O Renascimento de um baixo
+18
Gustavo Rache
allexcosta
Ivanov_br
Thiago Almeida
Rico
edumoraes
gpraxedes
fheliojr
Moshe Bar Elohim
M4RC0S
DUDUBASS
Cantão
J.Adalberto
Thales_Sr
GeTorres
subgrave
Claudio
andrevx
22 participantes
Página 1 de 1
O Renascimento de um baixo
Não sou muito de escrever aqui no fórum, entretanto existem histórias que de tão fantásticas merecem ser contadas. E essa é a história de um baixo simples, para muitos até um baixo feio (não para mim) humilde, trabalhador e que nunca me deixou mão, mas que eu fui ingrato e injusto. Acredito que esta seja uma retratação pelo que fiz com um companheiro tão fiel por todos esses anos.
Em meados da década de 1990 (1997 - 1998, não lembro exatamente) mandei fazer um baixo headless com o Luthier J. Cassio. Por ser um instrumento pequeno e ter um som sem sobras era pau para toda a obra, gravação e show. Pois bem depois de algum tempo, lá pelos anos de 2001 comecei a usar baixos de 6 cordas com mais frequência e acabei deixando ele um pouco de lado. Acabei emprestando o baixo, nem lembro para quem e tempos depois tive de mudar de cidade e desconhecia o paradeiro do baixo (na verdade, seduzido por outros baixos, nem havia dado a atenção merecida ao fato). Em resumo, o baixo havia desaparecido.
Então, alguns anos se passaram, em 2008, um grande amigo meu localizou o baixo e o resgatou. O instrumento estava em um estado lastimável. Peguei o instrumento, mas não nenhuma atenção, e deixei por mais alguns anos aqui em casa em um canto esquecido. Como o instrumento estava com braço quebrado e esse meu amigo sempre me falava para levar no Casio fazer a restauração, ele acabou voltando para a casa deste meu amigo. Ficou mais uns 2 anos lá.
Então mês passado, me deu um estalo, fui na casa deste meu amigo dei uma olhada no baixo e lembrei de quanto ele era valoroso e que era simples e humilde, mas tinha uma beleza e um som muito característicos. Dai decidi levar no Cássio. Abaixo seguem as fotos de como o baixo estava antes do seu renascimento:
Isso já foi depois do baixo estar limpo e boa quantidade de "coisas" aderidas a madeira terem sido retiradas. Bem basicamente foram feitos os seguintes serviços:
1 - Confecção de um novo braço (esse não teve jeito)
2 - Lavagem química da madeira
3 - Troca de todos os parafusos
4 - Troca dos potenciômetros (os captadores estavam funcionando)
5 - Foram colocados knobs e strap locks novos
6 - Polimento da ponte e do "locknut"
O resultado realmente me surpreendeu e me fez pensar naquilo que deixamos para trás por que não damos valor. Parabéns a Cássio pelo trabalho feito. Vejam as fotos
Gravei também uma amostra do som dele
Desculpem-me pelo longo tópico, nem sei se é autorizado ter um tópico deste tamanho. Me indiquem se tiver cometido algum erro.
Mas como disse eu precisa contar esta história ...
Em meados da década de 1990 (1997 - 1998, não lembro exatamente) mandei fazer um baixo headless com o Luthier J. Cassio. Por ser um instrumento pequeno e ter um som sem sobras era pau para toda a obra, gravação e show. Pois bem depois de algum tempo, lá pelos anos de 2001 comecei a usar baixos de 6 cordas com mais frequência e acabei deixando ele um pouco de lado. Acabei emprestando o baixo, nem lembro para quem e tempos depois tive de mudar de cidade e desconhecia o paradeiro do baixo (na verdade, seduzido por outros baixos, nem havia dado a atenção merecida ao fato). Em resumo, o baixo havia desaparecido.
Então, alguns anos se passaram, em 2008, um grande amigo meu localizou o baixo e o resgatou. O instrumento estava em um estado lastimável. Peguei o instrumento, mas não nenhuma atenção, e deixei por mais alguns anos aqui em casa em um canto esquecido. Como o instrumento estava com braço quebrado e esse meu amigo sempre me falava para levar no Casio fazer a restauração, ele acabou voltando para a casa deste meu amigo. Ficou mais uns 2 anos lá.
Então mês passado, me deu um estalo, fui na casa deste meu amigo dei uma olhada no baixo e lembrei de quanto ele era valoroso e que era simples e humilde, mas tinha uma beleza e um som muito característicos. Dai decidi levar no Cássio. Abaixo seguem as fotos de como o baixo estava antes do seu renascimento:
Isso já foi depois do baixo estar limpo e boa quantidade de "coisas" aderidas a madeira terem sido retiradas. Bem basicamente foram feitos os seguintes serviços:
1 - Confecção de um novo braço (esse não teve jeito)
2 - Lavagem química da madeira
3 - Troca de todos os parafusos
4 - Troca dos potenciômetros (os captadores estavam funcionando)
5 - Foram colocados knobs e strap locks novos
6 - Polimento da ponte e do "locknut"
O resultado realmente me surpreendeu e me fez pensar naquilo que deixamos para trás por que não damos valor. Parabéns a Cássio pelo trabalho feito. Vejam as fotos
Gravei também uma amostra do som dele
Desculpem-me pelo longo tópico, nem sei se é autorizado ter um tópico deste tamanho. Me indiquem se tiver cometido algum erro.
Mas como disse eu precisa contar esta história ...
andrevx- Membro
Re: O Renascimento de um baixo
Parabéns... muito bom!!!
O Cássio é um Luthier fora de série, é um dicionário ambulante de Luthieria, uma lenda viva. Ainda na década de 80 meu primeiro baixo custom foi feito por ele. Ainda bem que ele desistiu daquela idéia de parar de trabalhar com Luthieria, ficou um tempo afastado mas acabou retomando a arte!
O Cássio é um Luthier fora de série, é um dicionário ambulante de Luthieria, uma lenda viva. Ainda na década de 80 meu primeiro baixo custom foi feito por ele. Ainda bem que ele desistiu daquela idéia de parar de trabalhar com Luthieria, ficou um tempo afastado mas acabou retomando a arte!
Claudio- Membro
Bonita a madeira do corpo.
subgrave- Membro
ClaudioBass escreveu:Parabéns... muito bom!!!
Isso é a mais pura verdade conheço poucos que sabem o que ele sabe, sempre com muita tranquilidade e humildade. A boa notícia é que ele está muito animado e tem feito uns baixos muito interessantes (vi um single cut que ele fez que ficou muito bonito).
andrevx- Membro
É mogno, que segundo o próprio Cássio, é muito difícil de achar hoje em dia com essa figuração e cor.subgrave escreveu:Bonita a madeira do corpo.
Agora a parte tosca: esse instrumento foi pintado de amarelo (não sei o tinha na cabeça). Um dia vi a tinta descascada e achei a madeira bonita, dai lixei tudo. O Cássio também olhou a madeira e disse que ele se recusaria a pintar um instrumento com essa madeira hoje em dia.
andrevx- Membro
Que baixo lindo, ainda bem que você o resgatou!
Thales_Sr- Moderador
2...Thales_Sr escreveu:Que baixo lindo, ainda bem que você o resgatou!
Cantão- Moderador
Você está correto !GeTorres escreveu:É impressão minha ou a escala é escalopada?
andrevx- Membro
Cara, sou fã do Cassio, desde 1997 levo meus baixos nele e nos tornamos amigos (de tanto que eu vou lá hahahaha). Sou muito fã desse doido e recomendo a todos que me pedem indicação de luthier.
Além de ser absolutamente honesto e ultra-competente, é uma figura impagável! Parabéns pelo baixo, que bom que conseguiu recuperá-lo!!
Além de ser absolutamente honesto e ultra-competente, é uma figura impagável! Parabéns pelo baixo, que bom que conseguiu recuperá-lo!!
Convidado- Convidado
Parabéns!
Bom ficou.
Da próxima vez, mais juízo!
Bom ficou.
Da próxima vez, mais juízo!
Moshe Bar Elohim- Membro
madeiras bonitas.
fheliojr- Membro
Nossa. Que baixo legal. Madeira linda, agora, essa cavidade da eletrônica é imensa, pensou nisso para possíveis upgrades?
GAS num bom headless.
GAS num bom headless.
gpraxedes- Membro
Caramba, muito boa a recuperação hein, me fez lembrar quando restaurei meu velho ampli. AQUI
E esse pó preto dentro da cavidade da eletrônica? o que fez ficar assim?
edumoraes- Membro
Considero o Cassio um dos melhores do RJ. Demora bastante, mas resolve qualquer parada..
Rico- Eterno Colaborador
gpraxedes escreveu:Nossa. Que baixo legal. Madeira linda, agora, essa cavidade da eletrônica é imensa, pensou nisso para possíveis upgrades?
GAS num bom headless.
Foi sim, muitas ideias e pouco dinheiro deram nisso.
andrevx- Membro
Gostei do "salvamento" do amp!!!edumoraes escreveu:Caramba, muito boa a recuperação hein, me fez lembrar quando restaurei meu velho ampli. AQUI
Esse pó preto possivelmente era uma mistura de espuma que tinha dentro da cavidade com outras coisas que nem faço ideia.
andrevx- Membro
Parabéns pela saga. Um belo baixo!
Thiago Almeida- Membro
Andrevx, este tipo de topico que valoriza e faz do nosso forum ser o que é!
Belo tópico.
O Cássio é mentor do meu grande amigo Jorge Marinho, hoje luthier em Salvador.
A sujeira na cavidade é espuma velha esfarelada, nada demais. O corpo é formato Ibanez, que gosto bastante. O design headless também é bem legal, prático e fácil de transportar.
A sujeira na cavidade é espuma velha esfarelada, nada demais. O corpo é formato Ibanez, que gosto bastante. O design headless também é bem legal, prático e fácil de transportar.
allexcosta- Administrador
Outra coisa bacana no Cássio é que ele sempre busca designs originais para seus instrumentos... Só contrói réplicas a pedido do cliente. A última vez que fui lá ele estava fazendo uma réplica do Rickenbacker que vai ficar lindíssimo.
Em breve ele vai manter duas oficinas (a atual na praça 11 e uma segunda em Curicica, se não me engano). Na nova, ele pretende concentrar nas construções de instrumentos (pelo que vi está super empolgado pra voltar com força total à essa área, e não só nos reparos/manutenção/consertos, que acabam tomando muito do seu tempo), então façam seus pedidos!
Em breve ele vai manter duas oficinas (a atual na praça 11 e uma segunda em Curicica, se não me engano). Na nova, ele pretende concentrar nas construções de instrumentos (pelo que vi está super empolgado pra voltar com força total à essa área, e não só nos reparos/manutenção/consertos, que acabam tomando muito do seu tempo), então façam seus pedidos!
Convidado- Convidado
Legal essa do Jorge Marinho, já toquei em um de seus instrumentos e gostei bastante.allexcosta escreveu:Belo tópico.
andrevx- Membro
Esse é o problema, só de conversar e acompanhar o processo (que foi bem rápido, considerando o que foi feito), já estou considerando em fazer um novo headless ...Sá Reston escreveu:Outra coisa bacana no Cássio é que ele sempre busca designs originais para seus instrumentos... Só contrói réplicas a pedido do cliente. A última vez que fui lá ele estava fazendo uma réplica do Rickenbacker que vai ficar lindíssimo.
andrevx- Membro
Oi Sá... Essa cópia de Rick que você viu lá, na verdade teve suas medidas tiradas do meu baixo. Um modelo 72 que o Cássio "salvou" de um empeno na cavidade do Pick Up. As peças que você viu lá, fui eu quem comprou via ebay para ele (o Cássio não fala hamburguer em inglês rsrsrs...)Sá Reston escreveu:Outra coisa bacana no Cássio é que ele sempre busca designs originais para seus instrumentos... Só contrói réplicas a pedido do cliente. A última vez que fui lá ele estava fazendo uma réplica do Rickenbacker que vai ficar lindíssimo.
Esse Rick vai ter um shape diferente dos modelos 4001 e 4003 mais comuns, visto que na época em que o meu foi feito, o corte do corpo era um bocado mais delgado, com várias diferenças pros modelos pós 1º trimestre de 73.
Rico- Eterno Colaborador
Pessoal,me desculpem pela ignorância,mas pra que serve a escala escalopada no contrabaixo?
Obs:Baixo muito lindo,parabéns!!
Obs:Baixo muito lindo,parabéns!!
Gustavo Rache- Membro
Recuperar um baixo antigo é sempre algo bom. Ainda mais quando se tem um apego a esse baixo.
Maurício_Expressão escreveu:Ainda mais quando se tem um apego a esse baixo.
Convidado- Convidado
Makes bending really easy, Billy Sheehan can get a G out of the 22nd or 21st fret of the G string.Gustavo Rache escreveu:Pessoal,me desculpem pela ignorância,mas pra que serve a escala escalopada no contrabaixo?
http://www.talkbass.com/forum/f8/scalloped-fretboards-406581/
Boss2K- Membro
vlw pelo link bossBoss2K escreveu:Makes bending really easy, Billy Sheehan can get a G out of the 22nd or 21st fret of the G string.Gustavo Rache escreveu:Pessoal,me desculpem pela ignorância,mas pra que serve a escala escalopada no contrabaixo?
http://www.talkbass.com/forum/f8/scalloped-fretboards-406581/
Gustavo Rache- Membro
Alem disso esse escalopado também ajuda a deixar a escala supermacia, pois vc não tem o contato da corda com a escala, so com o traste.
andrevx- Membro
Caramba, ficou bom demais, belo baixo.
Gabriel Luiz Carli- Membro
Parabéns, ficou lindo cara.andrevx escreveu:
O resultado realmente me surpreendeu e me fez pensar naquilo que deixamos para trás por que não damos valor. Parabéns a Cássio pelo trabalho feito.
Como faço para contatar o Cássio? Tens o telefone e/ou endereço dele?
Mandei os telefones em MP.Cephey1 escreveu:Parabéns, ficou lindo cara.andrevx escreveu:
O resultado realmente me surpreendeu e me fez pensar naquilo que deixamos para trás por que não damos valor. Parabéns a Cássio pelo trabalho feito.
Como faço para contatar o Cássio? Tens o telefone e/ou endereço dele?
andrevx- Membro