Projeto Jazz Bass 5 cordas M. Laghus
+14
gsfteodoro
fheliojr
brucce
Breno_Barnabe
André Souza
Vlademir Felix
Ivanov_br
siodoni
Uchoa
Paulo Penna
gpraxedes
bassfuria
allexcosta
nando.filho
18 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto Jazz Bass 5 cordas M. Laghus
Olá Pessoal,
depois de algumas conversas com Jacimário, eis que teremos um novo projeto para 2014.
A minha ideia para este projeto será de algo mais na pegada vintage (comparado ao Genesis que já possuo). Sempre tomei como som de referência (para mim) os Jazz bass dos anos 60. A ideia nesse projeto é recriar essa pegada com um toque moderno e aplicá-la a um baixo de 5 cordas.
Seguem as especificações:
Descrição: Jazz bass estilo 60's 5 cordas
Corpo: Pérsia Índica;
Top: Ainda a escolher (aceito sugestões) - ver fotos abaixo;
Escala: Rosewood com marcação em bolinhas
Pré: Pré da M. laghus para jazz bass. Estou discutindo com ele alguns pontos do pré, como centros de frequência...
Estou querendo um baixo com visual parecido com os das fotos. Jacimário ficou de ver pra mim alguns tops nesse sentido e mandar por email.
pictures upload" />
Agora é comecar a segurar a ansiedade heheheh
depois de algumas conversas com Jacimário, eis que teremos um novo projeto para 2014.
A minha ideia para este projeto será de algo mais na pegada vintage (comparado ao Genesis que já possuo). Sempre tomei como som de referência (para mim) os Jazz bass dos anos 60. A ideia nesse projeto é recriar essa pegada com um toque moderno e aplicá-la a um baixo de 5 cordas.
Seguem as especificações:
Descrição: Jazz bass estilo 60's 5 cordas
Corpo: Pérsia Índica;
Top: Ainda a escolher (aceito sugestões) - ver fotos abaixo;
Escala: Rosewood com marcação em bolinhas
Pré: Pré da M. laghus para jazz bass. Estou discutindo com ele alguns pontos do pré, como centros de frequência...
Estou querendo um baixo com visual parecido com os das fotos. Jacimário ficou de ver pra mim alguns tops nesse sentido e mandar por email.
pictures upload" />
Agora é comecar a segurar a ansiedade heheheh
Última edição por nando.filho em Sex maio 09, 2014 11:44 am, editado 1 vez(es)
nando.filho- Membro
Re: Projeto Jazz Bass 5 cordas M. Laghus
^ Das fotos, só o Mlaghus tem top.
Já que é com a Mlaghus mesmo que você vai fazer, é só pedir igual.
allexcosta- Administrador
Só umas perguntinhas para que eu entenda melhor...
Se você quer um Jazz Bass '60, porque não um Fender Jazz Bass Custm Shop '60...?!? Ou American Standart 2013 que vem equipados com captação CS '60...?!?
O visual que você quer tendo como base os baixos apresentados nas fotos lembram de um baixo estilo '70... Visual '60 eu entendo como Sunburst, Tabbaco burst ou Vintage White...
Toquei recentemente num Sadowsky Sunburst com top em Flame Maple, escala em Maple e captadores na posição '60... Que sonho de contra-baixo, com som bem aveludado ou seja bem '60...
Só mais uma observação... Jazz Bass Vintage tem que ser passivo, não...?!?
A Pérsia Indica está mais para Ash ou Alder...?!?
Se você quer um Jazz Bass '60, porque não um Fender Jazz Bass Custm Shop '60...?!? Ou American Standart 2013 que vem equipados com captação CS '60...?!?
O visual que você quer tendo como base os baixos apresentados nas fotos lembram de um baixo estilo '70... Visual '60 eu entendo como Sunburst, Tabbaco burst ou Vintage White...
Toquei recentemente num Sadowsky Sunburst com top em Flame Maple, escala em Maple e captadores na posição '60... Que sonho de contra-baixo, com som bem aveludado ou seja bem '60...
bassfuria- Membro
allexcosta escreveu:^ Das fotos, só o Mlaghus tem top.
Eh, eu sei Allex. Talvez nem tenha top, a ideia é mais pelo visual mesmo, queria deixar uma coisa bem natural. Talvez fique beeem parecido mesmo com o baixo da M. laghus de 4 cordas da foto ( que por sinal está muito bonito). Vou esperar ele mandar os tops pra eu ver.
nando.filho- Membro
bassfuria escreveu:Só umas perguntinhas para que eu entenda melhor...
Bassfuria, todos os baixos que vc comentou acima, são ótimos baixos. Mas nunca peguei um fender 5 cordas que gostasse (exceto Victor bailey e olhe lá), além de serem baixos que são (bem) mais caros do que eu encomendei. E creio que o Baixo do Jacimário nao deve ficar atrás de nenhum fender neh??
