Oque vale mais a pena pedal ou pedaleira ?
+9
GeTorres
Adriano Roberto
fheliojr
Jrbateria
Christian
Stormbringer
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
robson610542
13 participantes
Página 1 de 1
Oque vale mais a pena pedal ou pedaleira ?
boa noite pessoal do fórum comecei a tocar baixo a uns 7 meses queria saber qual dos dois e mais indicado para uso no caso também custo beneficio me indicaram para comprar só uns 3 pedais equalize,compressor e sustem porque pelo que me falaram não usaria todos os efeitos de uma pedaleira se poderem me dar umas dicas já ate vi um pedal o Boss equalize vale a pena comprar vlw
robson610542- Membro
Re: Oque vale mais a pena pedal ou pedaleira ?
Nenhum dos dois. Aprenda o que cada um faz primeiro e pense nisso de novo daqui a uns 2 anos.
allexcosta- Administrador
Primeiro você precisa saber o som que deseja tirar. O timbre a alcançar. Depois vá atrás de pedais e, tentando, decidir qual comprar.
Minha opinião é que é melhor você investir primeiro em um bom instrumento, boas cordas, um bom amplificador e bons cabos.
Quando esse conjunto estiver te agradando, então você tem mais chance de acertar no efeito que deseja para um "segundo timbre" por assim dizer.
Minha opinião...
Minha opinião é que é melhor você investir primeiro em um bom instrumento, boas cordas, um bom amplificador e bons cabos.
Quando esse conjunto estiver te agradando, então você tem mais chance de acertar no efeito que deseja para um "segundo timbre" por assim dizer.
Minha opinião...
Bom, primeiro, nenhum pedal é necessário pra tocar contrabaixo. Efeitos são usados quando você sabe o que quer usar em determinada música. Se você não sabe o que precisa, é porque ainda não precisa, ehhehehe.
Mas, uma pedaleira eletronica digital, tipo a BEM-BOX ( http://www.mooeraudio.com/en/ProductInfo.asp?id=12 ) não é cara... Ja vi no Aliexpress por menos de R$ 130,00. Pra você que não sabe o que precisa é uma opção interessante, pois você pode conhecer os "trocentos" efeitos e depois saber o que você gosta pra comprar pedais analogicos (você vai sacar o porque quando comparar o som).
Alem disso esse BEM-BOX tem um acompanhamento de bateria com varios ritmos, é legal pra estudar... Mesmo depois que vc aposentar ela do uso de palco, ela ainda vai servir bastante pra estudo.
Mas, uma pedaleira eletronica digital, tipo a BEM-BOX ( http://www.mooeraudio.com/en/ProductInfo.asp?id=12 ) não é cara... Ja vi no Aliexpress por menos de R$ 130,00. Pra você que não sabe o que precisa é uma opção interessante, pois você pode conhecer os "trocentos" efeitos e depois saber o que você gosta pra comprar pedais analogicos (você vai sacar o porque quando comparar o som).
Alem disso esse BEM-BOX tem um acompanhamento de bateria com varios ritmos, é legal pra estudar... Mesmo depois que vc aposentar ela do uso de palco, ela ainda vai servir bastante pra estudo.
Stormbringer- Membro
todas as dicas são boas, a melhor é sempre aprender a tocar, investir em bom instrumento e bom amplificador, depois disso se tu tiver interesse em colorir teu som aí sim tu pensa em pedais ou pedaleira.
Christian- Membro
Obrigado pelas dicas pessoal, vou fazer isto treinar mais depois que já souber tocar, investir em um bom instrumento e amplificador, ai vamos ver no que vai dar depois, mais vou segui a dica da pedaleira que o Stormbringer deu, para testar os efeito e ver oque me agrada e se encaixa no meu jeito de tocar.
robson610542- Membro
Cara entrei nesse mundo de efeitos pois minha banda de bossa nova tocada no estilo eletro de drum and bass pede, comprei a boss me 20b e tá me agradando bastante, alem de pedaleira ser mais pratico em toda via.
