Som mais orgânico com EMG 45DC, tem como?
+7
Carlão
tcraposo
NeyBass
fheliojr
DUDUBASS
allexcosta
ffc4852
11 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Som mais orgânico com EMG 45DC, tem como?
Fala pessoal, tranquilo?
Tenho um baixo de 6 cordas com esses caps + um pré Bartolini NTMB 918F em 18v.
Sinto que o baixo é um canhão de potência de som, tem muito ganho..mas muito puxado para os médios e um som muito moderno, chegando a ficar um pouco artificial.
Me falta aquele som mais orgânico, com cara de baixo...kkk Sinto muita dificuldade de timbrar esse baixo e nem sempre chego ao som que eu busco com ele.
Não queria me desfazer do baixo, pois a construção, a pegada etc.. nele me agradam muito. Mas não adianta ter um baixo no set que eu não tiro o som que eu tô buscando.
Não conheço muitas referências de caps de 6 cordas, apenas os EMG e Seymour duncan. Mas pensei em talvez trocar o pré por um Aguilar, mas não sei também se o maior responsável por "modernizar" o som é o pré ou os caps EMG, ou até mesmo esse conjunto!.
Se o pessoal puder me passar umas dicas...ou experiências que já tiveram com esses caps/pré me ajudariam muito a pensar uma saída para o baixo!
Valeu!!!
Tenho um baixo de 6 cordas com esses caps + um pré Bartolini NTMB 918F em 18v.
Sinto que o baixo é um canhão de potência de som, tem muito ganho..mas muito puxado para os médios e um som muito moderno, chegando a ficar um pouco artificial.
Me falta aquele som mais orgânico, com cara de baixo...kkk Sinto muita dificuldade de timbrar esse baixo e nem sempre chego ao som que eu busco com ele.
Não queria me desfazer do baixo, pois a construção, a pegada etc.. nele me agradam muito. Mas não adianta ter um baixo no set que eu não tiro o som que eu tô buscando.
Não conheço muitas referências de caps de 6 cordas, apenas os EMG e Seymour duncan. Mas pensei em talvez trocar o pré por um Aguilar, mas não sei também se o maior responsável por "modernizar" o som é o pré ou os caps EMG, ou até mesmo esse conjunto!.
Se o pessoal puder me passar umas dicas...ou experiências que já tiveram com esses caps/pré me ajudariam muito a pensar uma saída para o baixo!
Valeu!!!
ffc4852- Membro
allexcosta- Administrador
Re: Som mais orgânico com EMG 45DC, tem como?
allexcosta escreveu:Não.
kkk..Mas o rolo é mais pelos caps, pelo pré ou os dois? Já pensei em encomendar novos caps com o Samuel, mas manter o pré. Seria um tiro no pé ou valeria a pena?
Você tem alguma sugestão de caps menos "modernos" para 6 cordas?
Valeu Allex!
ffc4852- Membro
Tenho um baixo que era EMG 40J + pre EMG, não estava curtindo este som e querendo até vender o baixo, mudei para Bartolini e Aguilar e resolveu esta questão. Acho que você trocando os EMG por Bartolini vai resolver teu problema.
DUDUBASS- Membro
ffc4852 escreveu:kkk..Mas o rolo é mais pelos caps, pelo pré ou os dois?
Pelos caps. EMGs não perdem sua voz característica em hipótese alguma.
ffc4852 escreveu:Já pensei em encomendar novos caps com o Samuel, mas manter o pré. Seria um tiro no pé ou valeria a pena?
Valeria a pena.
ffc4852 escreveu:Você tem alguma sugestão de caps menos "modernos" para 6 cordas?
- O Duncan que a Fodera usa (esqueci o modelo).
- Nordstrand
- Mlaghus
- SMartyn
- Bartolini (são bem nasais, mas muita gente gosta).
^ Valeu Allex!
Vou pesquisar melhor sobre essas marcas e conhecer melhor quais opções para 6 cordas elas tem.
A minha ideia é manter o pré...vou tentar instalar ele em outro baixo aqui em casa para ter uma noção melhor da vibe dele, uma vez que os EMG acabam "travando a ação" do pré.
Atualizo aqui depois com mais informações!
Vou pesquisar melhor sobre essas marcas e conhecer melhor quais opções para 6 cordas elas tem.
A minha ideia é manter o pré...vou tentar instalar ele em outro baixo aqui em casa para ter uma noção melhor da vibe dele, uma vez que os EMG acabam "travando a ação" do pré.
Atualizo aqui depois com mais informações!
ffc4852- Membro
^tente postar, aqui, samples do som q vc gostaria de obter.
fheliojr- Membro
Dei uma sacada agora nesse S.Martyn que também tem os EMG 45DC, mas com o pré Aguilar. Achei mais fiel ao que eu estou procurando.
Vou tentar gravar alguma coisa com o meu para poder fazer um comparativo.
Vou tentar gravar alguma coisa com o meu para poder fazer um comparativo.
ffc4852- Membro
^ Será, cara? Jeito de tocar e corda conta muito também.
^ Esse lance de corda tb me chamou atenção. Tenho usado cordas de aço nesse baixo. Pode ser isso que "plastificou o som"?
Estou indo para o EUA nesse fim de semana e comprei alguns tipos de cordas de marcas diferentes para poder avaliar.
Vou dar uma checada nisso antes de partir para um up no baixo.
Em tempo, Allex você tem experiência com os prés da Bartolini? Ainda não tive chance de testar outros da marca.
Estou indo para o EUA nesse fim de semana e comprei alguns tipos de cordas de marcas diferentes para poder avaliar.
Vou dar uma checada nisso antes de partir para um up no baixo.
Em tempo, Allex você tem experiência com os prés da Bartolini? Ainda não tive chance de testar outros da marca.
ffc4852- Membro
Corda de aço acentua aquele "plenk" dos EMG nas cordas mais agudas. O ideal seria níquel.
Conheço bem os prés Bartolini, são quietos e bem transparentes.
Se corda não resolver eu não iria pelo caminho do pré. EMG ou você gosta ou não gosta, ainda mais esses soapbars que têm um timbre bem moderno e bem brilhante.
Se corda não resolver eu não iria pelo caminho do pré. EMG ou você gosta ou não gosta, ainda mais esses soapbars que têm um timbre bem moderno e bem brilhante.
Comprei ernie ball nickel e GHS. Vou dar uma sacada nisso antes de bater o martelo.
Pode ser que minhas cordas estão tapeando meus ouvidos...kkk
Eu uso as mesmas no meu de 5 cordas, mas é outra vibe.
Pode ser que minhas cordas estão tapeando meus ouvidos...kkk
Eu uso as mesmas no meu de 5 cordas, mas é outra vibe.
ffc4852- Membro
Uma vez coloquei cordas de aço no meu baixo em um dia e tirei no outro, modificou totalmente o som do baixo, virou uma metaleira da bixiga. Deus me livre de corda de aço.
NeyBass- Membro
^
Se for trocar de caps eu colocaria Nordies
Se for trocar de caps eu colocaria Nordies
tcraposo- Membro
allexcosta escreveu:Corda de aço acentua aquele "plenk" dos EMG nas cordas mais agudas. O ideal seria níquel.
Allex, sobre o pré bartolini, consegue me esclarecer alguns pontos?
- Ele tem uma chave de defasagem que atua somente quando o pot de médio está totalmente aberto ou fechado. Isso é típico do pré ou alguma configuração específica?
- Ele tem um controle dentro do pré que acredito ser somente de ganho...tem alguma referência de como seria o ideal para abertura desse controle? Ou isso possivelmente pode controlar mais coisas nesse pré?
Foto do pré:
Não tenho muita experiência com esses circuitos com tantas regulagens....dá um trabalhão achar o timbre! Valeu pela ajuda aee Allex!
ffc4852- Membro
Esse é exatamente o pré que tenho no meu 6 cordas. O trimpot (azulzinho) é somente regulagem de ganho dos pickups. A chave citada deve ser a de seleção de frequência de médios. Se for de 3 posições, as frequências são 250, 500 e 800Hz e, se for um push/pull, são 250 ou 800Hz.
