Daft Punk: plágio ou "influência"?
+10
Boss2K
fheliojr
GusVCD
Fernando Zadá
Nando Vasques
dudamir
malka_aff
cK
allexcosta
Edu Fettermann
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Daft Punk: plágio ou "influência"?
Camarada pegou vários sucessos do Daft Punk e mostrou que os franceses literalmente copiaram trechos de músicas alheias. Resta saber se isso conta como plágio ou não.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/02QM2tZ3z1g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/02QM2tZ3z1g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Re: Daft Punk: plágio ou "influência"?
Caramba, cara...
Será que no próximo vídeo ele vai revelar que o groove de 2345meia78 é da música Goodtimes e que os grooves dos Racionais são de clássicos soul dos anos 60 e 70? Será?
Será que no próximo vídeo ele vai revelar que o groove de 2345meia78 é da música Goodtimes e que os grooves dos Racionais são de clássicos soul dos anos 60 e 70? Será?
allexcosta- Administrador
Bom, eu não sabia que o Daft Punk só fazia música com trecho de música dos outros. Desculpe a falha.
O mais engraçado é o cara do vídeo falando de cópia enquanto ele mesmo copia.
Vídeo de 2007:
Vídeo de 2007:
Nem te estressa Edu... tu não precisava saber e nem eu sabia. O problema é esse cara que fez o vídeo não saber... afinal ele já fez vários vídeos sobre isso e deveria entender...
cK- Membro
mania do povo chamar tudo de plágio. Não gosto desses videos, por que faz o cara parecer um criminoso, ele pegou uma ideia e transformou em outra coisa, desde que pague os direitos do autor ta tudo certo.
Acho que depois de uma série de processos contra o pessoal do rap, que bem no começo sampleava sem pagar, é bem resolvido este esquema de pagar pelas bases.
dudamir- Membro
Muitos ainda não entenderam q na música,para ser atual,deve-se voltar la atrás,vide valvulados,timbres etc!!!
Nando Vasques- Membro
dudamir escreveu:Acho que depois de uma série de processos contra o pessoal do rap, que bem no começo sampleava sem pagar, é bem resolvido este esquema de pagar pelas bases.
Então isso é hábito mesmo? Tipo, eu pego uns 30 segundos da sua música, te dou uma grana e posso usar na minha? Não sabia mesmo. Assisti o vídeo porque um amigo me mandou e, como não escuto Daft Punk, fiquei impressionado. Mas já que isso é comum, então pode passar a régua no tópico aí porque a discussão não tem muito sentido.
Edu Fettermann escreveu:Então isso é hábito mesmo? Tipo, eu pego uns 30 segundos da sua música, te dou uma grana e posso usar na minha? Não sabia mesmo. Assisti o vídeo porque um amigo me mandou e, como não escuto Daft Punk, fiquei impressionado. Mas já que isso é comum, então pode passar a régua no tópico aí porque a discussão não tem muito sentido.
O problema existirá se o dono da obra correr atrás. Quando o produto é lançado em outro país, muitos anos depois, ou algo assim, às vezes nem se paga nada e também ninguém procura.
Rod Stewart plagiou descaradamente o Jorge Ben, mas o artista Brasileiro não gostou e entrou na justiça e ganhou.
Duvido que o Racionais pague pelos grooves que usa.
Tem vários tipos de samplers e alguns são tão disfarçados e modificados que nem se reconhece o original. Já copiar melodia é mais complicado.
Vide aquele embate Joe Satriani X Coldplay uns anos atrás.
Não sei no que deu mas era uma coisa vergonhosa.
Vide aquele embate Joe Satriani X Coldplay uns anos atrás.
Não sei no que deu mas era uma coisa vergonhosa.
Fernando Zadá- Moderador
Edu Fettermann escreveu:dudamir escreveu:Acho que depois de uma série de processos contra o pessoal do rap, que bem no começo sampleava sem pagar, é bem resolvido este esquema de pagar pelas bases.
Então isso é hábito mesmo? Tipo, eu pego uns 30 segundos da sua música, te dou uma grana e posso usar na minha? Não sabia mesmo. Assisti o vídeo porque um amigo me mandou e, como não escuto Daft Punk, fiquei impressionado. Mas já que isso é comum, então pode passar a régua no tópico aí porque a discussão não tem muito sentido.
