Construção inspirada Les Paul Custom, meu 1º projeto com braço colado (finalizado e com áudio)
+35
malka_aff
Boss2K
refuse / resist
JrFioravante
Bruno da Rosa
Eliseumohr
talesbass
Andremoura
pluís
Bosclima
fabio887
Fernando Zadá
greengo
lucas.vieira2
GeTorres
Luiz Bass
Uchoa
leo_claypool
José Carlos
Paulo Penna
edumoraes
henri carvalho
heverton souza
fheliojr
Serafan Raziel-MJ_Luthier
ricardorony.boliveira
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
Gustavo Rache
Thiago Almeida
pedrohenrique.astronauta
siodoni
gpraxedes
allexcosta
emachado
39 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 6 de 6
Página 6 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Construção inspirada Les Paul Custom, meu 1º projeto com braço colado (finalizado e com áudio)
Como está o braço, o conforto?
Já calculou o quanto gastou (fora o tempo e mao de obra) pra chegar nesse resultado?
Achei que ficou muito linda. Parabéns!
Já calculou o quanto gastou (fora o tempo e mao de obra) pra chegar nesse resultado?
Achei que ficou muito linda. Parabéns!
Fabio Linhares- Membro
Re: Construção inspirada Les Paul Custom, meu 1º projeto com braço colado (finalizado e com áudio)
Fábio, esta é a terceira guitarra que faço. Em cada uma delas optei por um shape diferente: a Explorer com shape "C" clássico; a Tele com "D"; esta Lespa com "C gordo". É um c mais espesso. Me pautei em informação do site mylespaul e lá tem várias tabelas com medidas. Há 3 fases quanto aos braços Gibson: início dos anos 50; a 59/60; e dai por diante foi ficando mais fino.
Optei pelas medidas da 59.
Bem, ainda é cedo, toquei pouco, mas é um braço parrudo. Estou gostando.
O que melhor me adaptei até agora é o "D" da tele.
Quanto aos custos não anotei, mas a grosso modo foi:
caps 380 na promoção
ponte e cordal 120
chave 30
strap 40
trastes 100
tarraxas 140
knobs 30
pots 32
cover do tensor 40
cordas 30
escudo 40
plate do jack 20
madeiras aprox. 200
Total estimado: 1.132,00
Em outro tópico já havia comentado que sai mais caro que uma guita razoável. Mas o preço justifica a qualidade de timbre e principalmente a terapia que é fazê-la.
Eu nã tenho acesso ao ebay. Por lá, apesar da demora, sai muito, mas muito mais barato.
Optei pelas medidas da 59.
Bem, ainda é cedo, toquei pouco, mas é um braço parrudo. Estou gostando.
O que melhor me adaptei até agora é o "D" da tele.
Quanto aos custos não anotei, mas a grosso modo foi:
caps 380 na promoção
ponte e cordal 120
chave 30
strap 40
trastes 100
tarraxas 140
knobs 30
pots 32
cover do tensor 40
cordas 30
escudo 40
plate do jack 20
madeiras aprox. 200
Total estimado: 1.132,00
Em outro tópico já havia comentado que sai mais caro que uma guita razoável. Mas o preço justifica a qualidade de timbre e principalmente a terapia que é fazê-la.
Eu nã tenho acesso ao ebay. Por lá, apesar da demora, sai muito, mas muito mais barato.
emachado- Membro
caramba ela ficou lindona
mandando vir da china é super barato da uma olhada
http://www.aliexpress.com/item/Chrome-Guitar-Tuning-Pegs-Machine-Heads-3R3L/558364672.html
mandando vir da china é super barato da uma olhada
http://www.aliexpress.com/item/Chrome-Guitar-Tuning-Pegs-Machine-Heads-3R3L/558364672.html
henri carvalho- Membro
E ai turma eu não esqueci da guitarra não. É que estou fazendo uma reforma aqui em casa e meu tempo tá muito escasso.
Agora sim posso dizer que terminei a guita: finalmente fiz a retífica dos trastes, afinal, Lespa tem que ter ação superbaixa.
Comprei a lima de trastes da MusicTools e vale a pena cada centavo. É muito prática.
Logo vou postar algum áudio e ai sim vou inserir no título os termos "finalizado e com áudio/vídeo".
Estes caps de alnico II são bem vintages mesmo e creio que o projeto alcançou o timbre de uma Lespa clássica.
Acabou ficando mais leve que minha tele em freijó.
Em janeiro vem um Precision, os caps (Malagoli Quarter Tone) e ponte já estão aqui.
Agora sim posso dizer que terminei a guita: finalmente fiz a retífica dos trastes, afinal, Lespa tem que ter ação superbaixa.
Comprei a lima de trastes da MusicTools e vale a pena cada centavo. É muito prática.
Logo vou postar algum áudio e ai sim vou inserir no título os termos "finalizado e com áudio/vídeo".
Estes caps de alnico II são bem vintages mesmo e creio que o projeto alcançou o timbre de uma Lespa clássica.
Acabou ficando mais leve que minha tele em freijó.
Em janeiro vem um Precision, os caps (Malagoli Quarter Tone) e ponte já estão aqui.
emachado- Membro
Show de bola a guitarra !
A Lima foi aquela comprida já curvada para fazer em cada uma traste separada ?
A Lima foi aquela comprida já curvada para fazer em cada uma traste separada ?
Essa lima mesmo. Muito boa, recomendo.
emachado- Membro
Vou encomendar então uma dessas ...
Valeu !
Valeu !
Focou linda!!!
Paulo Penna- Membro
Show de bola, pra variar.
Parabens Evandro!
Agora que terminou essa, já pode começar o meu Barnabacker. Hehehehe!
Parabens Evandro!
Agora que terminou essa, já pode começar o meu Barnabacker. Hehehehe!
Breno_Barnabe- Membro
Fiquei devendo uma gravação da guita.
Gravei uma melodia e fui tocando sobre ela.
Sou muito ruim nisso, mas não me sinto a vontade para gravar músicas que já existem, prefiro improvisar, mesmo tendo uma técnica e musicalidade sofríveis.
Alternei entre caps.
A base foi feita com Chorus e delay.
A distorção foi apenas o Minifuzz do Bertola.
Tem som limpo também, acho que no final.
Em um trecho ao final toco uma nota e a deixo soar por algum tempo apenas pelo sustain...
Espero poder ser uma amostra que exemplifique o resultado do trabalho.
Usei o Boss MicroBR sem efeitos para gravar em MP3 em duas pistas mais bateria.
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/175414498&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=false"></iframe>
Gravei uma melodia e fui tocando sobre ela.
Sou muito ruim nisso, mas não me sinto a vontade para gravar músicas que já existem, prefiro improvisar, mesmo tendo uma técnica e musicalidade sofríveis.
Alternei entre caps.
A base foi feita com Chorus e delay.
A distorção foi apenas o Minifuzz do Bertola.
Tem som limpo também, acho que no final.
Em um trecho ao final toco uma nota e a deixo soar por algum tempo apenas pelo sustain...
Espero poder ser uma amostra que exemplifique o resultado do trabalho.
Usei o Boss MicroBR sem efeitos para gravar em MP3 em duas pistas mais bateria.
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/175414498&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=false"></iframe>
emachado- Membro
Zonzeira brother...mais uma vez , parabéns pela criação...
Cantão- Moderador
Muito bom emachado, e obrigado por usar o meu projeto MiniFuzz.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Valeu colegas, gostei muito do resultado. Timbre brilhante e graves presentes.
Como disse, o Alnico II fornece um timbre bastante suave e dinâmico.
Bertola, a opção de seu minifuzz que construí (usei um capacitor eletrolítico de 0,22 ou 0,022mf, não me lembro agora) casa muito bem com caps de baixa saída.
Nos de alta também ficou legal, mas quase sempre o uso com um drive leve "empurrando" para ganhar maior dinâmica.
Me lembra muito o timbre dos Marshall e o timbre do Judas Priest na década de 80.