Stormbringer escreveu:...Mas, uma pedaleira eletronica digital, tipo a BEM-BOX ( http://www.mooeraudio.com/en/ProductInfo.asp?id=12 ) não é cara... Ja vi no Aliexpress por menos de R$ 130,00. Pra você que não sabe o que precisa é uma opção interessante, pois você pode conhecer os "trocentos" efeitos e depois saber o que você gosta pra comprar pedais analogicos (você vai sacar o porque quando comparar o som)...
p/ conhecer efeitos, não é preciso gastar nada, basta se ler isto e buscar com outros exemplos: https://www.contrabaixobr.com/t2087-arquivo-de-topicos-importantes-sobre-efeitos#36169
fheliojr- Membro
Claro, há "ciencia" por tras de tudo, ha videos mostrando os efeitos, há tudo o que é escrito...fheliojr escreveu:Stormbringer escreveu:...Mas, uma pedaleira eletronica digital, tipo a BEM-BOX ( http://www.mooeraudio.com/en/ProductInfo.asp?id=12 ) não é cara... Ja vi no Aliexpress por menos de R$ 130,00. Pra você que não sabe o que precisa é uma opção interessante, pois você pode conhecer os "trocentos" efeitos e depois saber o que você gosta pra comprar pedais analogicos (você vai sacar o porque quando comparar o som)...
p/ conhecer efeitos, não é preciso gastar nada, basta se ler isto e buscar com outros exemplos: https://www.contrabaixobr.com/t2087-arquivo-de-topicos-importantes-sobre-efeitos#36169
Mas é diferente de usar, de regular você mesmo e tal... E pra quem esta curioso, eu acho uma pedaleira dessas baratinhas bem interessantes, porque custa menos que um pedal analógico bom e, mesmo que o cara depois opte por usar os analógicos, ainda fica com uma bateria de estudo (que tambem nao precisa gastar nada, tem varios programinhas de bateria pra baixar pra pc, pra android, etc).
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:...Mas é diferente de usar, de regular você mesmo e tal...
concordo, mas como aquele rapaz só toca há 7 meses, é melhor ele não pensar tanto nisto, agora, na minha opinião.
fheliojr- Membro
acho que vou economizar um pouco e comprar um outro baixo por que nesse sinto mais falta nele um pouco de grave mesmo tendo colocado um conjunto de cordas 0,45 que são um pouco mais pesadas mais acho que vou voltar paras as 0,40
robson610542- Membro
^ Falta de grave pode ser teu amplificador também. Teste ele em outros antes de trocar o baixo.
Embora um jogo novo de cordas não faça mal a ninguém... claro... hehe
Embora um jogo novo de cordas não faça mal a ninguém... claro... hehe
O brigado a todos todas as dicar que me passaram estão me ajudando muito
robson610542- Membro
Amigo, também estou começando a tocar agora também tive essa duvida, comprei uma pedaleira digitech bp 200 usada no ml mais barata que qualquer pedal bom, estou matando a curiosidade e conhecendo os efeitos, depois isso vai me ajudar escolher a melhor opção pedaleira ou pedal ainda é cedo pra ter uma resposta definitiva, mais isso é muito interessante, eu recomendo.
Adriano Roberto- Membro
(Modo 'Istandápi' ligado)
Não entre neste mundo insano de pedais analógicos, pedaleiras digitais, pedais pre amp valvulados e os cambau!!!
Isso vicia mais que farinha de mandioca e depois meu amigo.... É um tal de comprar um pedalzinho barato todo mês e não há fim nesta sangria desatada! Vá até o clube dos pedais analógicos ou de butique e constate por si mesmo que eu até estou sendo modesto nos sintomas deste vício em overdrive!
Vá estudar que é melhor, e se for com uma pedaleira que tem vários ritmos nela para poder otimizar o aprendizado, melhor! Aviso que as pedaleiras "B" da zoom tem ritmos também, e algo que lembra um metrônomo.
