Projeto usando Itaúba
4 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Projeto usando Itaúba
Tenho uma dúvida relacionada a Itaúba. É uma madeira fácil de encontrar e não muito cara. Gostaria de saber se algum dos colegas já usou Itaúba em algum baixo (ou mesmo outro instrumento) e como foi a experiência. Fiz algumas experiências que pareceram promissoras. Verifiquei em alguns sites de artigos para luthier e encontrei escalas e blocos para corpo em Itaúba, mas infelizmente muito pouca informação. Minha ideia é fazer o braço com um sanduíche de Itaúba/Ipê-Tabaco/Itaúba (neck-thru), escala em Ipê-Tabaco (fretless) e corpo sanduíche de Cedro-Rosa/Itaúba (Itaúba no tampo e Cedro no fundo, com um formato lembrando o Alembic Stanley Clarke Signature Standard). Gostaria de ouvir seus comentários e opiniões sobre a Iatúba e, é claro, suas opiniões sobre a minha escolha de madeiras.
Grato desde já,
DB
Grato desde já,
DB
db- Membro
Re: Projeto usando Itaúba
Não conheço, mas pelas propriedades deve ser um chumbo.
allexcosta- Administrador
Madeirinha pesada manooo...eu usaria no top...por aqui é usado na fabricação de barcos e canoas, durável ate se acabar+100 anos.allexcosta escreveu:Não conheço, mas pelas propriedades deve ser um chumbo.
Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
É pesada sim... Bom, vou tocando o projeto e compartilho como ficou.
db- Membro
Eu usaría marupá ou caixeta ao invés de cedro no fundo, para compensar o peso da itaúba (não conheço e nunca usei...)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tô achando que vai ser um daqueles braços onde o tensor nem consegue agir, de tão duro que é...
Normalmente não se faz braço desse tipo de madeira. Se o projeto fosse meu, eu usaria isso ou ipê como longarina e alguma madeira menos dura e menos pesada pra o resto do braço.
Se dureza fosse parâmetro pra madeira boa, todo mundo fazia baixo de angelim pedra.
Normalmente não se faz braço desse tipo de madeira. Se o projeto fosse meu, eu usaria isso ou ipê como longarina e alguma madeira menos dura e menos pesada pra o resto do braço.
Se dureza fosse parâmetro pra madeira boa, todo mundo fazia baixo de angelim pedra.
allexcosta- Administrador
Obrigado a todos pelas dicas. Estou repensando o Projeto. Talvez mudar o braço para um sanduíche cedro-itaúba-cedro e deixar o ipê só para escala. Que tal?
db- Membro
Concordo com o Allex.db escreveu:Obrigado a todos pelas dicas. Estou repensando o Projeto. Talvez mudar o braço para um sanduíche cedro-itaúba-cedro e deixar o ipê só para escala. Que tal?
Eu usaría marfim ou tauarí-branco no braço, longarinas e escala de ipê
Corpo de marupá e tampo de cedro-rosa
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
+1.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo com o Allex.db escreveu:Obrigado a todos pelas dicas. Estou repensando o Projeto. Talvez mudar o braço para um sanduíche cedro-itaúba-cedro e deixar o ipê só para escala. Que tal?
Eu usaría marfim ou tauarí-branco no braço, longarinas e escala de ipê
Corpo de marupá e tampo de cedro-rosa
Ronyldo D`Santos Luthier- Membro