Ligação captadores JJ com 2V e 2T
5 participantes
Página 1 de 1
Ligação captadores JJ com 2V e 2T
Olá, pessoal!
Não sei se estou ficando meio burro, se desaprendi a usar o fórum devido à longa ausência ou se realmente não encontrei o que procurava usando a "busca".
Necessito de um esquema da elétrica para ligar dois captadores single coil modelo J, sendo que cada um tem seu próprio controle de volume e seu controle tone independentes. Só achei JJ com 2v e 1t. Alguém tem JJ 2V 2T?
Se possível, gostaria de saber a especificação dos potenciômetros e capacitores que devo comprar, pois aqui só tenho os captadores e o jack.
Desde já agradeço.
Não sei se estou ficando meio burro, se desaprendi a usar o fórum devido à longa ausência ou se realmente não encontrei o que procurava usando a "busca".
Necessito de um esquema da elétrica para ligar dois captadores single coil modelo J, sendo que cada um tem seu próprio controle de volume e seu controle tone independentes. Só achei JJ com 2v e 1t. Alguém tem JJ 2V 2T?
Se possível, gostaria de saber a especificação dos potenciômetros e capacitores que devo comprar, pois aqui só tenho os captadores e o jack.
Desde já agradeço.
Re: Ligação captadores JJ com 2V e 2T
Obrigado, Boss2K!
Mais dúvidas:
Cada cap tem dois fios. Devo soldar os dois no potenciômetro de volume, sendo um por fora do pot e outro naquele conector que tem um buraquinho?
Todos os 4 pots de 500k e os dois capacitores de 0,47?
Tem algum nome específico pra esses pots e capacitores?
A ideia de uma chave seletora é legal pra eu usar também. Mas qual tipo de chave devo pedir na loja de componentes?
Mais dúvidas:
Cada cap tem dois fios. Devo soldar os dois no potenciômetro de volume, sendo um por fora do pot e outro naquele conector que tem um buraquinho?
Todos os 4 pots de 500k e os dois capacitores de 0,47?
Tem algum nome específico pra esses pots e capacitores?
A ideia de uma chave seletora é legal pra eu usar também. Mas qual tipo de chave devo pedir na loja de componentes?
Voce deve usar a chave seletora, esse é basicamente o esquema das guitarras Les Paul;Sem a chave para isolar os controles de ton, mesmo com 4 potenciometros,ele continuara funcionando como um JJ tradicional;Sei bem disso porque ja fiz isso no meu Sx;abraço
SILVIAO- Membro
Utilize os valores tradicionais de potenciometros e capacitores indicados para o seu captador.
SILVIAO- Membro
Obrigado, Silvião!
Os captadores foram retirados de um SX SJB75.
Sabe me dizer quais são estes valores?
250KRicardo Saldanha escreveu:Obrigado, Silvião!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Todos os 4 de 250K, Bertola?
E os capacitores?
Como faço pra saber qual dos fios do captador é o positivo?
E os capacitores?
Como faço pra saber qual dos fios do captador é o positivo?
Sim, todos os 4 de 250K, sendo lineares(b) para volume e logarítmicos (A) para os tones
Capacitores de 0.047uF.
Geralmente o preto é o -
Capacitores de 0.047uF.
Geralmente o preto é o -
Certo.
E analisando a primeira figura, devo soldar o positivo no conector e o negativo na carcaça do pot ou ao contrário?
E analisando a primeira figura, devo soldar o positivo no conector e o negativo na carcaça do pot ou ao contrário?
Ah, última coisa: qual é o modelo de chave 3 posições que devo pedir na loja de componentes?
^ Essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525528322-chave-seletora-3-posicoes-para-guitarra-lespaul-sg-flying-v-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525528322-chave-seletora-3-posicoes-para-guitarra-lespaul-sg-flying-v-_JM
Posta o resultado aqui , to pensando em retirar meu emg btc e refazer o esquema com a chave!abraço
SILVIAO- Membro
Tô reformando um baixo do zero.
Vai virar um Frankenstein Bass hehehe.
Se quiser, talvez podemos negociar seu btc
Vai virar um Frankenstein Bass hehehe.
Se quiser, talvez podemos negociar seu btc
Meu problema é um pouco diferente, mas vou aproveitar o mesmo tópico: tenho um BC 6000 com dois soapbars passivos e 1 volume e 1 blend. Queria fazer uns testes mudando para dois volumes, já que esses controles são antes do pré ativo.
Tenho duas formas de ligar os caps nos volumes: o + do cap em um extremo do potenciômetro, o outro extremo no terra e o central para a entrada do circuito, ou o + do cap no central do pot e um extremo para a entrada do pré. Na primeira forma o cap fica sempre com uma carga constante (500K, pot original), na segunda essa carga varia até formar um curto na saída do pot.
Qual é a forma correta de fazer esta ligação? Tem algum problema de curto-circuito na saída de um cap magnético passivo como ocorre com um microfone dinâmico quando é desligado na chave?
Tenho duas formas de ligar os caps nos volumes: o + do cap em um extremo do potenciômetro, o outro extremo no terra e o central para a entrada do circuito, ou o + do cap no central do pot e um extremo para a entrada do pré. Na primeira forma o cap fica sempre com uma carga constante (500K, pot original), na segunda essa carga varia até formar um curto na saída do pot.
Qual é a forma correta de fazer esta ligação? Tem algum problema de curto-circuito na saída de um cap magnético passivo como ocorre com um microfone dinâmico quando é desligado na chave?
Mau_- Membro