(Modo sério ligado)
Eu já tive pedal e ainda tenho e já tive pedaleiras, zoom 506 I e II, B1, boss me6b, bass v amp entre outras que não lembro do nome agora. Eu prefiro os pedais analógicos.
Um pedal, um efeito. Até porque nas pedaleiras além de haver efeitos que dificilmente irá usar, alguns efeitos deixam a desejar no modo de regulagem ou no efeito em si. Nada contra pedaleiras, mas não serve para mim.
Comprar, brincar, vender e comprar outra. Um bom modo de conhecer as opções e quem sabe decidir-se pelos analógicos!
Não entre neste mundo insano de pedais analógicos, pedaleiras digitais, pedais pre amp valvulados e os cambau!!!
Isso vicia mais que farinha de mandioca e depois meu amigo.... É um tal de comprar um pedalzinho barato todo mês e não há fim nesta sangria desatada! Vá até o clube dos pedais analógicos ou de butique e constate por si mesmo que eu até estou sendo modesto nos sintomas deste vício em overdrive!
Vá estudar que é melhor, e se for com uma pedaleira que tem vários ritmos nela para poder otimizar o aprendizado, melhor! Aviso que as pedaleiras "B" da zoom tem ritmos também, e algo que lembra um metrônomo.
(Modo sério ligado)
Eu já tive pedal e ainda tenho e já tive pedaleiras, zoom 506 I e II, B1, boss me6b, bass v amp entre outras que não lembro do nome agora. Eu prefiro os pedais analógicos.
Um pedal, um efeito. Até porque nas pedaleiras além de haver efeitos que dificilmente irá usar, alguns efeitos deixam a desejar no modo de regulagem ou no efeito em si. Nada contra pedaleiras, mas não serve para mim.
Comprar, brincar, vender e comprar outra. Um bom modo de conhecer as opções e quem sabe decidir-se pelos analógicos!
Sério mesmo? Pra quem nao sabe que pegal quer, o ideal é uma pedaleira barata, pra conhecer boa parte dos efeitos possivels, pra só então comprar pedais analogicos daqueles efeitos que realmente você vai querer.
Senão cai naquela do cara que só compra livros pra encher a estante.
Senão cai naquela do cara que só compra livros pra encher a estante.
Stormbringer- Membro
Pedal ou pedaleira nas mãos ou pés de quem não tem um equipamento descente e mal sabe tocar atrapalha ao invés de ajudar. Melhor coisa é investir em um bom instrumento (regulado e Cordas novas).
Christian- Membro
GeTorres escreveu:
Somos dois...
Nas minhas épocas de guitar hero tive o desprazer de possuir a Zoom 505 II e a X Vamp 2... Não sei se os modelos para contrabaixo são na mesma praia, mas Zoom faz jus ao nome... é um zum, zum, zum que só. A Behringer é um pouco melhor mas só um pouco mesmo. Imagino que pedaleiras de alto valor devem ser melhores mas minhas experiencias com pedais sempre foram melhores.
Agora para o amigo que criou o post... creia na maioria aqui, por enquanto eles são superflos.
Convidado- Convidado
Pense primeiro no que você precisa. Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários. Agora, para apenas tocar despretensiosamente vá de pedaleira, sem medo.
Vitão- Membro
Vitão escreveu:Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
A grande maioria dos baixistas profissionais não utiliza pedais de efeito.
allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Se você leva uma carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
Creio fazermos parte de dois universos musicais distintos para adentrarmos no mérito do debate.
Vitão- Membro
Vitão,Vitão escreveu:(...) baixos superiores e pedais são realmente necessários.
O que faz pensar assim? Na sua opinião o que são baixos superiores? Você poderia exemplificar essa necessidade, no cenério profissional?
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:Vitão,Vitão escreveu:(...) baixos superiores e pedais são realmente necessários.
O que faz pensar assim? Na sua opinião o que são baixos superiores? Você poderia exemplificar essa necessidade, no cenério profissional?
Para bom entendedor meia palavra basta.
Vitão- Membro
Vitão escreveu:Creio fazermos parte de dois universos musicais distintos para adentrarmos no mérito do debate.
Vitão escreveu:Para bom entendedor meia palavra basta.
Se não há interesse em debate e supõe-se que meias palavras realmente bastam, talvez deva-se repensar a participação em um fórum.
Isto é um fato. Pedais para contrabaixo são supérfluos, perfumaria, "enfeitos". Ninguém precisa. Tem quem quer. Possuo cerca de 270 pedais e acho que posso afirmá-lo com muita convicção e tranquilidade.allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
JAZZigo- FCBR-CT
allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
Então Allex, gosto muito do Myung do Dream Theater... Já li que ele usa rack.
E quanto aos racks, a turma costuma usar ou o Myung é exceção?
Convidado- Convidado
JAZZigo escreveu:Isto é um fato. Pedais para contrabaixo são supérfluos, perfumaria, "enfeitos". Ninguém precisa. Tem quem quer. Possuo cerca de 270 pedais e acho que posso afirmá-lo com muita convicção e tranquilidade.allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
Então, por favor, mande-os aqui para minha casa.
Vitão- Membro
Henri-Q escreveu:Então Allex, gosto muito do Myung do Dream Theater... Já li que ele usa rack.
E quanto aos racks, a turma costuma usar ou o Myung é exceção?
Racks são muito comuns, nem que sejam só de preamps e não exatamente de efeitos. Alguns baixistas misturam racks com pedais, outros só pedais e a maioria nada além de um pré e talvez um compressor.
Não compensa, considerando que o frete para Saturno é astronômico, literalmente!Vitão escreveu:JAZZigo escreveu:Isto é um fato. Pedais para contrabaixo são supérfluos, perfumaria, "enfeitos". Ninguém precisa. Tem quem quer. Possuo cerca de 270 pedais e acho que posso afirmá-lo com muita convicção e tranquilidade.allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Se você leva um carreira de músico profissional, como muitos aqui levam, baixos superiores e pedais são realmente necessários.
Não...
Então, por favor, mande-os aqui para minha casa.
JAZZigo- FCBR-CT
https://www.contrabaixobr.com/t22555-setups-de-algumas-feras-rig-rundownHenri-Q escreveu:E quanto aos racks, a turma costuma usar ou o Myung é exceção?
Boss2K- Membro
Eu não gosto de generalizar, mas dentre o universo enorme de musicas gravadas com contrabaixo elétrico, eu apostaria que menos de 5% usam algum tipo de pedal de efeito ou pedaleira... Dentro desses 5% a maioria é apenas um pre-amp com um drive bem discreto...
É que as que usam acabam se destacando na nossa lembrança e faz parecer que o numero é maior, mas nem é...
PS: eu sou dos caras que adora brincar com pedais...
É que as que usam acabam se destacando na nossa lembrança e faz parecer que o numero é maior, mas nem é...
PS: eu sou dos caras que adora brincar com pedais...
Stormbringer- Membro
Quando afirmei que era "realmente" necessário, é claro que estava fazendo menção ao caso específico do parceiro que criou o tópico. Ele já estava cogitando comprar, então apenas orientei que se fosse seguir seriamente pela carreira da música, usando efeitos, que optasse pelos pedais.
Agora, pedais/pedaleira/efeitos não são "realmente" necessários para todos músicos.
Stormbringer, sou do mesmo time que você. Adoro efeitos, não existe som mais extasiante para mim do que um baixão com fuzz.
Agora, pedais/pedaleira/efeitos não são "realmente" necessários para todos músicos.
Stormbringer, sou do mesmo time que você. Adoro efeitos, não existe som mais extasiante para mim do que um baixão com fuzz.
Vitão- Membro
Face ao que está sendo debatido ai em "riba"...
Penso no bom senso. Se a aplicação do efeito justifica o uso... maravilha!
