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Pra que tanto sustain?

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Set 27, 2013 11:54 pm

Luiz87 escreveu:Eu nunca entendi essa necessidade também.

Eu lembro que eu vi um vídeo da Dingwall à respeito de algum dos baixos deles e no final ele falava do Low B. Aí, acabava a imagem, passavam umas letras por alguns segundos e eles escreviam "Ah sim... e a nota continua soando". Lembro que eu assisti e pensei... "Ta, e dai?"
Ai é uma coisa especifica de valorizar que o B deles que no video é a "B to die for" que realmente tem mais punch e presença e por ter a escala mais adequada à espessura da corda faz com que ela soe mais tempo. Acredito que no caso do vídeo, feito por um fã da Dingwall, o comentário foi para realçar mais uma "qualidade" que ele enxergou neles!!
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Mensagem por Eduardo Moraes Sáb Set 28, 2013 1:58 am

Penso eu que a palavra "sustain" no baixo esteja relacionada ao mito do instrumento ser de boa qualidade e ter uma boa sonoridade, madeiras e construção. Tecnicamente falando está mesmo relacionado.

Eu particularmente prefiro um instrumento que tenha um bom sustain pois soa como se a nota fosse mais firme e definida.
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Mensagem por subgrave Sáb Set 28, 2013 9:04 am

^Perfeito. Parece que o termo sustain acaba sendo desvirtuado e usado como sinonimo da qualidade sonora oferecida por determinados instrumentos que oferecem um timbre mais consistente, firme, definido... benefícios direitos da construção que fornece mais sustain mas que acaba sendo mais interessante pela característica de seu timbre do que pela duração da nota em si...

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Mensagem por carimbass Sáb Set 28, 2013 9:08 am

subgrave escreveu:^Perfeito. Parece que o termo sustain acaba sendo desvirtuado e usado como sinonimo da qualidade sonora oferecida por determinados instrumentos que oferecem um timbre mais consistente, firme, definido... benefícios direitos da construção que fornece mais sustain mas que acaba sendo mais interessante pela característica de seu timbre do que pela duração da nota em si...
Isso non ecxiste... Baixo bom, é bom independente do tipo de construção... Será que é tão difícil admitir que isso não passa de uma lenda que foi ecoada por vários baixistas e se tornou "verdade"?

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Mensagem por subgrave Sáb Set 28, 2013 9:35 am

carimbass escreveu:
Isso non ecxiste... Baixo bom, é bom independente do tipo de construção... Será que é tão difícil admitir que isso não passa de uma lenda que foi ecoada por vários baixistas e se tornou "verdade"?
Peguemos instrumentos bons já que é esse seu problema. Um Lakland não vai soar como um Alembic. Nunca! E daí?

Cada tipo de construção tem suas características sonoras. Isso é fato. Será que é tão difícil admitir isso?

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Mensagem por carimbass Sáb Set 28, 2013 9:48 am

subgrave escreveu:
carimbass escreveu:
Isso non ecxiste... Baixo bom, é bom independente do tipo de construção... Será que é tão difícil admitir que isso não passa de uma lenda que foi ecoada por vários baixistas e se tornou "verdade"?
Peguemos instrumentos bons já que é esse seu problema. Um Lakland não vai soar como um Alembic. Nunca! E daí?

Cada tipo de construção tem suas características sonoras. Isso é fato. Será que é tão difícil admitir isso?
Ok, mas a questão aqui é a necessidade de MUITO sustain... Se estivéssemos em uma redação você zeraria pois está fugindo do tema...Razz 

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Mensagem por subgrave Sáb Set 28, 2013 9:59 am

carimbass escreveu:
Ok, mas a questão aqui é a necessidade de MUITO sustain... Se estivéssemos em uma redação você zeraria pois está fugindo do tema...Razz 
Nananinana, pois é natural ao discorrer sobre sustain abordar-se assuntos como timbre etc tal...
Se vc fosse corretor de redação seria demitido! lol!

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Mensagem por basista Sáb Set 28, 2013 3:02 pm

tenho baixos parafusados e baixos inteiriços, não vejo diferença de sustain entre eles, acho que o ganho do captador também influencia, tenho um squier precision SQUIER VINTAGE MODIFIED P. BASS TB - 500 que tem um captador colado no braço, e uma saida de 22ohms, apesar de ser um precision e eu usar cordas flatwound, tem mais sustain que todos os meus outros baixos, não sei se ajudei.
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Mensagem por renatogaragerock Sáb Set 28, 2013 4:17 pm

basista escreveu:tenho baixos parafusados e baixos inteiriços, não vejo diferença de sustain entre eles, acho que o ganho do captador também influencia, tenho um squier precision SQUIER VINTAGE MODIFIED P. BASS TB - 500 que tem um captador colado no braço, e uma saida de 22ohms, apesar de ser um precision e eu usar cordas flatwound, tem mais sustain que todos os meus outros baixos, não sei se ajudei.
Eu tenho também um TB, e quase que falei exatamente a mesma coisa!!!


Última edição por allexcosta em Sáb Set 28, 2013 4:46 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quote invertido)
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Mensagem por ssantos Sáb Set 28, 2013 4:37 pm

Acredito que para alguns, o Sustain serve para cobrir a falta de acordes e os buracos que deixam entre um acorde e outro...
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Mensagem por Sonikado Dom Set 29, 2013 11:08 am

Aula prática fácil de como ter sustain infinito sem utilizar nenhum efeito. Para pessoas que precisam de sustain a qualquer custo. Efeito garantido em qualquer contrabaixo.

Equipamentos necessários:
- Amplificador
- Caixa
- Baixo
- Alguém pra tocar
- Cabos

Como fazer:
1 - Mantenha o amplificador em volume de mediano a elevado (situação de apresentação)
2 - Toque a nota
3 - Enquanto a nota soa, encoste o corpo do instrumento na madeira da caixa (facilita ficar ao lado da caixa, e a caixa na altura da barriga)
4 - Regule o volume pelos knobs do instrumento

De brinde dá até pra brincar com microfonia. Só pela zoeira eu já fiz uma nota durar uns 3 minutos com isso XD

Agora voltando ao tópico:
Não acho necessário um sustain gigantesco. Como muitos já falaram, qualquer baixo atual já segura a onda de praticamente tudo hoje. E caso seja necessário mais, compressores podem ajudar. Meu SX barato com cordas extremamente velhas/enferrujadas segura uma nota por uns 10 segundos... muito mais que suficiente pra tudo o que eu preciso tocar.

Ps.: Sim, já estou a caminho de trocar as cordas.

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Mensagem por Breno_Barnabe Dom Set 29, 2013 11:41 am

subgrave escreveu:Mesmo que não seja comum um “tummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm” tão grande,

quando se for fazer algum “tummmmmmmm” é muito importante ter a nota soando de forma consistente por todo o “tummmmmmmm”

aposto que muitos já tiveram a sensação frustrante de tocar esperando um “tummmmmmm” e só saiu um “tummmpf...”

É exatamente isso que tentei explicar.
Todo mundo metendo o pau no sustain prolongado, mas ninguem quer tocar um um baixo que dê um sustain muito curto.
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Mensagem por allexcosta Dom Set 29, 2013 1:44 pm

Breno_Barnabe escreveu:Todo mundo metendo o pau no sustain prolongado, mas ninguem quer tocar um um baixo que dê um sustain muito curto.
Eu poderia enumerar dezenas de baixistas que buscam menos sustain. Aliás, essa busca é incrivelmente comum entre quem tenta emular um timbre de baixo dos Beatles, da Motown ou toca música latina em geral. A própria Carol Kaye, que é uma das baixistas mais famosas da história e que mais gravou sucessos, sempre usou espumas embaixo das cordas para matar o sustain dos baixos.
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Mensagem por Boss2K Dom Set 29, 2013 2:11 pm

Comparação do sustain em 5 baixos ...

- Rickenbacker 4003
- Fender 50th Anniversary Jazz
- Yamaha RBX 374 (ativo)
- Vintage V950FL (fretless, ativo)
- Jaybird (custom fretless)

5 amostras de cada corda de cada baixo, representadas num gráfico amplitude x tempo (7,5 segundos máximo)

Pra que tanto sustain?  - Página 2 Bydcdex




Pra que tanto sustain?  - Página 2 G7i72rL

Pra que tanto sustain?  - Página 2 TqmcG83

Pra que tanto sustain?  - Página 2 PhJKCXB

Pra que tanto sustain?  - Página 2 XcRLLce




Rickenbacker 4003

Pra que tanto sustain?  - Página 2 ToQM5lk

Fender Jazz Bass

Pra que tanto sustain?  - Página 2 NX52lg0

Yamaha RBX 374 (ativo)

