Viola Organista - Instrumento musical sai do papel 500 anos depois
+4
pedrohenrique.astronauta
rafael.buzzi.andrade
gpraxedes
Boss2K
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Viola Organista - Instrumento musical sai do papel 500 anos depois
Instrumento musical sai do papel 500 anos depois de ser inventado por Leonardo Da Vinci
Depois de três anos e de muito trabalho, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki conseguiu dar vida a um instrumento que esperou 500 anos para sair do papel. O projeto da viola organista, nome dado por Slawomir, é de Leonardo Da Vinci – o mestre renascentista de mente inovadora e multitalentosa que inspira este site.
O instrumento, num primeiro contato engana, parece apenas um piano. Todavia, seu interior é que guarda os segredos da sua sofisticada sonoridade: sessenta e uma cordas semelhantes a de um piano, ligadas a um teclado com pequenas teclas pretas e acompanhadas de quatro rodas revestidas de crina de cavalo, com função semelhante a do arco do violino.
Durante a execução o artista combina o som produzido pelas teclas com toques no pedal, os quais fazem as rodas girarem. O efeito lembra uma combinação de piano com violoncelo.
Até onde se sabe, Da Vinci nunca chegou a ouvir o som do instrumento imaginado por ele, e eis que nós temos a oportunidade de ver e ouvir uma apresentação pública da viola organista, realizada no dia 14 de Novembro de 2013 na Cracóvia, segunda maior cidade da Polônia e sede de um festival internacional de piano.
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/sv3py3Ap8_Y?vq=hd0180" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.programadavinci.com.br/post/instrumento-musical-sai-do-papel-500-anos-depois-de-ser-inventado-por-leonardo-da-vinci
Boss2K- Membro
Re: Viola Organista - Instrumento musical sai do papel 500 anos depois
Muito interessante a sonoridade.
Será que ele estava imaginando um synth?
Será que ele estava imaginando um synth?
gpraxedes- Membro
Depois de três anos e de muito trabalho, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki conseguiu dar vida a um instrumento que esperou 500 anos para sair do papel.
Hein??? Zubrycky???
Hein??? Zubrycky???
pedrohenrique.astronauta- Membro
Passei batido nessa informação, tinha que ser o zubrycky mesmo.
gpraxedes- Membro
Acho que o certo seria "depois de 3 anos de muito trabalho". O projeto é que tem 500 anos. E olha, gostei do som, muito interessante.
[2]Edu Fettermann escreveu:...E olha, gostei do som, muito interessante.
por ser obra do da vinci, contudo, eu esperava algo mais apoteótico.
fheliojr- Membro
Colocação interessante. Por que?fheliojr escreveu:por ser obra do da vinci, contudo, eu esperava algo mais apoteótico.
rafael.buzzi.andrade escreveu:Colocação interessante. Por que?fheliojr escreveu:por ser obra do da vinci, contudo, eu esperava algo mais apoteótico.
Por que? Nº2
pedrohenrique.astronauta- Membro
pedrohenrique.astronauta escreveu:Depois de três anos e de muito trabalho, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki conseguiu dar vida a um instrumento que esperou 500 anos para sair do papel.
Hein??? Zubrycky???
gpraxedes escreveu:Passei batido nessa informação, tinha que ser o zubrycky mesmo.
Como o Da Vinci era um gênio e tinha criações muito vanguardistas, como o projeto de um tanque de guerra, achei q este instrumento musical seria mais inovador, apesar de ter gostado deste.pedrohenrique.astronauta escreveu:Por que? Nº2rafael.buzzi.andrade escreveu:Colocação interessante. Por que?fheliojr escreveu:por ser obra do da vinci, contudo, eu esperava algo mais apoteótico.
Não sei como vcs interpretaram aquele meu comentário, mas eu não quis reduzir a importância dos estudos deste visionário.
fheliojr- Membro
Achei muito legal esse assunto. Valeu pelo post Boss.
Não sabia do tanque de guerra...fheliojr escreveu:Como o Da Vinci era um gênio e tinha criações muito vanguardistas, como o projeto de um tanque de guerra, achei q este instrumento musical seria mais inovador, apesar de ter gostado deste.
Não sei como vcs interpretaram aquele meu comentário, mas eu não quis reduzir a importância dos estudos deste visionário.
Quando eu perguntei tinha a monalisa na cabeça, que é uma obra admirada justamente pela sutileza do autor.
Mas já que ele também fez projetos de asas-delta, para-quedas etc... não daria pra saber o que esperar mesmo...