Ex: Ontem foi aniversário de 4 anos da igreja que eu vou (Casa da Rocha) aqui em SP, tivemos a ilustre presença do João Alexandre que é um músico aqui do interior de SP, na minha opinião um dos melhores harmonizadores que eu já vi.
Ele estava tocando e nós ouvindo os graves uma oitava acima... depois do culto perguntei a ele sobre isso e ele foi super simpático (já vi nego dizendo que o cara é mala) e disse que era um pedal que muda o sinal da E, A e D do violão para uma oitava abaixo. Mudava o shape dos acordes para não embolar e dava aquele resultado. Eu achei maravilhoso, exatamente por isso, o uso se justifica.
Fiz até um vídeo, depois subo no youtube e compartilho.
Penso no bom senso. Se a aplicação do efeito justifica o uso... maravilha!
Ex: Ontem foi aniversário de 4 anos da igreja que eu vou (Casa da Rocha) aqui em SP, tivemos a ilustre presença do João Alexandre que é um músico aqui do interior de SP, na minha opinião um dos melhores harmonizadores que eu já vi.
Ele estava tocando e nós ouvindo os graves uma oitava acima... depois do culto perguntei a ele sobre isso e ele foi super simpático (já vi nego dizendo que o cara é mala) e disse que era um pedal que muda o sinal da E, A e D do violão para uma oitava abaixo. Mudava o shape dos acordes para não embolar e dava aquele resultado. Eu achei maravilhoso, exatamente por isso, o uso se justifica.
Fiz até um vídeo, depois subo no youtube e compartilho.
Convidado- Convidado
Vitão escreveu:Quando afirmei que era "realmente" necessário, é claro que estava fazendo menção ao caso específico do parceiro que criou o tópico.
Vitão- Membro
Bah... ainda lembro quando fui no show dele... chega a ser soberbo o quanto ele toca... heheeHenri-Q escreveu:Ex: Ontem foi aniversário de 4 anos da igreja que eu vou (Casa da Rocha) aqui em SP, tivemos a ilustre presença do João Alexandre que é um músico aqui do interior de SP, na minha opinião um dos melhores harmonizadores que eu já vi.
No mesmo show em que eu estava ele de um pito na galera... sem meias-palavra falou pra, ou curtirem, ou irem fazer outra coisa lá fora...Henri-Q escreveu:(já vi nego dizendo que o cara é mala)
mas isso não é ser mala.. é só presar pela própria apresentação.. hehe
rafael.buzzi.andrade escreveu:No mesmo show em que eu estava ele de um pito na galera... sem meias-palavra falou pra, ou curtirem, ou irem fazer outra coisa lá fora...
mas isso não é ser mala.. é só presar pela própria apresentação.. hehe
Rsrsrs... Ontem ele tinha tomado maracujina.
Uma coisa interessante que ele falou ontem foi da dificuldade do brasileiro em lidar com a própria cultura e o efeito disso refletido na montanha de lixo importado que consumimos (se referindo a música, literatura, cinema entre outros que achamos superiores ao que é produzido aqui, não por qualidade, mas simplesmente pelo fato de ser importado).
Quando perguntei a ele como ele desenvolveu aquele senso harmonico todo, me recomendou ouvir Toninho Horta Agora já sei a fórmula da pólvora!!!
Convidado- Convidado
Concordo com os colegas no sentido que é possível tocar muito bem sem pedal nenhum e certamente uma pedaleira barata vai ajudar muito em termos conhecer sons novos. Queria apenas acrescentar que, tirando a parte da "pedaleira digital para aprender" um bom pedal analógico equalizador por ser uma boa pedida para começar um set (na verdade talvez até termine nele kkk). Eu usei por certo tempo apenas um boss eq com resultados extremamente satisfatórios, principalmente em shows de médio porte onde o ampli de baixo deixava a desejar... salvava o timbre legal! Mas eu não cheguei a viciar não, tenho quatro pedais e não pretendo comprar mais nenhum, sendo que um deles nem efeito tem, é só tuner. Abraços!
Eduardo Tob- Membro