Pra que tanto sustain?  - Página 2 1kCxJM4

Vintage V950FL (fretless, ativo)

Pra que tanto sustain?  - Página 2 PmKXtOR

Jaybird (custom fretless)

Pra que tanto sustain?  - Página 2 WGpQZJt




Pra que tanto sustain?  - Página 2 OaRWTbAh

https://imgur.com/a/iVucx


Última edição por Boss2K em Dom Set 29, 2013 4:12 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por oribeiro Dom Set 29, 2013 2:30 pm

Ontem após a gig eu encontrei com dois colegas baixistas, que também haviam acabado a função do dia, e falei sobre este tópico, que imediatamente deu início a um acalorado debate. Após muita confusão, muita discussão e muita 51, com base em nossa vasta bagagem de conhecimento, chegamos à seguinte conclusão:

O baixo com sustain ideal é aquele que sustenta a nota por 4 segundos. Isso equivale a um compasso 4/4 a 60 bpm.

Tenho dito.
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Mensagem por Fred Calhau Dom Set 29, 2013 4:39 pm

É aquela questão, não é por que você tem uma ferrari enzo que você vai correr a 340 km/h.
O sustain ao meu ver é a mesma coisa.É melhor precisar e sobrar que faltar.
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Mensagem por Breno_Barnabe Seg Set 30, 2013 12:10 am

oribeiro escreveu:Ontem após a gig eu encontrei com dois colegas baixistas, que também haviam acabado a função do dia, e falei sobre este tópico, que imediatamente deu início a um acalorado debate. Após muita confusão, muita discussão e muita 51, com base em nossa vasta bagagem de conhecimento, chegamos à seguinte conclusão:

O baixo com sustain ideal é aquele que sustenta a nota por 4 segundos. Isso equivale a um compasso 4/4 a 60 bpm.

Tenho dito.
Isso depende, ao meu ver.

Um baixo com sustain de 4 segundos, quando tocada a nota vai perdendo força até chegar aos 4 segundos, com 3 ou 3,5 segundos ela já está bem fraca.

Um baixo com um sustain de 8 segundos (por mais que você não use os 8 segundos) vai chegar aos 4 segundos com a nota ainda bem nítida e clara.
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Mensagem por Zubrycky Seg Set 30, 2013 9:18 am

Observações esparsas...

- Sustain é uma daquelas coisas que, embora não sejam imprescindíveis, é sempre bom ter.

- Em termos práticos, ao meu ver, ele é mais necessário na guitarra do que no baixo.

- Um dos truques para fazer com que o baixo elétrico simule o contrabaixo acústico é matar o sustain da corda.

- O sustain não depende apenas do instrumento. O modo como ele é tocado tem grande influência no sustain produzido. Afinal de contas (Momento capitão óbvio) para que haja sustain é preciso fazer com que a corda continue a vibrar depois de ser tangida e, para isso, é preciso que (Usando baixistas destros como exemplo) seja empregada a devida força na mão direita (Afinal de contas, a corda começa a vibrar devido à força que ela recebe de um dos dedos da mão direita... Se a força empregada for baixa, a corda tenderá a vibrar por pouco tempo e isso fará com haja pouco sustain resultante), que o dedo da mão esquerda esteja posicionado adequadamente no braço do instrumento e que nenhuma das duas mãos impeça o movimento da corda..

- A Fernandes tem um sistema de sustain infinito, o Fernandes Sustainer.



O Peter Steele, falecido baixista e cantor do Type O Negative, tinha baixos custom da Fernandes com este sistema instalado neles.

- Para quem quer sustain, existe o ebow.





allexcosta escreveu:http://liutaiomottola.com/myth/neckJointSustain.htm
Obrigado pelo link.

allexcosta escreveu:^ Essa idéia de que construção inteiriça é superior não passa de mito propagado nos anos 80 e que, por algum motivo, ainda encontra adeptos no Brasil.
Posso estar enganado, mas, ao meu ver, a construção inteiriça pode ser considerada "superior" (Notem que,m aqui, o uso do termo superior não é uma afirmativa absoluta, mas algo sujeito à análise de cada um) aos demais métodos de construção em dois quesitos.

1) Ela exige maior perícia por parte do luthier, pois, sendo o braço unido ao corpo, uma peça mal fabricada acaba acarretando um prejuízo maior do que aquele causado por um braço mal feito que pode ser substituído se este fosse colado ou parafusado ao corpo do instrumento.