Pelo que vi em um documentário, trocentos anos atrás, o pessoal do Rap estancou de ganhar dinheiro, foram processados, mas acabaram aceitando e pagando sempre. Imagino que os grandes nomes, é claro, o maluco fazendo uma música em casa não deve pagar nada.
Em outros países também não sei se é comum, não deve ser porque o custo do cara vir atrás no Brasil, comparado com o que ele consegue ganhar deve ser pouco.
dudamir- Membro
allexcosta escreveu:Edu Fettermann escreveu:Então isso é hábito mesmo? Tipo, eu pego uns 30 segundos da sua música, te dou uma grana e posso usar na minha? Não sabia mesmo. Assisti o vídeo porque um amigo me mandou e, como não escuto Daft Punk, fiquei impressionado. Mas já que isso é comum, então pode passar a régua no tópico aí porque a discussão não tem muito sentido.
O problema existirá se o dono da obra correr atrás. Quando o produto é lançado em outro país, muitos anos depois, ou algo assim, às vezes nem se paga nada e também ninguém procura.
Rod Stewart plagiou descaradamente o Jorge Ben, mas o artista Brasileiro não gostou e entrou na justiça e ganhou.
Duvido que o Racionais pague pelos grooves que usa.
A história do Jorge Ben, contada por ele, é que o no meio do processo o Rod Stewart doou todos os direitos para a caridade, segundo o Jorge Ben porque sabia que ia perder. Ai eles ficaram perdidos, porque pegaria mal tomar os direitos da ONG e pararam o processo.
dudamir- Membro
Eu continuaria o processo e, se fosse o caso, doaria eu mesmo os direitos pra caridade.
^ Foi o que pensei na hora! Devia ter ligado para a rádio e feito a pergunta
dudamir- Membro
Então só pra eu entender a definição das coisas (e desculpem o excesso de perguntas, mas estou realmente na dúvida): usar um trecho de uma música de outra pessoa no meu trabalho é legal, desde que eu pague algo a essa pessoa - aí não é plágio, é "sampler"; usar e não pagar é plágio?
Sobre Plágio, q tbm rolou no Fórum em 2011:
Parangolé plagia música Nova Era do Angra
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/x4CKHefPXrI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Parangolé plagia música Nova Era do Angra
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/x4CKHefPXrI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
GusVCD- Moderador
Sampler é qdo vc pega um pedaço de uma musica, mixa, coloca efeito, deixa rolando em looping... coisas de DJ.Edu Fettermann escreveu:(...) usar um trecho de uma música de outra pessoa no meu trabalho é legal, desde que eu pague algo a essa pessoa - aí não é plágio, é "sampler"; usar e não pagar é plágio?
Pagando o direito autoral, qdo a musica não é de domínio público, e tendo autorização do autor para "samplear" ou apenas copiar o arranjo, está certo e legalizado.
A mesma coisa vale para pegar um riff bem característico, como no caso do Angra, o riff da 2345meia78 q o Allex citou, etc...
GusVCD- Moderador
eu achava o yuzo koshiro extremamente criativo, até...
ao menos, ele tem bom gosto.
ao menos, ele tem bom gosto.
fheliojr- Membro
de acordo com meu professor de história da música, plágio é caracterizado apenas quando o compositor original entra na justiça contra o plagiador. Enquanto não existir isso, não é plágio. Digamos que plágio seja uma questão jurídica, e não artística.
E a questão nao se resume em pagar ao autor, e sim em ter o consentimento do mesmo
outro exemplo de sampler eh o do Somebody that i used to know, do Gotye
http://www.sistemampa.com.br/radio94/somebody-that-i-used-to-know-e-plagio-de-uma-musica-brasileira-e-gotye-pagara-1-milhao-o/
E a questão nao se resume em pagar ao autor, e sim em ter o consentimento do mesmo
outro exemplo de sampler eh o do Somebody that i used to know, do Gotye
http://www.sistemampa.com.br/radio94/somebody-that-i-used-to-know-e-plagio-de-uma-musica-brasileira-e-gotye-pagara-1-milhao-o/
Última edição por malka_aff em Qui Fev 06, 2014 6:55 pm, editado 1 vez(es)
No no no ...malka_aff escreveu:de acordo com meu professor de história da música, plágio é caracterizado apenas quando o compositor original entra na justiça contra o plagiador. Em quanto não existir isso, não é plágio. Digamos que plágio seja uma questão jurídica, e não artística.
Só o contexto da questão jurídica não caracteriza o plágio. Nesse momento plágio já foi cometido, caracterizado.
Plágio é apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, pintura, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
Boss2K- Membro
ah não... esse lance do Enigma e Soul II Soul usarem o mesmo backbeat é ridículo. Batidinha das mais básicas, primeira batida que um baterista de 3 anos de idade aprende.
(Pra deixar claro, to protestando quem fez o vídeo e não quem postou aqui no fórum)
Daqui a pouco vai ter gente falando que fulano tocou a mesma tecla do piano que sicrano tocou.
E o Blues então, como ficaria?
(Pra deixar claro, to protestando quem fez o vídeo e não quem postou aqui no fórum)
Daqui a pouco vai ter gente falando que fulano tocou a mesma tecla do piano que sicrano tocou.
E o Blues então, como ficaria?
cK- Membro
GusVCD escreveu:Sampler é qdo vc pega um pedaço de uma musica, mixa, coloca efeito, deixa rolando em looping... coisas de DJ.Edu Fettermann escreveu:(...) usar um trecho de uma música de outra pessoa no meu trabalho é legal, desde que eu pague algo a essa pessoa - aí não é plágio, é "sampler"; usar e não pagar é plágio?
Pagando o direito autoral, qdo a musica não é de domínio público, e tendo autorização do autor para "samplear" ou apenas copiar o arranjo, está certo e legalizado.
A mesma coisa vale para pegar um riff bem característico, como no caso do Angra, o riff da 2345meia78 q o Allex citou, etc...
Cara, depois que eu fiquei sabendo desse caso, nada mais me espanta:
só pra constar, caso alguém aí não conheça:
só pra constar, caso alguém aí não conheça:
Giuliano- Membro
Boss2K escreveu:No no no ...malka_aff escreveu:de acordo com meu professor de história da música, plágio é caracterizado apenas quando o compositor original entra na justiça contra o plagiador. Em quanto não existir isso, não é plágio. Digamos que plágio seja uma questão jurídica, e não artística.
Só o contexto da questão jurídica não caracteriza o plágio. Nesse momento plágio já foi cometido, caracterizado.
Plágio é apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, pintura, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
Boss2K,
eu entendo que também é juridico. Por ser um crime condicionado à representação do ofendido e o fato de danos materiais sempre necessitarem que o prejudicado ingresse na justiça cobrando o ressarcimento, concordo com a ideia que se não reclamou (ou enquanto não reclamou), liberou.
Claro que aí entra a questão se o dono sabe do plágio ou não, mas a partir do momento que é informado, enquanto não entrar na justiça, não é crime. A grosso modo, claro.
andremega- Membro
o plágio se caracteriza qnd há uma cópia. se isto vai ter consequências jurídicas, é outro mérito.
fheliojr- Membro
Andremega,
concordo com o Boss2K, o crime existe a qualquer tempo. O que muda é a questão
processual, existem as ações penais públicas: condicionadas e incondicionadas. O
plágio, salvo engano, é condicionada, que significa dizer que é imprescindível a queixa
da vítima, do contrário o ministério público não fará a denúncia crime. Já a
incondicionada independe de qualquer queixa crime, a o Ministério Público fará a denúncia,
como é o caso de homicídio. Ou seja, em ambos os casos há a tipicidade penal.
concordo com o Boss2K, o crime existe a qualquer tempo. O que muda é a questão
processual, existem as ações penais públicas: condicionadas e incondicionadas. O
plágio, salvo engano, é condicionada, que significa dizer que é imprescindível a queixa
da vítima, do contrário o ministério público não fará a denúncia crime. Já a
incondicionada independe de qualquer queixa crime, a o Ministério Público fará a denúncia,
como é o caso de homicídio. Ou seja, em ambos os casos há a tipicidade penal.
Bastiao- Membro