qual a opinão de vocês sobre baixo semi-acústico e baixo short scale?
+10
Zubrycky
vinibassplayer
jrmilbradt
BLZENI
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
Andremoura
allexcosta
Jãozeiro
Jhenri9
14 participantes
Página 1 de 1
qual a opinão de vocês sobre baixo semi-acústico e baixo short scale?
quais são diferenças? prós e contras?
Jhenri9- Membro
Re: qual a opinão de vocês sobre baixo semi-acústico e baixo short scale?
Uma galera aí vai dizer que é baixo de hipster e que é ruim de tocar porque não tem ergonomia "Fender like", hehe.
Eu acho muito legais tanto em som quanto em visual, embora nunca tenha tocado em um.
Tenho uma G.A.S. duradoura nos Hofner Violin.
Eu acho muito legais tanto em som quanto em visual, embora nunca tenha tocado em um.
Tenho uma G.A.S. duradoura nos Hofner Violin.
Jãozeiro- Membro
Jhenri9 escreveu:quais são diferenças?
Quantidade de material no corpo e tamanho da escala.
Jhenri9 escreveu:prós e contras?
Não é possível apontar. Você toca nos dois modelos que tem em mente e decide quais são os prós e contras pra você.
allexcosta- Administrador
Sou da opinião que eu adoraria ter um de cada, além dos "normais"...
Andremoura- Membro
São coisas diferentes pra poder apontar uma comparação. Podem existir short scale de N tipos.
Tenho um semi acustico que falei um pouco sobre ele aqui.
https://www.contrabaixobr.com/t42567p150-voltando-a-moda-do-precision-bass#873762
Tenho um semi acustico que falei um pouco sobre ele aqui.
https://www.contrabaixobr.com/t42567p150-voltando-a-moda-do-precision-bass#873762
Breno_Barnabe- Membro
Eu ando apaixonado por short scales acho muito confortáveis já semi acústicos toquei em alguns bem interessantes mas não usaria em qualquer gig
Fernando Zadá- Moderador
a minha opinião sobre baixo semi acustico:
o timbre é bem caracteristico, aquele som oco, que casa muito bem com o british sound dos anos 60.
baixo short scale: é mais facil e confortavel de tocar, por conta da escala menor, mas ele tambem perde em definição de notas para um full scale.
tenho 2 semi acusticos, sendo que um deles é short scale (Fender Coronado)
o timbre é bem caracteristico, aquele som oco, que casa muito bem com o british sound dos anos 60.
baixo short scale: é mais facil e confortavel de tocar, por conta da escala menor, mas ele tambem perde em definição de notas para um full scale.
tenho 2 semi acusticos, sendo que um deles é short scale (Fender Coronado)
BLZENI- Membro
Tenho um Ibanez AFB200, esse da foto. Corpo 100% oco (sem bloco central) e ainda por cima é Shortscale (Escala de 30"). Posso dizer que o timbre é mais fechado do que os (a grande maioria) de corpo sólido. O timbre é bem mais gordo também, e tem menos sustain.
A escala mais curta deixa as cordas com menos tensão, ficando um pouco mais macio e confortável pra mão esquerda se você comparar com um baixo com escala de 34" e mesmo encordoamento (por isso uso cordas um pouco mais espessas no Ibanez, senão, pra mim, fica muito frouxa as cordas).
Eu tive (tenho) ele como meu #2, e me serve pra situações Acústicas, onde substitui um baixolão, e também quando quero um timbre diferente e mais característico de época ou de alguma banda que tenha esse som, vide Beatles por exemplo.
A escala mais curta deixa as cordas com menos tensão, ficando um pouco mais macio e confortável pra mão esquerda se você comparar com um baixo com escala de 34" e mesmo encordoamento (por isso uso cordas um pouco mais espessas no Ibanez, senão, pra mim, fica muito frouxa as cordas).
Eu tive (tenho) ele como meu #2, e me serve pra situações Acústicas, onde substitui um baixolão, e também quando quero um timbre diferente e mais característico de época ou de alguma banda que tenha esse som, vide Beatles por exemplo.
nessa vibe eu so mto afim de testar esse danelectro silvertone 1444
esse o original
e esse com alguns upgrades e 'modernidades'
esse o original
vinibassplayer- Membro
Tenho baixos semi acústicos, short scale e até um short scale semi acústico. Recomendo!
Gosto do visual, principalmente dos semi-acústicos. No entanto, nunca encontrei um timbre que me agradasse em cheio.
Tempos atrás toquei num Fender Mustang short scale que até gostei, mas pelo preço eu teria preferência por baixos com medida padrão.
Em resumo, hoje em dia, não teria nenhum dos dois.
Tempos atrás toquei num Fender Mustang short scale que até gostei, mas pelo preço eu teria preferência por baixos com medida padrão.
Em resumo, hoje em dia, não teria nenhum dos dois.
tfk- Membro
Da mesma forma que existem instrumentos maciços e com escala padrão com todo tipo de som, existem semi-acústicos e short scale com características completamente diferentes.
Esse tópico não faz muito sentido. Desculpe.
Esse tópico não faz muito sentido. Desculpe.
allexcosta- Administrador
Kenzel gosta desta mensagem
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Acústico e escala curta...coisa mais linda.
Jãozeiro- Membro
ˆEssa tua GAS no Hofner tá forte vou caçar um pra colocar no Hot Deals
Bruno da Rosa- Membro
^ Cara, eu tô querendo um tem mais de ano...kkkkk
A versão de entrada é a Ignition. É o meu alvo.
Novo tá entre 2200 - 2600 reais. Acho um tanto esticado o valor, pois é um baixo que aparenta alguns "não me toques", hehe. Em São Paulo tinha em uma loja (Montreal Music Shop) há algum tempo, mas eu não estava na capital e quando podia ir lá já tinha se esgotado. E é o tipo de instrumento que eu gostaria muito de testar antes de comprar.
Busquei pelo OLX e não existe esse baixo (nessa cor) usado à venda no Brasil inteiro, hehe. Pelo menos não na OLX e Mercado Livre. Quem sabe nos grupos do Facebook.
A versão de entrada é a Ignition. É o meu alvo.
Novo tá entre 2200 - 2600 reais. Acho um tanto esticado o valor, pois é um baixo que aparenta alguns "não me toques", hehe. Em São Paulo tinha em uma loja (Montreal Music Shop) há algum tempo, mas eu não estava na capital e quando podia ir lá já tinha se esgotado. E é o tipo de instrumento que eu gostaria muito de testar antes de comprar.
Busquei pelo OLX e não existe esse baixo (nessa cor) usado à venda no Brasil inteiro, hehe. Pelo menos não na OLX e Mercado Livre. Quem sabe nos grupos do Facebook.
Jãozeiro- Membro
Esses baixos Hofner me dão uma senhora GAS.
Eu acho o Ignition caro demais pro acabamento dele.
Porrobertus- Membro
^ Eu nunca vi um de perto. Como é o acabamento dele?
Esse seu da foto é qual?
Eu acho caro por ser um baixo mais "duvidoso". Não sei se é a palavra correta. Mas quero dizer o seguinte: um SX ou Tagima Woodstock custa metade do preço e é um baixo rígido pra se jogar na bag e levar pra baixo e pra cima no dia-a-dia. São instrumentos fáceis de mexer e regular.
O Hofner, pelos "não me toques" que aparenta ter, é caro. Ou melhor dizendo, não possui uma boa relação entre custo e benefício.
Esse seu da foto é qual?
Eu acho caro por ser um baixo mais "duvidoso". Não sei se é a palavra correta. Mas quero dizer o seguinte: um SX ou Tagima Woodstock custa metade do preço e é um baixo rígido pra se jogar na bag e levar pra baixo e pra cima no dia-a-dia. São instrumentos fáceis de mexer e regular.