De modo geral, as grandes fábricas de guitarras e contrabaixos elétricos (Com exceção da Rickenbacker, que adota o modelo de construção inteiriça) utilizam, em seus modelos fabricados em larga escala, a prática de ou colar ou parafusar o braço de seus instrumentos.

2) A ergonomia de instrumentos inteiriços fazem com que o acesso aos trastes da região mais aguda dos braços deles seja mais fácil do que aquele geralmente constatado em instrumentos com braços colados ou parafusados.
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Mensagem por allexcosta Seg Set 30, 2013 9:27 am

Zubrycky escreveu:1) Ela exige maior perícia por parte do luthier
Queria ouvir a opinião dos luthiers a respeito disso.
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Mensagem por Stormbringer Seg Set 30, 2013 9:34 am

Zubrycky escreveu: Type O Negative
Pode parecer mentira, mas na primeira vez que eu li o titulo do tópico, a primeira coisa que eu pensei foi "Type O Negative", hahahha...
Eu pus o exemplo do Black Sabbath só pra ficar mais "popularmente demonstrável"
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Mensagem por Zubrycky Seg Set 30, 2013 9:35 am

Zubrycky escreveu:

- A Fernandes tem um sistema de sustain infinito, o Fernandes Sustainer.

(Vídeo)

O Peter Steele, falecido baixista e cantor do Type O Negative, tinha baixos custom da Fernandes com este sistema instalado neles.
Mais informações sobre o baixo custom do Peter Steele.

Fonte: http://www.guitargeek.com/chat/complete-rig-27/peter-steele-100724/

And I found this on Type O Negative's forum a while ago. So take it as a post from a post allegedly from Pete's bass tech....

from a site that had a post from peter's bass tech (circa 2000):

"Bass, he uses a Fernandes custom bass which is shaped like a Rickenbacker with an alder body (I think). It has an FGI humbucker, 24 fret ebony fretboard, and 34" scale. The bass also has a prototype sustainer unit which is not available to the general public. He uses roundwound Dean Markley strings. Amps: He uses a Peavey max preamp and discontinued Peavey Power amps. Cabs: He uses 6 Peavy 2x10+1x18 cabs with custom JBL speakers. Effects: He uses Boss distortion, chorus, tremolo, and delay. He also uses a graphic EQ to shape his distortion. Reproducing the tone: If you want to reproduce his tone (without spending tens of thousands of dollars), I recommend a Peavey Kilobass (altered for high gain) and a generic 8x10 cab. For the bass you should look for an axe with good top end (I use a Tobias) to help with the distortion. The graphic EQ is VERY important if you want to get his crunchy tone. Also, a sonic maximizer will help with the bottom end...this rig will get you close to his tone, but it's near-impossible to replicate because he has added so many custom features to his gear."
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Mensagem por XandreBass Seg Set 30, 2013 12:21 pm

Não curto efeitos no baixo, efeitos mascaram muito o som do instrumento!
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Mensagem por bodhan Ter Set 01, 2015 4:28 pm


http://www.talkbass.com/threads/reflections-on-building-and-unexpected-outcomes-why-do-we-build-for-sustain.1172403/

Hoje estava lendo este tópico no TalkBass, e tem um luthier com uma explanação muito interessante que compartilho aqui:



When you are talking about a bass having too much sustain, what you really mean is that it has a very flat attack curve. You pluck a note and it continues to ring at nearly the same level as the initial pulse. It doesn't really matter how long you let it ring out, but that's a flat attack curve. When you added more aggressive plucking and palm muting, you are essentially creating a shaped attack curve. A bigger pulse at the beginning of the note, and a quicker die-out at the end. But you have to work harder, because the bass doesn't want to do that by itself.

Now, many players want a bass with a flat attack curve. If you mostly play fast notes up high on the neck, you mostly want the notes to be even as you hit them. Each note is short enough that you don't have time to hear the shape of the note.

However, if you mostly play lower, slower notes, a flat attack curve is just kind of....boring. Holding a steady ringing note for half a measure doesn't say much. Playing a half note with a nice shaped attack curve adds character to the note. Like hearing a half note on an upright. It sounds like a voice, not a metal string. Of course, this assumes that you are in a musical environment where you can hear that detail.

I'm not saying that one is "righter" than the other. Basses are built with flat attack curves, highly shaped attack curves, and anything in between. What you prefer depends on your playing style, and the gig at hand.

