Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compressor ou Limiter?? Eis a questão!!

+37
subgrave
joabi
mirasierras
dibass
bassfuria
André Souza
Ricardo
Aureliano
Sommerlatte
Licas
jogenio
SILVIAO
edumerino
Leon
ronni gol
Antiácido
wsacco
aprendiz
RadicalBass
david baixo
José Carlos
cristianosantos
Guga77
Cid
TMCL118
Rúben Cruz
gutobass
GusVCD
Ian
JAZZigo
Aionius
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
Jackson
Thales_Sr
allexcosta
Daniel
41 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Compressor ou Limiter?? Eis a questão!! - Página 3 Empty Re: Compressor ou Limiter?? Eis a questão!!

Mensagem por dibass Dom Ago 04, 2013 2:09 pm

Andre souza eu tenho um boss desse que uso quase que especificamente pra gravar

acho q pro que vc quer funciona bem sim

mas acho tb que pra proteger os falantes é so vc ficar de olho no vol
dibass
dibass
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor ou Limiter?? Eis a questão!! - Página 3 Empty Re: Compressor ou Limiter?? Eis a questão!!

Mensagem por mirasierras Sáb Ago 09, 2014 2:13 pm

Sei que o tópico é antigo, mas estou com uma dúvida.

O que acham de ter um compressor e um limiter na mesma linha de pedais.

Dependendo da música ou da técnica usada você escolhe o que quer usar.

mirasierras
Membro

Mensagem por joabi Sáb Ago 09, 2014 3:37 pm

Acho a idéia bem interessante.

EDIT: Alguns limiters podem soar como compressor (e fazer as duas funções) , se tiverem ajuste de Ratio.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por subgrave Ter Abr 28, 2015 12:02 am

Thales_Sr escreveu:
Em resumo, para ajudar na escolha: O Compressor BOSS CS-3 faz tudo que o Limiter BOSS LMB-3 ou o limiter tem mais algum diferencial impossível de ser alcançado com uma regulagem do compressor CS-3, por exemplo??

Não faz. O limiter tem a regulagem de ratio, que o compressor não tem.
Por outro lado, o compressor tem a regulagem de attack, que o limiter não tem.

JAZZigo escreveu:
Gosto é gosto!!!

Costumo usar o meu T-REX SQUEEZER com o knob “Release” ajustado entre o mínimo e posição de 9h, justamente para encurtar o sustain característico da compressão e não deixá-lo "aveludar" muito no timbre do instrumento, ou seja, ele funciona mais como limiter, nivelando os picos, evitando distorções indesejáveis e protegendo meus altofalantes!

Abraços,

Estava divagando aqui sobre meu setup, e tenho usado o compressor (de pedaleira) com a regulagem "attack" no mínimo.
Estaria certo deduzir que estou usando ele como Limiter?

subgrave
Membro

Mensagem por joabi Ter Abr 28, 2015 1:58 am

Se o tempo de attack for rápido o suficiente (provavelmente é) e o Ratio estiver acima de 8:1 (oito para um), sim, é um limiter. O Threshold vai determinar se estará somente nivelando os picos ou provocando um efeito de som realmente "amassado".

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por JAZZigo Ter Abr 28, 2015 10:06 am

subgrave escreveu:Estava divagando aqui sobre meu setup, e tenho usado o compressor (de pedaleira) com a regulagem  "attack" no mínimo.
Estaria certo deduzir que estou usando ele como Limiter?
Suponho que você queira dizer attack muito rápido (instantâneo), certo? De qualquer forma, IMO, a velocidade do attack não é o que caracteriza o limiter, até porque ele tão somente ajusta o momento em que a compressão começará atuar, a partir da nota tocada. Independente do attack, para funcionar como limiter, o compressor precisa basicamente ser capaz de gerar uma compressão altíssima, tipo ratio de 20:1 a ∞:1, e com threshold, também, alto, ou seja, boa parte da sua dinâmica permanecerá inalterada (sem compressão) e somente picos de dB muito fortes, que ultrapassam o threshold, é que farão a compressão atuar. Esta é a razão do limiter ser altamente útil e usado para slap, por exemplo.

P.S.: Em geral, nos compressores/limiters onde não se encontra o knob para controle de attack, este parâmetro é instantâneo (ou quase).
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por subgrave Ter Abr 28, 2015 10:14 pm

Tá difícil...

subgrave
Membro

Mensagem por INGVARR Dom Jan 31, 2016 11:32 am

Estive lendo este e outros tópicos onde o assunto é compressor/limiter. E me peguei pensando num detalhe sobre meu LMB-3 Limiter/Enhancer, da Boss, que, à época da aquisição, eu achava que era um defeito do pedal: à altura em que ocorre o "corte" da frequência, o meu pedal respondia (e ainda responde) com um pouco de "distorção" no amplificador. Não me refiro a uma frase inteira distorcida, mas a um pequeno "percurso" de uma determinada nota (as mais graves, em 99% das vezes), que, quando "cortada" em sua frequência, produz um som estranho, de como quando o autofalante está estourado (o que eu asseguro que não é o caso). Desencanei com isso e há muito tempo uso o pedal configurado da mesma forma: Enhance às 3h, Ratio a 1h e Threshold às 5h (ou algo assim - não o estou vendo no momento). Com essa configuração, consigo equilíbrio e um timbre legal do meu instrumento. cheers
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagem por rafacar Dom Jan 31, 2016 9:17 pm

Também tenho esse Boss, acho um ótimo pedal para contrabaixo, superversátil, mas estou usando ele só como boost depois que comprei um compressor de gente grande...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagem por INGVARR Dom Jan 31, 2016 9:19 pm

Com o teu acontece esse lance de sujar o som um pouco conforme a configuração?
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagem por rafacar Dom Jan 31, 2016 9:59 pm

^Sim, também reparei que ele dá uma "sujadinha" no timbre, fica até muito legal...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 31, 2016 10:14 pm

^
^
Caros amigos, Ingvarr e Rafacar, caso não conheçam, sugiro uma surfada sem pressa, pelo site do papa dos bass compressors: http://www.ovnilab.com/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por rafacar Seg Fev 01, 2016 10:00 am

^Realmente o "squeezing" que ele refere descreve melhor o que acontece com esse pedal do que a gente tava falando...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagem por arturbmallmann Seg Fev 01, 2016 5:17 pm

juro que um dia ainda me compro um osciloscópio decente para ver de perto o que ocorre e fazer experimentos elaborados! sem contar que ainda posso usá-lo para afinar o baixo hahahahha
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagem por joabi Seg Fev 01, 2016 5:19 pm

arturbmallmann escreveu: sem contar que ainda posso usá-lo para afinar o baixo hahahahha

Prático... hahaha
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Fev 01, 2016 7:34 pm

o problema é o preço!

Um cara assalariado, no paredão, sem aumento desde 2014, não dá pra comprar.

auauauuaua
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo