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Compressor ou Limiter?? Eis a questão!!

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Mensagem por gutobass Dom Mar 21, 2010 9:18 am

JAZZigo escreveu: Dê uma sacada neste link, Guto!

http://www.ovnilab.com/articles/tubecomps.shtml

Pelo que entendi, a maioria dos "tube compressor" de hoje em dia são, nada mais, do que um conjunto de pré-valvulado com um compressor transitorizado, principalmente quando se tratam de pedais com apenas uma valvula ou um único tipo de valvula.
Seria o mesmo de que se ter um pedal de pré-valvulado mais um pedal qualquer de compressor, é isto mesmo??

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Mensagem por JAZZigo Dom Mar 21, 2010 11:48 am

^
up É o caso do meu T-Rex Squeezer - compressão com circuito óptico transistorizado e válvula que atua apenas no gain stage.

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Mensagem por TMCL118 Dom Mar 21, 2010 3:21 pm

Aproveitando esse tópico, alguém conhece esse pedal aki?
http://www.ashdownmusic.com/bass/detail.asp?ID=153
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Mensagem por Cid Dom Mar 21, 2010 3:31 pm

Video bem interessante do Markbass compressore, no final o cara da alguns exemplos, muito legal e da pra perceber bem a funcao nos Slaps no final do video.

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Mensagem por Guga77 Dom Abr 04, 2010 9:15 pm

Olá a todos!!
Este é minha primeira postagem, espero que me recebam com carinho!!
Minha opiniao é a seguinte: compressor pra mim sempre foi o Santo Graal; nunca me dei bem com nenhum que tive ( e olha que foram vários ...), com exceção da (pasmem!) Zoom 506 que tive que era bem legal esse efeito.
Recentemente resolvi meu problema de uma vez por todas (mas confesso que "apelei"): Fiz um rolo com meu Boss LMB-3 e peguei um ... Alesis 3630 Compressor (rack). Amigos: não tem comparação!! Não existe pedal que se iguale ao som de um rack (tô falando de compressores), com todos os seus parâmetros de regulagem. Perde-se um tempinho se acostumando mas o resultado... Vlw!!!
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Mensagem por gutobass Dom Abr 11, 2010 8:17 pm

Depois dos esclarescimentos do nosso amigo JAZZigo decidi pelo conjunto: pré-valvulado + pedal compressor. Peguei um DOD FX80B e fiquei muito surpreso com o resultado. Nunca toquei com compressor "de boutique" ou "handmade", só tive contato com Behringer, Groovin, Shelter e Boss.
Gostei muito mais do DOD do que dos outros. Um amigo guitarrista tem o CS-3 e pude testá-los lado a lado. Achei o DOD muito melhor e muito mais fácil de se regular; de chegar num som agradável, pelo menos aos meus ouvidos, What a Face
Infelizmente, como na maioria dos DOD, falta a tampa da bateria, mas de resto, o pedal tá 100%. Não dá chiado, não altera o timbre do baixo...

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Acho que o próximo passo vai ser um EFX Orange Juice.

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Mensagem por cristianosantos Dom Abr 11, 2010 9:13 pm

gutobass escreveu:Depois dos esclarescimentos do nosso amigo JAZZigo decidi pelo conjunto: pré-valvulado + pedal compressor. Peguei um DOD FX80B e fiquei muito surpreso com o resultado. Nunca toquei com compressor "de boutique" ou "handmade", só tive contato com Behringer, Groovin, Shelter e Boss.
Gostei muito mais do DOD do que dos outros. Um amigo guitarrista tem o CS-3 e pude testá-los lado a lado. Achei o DOD muito melhor e muito mais fácil de se regular; de chegar num som agradável, pelo menos aos meus ouvidos, What a Face
Infelizmente, como na maioria dos DOD, falta a tampa da bateria, mas de resto, o pedal tá 100%. Não dá chiado, não altera o timbre do baixo...


Acho que o próximo passo vai ser um EFX Orange Juice.

E ai Guto, blz!
Cara, as minhas dúvidas eram muito similares as suas. Confesso que tinha uma certa relutância com compressores. Hoje vejo que podem ser utéis quando bem usados.
Depois da ajuda do pessoal aki, em função de custo/benefício pequei um CS-3 e já pedi um Kit Mod para ele. Mas antes disso eu mesmo alterei os valores dos capacitores de entrada e tone por valores compatíveis com Baixo. Gostei do resultado!
Quanto ao pré, eu estava usando o MIC100. Hoje tenho um Bass Attack VLX.
Logo que o kit mod chegar, se quizer podemos marcar um dia para testa-los lado a lado.

Grande abraço up
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Mensagem por gutobass Seg Abr 12, 2010 9:25 pm

cristianosantos escreveu:
E ai Guto, blz!
Cara, as minhas dúvidas eram muito similares as suas. Confesso que tinha uma certa relutância com compressores. Hoje vejo que podem ser utéis quando bem usados.
Depois da ajuda do pessoal aki, em função de custo/benefício pequei um CS-3 e já pedi um Kit Mod para ele. Mas antes disso eu mesmo alterei os valores dos capacitores de entrada e tone por valores compatíveis com Baixo. Gostei do resultado!
Quanto ao pré, eu estava usando o MIC100. Hoje tenho um Bass Attack VLX.
Logo que o kit mod chegar, se quizer podemos marcar um dia para testa-los lado a lado.

Grande abraço up

Avisa ai quando o seu CS-3 estiver "turbinado" pra gente marcar um teste What a Face
Tambem tive um Bass Attack. Pedal muito legal. Parabéns!

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Mensagem por José Carlos Qua maio 19, 2010 11:25 pm

Esse CS-3 realmente "capa" os graves??
Essa funcionalidade de nivelar as notas dando um brilho cairia bem pra
evitar algumas falhas, ainda não tenho 100% de aproveitamento em
execução, mas realmente gosto dos graves. Será que usando o equalizer depois do compressor e valorizando os graves no equalizer eu poderia obter um resultado melhor?

ah cristiano valeu a dica do pedalzim ai em BH, vc tem o contato do cara?
Não uso ML se vc tiver o contato passa pra mim facilita. vlws!
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Mensagem por cristianosantos Qui maio 20, 2010 8:57 am

José Carlos escreveu:Esse CS-3 realmente "capa" os graves??
Essa funcionalidade de nivelar as notas dando um brilho cairia bem pra
evitar algumas falhas, ainda não tenho 100% de aproveitamento em
execução, mas realmente gosto dos graves. Será que usando o equalizer depois do compressor e valorizando os graves no equalizer eu poderia obter um resultado melhor?

ah cristiano valeu a dica do pedalzim ai em BH, vc tem o contato do cara?
Não uso ML se vc tiver o contato passa pra mim facilita. vlws!
E ai José Carlos, blz!

Cara, sobre o lance de nivelar as notas digo por experiência. Uma execução/técnica aperfeiçoada valem muito. Smile
Quanto ao Boss CS-3, ele original "capa" sim os graves (low end). Como comentei no outro post, um mod Kit para ele resolve muito.
Quando ao pedal equalizador, ai é gosto mesmo. Inicialmente eu pensei em ter um mas descobri bons timbres/equalização como o próprio circuito ativo do baixo.
Para ter uma idéia, no meu Hartke Bass Attack quase sempre uso os graves e agudos "fletados" .

Sobre o pedal do ML eu não conheço, foi só uma pesquisa mesmo!

Abçs up
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Mensagem por José Carlos Qua maio 26, 2010 11:08 am

Comprei um compressor da groovin, ainda tou fuçando nele mas senti uma grande diferença na pressão sonora, e não tive perda nos graves, ao menos
o equalizer compensa bastante!
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Mensagem por cristianosantos Qua maio 26, 2010 11:16 am

José Carlos escreveu:Comprei um compressor da groovin, ainda tou fuçando nele mas senti uma grande diferença na pressão sonora, e não tive perda nos graves, ao menos
o equalizer compensa bastante!
E ai José Carlos !
Bem vindo ao mundo dos pedais ... Smile

O lance é seu ouvido ficar satisfeito ... hehe

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Mensagem por José Carlos Qua maio 26, 2010 6:01 pm

pois é cara tava com um bom presentimento desse compressor da groovin!
mas descobri que com o eq e o compressor sustainer a gama de variações no som se torna grande, ainda vou parar pra analisar cada configuração possível pra tentar tirar um som pesado e limpo.

edit.: ps. vc disse que tira a eq do próprio bass, meu instrumento não é tão articulado assim heheheh..
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Mensagem por david baixo Sex Jun 04, 2010 8:39 am

Com licença galera,
e quanto ao compressor do amplificador, nenhum é valido?
mesmo dessas marcas melhores, tipo Hartke?

a critica é pela deficiência de regulagem?
já que não tem parâmetros para regular tipo ataque ou sustain

ou pelo som?
valeu!

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Mensagem por JAZZigo Sex Jun 04, 2010 9:46 am

^
David,

o compressor no amplificador é altamente válido e quase sempre dispensa a utlização de um compressor externo. Ele não possui controle dos parâmetros de ataque e sustain, simplesmente porque funciona basicamente como limiter, para proteger o altofalante. Aliás, esta é, em geral, a principal função da compressão no baixo: atenuar os picos de baixas e de altas frequências. Por outro lado, por uma questão de gosto, necessidade ou conveniência, quem dispõe de um pedal compressor top, tipo Markbass Compressore, Demeter Compro-1 Compulator Pro, T-Rex Squeezer, Diamond Bass Compressor, Maxon CP-9 etc. há de preferir a utilização do pedal ao compressor do amplificador.

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Mensagem por cristianosantos Sex Jun 04, 2010 11:20 pm

^ claps
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Mensagem por RadicalBass Sáb Jul 03, 2010 2:47 pm

Olá pessoal,

Depois de testar o CS3, fiquei com o Digitech Bass Squeeze pra levar um rock pesado. O CS3 realmente cortava os graves. Justamente o contrário do Digitech, ajustado corretamente, que gera graves profundos e contínuos. Mais aí senti falta de clareza (transparencia) pra baladas mais trabalhadas, fora do rock. Foi aí que comprei o LMB3 - clareza absoluta em todas as frequencias e ótimo pra slaps. Resumo: se puder, tenha um Digitech Squeeze e um LMB3.

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Mensagem por cristianosantos Sáb Jul 03, 2010 7:51 pm

E ai RadicalBass, bem vindo ao fórum!

Se ainda não fez, depois dê uma passada aqui ... vale a pena Wink

Sobre o Boss CS-3 original, também percebi este falta de graves. Porém com o kit mod da Monte Allums ficou show!

No mais como disse para o José Carlos, o importante é ficar satisfeito com o som do peda!

Ah! Aproveitando deixo o convite para nosso primeiro encontro de MG...
http://bass.forumeiros.com/miscelanea-f25/1-encontro-do-forum-de-mg-belo-horizonte-e-regiao-t7961.htm

Grande abraço brother! up
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Mensagem por aprendiz Qua Jul 21, 2010 2:12 pm

fiquei interessado neste kit p o cs3
mas naum consegui de maneira nenhuma achar pra compra-lo
cmo faço?
muito obrigado........ Very Happy
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Mensagem por Aionius Qua Jul 21, 2010 2:15 pm

^procura no e-bay!

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Mensagem por aprendiz Qua Jul 21, 2010 2:19 pm

Aionius escreveu:^procura no e-bay!
jah procurei mas n achei
so jah procurei ate no google..... Crying or Very sad
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Mensagem por wsacco Qua Jul 21, 2010 2:21 pm

Tambem to atras de um Mod Kit para o CS-3.
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Mensagem por Antiácido Qua Jul 21, 2010 2:24 pm

final de semana passada eu comprei esse aqui, estou esperando chegar.
http://cgi.ebay.com/Boss-CS-3-Compressor-Germanium-Mod-Kit-CS3-Fromel-/180534502047?cmd=ViewItem&pt=Guitar_Accessories&hash=item2a08b1e29f
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Mensagem por cristianosantos Qua Jul 21, 2010 2:26 pm

aprendiz escreveu:
Aionius escreveu:^procura no e-bay!
jah procurei mas n achei
so jah procurei ate no google..... Crying or Very sad

E ai aprendiz, Blz!

Comprei o meu diretamente pelo Monte Allums:
http://www.monteallums.com/pedal_mods.html#cs3UltraPlus

Já pedi também outros Kit's do Fromel :
http://cgi.ebay.com/Boss-CS-3-Compressor-Germanium-Mod-Kit-CS3-Fromel-/180534502047?cmd=ViewItem&pt=Guitar_Accessories&hash=item2a08b1e29f


Ah! Aproveitando deixo o convite para nosso primeiro encontro de MG...
http://bass.forumeiros.com/miscelanea-f25/1-encontro-do-forum-de-mg-belo-horizonte-e-regiao-t7961.htm

Grande abraço brother! up

edit: link errado
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Mensagem por aprendiz Qua Jul 21, 2010 2:31 pm

valeu!
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Mensagem por cristianosantos Qua Jul 21, 2010 5:48 pm

aprendiz escreveu:valeu!
aprendiz,

Apenas um detalhe! Antes de comprar um compressor/mod kit, recomendo buscar mais informações no fórum. Com certeza encontrá muito material.
Dentre vários, segue dois bons exemplos.

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/o-que-eh-um-compressor-e-como-usa-lo-t1306.htm?highlight=compressor

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/compressor-no-baixo-t1296.htm?highlight=compressor

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Mensagem por ronni gol Qua Dez 22, 2010 4:26 pm

Gosto de pedais, gosto principalmente de experimentar, misturar efeitos.
Recentemente me deparei com um "problema". Ao usar um Fuzz (big Muff PI) e tocar com palheta, constatei que o som engasga justamente nas palhetadas mais fortes, então encomendei um Limiter. Vou antecipá-lo em relação ao Big Muff e usá-los juntos pra tentar não perder a sonzera. Se não der certo arrumo outra função pro novo pedal.

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Mensagem por Leon Sex Jan 07, 2011 5:37 pm

Não disvirtuando o topico, mas já falando em compressor. Quem usa o compressor do Amp Hartk H2500 e de qual forma vem usando? Geralmente tenho colocado ele no 5 e 6. Gosto muito de slap dependendo da musica/stilo, mas não sei se está no nível certo o compressor.
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Mensagem por edumerino Sex Jan 07, 2011 6:20 pm

Bom, já devo ter falado isso em algum outro tópico mas aqui vai:

O único compressor que usei era o MXR Super Comp, mas nunca fiquei 100% satisfeito. Fiz rolo e recentemente comecei a pensar em pegar outro.

Testei o Aguilar TLC e gostei muito! Fiquei poucos minutos tocando mas deu pra perceber que todas as funções tem respostas rápidas e sensíveis. E no fim ele faz exatamente o que espera-se do compressor: Controla o som, não tira graves etc.

Só estou esperando sair o MXR Bass Compressor (será apresentado na NAMM este mês, lá pra março já deve ter reviews por aí) porque é a marca do coração... Aí o negócio é decidir entre eles.

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Mensagem por Daniel Sex Jan 07, 2011 6:36 pm

Leon escreveu:Não disvirtuando o topico, mas já falando em compressor. Quem usa o compressor do Amp Hartk H2500 e de qual forma vem usando? Geralmente tenho colocado ele no 5 e 6. Gosto muito de slap dependendo da musica/stilo, mas não sei se está no nível certo o compressor.

Acho q esse compressor aí atua mais como limiter do que compressor propriamente dito, pois apenas atenua os picos.

Eu uso no A70 mais ou menos no 4 ou 5, mas ali o nome está limiter mesmo.

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Mensagem por SILVIAO Sáb Jan 08, 2011 5:04 pm

Leon escreveu:Não disvirtuando o topico, mas já falando em compressor. Quem usa o compressor do Amp Hartk H2500 e de qual forma vem usando? Geralmente tenho colocado ele no 5 e 6. Gosto muito de slap dependendo da musica/stilo, mas não sei se está no nível certo o compressor.
leon tive por um Bom tempo um ampli igual ao seu, e neste caso o compressor atua como um Limiter, atenuando os picos, principalmente para proteger os alto falantes.5 e 6 era minha regulagem preferida também para slaps mas para condução eu usava no 4;abraços
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Mensagem por jogenio Ter Jan 11, 2011 2:38 pm

Olá galera,

Uso o bass compressor da Fuhrmann, pro som que eu tiro, me deu o retorno que eu queria, mais como vc sentiu necessidade por causa dos slaps, creio q seria bom dah uma sacada no limiter...

paz a todos!

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Mensagem por Daniel Ter Fev 15, 2011 10:07 pm

Dando um up para futuras dúvidas, achei um excelente material do FCC e vou transpor aqui. O que ele fala tem bastante sentido, e tb percebo isso no meu CS-3, que exigiu MUITOS testes para achar o som, e nem todos conseguem estudá-lo e encontrar o macete dele. Bom, segue o material pra quem quiser ler.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/226804/

Essa é para entrar para os anais do Fórum de Pedais.

Pois bem, eu já vi alguns tópicos antigos aqui no Fórum a respeito do Boss CS-3 Compression Sustainer e várias vezes surgiram questões como "qual é a verdadeira função dos botões do CS-3?", "como é que o CS-3 vira Limiter ao colocar o botão de "SUSTAIN" no mínimo, como diz o manual?" ou "quais são as semelhanças entre o Compressor e o Limiter da Boss?", e por aí vai... Eu pesquisei bastante na internet sobre o que é compressor e qual a sua função, e o que o diferencia do limiter, pois eu queria comprar um compressor para guitarra (já que nunca toquei com compressor) e acabei comprando de fato um Boss CS-3 Compression Sustainer. A propósito, eu também toco baixo e já tive um Boss LMB-3 Limiter/Enhancer. E a partir de todas as conclusões que eu cheguei, tomei a iniciativa de compartilhar essas informções com vocês pois acredito que elas possam ser muito úteis.