Só quis mostrar aqui o visual (a combinação de cores). Até posso pensar num sunburst translúcido com um top mais discreto ( vi um zaganin esses dias nesse estilo, e tava lindo). Acho que no momento estou mais inclinado a deixá-lo ao natural hehehe. Depende do top que Jacimário me mandar. Com certeza quando se fala em JB 60's se pensa naquela cores tradicionais mesmo.
Imagino cara o som do Sadowsky, deve ser bem matador... I ideia é justamente ter essa pegada de 60's com um toque moderno com o pré. Sabe dizer se o Sadowsky era só passivo??
O baixo ele será passivo sim ( esqueci de mencionar, desculpa). Ele terá também um pré da M. laghus. Quem já tocou nele sabe que é bem transparente, com relação ao isso estou tranquilo ( inclusive tem Jazz bass famosos aqui do fórum que o pessoal não diz que ativo, mas são hehhehehe). Quero poder ter em minhas maos, quando precisar, um som um pouco mais moderno com o pré, nada demais é claro.
A Persea indica é recomendada pelo Jacimário para sonoridade médio-grave, bassfuria. Acho que combina com o projeto. Deu uma sonoridade bem legal no meu Genesis. O som passivo dele tb é matador.
Bom, acho que é isso hehehe, Cara se tiver alguma pergunta, fica a vontade...
nando.filho- Membro
upload images free" />
nando.filho- Membro
Muito bonito.
gpraxedes- Membro
Estes baixos são lindos e devem ser muito bons, mas o que tem de JB 60's neles?
Paulo Penna- Membro
Opa, Paulo, beleza? Pra comecar, o espacamento dos captadores já da pra ter uma ideia que está beeeeem próximo dos JB dos anos 60 ( diferente da maioria dos anos 70 onde o captador da ponte fica mais próximo da ponte).
Além disso eu solicitei a jacimário que os captadores fiquem com um som com uma pegada bem estilo 60, pois gosto muito do som desses baixos.
Acho que tá bem descito no primeiro post deste tópico, agora talvez não tenha sido muito feliz no título do mesmo hehehe. O intituito aqui não é criar um JB 60 igual aqueles da Fender.E sim um JB da Mlaghus obedecendo alguns critérios já mencionados. Vou mudar esse título heheheh.
Abraços.
Além disso eu solicitei a jacimário que os captadores fiquem com um som com uma pegada bem estilo 60, pois gosto muito do som desses baixos.
Acho que tá bem descito no primeiro post deste tópico, agora talvez não tenha sido muito feliz no título do mesmo hehehe. O intituito aqui não é criar um JB 60 igual aqueles da Fender.E sim um JB da Mlaghus obedecendo alguns critérios já mencionados. Vou mudar esse título heheheh.
Abraços.
nando.filho- Membro
^ olá uchoa, como já falei anteriormente, o título foi um engano. Me expressei mal e já consertei.
O fato eh que eu é e jacimario estamos tentando recriar um som vintage a lá anos 60. Com isso o espaçamento deve ser obedecido, além dos captadores que ele está fazendo que vai ser sob medida.
Com relação ao pre já expliquei acima, e o baixo vai ser passivo Tb. Inclusive vou usá-lo na maior parte do tempo passivo.
O fato eh que eu é e jacimario estamos tentando recriar um som vintage a lá anos 60. Com isso o espaçamento deve ser obedecido, além dos captadores que ele está fazendo que vai ser sob medida.
Com relação ao pre já expliquei acima, e o baixo vai ser passivo Tb. Inclusive vou usá-lo na maior parte do tempo passivo.
nando.filho- Membro
Moderno ou 60, vai ser um baixão. Parabéns novamente.
gpraxedes- Membro
^ não to nem preocupado com isso gpraxedes. Tenho certeza que vai ser um baita baixo! Hehehe
nando.filho- Membro
nando.filho- Membro
^ Em tempo, antes que perguntem, a ponte não está fixa...
Outro ponto que apareceu hoje foi que o Jacimário me ligou perguntando se eu gostaria de colocar um control plate de 5 furos ou se deixaria de 4 furos mesmo. Optei mesmo pelo de 4 furos pois achei que um de 5 ficaria desproporcional...
Outro ponto que apareceu hoje foi que o Jacimário me ligou perguntando se eu gostaria de colocar um control plate de 5 furos ou se deixaria de 4 furos mesmo. Optei mesmo pelo de 4 furos pois achei que um de 5 ficaria desproporcional...
nando.filho- Membro
Faz sem control plate.
Um Ash bonito desse deve minimamente coberto...
Um Ash bonito desse deve minimamente coberto...
Se tiver escudo, plate. Sem escudo, sem plate.
gpraxedes- Membro
Está ficando muito bonito !
Como vai ser sem escudo , realmente sem plante (IMO) .
Como vai ser sem escudo , realmente sem plante (IMO) .
Do you mean like this???
nando.filho- Membro
Eu faria os pots contornando o corpo
gpraxedes- Membro
independente, vai ficar uma obra prima! Nunca vi nada da M. Laghus que não me agradasse e muito!
Ahh, só um detalhe que esqueci de comentar... Sabe aquele M. Laghus do primeiro post, um JB de 4 cordas???
É meu!
É meu!
nando.filho- Membro
Perguntei pro Jacimário se a madeira da escala tava correta, pois achava que era ébano ( por ser muuuuito escura) e eu tinha pedido originalmente rosewood. Aí ele me falou que essa escala é sim de rosewood e faz parte daquele famoso lote de madeira centenária que ele possui e já tem colocado em alguns baixos por aí...
nando.filho- Membro
^ Lindíssimo esse rosewood. Por mim, ficava fretless
gpraxedes- Membro
nando.filho escreveu:Aí ele me falou que essa escala é sim de rosewood e faz parte daquele famoso lote de madeira centenária que ele possui e já tem colocado em alguns baixos por aí...
A Bahia é a terra da Dalbergia Nigra, por isso essa madeira é conhecida como Jacarandá da Bahia. Até algumas décadas atrás, era relativamente comum se ver no interior, em fazendas mais antigas, cercas, estruturas de telhado, currais e coisas assim totalmente construídos em jacarandá.
Até hoje acontece alguém demolir uma estrutura dessas para construir algo mais moderno e vender o jacarandá localmente. É um trabalho de garimpo, mas um luthier que tem acesso a uma venda dessas terá escalas por muitos anos.
Lembrando que um upgrade desses em uma fábrica como Fodera ou Coppolo custa uns 2 ou 3 mil dólares, se eles aceitarem fazer.
^Quando fui lá na 1º vez na Mlaghus, ele me contou como teve acesso a esse "lote" de jacarandá. Se não me engano essa madeira toda estava meio que abandonada, encostada com um fazendeiro que ia se desapropriar das suas terras. Ai Jacimário foi e comprou.
nando.filho- Membro
gpraxedes escreveu:^ Lindíssimo esse rosewood. Por mim, ficava fretless
Gê, não da ideia velho...
nando.filho- Membro
Após um longa conversa com Jacimário, no qual ele tb tinha sugerido isso antes que vcs heheh, farei o baixo sem control plate! heheh
O objetivo é deixar o top em evidência à la os Sadowsky. Como o hardware continuará sendo prata, estou deixando também a marcação em bolinhas na escala para dar harmonia ao conjunto...
Com relação aos pots, ainda vamos decidir sobre qual será (se será cromado ou estilo esses da sadowsky).
O objetivo é deixar o top em evidência à la os Sadowsky. Como o hardware continuará sendo prata, estou deixando também a marcação em bolinhas na escala para dar harmonia ao conjunto...
Com relação aos pots, ainda vamos decidir sobre qual será (se será cromado ou estilo esses da sadowsky).
nando.filho- Membro
nando.filho escreveu:gpraxedes escreveu:^ Lindíssimo esse rosewood. Por mim, ficava fretless
Gê, não da ideia velho...
É só no que penso ultimamente
gpraxedes- Membro
Eu vendo uma escala bonita dessas não colocaria essa marcação bolinha não ... deixaria sem marcação .
^ Exato. Sem dots e sem trastes.
gpraxedes- Membro
click image upload
nando.filho- Membro
Soberbo! Se fosse fretless...
gpraxedes- Membro
Vlademir Felix- Membro
Parabéns!
Vai ficar uma máquina.
Vai ficar uma máquina.
André Souza- Membro
Sexta eu pego ele....
free upload pictures
nando.filho- Membro
Baixão! !!
gpraxedes- Membro
Com ou sem, eis a questão...
[/url]
[/url]
nando.filho- Membro
Se for com escudo, aí fica melhor um Control Plate.
Mas sem fica interessante hein.
Mas sem fica interessante hein.
Breno_Barnabe- Membro
brucce- Síndico
Sem !
Ainda por cima com esse monte de furos fora que iriam ficar fora do plate ... IMO , claro !
A única coisa que eu não gosto desse modelo deles são esses dois furos , mas sem o plate não deve chocar os olhos (meus heheh ).... de resto está lindo o baixo .
Ainda por cima com esse monte de furos fora que iriam ficar fora do plate ... IMO , claro !
A única coisa que eu não gosto desse modelo deles são esses dois furos , mas sem o plate não deve chocar os olhos (meus heheh ).... de resto está lindo o baixo .
without!
[2]
Uchoa escreveu:...A única coisa que eu não gosto desse modelo deles são esses dois furos...
[2]
fheliojr- Membro
Uchoa escreveu:Sem !
Uchoa, Não chega a me incomodar esses dois furos fora do que seria o control plate.
Só pra constar um furo é de um chave de seleção de médios e o outro é pro jack P10.
nando.filho- Membro
Sem. Qualquer coisa, manda vir o plate e, quando enjoar, coloca. Quando enjoar,tira...
gsfteodoro- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2