Estou embasbacado com o resultado.
Confesso que fiquei preocupado quanto ao resultado final antes de proceder à correção do entrastamento.
Creio que a distância entre caps e cordas havia ficado prejudicada e a tocabilidade estava horrível.
Agora, consegui ajustar perfeitamente a altura de caps e cordas e o timbre "abriu".
Fica como dica para os colegas que forem se aventurar numa Lespa e evitar um erro que cometi: instale os trastes antes da colagem da escala, pois como o mogno não suporta prensá-lo, dificulta bastante a instalação destes. Na próxima, farei a colagem da escala ao braço antes de fazê-lo no corpo. Este é outro ponto que dificulta, pois ao colar tudo de uma só vez, o braço tende para "trás" com os grampos e forças exercidas na colagem.
Não sei se fui claro o suficiente, mas colei tudo de uma só vez, escala no braço e corpo e encaixe do braço ao corpo...
Aliás, é a sequencia utilizada pela Gibson.
Como disse, o Alnico II fornece um timbre bastante suave e dinâmico.
Bertola, a opção de seu minifuzz que construí (usei um capacitor eletrolítico de 0,22 ou 0,022mf, não me lembro agora) casa muito bem com caps de baixa saída.
Nos de alta também ficou legal, mas quase sempre o uso com um drive leve "empurrando" para ganhar maior dinâmica.
Me lembra muito o timbre dos Marshall e o timbre do Judas Priest na década de 80.
Estou embasbacado com o resultado.
Confesso que fiquei preocupado quanto ao resultado final antes de proceder à correção do entrastamento.
Creio que a distância entre caps e cordas havia ficado prejudicada e a tocabilidade estava horrível.
Agora, consegui ajustar perfeitamente a altura de caps e cordas e o timbre "abriu".
Fica como dica para os colegas que forem se aventurar numa Lespa e evitar um erro que cometi: instale os trastes antes da colagem da escala, pois como o mogno não suporta prensá-lo, dificulta bastante a instalação destes. Na próxima, farei a colagem da escala ao braço antes de fazê-lo no corpo. Este é outro ponto que dificulta, pois ao colar tudo de uma só vez, o braço tende para "trás" com os grampos e forças exercidas na colagem.
Não sei se fui claro o suficiente, mas colei tudo de uma só vez, escala no braço e corpo e encaixe do braço ao corpo...
Aliás, é a sequencia utilizada pela Gibson.
emachado- Membro
Belíssimo instrumento. Deve ter dado um trabalho monstruoso...
Foi difícil encontrar diferenças pra uma Gibson.
A única ressalva construtiva que faço é quanto ao posicionamento dos knobs, que parece ser levemente diferente de uma típica LP, mas que também não tem obrigação de ser.
Parabéns pelo projeto.
Foi difícil encontrar diferenças pra uma Gibson.
A única ressalva construtiva que faço é quanto ao posicionamento dos knobs, que parece ser levemente diferente de uma típica LP, mas que também não tem obrigação de ser.
Parabéns pelo projeto.
allexcosta- Administrador
Belíssimo projeto, como sempre Emachado!
gpraxedes- Membro
Depois que você construiu essa Les Paul você faz qualquer coisa!
Sensacional o resultado final.
Sensacional o resultado final.
Bom dia amigos!
Alguém tem a planta completa da les paul pra disponibilizar, não consigo encontrar uma.que esteja já na escala para imprimir.
Alguém tem a planta completa da les paul pra disponibilizar, não consigo encontrar uma.que esteja já na escala para imprimir.
Karl Richard Franco Nogue- Membro
Karl Richard Franco Nogue escreveu:Bom dia amigos!
Olá brother , tenta um contato com esse cara aqui , não sei se ele ainda está vendendo , mais o anúncio que tenho salvo aqui continua ativo , pede pra ele enviar uma amostra por email , se estiver tudo certinho vale a pena comprar o pacote por 20 reais
https://www.facebook.com/share/p/jdx1LRUvrsdKmuri/?mibextid=kL3p88
Cantão- Moderador
Página 6 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6