouco de uma provavelmente não irá gostar da outra também.
Tenho bastante curiosidade de testar esse tipo de corda.
Samu- Membro
O teste. Slap. Nig Flat 045 vs Phoenix Round 045(meio que sacanagem, mas minhas daddario arrebentaram kkkk)
A primeira é a flat, depois a round
Flatwound vs Roundwound
@edit
Estou sem compressor e eu sou péssimo em slap. Espero que não liguem =P
A primeira é a flat, depois a round
Flatwound vs Roundwound
@edit
Estou sem compressor e eu sou péssimo em slap. Espero que não liguem =P
Kalingth- Membro
Sobre as cordas semi-flat, eu estou usando há uma semana no meu Precison aquele jogo ENR71 da D'addario, e casou muitíssimo bem com meu som. Esse encordoamento segue exatamente o mesmo padrão de "calibre" das 0.45 roundwound que eu sempre usei: 45-65-80-100.
A diferença está na tensão: as cordas Mi e Sol das semi-flat puxam uma tensão bem maior do que as roundwound (Mi - aprox. 17kg das semi-flat, contra 16kg das roundwound; Sol - aprox. 22,5kg nas semi-flat, contra 19,4Kg das roundwound). Por outro lado, Lá e Ré são menos tensas: diferença de cerca de 1kg para menos, em relação às roundwound.
Assim que troquei as cordas, percebi que elas ficaram pouca coisa mais altas do que as roundwound. Regulei as oitavas, e nessa semana de uso não percebi nenhuma variação preocupante na afinação e nem nas oitavas - tudo ok.
Mesmo assim, será que é recomendável dar uma olhada no tensor, por causa da diferença de tensão nas cordas Mi e Sol?
A diferença está na tensão: as cordas Mi e Sol das semi-flat puxam uma tensão bem maior do que as roundwound (Mi - aprox. 17kg das semi-flat, contra 16kg das roundwound; Sol - aprox. 22,5kg nas semi-flat, contra 19,4Kg das roundwound). Por outro lado, Lá e Ré são menos tensas: diferença de cerca de 1kg para menos, em relação às roundwound.
Assim que troquei as cordas, percebi que elas ficaram pouca coisa mais altas do que as roundwound. Regulei as oitavas, e nessa semana de uso não percebi nenhuma variação preocupante na afinação e nem nas oitavas - tudo ok.
Mesmo assim, será que é recomendável dar uma olhada no tensor, por causa da diferença de tensão nas cordas Mi e Sol?
^existe algum equipamento pra medir a tensao das cordas ou voce se baseou no que vem escrito na embalagem?
Stormbringer- Membro
Me baseei no que veio escrito na embalagem, e em certa parte pela diferença (pequena) na altura das cordas semiflat em relação às roundwound.
Vou detalhar aqui as especificações descritas.
Semiflat:
1a G: 22,49 kg
2a D: 22,17 kg
3a A: 18,62 kg
4a E: 17,55 kg
Roundwound:
1a G: 19,41 kg
2a D: 23,27 kg
3a A: 19,05 kg
4a E: 16,55 kg
Vou detalhar aqui as especificações descritas.
Semiflat:
1a G: 22,49 kg
2a D: 22,17 kg
3a A: 18,62 kg
4a E: 17,55 kg
Roundwound:
1a G: 19,41 kg
2a D: 23,27 kg
3a A: 19,05 kg
4a E: 16,55 kg
olhando como leigo eu acho a diferença da tensao insignificante a ponto de causar preocupaçao com a integridade do braço.
Voce sentiu as cordas mais altas, pode baixar um pouco no cavalete... Pra regulagem do tensor tem aquele "teste" de segurar a corda mi no primeiro e no ultimo traste, e no centro da escala ter uma distancia de 1mm* da corda pro traste.
Ai vc aperta o tensor pra abaixar isso.
*ao gosto do freques.
Voce sentiu as cordas mais altas, pode baixar um pouco no cavalete... Pra regulagem do tensor tem aquele "teste" de segurar a corda mi no primeiro e no ultimo traste, e no centro da escala ter uma distancia de 1mm* da corda pro traste.
Ai vc aperta o tensor pra abaixar isso.
*ao gosto do freques.
Stormbringer- Membro
Tive exatamente a mesma conclusão sua, assim que resolvi colocar as cordas: não achei que a diferença de tensão fosse tão significante... por isso, coloquei assim mesmo, mesmo já lendo as especificações antes na embalagem.
Valeu pelas dicas!!
Valeu pelas dicas!!
Não faço ideia se essa diferença de tensão é significativa, mas imagino que se as cordas ficaram mais altas pode ser que a concavidade do braço tenha aumentado perceptivelmente. É comum que trocas de cordas com diferenças mesmo que sutis exijam regulagem de tensor.
Samu- Membro
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/NcCrYQbcFLc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
^
e é interessante que, em se tratando das cordas a tensão é no sentido mão<->ponte, e ele aplicou o "peso" num ponto no meio do braço no sentido perpendicular. Ou seja, esse braço do mlaghus é um artefato militar!
e é interessante que, em se tratando das cordas a tensão é no sentido mão<->ponte, e ele aplicou o "peso" num ponto no meio do braço no sentido perpendicular. Ou seja, esse braço do mlaghus é um artefato militar!
Stormbringer- Membro