O Hofner, pelos "não me toques" que aparenta ter, é caro. Ou melhor dizendo, não possui uma boa relação entre custo e benefício.
Jãozeiro- Membro
O meu é um Epiphone Viola. A construção e o acabamento dele me parecem melhor que os do Ignition. Em compensação, o som do Ignition é bem fiel ao do Hofner que aprendemos a gostar.
Porrobertus- Membro
vinibassplayer escreveu:nessa vibe eu so mto afim de testar esse danelectro silvertone 1444
esse o original
(vídeo)
(outro vídeo)
Danelectro ------------------> GAS!
Jãozeiro escreveu:^ Eu nunca vi um de perto. Como é o acabamento dele?
Esse seu da foto é qual?
nesse modelo viola tem os condor tbm, sera q é uma opção a se considerar?
e tem ate um topico comparando os tres(hofner, epiphone e condor)
https://www.contrabaixobr.com/t26383-hofner-icon-seriesepiphone-viola-bass-e-condor-vb40
vinibassplayer- Membro
Eu por outro lado fiquei mega curioso com o Cort Action Junior um short scale de 30 4 cordas com um captador só mas não achei nem sinal de algum que tenha vindo para o Brasil.
Fernando Zadá- Moderador
Não entendi a correlação entre semi-acústico e short scale, mas... Sobre os S. Scale (e escalas menores que 34"), To com uma GAS absurda com o S. Martyn Blaze RAS (R. Albuquerque Sig.) de 30" (um headless), que até me arrependi de ter pegado outro baixo no início do ano.
Talvez não compraria um 30", mas um de 32" com certeza. E não sei se seria necessariamente um S. Martyn... ($$$). Agora, talvez teria que usar encordoamento mais espesso. Tipo 050...
Pensando sobre isso pro futuro.
Entretanto, é CERTO que se o cara gostar de um Short Scale, se adaptar, viciar, o cara não quer mais saber de 34" nunca mais na vida kkkk...
Imagina o conforto que deve ser tocar numa escala menor, celoko! Ainda mais pra que tem mão pequena e média. Fora o visual!
Talvez não compraria um 30", mas um de 32" com certeza. E não sei se seria necessariamente um S. Martyn... ($$$). Agora, talvez teria que usar encordoamento mais espesso. Tipo 050...
Pensando sobre isso pro futuro.
Entretanto, é CERTO que se o cara gostar de um Short Scale, se adaptar, viciar, o cara não quer mais saber de 34" nunca mais na vida kkkk...
Imagina o conforto que deve ser tocar numa escala menor, celoko! Ainda mais pra que tem mão pequena e média. Fora o visual!
Convidado- Convidado
Eu a principio ia num RAS mas meu S Martyn já é 30 e uso 0.40 e como queria um 6 pra usar EADGCF vou num headless 32
Fernando Zadá- Moderador
^Essa afinação num 6c é muito interessante. Ja pensei nessa hipotese. Talvez no futuro aventure isso...
Caramba, é impressionante como mudamos nossa visão sobre instrumentos. Não me passava pela cabeça um dia ter um baixo de escala 30 ou 32", mas hj já vislumbro isso. Fogo...
To acostumado demais com .045 em baixo de 34". Se eu tivesse um 30" com corda 040 eu ia achar extremamente estranho kkk
Caramba, é impressionante como mudamos nossa visão sobre instrumentos. Não me passava pela cabeça um dia ter um baixo de escala 30 ou 32", mas hj já vislumbro isso. Fogo...
To acostumado demais com .045 em baixo de 34". Se eu tivesse um 30" com corda 040 eu ia achar extremamente estranho kkk
Convidado- Convidado
Imagina eu que vim de 37 (Dingwall) pra 36 Smartyn cai pra um de 26, se não me engano, e depois 30! Rssss
Fernando Zadá- Moderador