Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior

+9
renatogaragerock
GusVCD
Carlos Cmz
Maurício_Expressão
Boss2K
Cayo Castro
carimbass
allexcosta
Sonikado
13 participantes

Ir para baixo

[Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior Empty [Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior

Mensagem por Sonikado Ter Out 29, 2013 9:02 am

Vamos deixar de lado a questão da política e tal em relação ao ciência sem fronteiras para evitar discussões não necessárias no momento.

Poucos sabem, mas eu me inscrevi no programa e estou a poucos passos de realmente ir viajar para estudar. Meu destino é o Canadá. Ainda não tenho a confirmação se vou ou não, mas o tempo é curtíssimo e já estou buscando o máximo de informações... Caso dê certo, é a minha primeira viagem ao exterior, então já viu né... hehe.

O principal problema é que ainda estou cheio de dúvidas e há pouca informação por parte dos "superiores". Aliás, eu estou é bem perdido no que tenho que fazer. Vocês vão perceber que nem sei o que perguntar direito Laughing

No caso minhas principais dúvidas residem nos preparativos pra eu ir até um país tão... gelado. Conheço pouca coisa do Canadá, não sei bem o que procurar e aonde. Caso a viagem ocorra, eu vou pra lá em pleno inverno e não sei como me preparar pra isso.

Qualquer ajuda(mesmo razoavelmente offtopic) será bem vinda.
E se alguém conhecer alguém que tenha viajado pelo CsF principalmente pro Canadá, será de muy grande ajuda me colocar em contato.
(Ps.: Aceito dicas gerais também Very Happy)

Sonikado
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior Empty Re: [Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2013 9:22 am

É muito mais tranquilo do que você imagina.

Não compre roupas. Leve o mesmo casaco que você usa nas noites mais frias de SP.

Chegando lá, compre uma calça térmica, meias grossas, algo que cubra a cabeça e as orelhas, luvas e uma camisa boa de lã para usar embaixo do casaco.

Todos os ambientes fechados são climatizados. Se você vai morar em condo, é tranquilo, se vai morar em casa, deve ter algum cuidado com o encanamento se ficar abaixo de -15 Celsius, o povo lá te explica.

Durante o inverno, sempre mantenha o tanque do carro acima do meio.e adicione um frasco de anti-freeze cada vez que abastecer. Nunca coloque água nos reservatórios. Use coolant 50/50 para o radiador e windshield fluid para limpar o para-brisa.

Sempre tenha no carro:

- Fix a flat
- Vassourinha de neve
- Pá de neve
- Macaco mini-jacaré
- Jump cable ou jump starter
- Um cobertor grosso

Ande sempre com um lip-balm hidratante no bolso.

Acostume a olhar a previsão diariamente. E acredite, funciona com precisão impressionante.

Todo ambiente fechado é climatizado, portanto, acostume-se em tirar e colocar casaco, luva e touca o dia todo. Tome suplemento de vitamina D.

Última edição por allexcosta em Qua Out 30, 2013 7:19 pm, editado 2 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

[Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior Empty Re: [Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior

Mensagem por carimbass Ter Out 29, 2013 9:27 am

Queria ser mais novo e solteiro para encarar uma parada dessas... Sad

carimbass
Membro

Mensagem por Cayo Castro Ter Out 29, 2013 9:33 am

Já ouvi falar desse programa...
Como funciona, Sonikado?
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por Sonikado Ter Out 29, 2013 10:03 am

allexcosta escreveu: Post do Alex
Valeu pelas dicas!
Acho que não vou usar carro, ficando só no transporte público. Até porque ainda não tenho idade pra dirigir lá... e nem CNH. Razz
Dizem que o transporte público lá é eficiente. Quem sabe.
Já estou montando a listinha do must-have aqui.

Já ouvi falar desse programa...
Como funciona, Sonikado?
Vou tentar resumir em relação ao que eu estou passando agora.
É basicamente um programa em que o Brasil paga uma universidade em algum outro país para alunos de faculdades/universidades que participam do programa. Tem duração entre 1 ano até 16 meses, dependendo. É necessário estar em uma faculdade ou universidade que esteja em parceria com o CsF e cursar cursos compatíveis com o que o CsF oferece (boa parte das vagas são para a área de exatas/tecnologia).

De tempos em tempos abrem chamadas para certos países (tem algumas chamadas rolando agora: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados), e então ao escolher um país que tenha opções semelhantes ao seu curso no Brasil você se inscreve, envia e troca documentação com trocentos lugares e espera. Espera muito. E quem sabe você seja aceito para ir pra lá.

O Brasil custeia a mensalidade, te dá uns trocados por mês, e mais alguns outros dinheiros no período que estiver fora. Visto, passaporte e semelhantes o governo não paga (ainda preciso tirar meu visto, sinto que vou morrer financeiramente). No meu caso é necessário que eu consiga um trabalho também. Tipo um estágio obrigatório.

Aliás. Moradia. É basicamente um 'se vira', o que me dá certo medo porque ainda não sei o que fazer sobre isso. Caso tudo dê errado acho que vou morar num hotel XD

Sonikado
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2013 10:09 am

Sonikado escreveu:Aliás. Moradia. É basicamente um 'se vira', o que me dá certo medo porque ainda não sei o que fazer sobre isso. Caso tudo dê errado acho que vou morar num hotel XD
Sempre há dorms perto das faculdades. É o mais barato e prático.

Quanto ao carro, que eu saiba no Canadá com 16 você dirige.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Boss2K Ter Out 29, 2013 10:25 am

MEC anuncia bolsas do Ciência sem Fronteiras para mestrado profissional

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/10/mec-anuncia-bolsas-do-ciencia-sem-fronteiras-para-mestrado-profissional.html

Boss2K
Membro

Mensagem por Sonikado Ter Out 29, 2013 10:32 am

allexcosta escreveu:
Sonikado escreveu:Aliás. Moradia. É basicamente um 'se vira', o que me dá certo medo porque ainda não sei o que fazer sobre isso. Caso tudo dê errado acho que vou morar num hotel XD
Sempre há dorms perto das faculdades. É o mais barato e prático.

Quanto ao carro, que eu saiba no Canadá com 16 você dirige.
Pra quem é cidadão canadense =/
Até onde sei nossa CNH é válida no Canadá, porém só pra quem tem mais de 21 anos. (tenho 18)

Não sei se existe forma de eu tirar minha carteira de motorista lá. Se tiver vai ser uma linda economia, certeza que custa menos do que aqui no BR Laughing

MEC anuncia bolsas do Ciência sem Fronteiras para mestrado profissional

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/10/mec-anuncia-bolsas-do-ciencia-sem-fronteiras-para-mestrado-profissional.html
Só complementando: No meu caso eu vou fazer o que eles chamam de formação sanduíche, a mais comum, onde é parte no Brasil e parte em outro país.
O CsF oferece chance pra gradução completa, mestrados, doutorados. Porém não sei como funcionam (e principalmente, SE funcionam).

Sonikado
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Out 29, 2013 10:03 pm

Depois do passaporte e visto, você pode comprar a passagem.
Nunca fui para o Canadá, mas minha irmã vive indo para lá pois tem amigos e até está pensando em comprar uma casa lá.
Comprar roupas lá é uma ótima dica, pois por mais que você compre agasalhos grossos e quentes por aqui, não servirá lá... Botas também.
Além do que lá, vestuário é mais barato que aqui.
Capotes (casacos) são fundamentais e se por acaso você tiver que se deslocar ao ar livre, assim que você entra em um ambiente climatizado, a primeira coisa é tirar o capote.
A energia elétrica lá é cara. Aquecedor algumas vezes pode ser racionalizado.
O nível de organização lá é grande.
No final das contas, toda a viagem será muito mais tranquila do que a gente imagina, como bem lembrou o Allex.

Ah! E uma dica, que para mim é fundamental: tem uma espécie de batom masculino (uma embalagem amarela - Carmex) que é mais eficiente que manteiga de cacau. Ele mantém flexível e úmido os lábios. O frio resseca muito os lábios, os fazem trincar e sangrar. E isso dói...
Mas use o de lá. Não leve manteiga de cacau daqui pois não funciona tão bem.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Sonikado Qua Out 30, 2013 2:33 pm

Valeu pelo post Maurício!
Posso tirar mais dúvidas? hehe

Comprar roupas lá é uma ótima dica, pois por mais que você compre agasalhos grossos e quentes por aqui, não servirá lá... Botas também.
Além do que lá, vestuário é mais barato que aqui.
Estamos falando de um investimento inicial de + - quanto?
Pretendo levar pouquíssima (ou até mesmo nenhuma) roupa daqui do Brasil. Mas suponho que em locais fechados esses casacos, luvas e talz são desnecessários, né?

Sonikado
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2013 2:48 pm

Leva o básico, cara...

Morei na neve vários anos e nunca tive bota nem roupa especial.
2 ou 3 camisas mais moleton resolve pra maioria dos dias. Quando o bicho pega mesmo, você adiciona luva, touca e uma blusa de lã. Só isso...