Inclusive, o meu baixo tem pickups Bartolini G6. Se quiser fazer um som pra sentir a diferença dos pickups e ver se é isso que procura, tamos aí!
Inclusive, o meu baixo tem pickups Bartolini G6. Se quiser fazer um som pra sentir a diferença dos pickups e ver se é isso que procura, tamos aí!
Carlão- Membro
^ Opa, show de bola! Bora marcar de fazer um som sim Carlão!
Vou colocar as cordas de níquel no baixo e te dou um toque para marcar um som e fazer um comparativo..rola muito!
O meu tem a chave de 3 posições e o push/pull no volume, mas o segundo é somente figurativo.
Vou colocar as cordas de níquel no baixo e te dou um toque para marcar um som e fazer um comparativo..rola muito!
O meu tem a chave de 3 posições e o push/pull no volume, mas o segundo é somente figurativo.
ffc4852- Membro
Legal, só avisar! No caso do meu, o push/pull do volume é um bypass do pré. Ele não tem nenhum efeito no seu?
Carlão- Membro
Cara, não senti diferença no som com o push/pull em nenhuma das posições.
Vou olhar isso com mais calma...mas a princípio me parece que não faz efeito. No seu desativa tudo, fica só com volume e blend?
Vou olhar isso com mais calma...mas a princípio me parece que não faz efeito. No seu desativa tudo, fica só com volume e blend?
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:No seu desativa tudo, fica só com volume e blend?
Isso mesmo!
Carlão- Membro
Carlão escreveu:ffc4852 escreveu:No seu desativa tudo, fica só com volume e blend?
Isso mesmo!
Agora fiquei curioso para testar isso melhor...o ruim é que só no final do dia..kkk
Outra pergunta Carlão: A chave de médios do seu só atua quando o pot está 100% aberto ou fechado? ou atua sempre?
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:Outra pergunta Carlão: A chave de médios do seu só atua quando o pot está 100% aberto ou fechado? ou atua sempre?
Então, ela atua no curso todo do pot (menos no centro, claro... rs), não precisa estar 100% aberto ou fechado. E não chega a ser uma mudança sutil, é bem significativa!
Carlão- Membro
Pode ser que o meu esteja instalado errado entao...o meu só atua quando coloco 100% aberto ou fechado.
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:Pode ser que o meu esteja instalado errado entao...o meu só atua quando coloco 100% aberto ou fechado.
Às vezes é alguma alteração proposital de quem instalou, sei lá! Mas que é bem estranho, isso é!
Carlão- Membro
ffc4852, meu palpite é que pode ser o posicionamento (distância) dos captadores. Qual o baixo em questão? Tem uma foto dele?
joabi- Eterno Colaborador
^ DC mais stainless steel. Acho que é disso que ele não está gostando.
gpraxedes- Membro
^ na verdade pode ser um monte de coisas...kkk
Mas vou investigar todas as minhas opções antes de desencanar dos DCs. Vou começar pelas cordas...
Joabi,
a foto do baixo:
Distâncias:
- Final da escala para cap braço - 7,0 cm
- Entre os 2 caps - 4,0 cm
- Entre cap da ponte e ponte - 1,4 cm (bem colada)
Mas uma coisa que me chamou atenção é a chave de médios não atuar em todo o curso do potenciômetro...as vzes meu pré pode ter algum problema e nunca soube!
Alguém que conheça pré Bartolini consegue ajudar quanto a isso? Em como tentar testar se é proposital ou o pré não atua mesmo.
Valeu pelos posts de todos!
Mas vou investigar todas as minhas opções antes de desencanar dos DCs. Vou começar pelas cordas...
Joabi,
a foto do baixo:
Distâncias:
- Final da escala para cap braço - 7,0 cm
- Entre os 2 caps - 4,0 cm
- Entre cap da ponte e ponte - 1,4 cm (bem colada)
Mas uma coisa que me chamou atenção é a chave de médios não atuar em todo o curso do potenciômetro...as vzes meu pré pode ter algum problema e nunca soube!
Alguém que conheça pré Bartolini consegue ajudar quanto a isso? Em como tentar testar se é proposital ou o pré não atua mesmo.
Valeu pelos posts de todos!
ffc4852- Membro
Tem pré da Bartolini que os médios são apenas "cut"
gpraxedes- Membro
ffc4852 , que instrumento bonito cara.
Luthier? Quem fez? É muito antigo?
tcraposo- Membro
tcraposo escreveu:ffc4852 , que instrumento bonito cara.
Fala tcraposo, valeu cara...É um instrumento que me chama muita atenção também, além de ser muito confortável e ter a pegada do braço perfeita para o meu jeito de tocar. Ele tem um trabalho com as madeiras na parte de trás do corpo muito bonito e bem diferente dos outros singles que eu já vi e toquei. Dá uma olhada no tópico: https://www.contrabaixobr.com/t26597-ffc4852 que tem uma foto de trás.
Sou o segundo dono do baixo e pelo que o antigo dono me falou foi um luthier daqui de sp chamado giácomo, mas não o conheço e nunca achei muitas refetências dele.
Carlão escreveu: Às vezes é alguma alteração proposital de quem instalou, sei lá! Mas que é bem estranho, isso é!
Carlão, testei agora em casa para ter 100% de certeza e realmente o push/pull não atua e a chave somente fica ativa quando 100% aberto ou fechado o pot de médio.
Já estou pensando em dar uma conferida se não é o pré que está instalado errado ou com algum problema....eee laiá..kkk
ffc4852- Membro
Carlão escreveu:ffc4852 escreveu:Pode ser que o meu esteja instalado errado entao...o meu só atua quando coloco 100% aberto ou fechado.
Às vezes é alguma alteração proposital de quem instalou, sei lá! Mas que é bem estranho, isso é!
Carlão, outro ponto: O push/pull do seu é no volume somente ou no volume e no pot de médio? Dei uma viajada aqui, eu tô achando...o meu é só no volume, daí seria um ativo/passivo. Mas com o EMG só tem ativo mesmo...por isso não muda nada.
Agora sobre a atuação da chave do médios...ainda é uma incógnita aqui...kkkk
Achei essas specs no site da Bartolini, mas não cheguei a ter certeza do funcionamento do pré..kkk
http://www.bartolini.net/wp-content/uploads/2013/12/NTMB-918F.pdf
ffc4852- Membro
^
Caramba meu velho, que negócio complicado heim.
Vê-se notoriamente que você não sabe mexer nesse baixo.
Sugiro que o envie para minha casa para eu aprender e depois te ensinar.
Posso fazer esse sacrifício de ficar com esse lindo baixo por algum tempo, isso pela minha amizade por vc ffc4852
rsrsrssrrsrs
Posso fazer esse sacrifício de ficar com esse lindo baixo por algum tempo, isso pela minha amizade por vc ffc4852
rsrsrssrrsrs
tcraposo- Membro
tcraposo escreveu:^
rsrsrssrrsrs
Fala tcraposo...na hra!kkk
Mas vc me manda o S.Martyn Freedom para eu não ficar sem single-cut aqui em casa fechou??
ffc4852- Membro
Então o seu controle de médios não funciona, a não ser que esteja 100% aberto ou fechado, é isso?
Carlão- Membro
ffc4852 escreveu:a foto do baixo:
O captador tão próximo da ponte assim dá uma emagrecida no som.
Teste um baixo de marca com essa captação, de preferência com corda de níquel e veja se você gosta.
ffc4852 escreveu:tcraposo escreveu:^
rsrsrssrrsrs
Fala tcraposo...na hra!kkk
Mas vc me manda o S.Martyn Freedom para eu não ficar sem single-cut aqui em casa fechou??
Ih rapaz!
Aí pegou heim, rsrsrsrs.
Tranquilo, na hora também!
Se morasse perto já teria marcado contigo pra fazermos um teste nos baixos alheios.
tcraposo- Membro
Carlão escreveu:Então o seu controle de médios não funciona, a não ser que esteja 100% aberto ou fechado, é isso?
Exatamente! Ontem eu baixei o esquema de ligações no site da Bartolini e conferi tudo. Está 100% conforme eles indicam.
allexcosta escreveu:O captador tão próximo da ponte assim dá uma emagrecida no som.
Teste um baixo de marca com essa captação, de preferência com corda de níquel e veja se você gosta.
Allex, você tem alguma referência de baixos que vem com esses caps stock? Eu ainda não achei em lojas aqui pra poder fazer um som...mas vi muitos vídeos com o pessoal usando o 45 DC como up nos caps de ibanez, yamaha, cort. O que mais chegou na minha ideia foi o que o Samuel construiu e eu postei o vídeo.
ffc4852- Membro
^ Acho que os Spector vêm assim de fábrica.
Pessoal, montei um vídeo com algumas amostras do timbre do meu baixo.
Gravei com o celular aqui, mas dá para sentir bem o som do baixo.
Um detalhe que não tinha mencionado (não tinha lembrado) é que as cordas são aquelas Warwick (que não são grandes coisas) e vão de 0.025-.135. Na próxima semana estarei com o jogo Ernie Ball de níquel que vai de .032-.130. Aí tento postar outro vídeo para comparar a diferença.
Gravei com o celular aqui, mas dá para sentir bem o som do baixo.
Um detalhe que não tinha mencionado (não tinha lembrado) é que as cordas são aquelas Warwick (que não são grandes coisas) e vão de 0.025-.135. Na próxima semana estarei com o jogo Ernie Ball de níquel que vai de .032-.130. Aí tento postar outro vídeo para comparar a diferença.
ffc4852- Membro
Instalei hoje o jogo de cordas EB no baixo...já senti uma ligeira diferença em dois quesitos:
- Não senti o som tão estridente.
- Deu um pouco mais de punch.
Preciso dar mais uma testada com as cordas e vou gravar um vídeo com um comparativo.
- Não senti o som tão estridente.
- Deu um pouco mais de punch.
Preciso dar mais uma testada com as cordas e vou gravar um vídeo com um comparativo.
ffc4852- Membro
Apenas dando uma resposta para minha pergunta do tópico:
Dá para ter um som um pouco mais orgânico com EMG, mas quando com regulagens de pré, cordas e ampli adequadas.
No meu caso, foi preciso trocar as cordas de aço para níquel, diminuir a saída no timpot do pré Bartolini e usar uma configuração com menos boost de médio.
Depois de um pouco mais de 1 mês com as cordas já consegui chegar no som que eu procurava com o baixo. Uma ponto que para mim fez muita diferença é a corda de níquel ser mais pesada, principalmente a C que uso quase toda hora.
Deixo aqui o meu agradecimento a todo mundo que postou, pois acabei aprendendo muito sobre esses pontos e sobre meu próprio baixo que não conseguia timbrar direito!..kk
Valeu!!!
Dá para ter um som um pouco mais orgânico com EMG, mas quando com regulagens de pré, cordas e ampli adequadas.
No meu caso, foi preciso trocar as cordas de aço para níquel, diminuir a saída no timpot do pré Bartolini e usar uma configuração com menos boost de médio.
Depois de um pouco mais de 1 mês com as cordas já consegui chegar no som que eu procurava com o baixo. Uma ponto que para mim fez muita diferença é a corda de níquel ser mais pesada, principalmente a C que uso quase toda hora.
Deixo aqui o meu agradecimento a todo mundo que postou, pois acabei aprendendo muito sobre esses pontos e sobre meu próprio baixo que não conseguia timbrar direito!..kk
Valeu!!!
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:Apenas dando uma resposta para minha pergunta do tópico:
Valeu!!!
Além de cordas, pré, e forma de tocar, madeiras e construção, esse timbre que você não gostar se da principalmente por duas coisas:
A primeira o Allex já falou acima, é a posição dos captadores no corpo, eles são muito próximo da ponte, principalmente o da ponte, posição fora do comum ou do padrão (sweet spot) "fender", deixando um timbre magro e mais médio que o normal.
A segunda é que os captadores são dual coil ligados padrão de fábrica em "série", dando a impressão e estar deixando o som meio "plastificado" além da própria voz do EMG.
Geralmente captadores dual coil tem opções de ligações variadas, como: single 1, single 2, paralelo, etc. Não conheço a ligação desse captador de fato, mas olhei no site e vi na foto que o modelo 45 DC P (não sei se é igual o seu) tem somente 3 pinos que impossibilita qualquer outro tipo de ligação, não vi uma ligação alternativa à original pelo conector próprio. No seu caso, se fosse possível essa ligação o captador teria que ter 4 pinos no mínimo (sendo passivo). A ligação que teria um som "mais orgânico" seria ligando a bobina que fica mais próxima do braço de cada captador, deixando cada captador em modo single. Se é possível não sei, só olhando na ligação dele pra saber, se fosse um EMG HZ daria pra fazer isso. #ficadica
Eduardo Moraes- Membro
Tenho EMG´s no meu baixo e não há jeito de gostar do som deles, seja ativo, passivo, em modo single, em série, paralelo, etc.
Respeito, por óbvio, quem gosta deles, mas aquele som dark, artificial e anasalado passa muito longe do meu som ideal.
Respeito, por óbvio, quem gosta deles, mas aquele som dark, artificial e anasalado passa muito longe do meu som ideal.
cardozo- Membro
cardozo escreveu:Tenho EMG´s no meu baixo e não há jeito de gostar do som deles, seja ativo, passivo, em modo single, em série, paralelo, etc.
Qual baixo? tem algum vídeo ?
Eduardo Moraes- Membro
Eduardo Moraes escreveu:cardozo escreveu:Tenho EMG´s no meu baixo e não há jeito de gostar do som deles, seja ativo, passivo, em modo single, em série, paralelo, etc.
Qual baixo? tem algum vídeo ?
É um Ibanez SRA500 com captadores EMG HZ. Ótimo baixo com captadores ruins.
cardozo- Membro
Que tenso, já vi um D'Oliveira com esses caps, e tive essa mesma impressão, só que por eles serem em série atribui a isso, mas agora que vc falou que mesmo em single eles não soam legal agora estou com um pé atrás em relação a eles.
tem algum vídeo do seu ?
tem algum vídeo do seu ?
Eduardo Moraes- Membro
Infelizmente não.
De toda sorte, em single é a melhor configuração para eles. No meu, deixei ligadas apenas as bobinas mais próximas à ponte, nos dois captadores.
Outra coisa é que o timbre é melhor no modo passivo (sempre em single), porém, falta "peso" ao som. Já no modo ativo (EMG BQS System) é possível contornar esta deficiência, mas o som fica muito artificial.
Difíceis, estes captadores.
De toda sorte, em single é a melhor configuração para eles. No meu, deixei ligadas apenas as bobinas mais próximas à ponte, nos dois captadores.
Outra coisa é que o timbre é melhor no modo passivo (sempre em single), porém, falta "peso" ao som. Já no modo ativo (EMG BQS System) é possível contornar esta deficiência, mas o som fica muito artificial.
Difíceis, estes captadores.
cardozo- Membro
Que ruim..
Tenho interesse no Set EMG PJ HZ para usá-los passivo, será que eles são assim também?
Tenho interesse no Set EMG PJ HZ para usá-los passivo, será que eles são assim também?
Eduardo Moraes- Membro
Posso estar enganado, mas acho que não existe o arranjo PJ passivo da EMG. Só estes soapbar mesmo.
É importante lembrar o que disse o Alex, sobre "a voz" tipica dos captadores EMG. Todos devem ter esta característica dark e anasalada que citei acima. Vale uma passada no Youtube para se certificar.
É importante lembrar o que disse o Alex, sobre "a voz" tipica dos captadores EMG. Todos devem ter esta característica dark e anasalada que citei acima. Vale uma passada no Youtube para se certificar.
cardozo- Membro
Existe sim:
http://www.emgpickups.com/bass/pj-models/pj-models-passive/pjhzset.html
Já dei uma olhada no YouTube só achei um vídeo e mesmo assim não estava passivo.
http://www.emgpickups.com/bass/pj-models/pj-models-passive/pjhzset.html
Já dei uma olhada no YouTube só achei um vídeo e mesmo assim não estava passivo.
Eduardo Moraes- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2