SX Maple para Fretless e Ajuda!
+2
NeyBass
FonHCore
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
SX Maple para Fretless e Ajuda!
Boa Tarde Amigos Bassmans,
Depois de ler varias vezes os topicos sobre transformar um baixo para Fretless, decidi me arriscar, pois é fiz segui os passo a passo e curti muito o resultado, eu mesmo fiz a regulagem com a ajuda do forum. (segue abaixo um bass cover com o mesmo)
Pois a retirada dos traste machucou a escala, como esta nas fotos.
Gostaria de trocar a escala para que ela fique sem marcação, e sim melhorar o roncado do bass, porfavor poderiam me ajudar, pois ontem passei noite lendo no forum sobre a troca da escala, mais gostaria de uma opnião de vcs caros amigos bassman, desde ja obrigado.
Depois de ler varias vezes os topicos sobre transformar um baixo para Fretless, decidi me arriscar, pois é fiz segui os passo a passo e curti muito o resultado, eu mesmo fiz a regulagem com a ajuda do forum. (segue abaixo um bass cover com o mesmo)
Pois a retirada dos traste machucou a escala, como esta nas fotos.
Gostaria de trocar a escala para que ela fique sem marcação, e sim melhorar o roncado do bass, porfavor poderiam me ajudar, pois ontem passei noite lendo no forum sobre a troca da escala, mais gostaria de uma opnião de vcs caros amigos bassman, desde ja obrigado.
FonHCore- Membro
Re: SX Maple para Fretless e Ajuda!
troca de escala só com luthier e não fica barato não viu
NeyBass- Membro
De repente tem algum tipo de reparo que pode ser feito, uma massa da cor da sua madeira, porém perde os fretlines, ou deixa bem próximo.. é o risco a se correr..
José Carlos- Membro
2NeyBass escreveu:troca de escala só com luthier e não fica barato não viu
Ademais, vc precisa trocar o encordoamento por um "flatwound" ou danificará a escala.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Olhando essas fotos, o alinhamento das cordas está um tanto quanto estranho, não?
José Carlos- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:2NeyBass escreveu:troca de escala só com luthier e não fica barato não viu
Ademais, vc precisa trocar o encordoamento por um "flatwound" ou danificará a escala.
Então, cheguei a usa-las mais não curti muito o som, mais quem sabe apos trocar a escala melhore ne?
FonHCore- Membro
José Carlos escreveu:Olhando essas fotos, o alinhamento das cordas está um tanto quanto estranho, não?
Pois e José, vendo as fotos e verdade mesmo, foi na verdade um teste para ver qual seria minha relação com o fretless.
FonHCore- Membro
Agora e pergunta que não quer calar, compensa mandar trocar a escala, ou adquirir outro ja fretless, pois achei um com o preço bem acessível 900Dilmas, compensa?
FonHCore- Membro
e se trocar a escala é melhor que use uma escura, tipo jacarandá, ipê.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:e se trocar a escala é melhor que use uma escura, tipo jacarandá, ipê.
Não vez vi nas mãos do Thiago ES, um bass com a escala Roxa, achei linda porem não sei se recomendada para tais fins, mais tbm vi ontem aqui no forum a respeito de uma madeira chamada ébano, para fretless ja fui ate atraz e encontrei com um preço muito bom oq vc acha NeyBass?
FonHCore- Membro
Cara, a tal "madeira roxa" é a nossa (dos luthiers) velha conhecida roxinho. Boa madeira para esse míster.FonHCore escreveu:NeyBass escreveu:e se trocar a escala é melhor que use uma escura, tipo jacarandá, ipê.
Não vez vi nas mãos do Thiago ES, um bass com a escala Roxa, achei linda porem não sei se recomendada para tais fins, mais tbm vi ontem aqui no forum a respeito de uma madeira chamada ébano, para fretless ja fui ate atraz e encontrei com um preço muito bom oq vc acha NeyBass?
Ébano é uma madeira caríssima, se vc a encontrou barato... Podes crer que é falsa (colorizada). Para fretless, aqui no Brasil vc pode usar pau-ferro (a melhor), braúna e ipê, só para dar alguns exemplos....
Movido para Luthieria.
Boss2K- Membro
Se vc gostou do som, vc necessariamente não precisaria trocar a escala inteira.
Poderia colar uma folha grossa de uma outra madeira por cima da escala (falo isso de forma simplória, o trabalho deve ser feito por um luthier, para acertar altura de nut e regulagem).
Teve um usuário q faz isso em um baixo Tagima e o resultado ficou muito bom.
Mas sendo a folha mais fina q a escala, seria mais uma questão estética e não mudança de timbre como na real troca da mesma.
Poderia colar uma folha grossa de uma outra madeira por cima da escala (falo isso de forma simplória, o trabalho deve ser feito por um luthier, para acertar altura de nut e regulagem).
Mas sendo a folha mais fina q a escala, seria mais uma questão estética e não mudança de timbre como na real troca da mesma.
GusVCD- Moderador
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, a tal "madeira roxa" é a nossa (dos luthiers) velha conhecida roxinho. Boa madeira para esse míster.FonHCore escreveu:NeyBass escreveu:e se trocar a escala é melhor que use uma escura, tipo jacarandá, ipê.
Ébano é uma madeira caríssima, se vc a encontrou barato... Podes crer que é falsa (colorizada). Para fretless, aqui no Brasil vc pode usar pau-ferro (a melhor), braúna e ipê, só para dar alguns exemplos....
Perfeito Luiz, ja vou correr atraz da Pau-ferra, e um bom luthier para fazer isso para mim. muito muito obrigado mesmo. Abraços.
FonHCore- Membro
GusVCD escreveu:Se vc gostou do som, vc necessariamente não precisaria trocar a escala inteira.
Teria essa " Folha Grossa " em pau ferro? como chamaria exalto essa folha GusVCD?
FonHCore- Membro
disse tudo o Bertola e com muito mais propriedade que eu.
NeyBass- Membro
Eu não sei, cara...
O resultado final é esse:
https://www.contrabaixobr.com/t572p150-fretless-club-administrado-pelo-tarcisio-caetano#46217
A escala já era escura, ele colocou os lines e depois a folha por cima. Assim, ele manteve os lines laterais e a escala ficou lisa, sem marcação.
O resultado final é esse:
https://www.contrabaixobr.com/t572p150-fretless-club-administrado-pelo-tarcisio-caetano#46217
A escala já era escura, ele colocou os lines e depois a folha por cima. Assim, ele manteve os lines laterais e a escala ficou lisa, sem marcação.
GusVCD- Moderador
Eu não mexería na escala...
Faria uma boa lixagem, com padrão de radiano, aplicaría epóxi, usaría um bom encordoamento "flatwound" e pronto... Nothing more than this....
Faria uma boa lixagem, com padrão de radiano, aplicaría epóxi, usaría um bom encordoamento "flatwound" e pronto... Nothing more than this....