Roupa é bem mais barato que no Brasil. Passei uma fase que não tinha tempo pra lavar roupa, então eu comprava 3 t-shirt por $1.99, usava e jogava fora... Ambiente fechado é temperatura normal, tipo 25 Celsius. Se você anda de carro, o máximo de frio que pega é do lugar onde estaciona até onde você vai. Se anda de ônibus ou metrô tem que se proteger um pouco mais. Protetor de lábio é 1 dólar em qualquer posto de gasolina ou lojinha de conveniência.

Nesses países onde há frio de verdade você passa muito menos frio que em SP ou no sul do Brasil, pois todo ambiente é climatizado e selado, inclusive corredores de prédios.

Última edição por allexcosta em Qua Out 30, 2013 7:20 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Carlos Cmz Qua Out 30, 2013 3:13 pm

Como fica a questão do idioma sonikado?
Você já sabe inglês?
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagem por Sonikado Qua Out 30, 2013 3:33 pm

Carlos Cmz escreveu:Como fica a questão do idioma sonikado?
Você já sabe inglês?
Tem que saber, no mínimo, alguma coisa. No caso pro CsF é obrigatório um teste de proficiência que seja válido pro país escolhido.
No meu caso eu fiz o TOEFL-iTP, inglês. Existe uma nota mínima para inscrição no CsF e uma nota mínima para a faculdade. A nota da inscrição é consideravelmente mais baixa do que a da faculdade/universidade.

O idioma é meio que por conta. Já tem que saber pelo menos um mínimo. No meu caso se ocorrer de ser selecionado e ir viajar com um inglês muito simples, você 'ganha' 1 semestre somente cursando inglês lá.

Apesar de que saber pouco de inglês(apanho em listening e sou lento pra falar), nada como ir lá botar a cara no fogo pra aprender na marra Laughing 

Pelo menos vai ser mais eficiente que as aulas de inglês que fiz no Brasil.

Nesses países onde há frio de verdade você passa muito menos frio que em SP ou no sul do Brasil, pois todo ambiente é climatizado e selado, inclusive corredores de prédios.
Faz sentido. Bom, vamos ver.
Aos curiosos, o resultado está marcado pra sair dia 14. Vamos ver.

Sonikado
Membro

Mensagem por GusVCD Qua Out 30, 2013 3:52 pm

Saindo a reposta afirmativa no dia 14, vc teria q embarcar qdo?

Sobre o visto, eu consegui tirar bem rápido (morrendo 360,00 para olhar pra um cara por um vidro e falar q eu não quero matar o obama), por Sampa mesmo.

Já o passaporte demorou um tempinho entre agendar e conseguir nos finalmentes.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Sonikado Qua Out 30, 2013 4:08 pm

GusVCD escreveu:Saindo a reposta afirmativa no dia 14, vc teria q embarcar qdo?

Sobre o visto, eu consegui tirar bem rápido (morrendo 360,00 para olhar pra um cara por um vidro e falar q eu não quero matar o obama), por Sampa mesmo.

Já o passaporte demorou um tempinho entre agendar e conseguir nos finalmentes.
O passaporte eu já consegui. Assim que eu soube do ciência sem fronteiras já corri atrás, tenho-o em mãos já. Realmente é bem lerdo (e caro).

Em relação ao visto eu ainda vi não muita coisa. Se não me engano existe um tal de VAC e aí pela internet mesmo eu posso fazer o pedido. Tenho um $ guardado também especificamente pra essas coisas. Se tiver como detalhar um pouco mais esse processo eu agradeço (vi algumas coisas na internet tipo esse site mas não me ajudaram muito).

Saindo resposta afirmativa dia 14, pelo calendário oficial eu tenho até 15 de janeiro* pra embarcar... sinto que vou ter que correr bastante Very Happy

*O calendário não especifica dia, mas a partir do dia 15 a ajuda do governo pra moradia e etc é reduzida em 50%.

Ah sim. Passagem aérea, empresas e essas coisas é tudo por minha conta. Alguma recomendação de empresa aérea boa, bonita, barata e que não suma com minhas malas?

Sonikado
Membro

Mensagem por Carlos Cmz Qua Out 30, 2013 4:31 pm

Obrigado pelas infos sonikado e boa sorte! up
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagem por renatogaragerock Qua Out 30, 2013 5:16 pm

Sonikado escreveu:Vamos deixar de lado a questão da política e tal em relação ao ciência sem fronteiras para evitar discussões não necessárias no momento.

Poucos sabem, mas eu me inscrevi no programa e estou a poucos passos de realmente ir viajar para estudar. Meu destino é o Canadá. Ainda não tenho a confirmação se vou ou não, mas o tempo é curtíssimo e já estou buscando o máximo de informações... Caso dê certo, é a minha primeira viagem ao exterior, então já viu né... hehe.

O principal problema é que ainda estou cheio de dúvidas e há pouca informação por parte dos "superiores". Aliás, eu estou é bem perdido no que tenho que fazer. Vocês vão perceber que nem sei o que perguntar direito Laughing

No caso minhas principais dúvidas residem nos preparativos pra eu ir até um país tão... gelado. Conheço pouca coisa do Canadá, não sei bem o que procurar e aonde. Caso a viagem ocorra, eu vou pra lá em pleno inverno e não sei como me preparar pra isso.

Qualquer ajuda(mesmo razoavelmente offtopic) será bem vinda.
E se alguém conhecer alguém que tenha viajado pelo CsF principalmente pro Canadá, será de muy grande ajuda me colocar em contato.
(Ps.: Aceito dicas gerais também Very Happy)
Eu conheço um aluno da universidade onde leciono que também está indo para o Canadá pelo Ciências Sem Fronteiras. Se quiser, me passe por MP seus contatos que repasso a ele, e daí podem discutir sobre essas questões. Uma prima de minha esposa também está no país a estudos.

Última edição por allexcosta em Qua Out 30, 2013 7:21 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quote invertido - Por favor observe as regras de Netiqueta)
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagem por GusVCD Qua Out 30, 2013 5:16 pm

Sonikado escreveu:(...) Se tiver como detalhar um pouco mais esse processo eu agradeço (vi algumas coisas na internet tipo esse site mas não me ajudaram muito).
Se fosse pros EUAs eu saberia te informar alguma coisa, pois tirei a pouco.

Um rapaz q trabalha comigo disse q pro Canadá é mais light é menos brurocrático q pros EUAs...

EDIT: Ele me passou esse link q parece ser um passo a passo para vistos no Canadá:

http://www.melhoresdestinos.com.br/visto-canadense-canada.html
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por subgrave Qua Out 30, 2013 5:48 pm

Prá encarar o frio uma toca prá cabeça (e orelhas) vale ouro.

subgrave
Membro

Mensagem por Boss2K Qua Out 30, 2013 5:54 pm

O que é toca?

Boss2K
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2013 7:22 pm

Boss2K escreveu:O que é toca?
Pois é, já consertei os meus. Valeu. up 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Out 30, 2013 8:46 pm

Roupa lá realmente muito barato. 3 camisetas por um U$ 1,99 já dá para dar uma ideia. Calça Jeans boa (Levi's por exemplo), você compra por U$ 20. Comprei tenis Nike por U$ 65. E era lançamento!!!
Lógico que tem coisas mais caras de marcas mais tops. Mas em qualquer supermercado você se esbalda... Hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por leandrosf89 Qui Out 31, 2013 2:55 pm

Acho que esse site pode ajudar cara: http://www.canadaparabrasileiros.com/
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagem por DenisLM Qui Out 31, 2013 4:16 pm

Já estive no Canadá diversas vezes (mais que aqui nos USA) e é um excelente país.
Relaxa que frio você não passa, é só aprender a usar "layers".
Ontem mesmo estava 3 graus de manhã e 15 no almoço...

Sabendo inglês o resto é moleza.

Eu cheguei aqui com meu inglês meio "nas coxas" e hoje tenho dificuldade de falar em português as vezes... :shock:apesar de meu inglês ainda estar longe de ser perfeito.

Depois de 1 ou 2 meses é só alegria, talvez um pouco de homesickness, mas faz parte da vida de quem se propõe a viver longe.
DenisLM
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por Sonikado Dom Nov 03, 2013 1:25 pm

Opa voltando aqui!

Não vou quotar todo mundo porque é muito post, mas agradeço demais a ajuda de vocês =D

Só atualizando: Sexta feira recebi meu cartão do Banco do Brasil Américas. Preciso urgentemente abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, mas não tenho tempo de ir em alguma agência... Yay.

E bom, agora é esperar o resultado. Quem sabe. XD

(acho que vou usar esse tópico como update das situações aqui... pode?)