Primeiramente, eu gostaria de deixar bem claro: O MANUAL DO CS-3 NÃO EXPLICA PORCARIA NENHUMA! Parece que os caras estão descrevendo as funções de um compressor para uma criança de 5 anos! É ridículo! Aquilo é um verdadeiro "desserviço" de utilidade pública... Já o manual do Boss LMB-3 Limiter/Enhancer é bem explicado e ajuda muito a entender a função do pedal, mas o nome "Limiter" não se aplica a este pedal e eu já vou explicar porquê.

Dito isto, logo de cara eu quero desfazer um mito que foi criado por muitos: a diferença entre compressor e limiter NÃO é que "o compressor abaixa os sons altos e aumenta o sons baixos" e o limiter "só abaixa os sons altos"... eu também acreditava nisso, pois pela lógica, o compressor "comprimiria" todos os sons dentro de uma faixa de decibéis, e o limiter apenas criaria um "limite" ou um "teto" de compressão... só que isso NÃO É VERDADE! Na verdade, o nome "limiter" foi criado para denominar os compressores que já vem com um "ratio" (ou "razão de compressão") razoavelmente alto de fábrica, algo do tipo 10:1 ou mais. Os compressores de estúdio normalmente vem com um botão de "RATIO" para que o próprio usuário possa escolher a "razão de compressão", mais no caso de um Limiter, essa opção não existe, e ele já vem com um preset alto de fábrica. Bom, quem tem ou já teve um Boss LMB-3 Limiter/Enhancer sabe que ele vem com um botão de "RATIO" da mesma forma que os compressores de estúdio, o que faz dele, tecnicamente falando, um COMPRESSOR, e não um limiter!!! Ainda falando sobre o Boss LMB-3 Limiter/Enhancer, nota-se que ele tem mais 3 botões: "THRESHOLD", "LEVEL" e "ENHANCE". Essas 3 funções também são encontradas em diversos compressores de estúdio, faltando apenas as funções "ATTACK" e "RELEASE" para ter todas as funções básicas de um compressor de rack.

Aproveitando a deixa, vamos comparar os dois pedais, CS-3 e LMB-3: existem, na verdade, dois botões correspondentes entre os dois pedais, que desempenham exatamente a mesma função. São eles:
- os botões "LEVEL" (nível) que existem em ambos, e fazem a mesma coisa: determinar o nível de saída do efeito. Poderia ter o nome de "OUTPUT" (saída) como no MXR DynaComp, ou até o nome de "OUTPUT LEVEL" (nível de saída) ou "OUTPUT GAIN" (ganho de saída), que seria mais auto-explicativo. Em alguns compressores de rack esse botão tem o nome de "MAKE-UP GAIN", que eu acho muito menos intuitivo;
- o botão "ENHANCE" (acentuar, realçar) do LMB-3 e o botão "TONE" (tonalidade) do CS-3. Ambos servem para realçar os agudos demasiadamente atenuados durante o processo de compressão. O nome usado para esta função nos compressores de rack é "ENHANCE" mesmo. O nome "TONE" é um tanto incorreto, pois nos dá a impressão de que ele age como o botão "TONE" da guitara ou de algum pedal de distorção, o que não é verdade. Nesses casos, na maioria das vezes o botão "TONE" funciona como um "HI-CUT", que significa "corta-agudos". Ou seja, quanto mais perto do mínimo, mais os agudos são atenuados; no máximo, os agudos passam em seu volume "real", digamos assim.

Agora vamos às diferenças:

No LMB-3:
- o botão "THRESHOLD" (limiar) serve para determinar o limite de compressão. Acima deste limite todos os sons serão comprimidos, de acordo com a taxa de compressão determinada pelo "RATIO". Esse limite de compressão é medido em dB (decibéis). Por exemplo, se o "THRESHOLD" estiver em -6 dB, significa que todo som que ultrapassar este limite será atenuado.
- o botão "RATIO" (razão), que como já foi dito acima, serve para determinar a "razão de compressão", ou seja, qual vai ser a taxa de compressão aplicada aos sons que ultrapassarem o limite de compressão ("THRESHOLD"). Como foi dito acima, se o "THRESHOLD" estiver em -6 dB e o "RATIO" em uma razão de 2:1 (lê-se "dois para um"), cada som que ultrapassar este limite vai ser reduzido pela metade. Por exemplo, se o som exceder o limite em 10 dB, ou seja, se ele atingir +4 dB, nesse caso ele será reduzido pela metade, ou seja, deverá ser atenuado em 5 dB. Aí é só fazer o cálculo: +4dB -5dB = -1dB. Logo, esse som ficará no nível de -1dB.

No CS-3:
- o botão "ATTACK" (ataque) serve para determinar com que velocidade o compressor atenuará o som que ultrapassar o nível de compressão estabelecido em "THRESHOLD", de acordo com
a taxa de compressão determindada pelo "RATIO". Na verdade, o botão "ATTACK" ajusta o tempo em milissegundos (ms) para a atuação do compressor, geralmente algo entre 5ms e 200ms.
- agora vem a melhor parte: o botao "SUSTAIN" (sustentar)! Muitos já devem estar se perguntando: "como é que um compressor não tem os botões de "THRESHOLD" e "RATIO" se estas são as funções mais fundamentais?"... pois é, se vocês olharem o clássico pedal MXR DynaComp vão ver que ele só tem dois botões, "OUTPUT" e "SENSITIVITY". O "OUTPUT", como já foi dito acima, é igual ao "LEVEL", mas qual seria a função do "SENSITIVITY"? Respondo: igualzinha à função do "SUSTAIN" do CS-3!!! Ao invés de colocarem dois botões com as funções de "THRESHOLD" e "RATIO" separadas, como no LMB-3, tanto a MXR como a Boss optaram por desenvolver um botão que controlasse as duas funções ao mesmo tempo! Só que nesse caso há um detalhe importantíssimo: quando o botão de "SUSTAIN" do CS-3 (ou o botão de "SENSITIVITY" do DynaComp) é girado para a direita, o "RATIO" aumenta e o "THRESHOLD" diminui; quando é girado para a esquerda, o "RATIO" diminui e o "THRESHOLD" aumenta. Esse truque de diminuir o "THRESHOLD" e aumentar o "RATIO" (equivalente a girar o botão "SUSTAIN" no sentido máximo) é usado pelos técnicos de gravação justamente para aumentar a sustentação do som, e por esta razão, conforme o "THRESHOLD" aumenta e o "RATIO" diminui (equivalente a girar o botão "SUSTAIN" no sentido mínimo), a sensação de sustentação fica cada vez mais fraca. É óbvio que nesse caso a Boss imitou descaradamente a MXR, que lá nos primórdios já sacou que o que os guitarristas querem mesmo é mais "sustain", sendo que o pedal da Boss tem dois botões a mais... outra coisa que eu acho muito interessante dizer: eu acho que esse papo de que "colocando o botão de "SUSTAIN" no mínimo, o CS-3 vira um LImiter" como diz o manual da Boss, É UMA MENTIRA DESLAVADA!!! Já foi dito acima que o Limiter nada mais é do que um compressor com um "RATIO" razoavelmente alto (10:1 ou maior), e também já foi dito que se o botão de "SUSTAIN" estiver no mínimo o "THRESHOLD" aumenta e o "RATIO" DIMINUI!!!! Poxa, se o "RATIO" está baixo nessa posição, então não dá para considerar o CS-3 um Limiter com o "SUSTAIN" no mínimo! É algo totalmente incoerente e maldoso, uma manobra de marketing que visa tão somente ludibriar o consumidor!!!

Algo também digno de nota, é que muito raramente se vê a função "RELEASE" em pedais. A função "RELEASE" funciona como uma espécie de "ATTACK" ao contrário. Enquanto o "ATTACK" ajusta o tempo em que o efeito vai entrar em ação quando o som sobe além do limite de decibéis determinado pelo "THRESHOLD", o "RELEASE" serve para determinar com que velocidade o compressor deixará de afetar o som recebido assim que ele descer abaixo deste nível de decibéis. Como todo guitarrista espera tirar o máximo de "sustain" de seu instrumento, eu acredito que todos estes pedais de compressão para guitarra (ou até mesmos os de baixo) devem vir com um tempo de "RELEASE" razoavelmente alto já de fábrica, pois isto também ajuda a manter a sustentação.

Então é isso! Espero ter contribuído para o enriquecimento de conhecimento nesse Fórum!
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Mensagem por GusVCD Ter Fev 15, 2011 10:34 pm

Daniel, aproveitando, depois de horas testando o CS-3, qual a configuração vc deixa o seu hj q vc acha q sou melhor no baixo?

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Mensagem por SILVIAO Ter Fev 15, 2011 11:01 pm

Excelente explicação Daniel!testei um compressor de rack da Alesis e achei muito util tanto nas levadas de tapping como no slap, o som fica mais controlavel;abraço
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Mensagem por Licas Qua Fev 16, 2011 7:53 am

Muito bom, Daniel... Esse post ajudou me a entender melhor o pot de sustain do CS-3... hehe.
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Mensagem por cristianosantos Qua Fev 16, 2011 9:06 am

Bom texto Daniel. Parabéns.
up

GusVCD escreveu:Daniel, aproveitando, depois de horas testando o CS-3, qual a configuração vc deixa o seu hj q vc acha q sou melhor no baixo?

Eu acredito que não vai sair muito disto ... Very Happy
Daniel escreveu:
No meu, tenho utilizado:
Level: 14h
Tone: 11h
Attack: Quase no máximo ou no máximo
Sustain: 10h-11h

Isto mesmo Daniel ?poke
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Mensagem por Daniel Qua Fev 16, 2011 9:31 am

GusVCD escreveu:Daniel, aproveitando, depois de horas testando o CS-3, qual a configuração vc deixa o seu hj q vc acha q sou melhor no baixo?

Iae.

Cara, essa config acima é boa, dá uma comprimida razoável, mas testei outra config que estou gostando ainda mais.

Seria mais ou menos isso:

Level: 14h
Tone: 10h
Attack: 13h-14h
Sustain: 9h

Com isso estou tendo uma compressão bem leve e transparente.

O que percebi tb é que quanto menos do knob SUSTAIN (9h para menos), o attack tb atua menos, por isso ele tá quase em 12h aqui e ainda assim bem transparente.

Li esse texto ontem por acaso, e ainda vou testar mais o pedal plugado no PC, olhando o grafico, pq visualmente a gente percebe melhor ainda o que está sendo comprimido.

Abraço
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Mensagem por cristianosantos Qua Fev 16, 2011 9:54 am

^ Daniel.
Quando for executar estes testes ,recomendo que grave ao mesmo tempo um canal limpo e outro usando a compressão.
As respostas ficarão mais evidentes.

A um tempo fiz um review que mostra algumas imagens neste contexto.

Quando estiver pronto, não se esqueça de postar para nós . Wink

No mais, grande abraço. up
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Mensagem por Daniel Qua Fev 16, 2011 9:58 am

^

Eu testo deixando exatamente o reaper aberto e gravando o som, e vou ativando e desligando o pedal e comparando o som e o grafico.

Seu review é muito bom. Abraço

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Mensagem por Sommerlatte Qua Mar 23, 2011 11:44 am

Estou à procura de um timbre uniforme, próximo ao billy sheehan, "Igual" à isso (falando de uniformidade, equilibrio sonoro, talvez aveludamento):
https://www.youtube.com/watch?v=qa8wueML-0k

Nota: Possuo um Rickenbacker, talvez seja difícil aveludar o brilho do baixo, mas isso não é um problema. Problema é matar os graves que já são escassos.
Eis a questão. Acredito que seja o compressor, o pedal desta função. Cobrir minhas "falhas de dinâmica", como o bertola citou.
Agora o que difere um compressor vagabundo, pra um aguilar de 1000 reais?
Quais são os critérios de avaliação, o que é qualidade relevante num pedal deste modelo em relação à um groovin de 200 reais, por exemplo.
Entendi as explicações diferenciando compressor de limiter, e, exite algum pedal com estas funções bem destacadas?
Sem firula demais, entra sinal variado, sai sinal uniforme numa constante X pré determinada.
Abaixo alguns exemplos, gostaria que pudessem opinar à respeito:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171020395-pedal-aguilar-para-baixo-tlc-compressor-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170722078-pedal-tc-electronic-nova-dynamics-dual-compressor-noisegate-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173430935-compressor-mxr-super-comp-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171795415-mxr-dyna-comp-compressor-frete-gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173501662-pedal-ibanez-compressor-limiter-cp9-japo-raro-frete-gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173221883-compressor-maxon-cp101-transparente-muito-barato-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172885951-electro-harmonix-white-finger-compressor-sedex-gratis-_JM
http://cgi.ebay.com/DIGITECH-BASS-SQUEEZE-DUAL-BAND-BASS-COMPRESSOR-PEDAL-/120689232928?pt=Guitar_Accessories&hash=item1c19a38c20
http://cgi.ebay.com/NEW-Diamond-Bass-Compressor-Effects-Pedal-W-FREE-GIFT-/180635253323?pt=Guitar_Accessories&hash=item2a0eb33a4b
http://cgi.ebay.com/Electro-Harmonix-Bass-Metaphors-Preamp-Compressor-Pedal-/370471777663?pt=Guitar_Accessories&hash=item5641d6b57f


E o que mais me chamou atenção:
http://cgi.ebay.com/NEW-DUNLOP-M87-MXR-BASS-COMPRESSOR-EFFECDT-PEDAL-/160559316937?pt=Guitar_Accessories&hash=item256214bfc9

O que diferenciaria este acima de um Bass Squeeze da digitech? Quais são as propriedades relevantes?

Obrigado à todos, espero que possam me ajudar.



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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 23, 2011 12:09 pm

^
No site (em iglês) do Cyrus J. Heiduska, vulgo "Bongomania" do TalkBass.com, baixista, engenheiro eletrônico e, provavelmente, um dos maiores especialistas do mundo em compressores para contrabaixo, você deve encontrar as respostas que procura: http://ovnilab.com/

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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 23, 2011 12:13 pm

^
P.S.: Espero que use um compressor/limiter à altura do seu RK! up

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Mensagem por Daniel Seg Abr 18, 2011 1:19 pm

Sommerlatte escreveu:Estou à procura...

Definiu ai?

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Mensagem por Aureliano Qui Fev 02, 2012 3:34 am

Revivendo o tópico com uma pergunta:

Qual limiter recomendam usar?

Como se usa um compressor como limiter para proteger os falantes da caixa? Por exemplo, um Bass Compressor da Fuhrmann que só tem dois knobs: Level e Sustain.
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Mensagem por Ricardo Qui Fev 02, 2012 9:21 am

Aureliano escreveu:
Como se usa um compressor como limiter para proteger os falantes da caixa? Por exemplo, um Bass Compressor da Fuhrmann que só tem dois knobs: Level e Sustain.

O knob Level controla o nível de saída. Sustain controla a "ratio" (2:1, 3:1...10:1). O "treshold" nesse tipo de compressor é fixo.

O efeito de "limiter" é conseguido com altas taxas de compressão, 10:1 ou mais. Ou, seja, movendo o seu knob "sustain" praticamente ao máximo. Só que isso vai ter consequências para a dinâmica do seu som. Será que isso é mesmo necessário?

Não acho que seja tão fácil detonar os falantes de uma caixa de qualidade se você tomar cuidado com a estrutura de ganho do amp.




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Mensagem por Aureliano Qui Fev 02, 2012 1:11 pm

Obrigado, Ricardo.

De fato, meu amp, apesar da potência ser inferior à das caixas, ele solta bastante sinal, é o modelo mais simples da Epifani, mas tem uma potência assustadora, comparado à outros da mesma categoria.

Vou fazer umas experiências aqui...
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Mensagem por André Souza Sáb Ago 03, 2013 7:38 pm

Ôpa, dá licença... Reabrindo a discursão.

Estou pensando em pegar um LM-3 pra ter no setup e usar principalmente no meu combo PEZO B60, que tem dois falantes de 8'' e 60w. A intenção é protegê-lo, fazendo ele durar mais produzindo um som com qualidade. O que acham? Atenderá a minha expectativa?

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Mensagem por bassfuria Sáb Ago 03, 2013 10:22 pm

André Souza escreveu:Ôpa, dá licença... Reabrindo a discursão.

Estou pensando em pegar um LM-3 pra ter no setup e usar principalmente no meu combo PEZO B60, que tem dois falantes de 8'' e 60w. A intenção é protegê-lo, fazendo ele durar mais produzindo um som com qualidade. O que acham? Atenderá a minha expectativa?

Eu não me lembro direito me perdoe, mas se os baixos do seu avatar pelo menos um for seu acredito que você vai estragar o seu som, com todo respeito a boss, eu compraria um MXR bass compressor e usaria na função de Limiter...

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Mensagem por André Souza Dom Ago 04, 2013 12:06 am

KKKK. São sim bassfuria, meus meninos.

A única intenção é usar neste cubo que só uso pra estudo e ensaios de harmonia. No máximo eu usarei ele com uma percuteria. Sempre em ensaios, pra tocar tenho outras alternativas.

Será que o bicho é tão ruim assim? Um pedal de uns R$ 330,00 que não serve pra segurar um combo de 60W com dois falantes de 8''. Pô, aí é cruel. Rs... Rs...

Observação:
Este cubo da Pezo tem um som muito bom e uma resposta boa para a corda B. Mas tem as limitações de faixa de resposta de frequências de um falante com estas dimensões e etc...

Comprei usado e ele veio com as bobinas dos falantes zoadas, com um poooooquiiiinho de "drive" em algumas notas/frequências e como não gosto deste efeito levei o cubo pra refazer as bobinas, mas o cone foi mantido de acordo com as orientações de Mauro Zine. Excelente suporte por sinal. Me deu inclusive a opção de comprar dois falantes novos/originais, ficaria uns R$ 140,00+frete.

O serviço que custou R$50,00 tem garantia de 90 dias e quero que continue perfeito como está, claro que não vou abusar de volume. Aí entraria o limiter.

Se este cubo me atender não precisarei investir 2,5K em um Roland CB120. Que apesar de ser excelente está absurdamente mais caro que o Pezo B60, que considerando o limiter e novos falantes ficaria em 1K.

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