In general, a really stiff neck, stiff body, and tightly mounted hardware results in a flat attack curve. Super low action makes the curve even flatter. You're basically hearing the ping of the strings going through the pickups. The frame isn't doing anything.

As you build the neck and body softer and more springy, you get more of an attack curve. The frame flexes and vibrates some in reaction to the string's movement, changing how the string rings out. The pulse at the beginning of the note is exaggerated, and the back end of the note dies out faster. At the extreme, if the the frame is squishy soft, you get a dull thump out of the string. The attack curve is so dramatic, that the back of the note dies completely.

Related to all that is what's called the coloration of the tone. If the frame is softer and springier, it will also tend to add background coloration to the tone on the string. These are off-harmonics that ring in behind the fundamental note that the string is ringing at. This is also called richness or warmth.

A stiff frame bass will tend to have a flat attack curve and minimal coloration. This is described as a cold bass. The opposite is a warm bass, which has a softer frame that gives it a more defined attack curve and background coloration.

This is the stuff that we Luthiers mess around with, beyond the basics of EQ curves and pickups. It's tricky, trying to find the compromises between those characteristics. Richness, character in the attack, but not too much.

And customers will have all different opinions on what sounds best.
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Mensagem por Stormbringer Ter Set 01, 2015 4:54 pm

O que ele falou faz todo sentido sobre musicalidade e tal... mas ele considerou que quem quer sustain quer a nota soando por mais tempo no "volume" do ataque inicial ou perto dele... nao é isso

quem quer sustain quer o decay, mas quer que a nota soe por mais tempo no meio da curva de decay... na pratica é impedir que a nota morra de vez antes do tempo.
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Mensagem por Gaelramone Qui Set 03, 2015 10:50 pm

Sustain tem mais a ver com a maneira como se toca do que com técnicas de construção, digo isso pois tenho uma técnica forte de pizzicato, não muito apreciada pelos membros do fórum, e na minha mão qualquer baixo tem sustain mais que suficiente, na minha opinião as únicas coisas que diminui o sustain é tamanho da escala e a maneira como as cordas são feitas, tive um condor VB-40 (Viola Bass) que com cordas flat ficava com menos sustain, a escala menor influenciava no sustain menor mesmo com cordas round, e com as tradicionais cordas flat para o modelo ficava menor ainda, mas esse é um caso bem especifico

aconselho aos membros a usar um pouco mais de força na nota que ira precisar de sustain e caso seja muito necessário um mega power ranger sustain um compressor

fica ai um caso de sustain, com acorde ahsuashah

Isso que é um precision com cordas flat, claro que nesse caso a ponte badass ajuda

trouxe esse video para afirmar que só vale a pena pensar em comprar um baixo com construção voltada para o sustain (braço inteiriço, cordas passando pelo corpo e ponte que da mais sustain) quando se pensa em usar cordas flat, e mesmo assim escolha um dos três, pois o baixo do Harris tem só a ponte Badass
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Mensagem por Stormbringer Sex Set 04, 2015 7:17 am

pizzicato forte não tem decay muito bonito, na minha opinião... eu toco "fortíssimo" quando quero dar destaque em uma nota, e normalmente essa nota é staccato...

mas enfim, tudo é válido, mas como eu disse, esse lance de quem quer sustain grande quer aumentar a duração do "meio" da nota, não tornar o ataque mais longo(sinal quadrado), nem a nota mais forte.
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Mensagem por edumoraes Ter Set 08, 2015 3:56 pm

Gaelramone escreveu:Sustain tem mais a ver com a maneira como se toca do que com técnicas de construção, digo isso pois tenho uma técnica forte de pizzicato, não muito apreciada pelos membros do fórum, e na minha mão qualquer baixo tem sustain mais que suficiente, na minha opinião as únicas coisas que diminui o sustain é tamanho da escala e a maneira como as cordas são feitas, tive um condor VB-40 (Viola Bass) que com cordas flat ficava com menos sustain, a escala menor influenciava no sustain menor mesmo com cordas round, e com as tradicionais cordas flat para o modelo ficava menor ainda, mas esse é um caso bem especifico

aconselho aos membros a usar um pouco mais de força na nota que ira precisar de sustain e caso seja muito necessário um mega power ranger sustain um compressor

fica ai um caso de sustain, com acorde ahsuashah
[youtube]epYKVcHrVr0[youtube]
Isso que é um precision com cordas flat, claro que nesse caso a ponte badass ajuda

trouxe esse video para afirmar que só vale a pena pensar em comprar um baixo com construção voltada para o sustain (braço inteiriço, cordas passando pelo corpo e ponte que da mais sustain) quando se pensa em usar cordas flat, e mesmo assim escolha um dos três, pois o baixo do Harris tem só a ponte Badass

Não consegui achar na música Fear Of The Dark algum momento em que o baixo use um sustain além de um compasso, o que pra mim é mais que o normal, se algum baixo tiver um sustain abaixo disso alguma coisa não está bem, a não ser que seja algum baixo feito com características personalizadas intencionalmente para obter pouco sustain mesmo.
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Mensagem por bodhan Sáb Mar 04, 2017 11:39 pm

Na Premier Guitar foi citado o trabalho do Mottola que o Allex postou aqui ... Braço parafusado tem mais sustain do que inteiriço, mas a diferença é quase imperceptível.

https://www.premierguitar.com/articles/25363-bass-bench-can-you-hear-the-difference-between-different-neck-joints?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=PGN%20-%20030417&utm_term=PG%20Weekly
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Mensagem por arturbmallmann Dom Mar 05, 2017 12:15 am

Não conhecia o tópico! concordo com a pergunta inicial Razz hehehhe.

Melhor resposta:
oribeiro escreveu:
O baixo com sustain ideal é aquele que sustenta a nota por 4 segundos. Isso equivale a um compasso 4/4 a 60 bpm.

Tenho dito.
lol!
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Pra que tanto sustain?  - Página 2 Empty Re: Pra que tanto sustain?

Mensagem por JAZZigo Dom Mar 05, 2017 11:49 pm

"Pra que tanto sustain?"

Importantíssimo, com certeza, para quem costuma tocar breves ou mesmo semibreves. Wink
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Mensagem por edumoraes Seg Mar 06, 2017 11:19 pm

Um baixo com sustain vc pode aproveitar o sustain dele ou não, usando de técnica ou até abafadores, já um baixo sem sustain é somente um baixo sem sustain.
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Mensagem por allexcosta Seg Mar 06, 2017 11:39 pm

edumoraes escreveu:Um baixo com sustain vc pode aproveitar o sustain dele ou não, usando de técnica ou até abafadores, já um baixo sem sustain é somente um baixo sem sustain.

Você prefere um baixo com um p%$# som e sustain normal ou um baixo com som medíocre e sustain de horas?
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Pra que tanto sustain?  - Página 2 Empty Re: Pra que tanto sustain?

Mensagem por edumoraes Seg Mar 06, 2017 11:55 pm

allexcosta escreveu:
edumoraes escreveu:Um baixo com sustain vc pode aproveitar o sustain dele ou não, usando de técnica ou até abafadores, já um baixo sem sustain é somente um baixo sem sustain.

Você prefere um baixo com um p%$# som e sustain normal ou um baixo com som medíocre e sustain de horas?

Não entendi muito bem o que tem a ver a sua frase com a minha afirmação, já que a qualidade do som ou timbre não estão sendo avaliados neste tópico, mas eu prefiro um baita som com sustain normal, mas se a sustentação da nota for muito curta, ou seja a nota morrer muito rápida, pra mim não vai adiantar muito ter um baita som, mas sei lá, vai do gosto de cada um também né.
Só acho que a possibilidade de sustain me dá mais versatilidade de usá-la ou não dependendo da situação e necessidade, já um baixo que não sustenta as notas só me oferece essa opção.
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 07, 2017 12:15 am

O tópico não é "pra que sustain?", é "pra que tanto sustain?".

Alguém aqui já se pegou tocando num baixo com sustain normal, tipo um PBass e pensou "nossa, seria tão legal se esse baixo tivesse mais sustain"? Eu não.
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Mensagem por edumoraes Ter Mar 07, 2017 11:02 am

allexcosta escreveu:O tópico não é "pra que sustain?", é "pra que tanto sustain?".

Alguém aqui já se pegou tocando num baixo com sustain normal, tipo um PBass e pensou "nossa, seria tão legal se esse baixo tivesse mais sustain"? Eu não.

Nesse caso concordo totalmente, excessos tanto pra mais como para menos não é bom.
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Mensagem por Edão Ter Mar 07, 2017 6:46 pm

Agora eu ri. Uso até abafador na ponte. Pra quê sustain? Até slap eu faço com baixo assim.
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