Procurei preços de algumas passagens(SP-Toronto) e o mais barato que achei foi por volta de 850 dólares somente ida por uma empresa colombiana(esqueci o nome)... Está certo isso? Olhando nos blogs pro aí vejo gente viajando por menos (bem menos, na ordem dos 700 dólares)

Sonikado
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Nov 03, 2013 1:33 pm

Se você tem visto pra os EUA, tem uns pacotes aí muito baratos. Talvez saia mais barato passar uns dias lá e depois seguir para o Canadá. NY - Toronto de trem dá uns 100 dólares.

Última edição por allexcosta em Dom Nov 03, 2013 1:35 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Dom Nov 03, 2013 1:34 pm

allexcosta escreveu:Se você tem visto pra os EUA, tem uns pacotes aí muito baratos. Talvez saia mais barato passar uns dias lá e depois seguir para o Canadá.
Não tenho, mas posso tirar... se não for algo muito demorado.

Sonikado
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Nov 03, 2013 1:36 pm

^ Aí já adiciona outro custo. Vai pra ponta do lápis, é melhor. Ter um visto dos EUA é sempre legal, estando perto você pode visitar lá vez em quando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Dom Nov 03, 2013 2:21 pm

/\
Eu realmente tenho planos de visitar os EUA enquanto estiver lá (quero ir na E3 hehehe)

Fiz alguns cálculos aqui. Acho que vou morrer em quase R$2000 só nessa documentação. Complicado...

Sonikado
Membro

Mensagem por Sonikado Ter Fev 04, 2014 8:56 am

Hey Pessoas! Dando update no status

Chegou minha carta de aceitação ontem hehehe Agora é fato: Vou acabar indo pro canadá mesmo!

Fui parar na CNC, College of New Caledonia, British Columbia. Alguém conhece algo dessa college ou das redondezas? Tou começando a pesquisar aqui.

As aulas começam dia 1 do mes que vem, prazo apertadíssimo...

Sonikado
Membro

Mensagem por José Carlos Ter Fev 04, 2014 9:29 am

allexcosta escreveu:Todo ambiente fechado é climatizado, portanto, acostume-se em tirar e colocar casaco...

[Ciência sem Fronteiras]Procurando info. pra viagem ao exterior Karate2
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Fev 05, 2014 10:20 pm

Legal Sonikado.

Quando eu respondi os primeiros post no final de Out/13 nem imaginava que iria para o Canada... Mas estou também tirando visto. Vou pra lá com minha irmã (que vive indo pra lá) no início do segundo semestre.

O ruim é o custo do visto e a baixa validade (6 meses). A vantagem é que como vai minha irmã e família e eu vou com a muié, vamos tirar o visto família que sairá mais barato por pessoa.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por DenisLM Qua Fev 05, 2014 10:44 pm

Sonikado escreveu:Hey Pessoas! Dando update no status

Chegou minha carta de aceitação ontem hehehe Agora é fato: Vou acabar indo pro canadá mesmo!

Fui parar na CNC, College of New Caledonia, British Columbia. Alguém conhece algo dessa college ou das redondezas? Tou começando a pesquisar aqui.

As aulas começam dia 1 do mes que vem, prazo apertadíssimo...

no meio do nada em BC... Laughing

eu moro na "esquina" de vancouver bc (mais ao sul) e a região é fantástica.  Cool 
DenisLM
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por renatogaragerock Qui Fev 06, 2014 2:07 pm

Traga uns eastwood para a coleção!

Maurício_Expressão escreveu:Legal Sonikado.

Quando eu respondi os primeiros post no final de Out/13 nem imaginava que iria para o Canada... Mas estou também tirando visto. Vou pra lá com minha irmã (que vive indo pra lá) no início do segundo semestre.

O ruim é o custo do visto e a baixa validade (6 meses). A vantagem é que como vai minha irmã e família e eu vou com a muié, vamos tirar o visto família que sairá mais barato por pessoa.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagem por Sonikado Ter Abr 15, 2014 2:45 pm

Olha só pessoas, estou aqui de novo.

Por questões políticas que ninguém sabe ao certo quais são (especulam problemas com dinheiro público) minha viagem pelo ciência sem fronteiras ganhou um lindo adiamento.

Mas olhem só! Dia 29 deste mês estarei embarcando para locais gelados Very Happy Very Happy Vou passar 4 meses estudando inglês, depois ingresso no curso de fato no College.

no meio do nada em BC...

eu moro na "esquina" de vancouver bc (mais ao sul) e a região é fantástica.
Exatamente!
Olhei umas fotos no google, essas estradas... como eu queria poder dirigir! Só pra viajar hehe

Mas é isso ae. Visto na mão, passagem na mão, um pouco de medo e muita coisa ainda a organizar...

Sonikado
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo