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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

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Mensagem por CG Qua Ago 31, 2011 11:04 am

Rafael_Araujo escreveu:Agora sim,....rsrsrs
Mas voltando ao assunto, seria por causa de alguma possível falta de madeiras escuras?

Ele ganhou o M Laghus da promoção que é em escala clara...

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Mensagem por Rafael_Araujo Qua Ago 31, 2011 11:06 am

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Ago 31, 2011 11:10 am

allexcosta escreveu:Pronto, esse aí sou eu:

escala - Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura - Página 2 Mae_dinah

Satisfeitos?

Hahahahahah, veio até com uma labareda na cabeça....

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Mensagem por Romano Qua Ago 31, 2011 11:20 am

Então.. O pão com manteiga ,ao cair,sempre cai com a manteiga pra baixo.
O gato ,sempre cai,com as costas para cima.

Se pegarmos um gato,e passarmos manteiga em suas costas,ao joga lo pra cima ,o que acontece?

haha Desculpe galera,mas é uma discussão que não acaba.

Entendi o que o Alex quis dizer.. MAs tá meio uma discussão do ovo e da galinha...
Talvez quando aparecer uma madeira com agu/medio fortes,mais que o maple, que por coincidencia for escura ,acaba a discussão.
Mas por enquanto,parece que o maple,que por acaso é clara,ganha!
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 11:30 am

romanobass escreveu:Entendi o que o Alex quis dizer.. MAs tá meio uma discussão do ovo e da galinha...

Qual discussão que tá igual ovo/galinha?

romanobass escreveu:Talvez quando aparecer uma madeira com agu/medio fortes,mais que o maple, que por coincidencia for escura ,acaba a discussão.
Mas por enquanto,parece que o maple,que por acaso é clara,ganha!

Ganha o que? Ébano tem mais agudo que maple. Pau-ferro tem mais médio que maple, mas ninguém ganhou nada. Cada madeira tem suas características e é bom que se diga, são bastante próximas, mas nenhuma ganha de nenhuma.

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Ago 31, 2011 11:33 am

^^Ganha tipo, chega na frente?

Edit: postei junto com o Allex

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Mensagem por Nelson Bass Qua Ago 31, 2011 11:36 am

É difícil analisar a variação de timbres em função apenas da escala devido ao som do instrumento depender de diversos outros fatores, o ideal seria dois instrumentos iguais, com exceção e claro da escala, tocados pela mesma pessoa, no mesmo ampli, na mesma equalização para se perceber essa diferença. Uma dos fatores que as vezes faz as fabricas e luthiers utilizarem determinadas madeiras na escala não visa apenas timbre, mas resistência, para que a escala tenha durabilidade (o ébano e ótimo nesse quesito mas é caro) se for um baixo freteless isso é ainda mais importante pois o desgaste da escala é maior.
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Mensagem por Romano Qua Ago 31, 2011 11:39 am

Sim! Usei o termo " ganha " de forma errada!

Acho que estava me referindo à isso
allexcosta escreveu:Sempre sinto falta de médios e médio-graves em baixos com escala de maple

Alexx,vc já sentiu essa falta em outra madeira? Mais que o maple?? Vc citou o ébano e o pau ferro em relação a médios e agudos ..
Então essa coisa do maple isso e auilo seria mesmo mais um mito?

Acho q a maior verdade é ,que essas diferenças são bem pequenas,poucas pessoas percebem! Eu às vezes NÃO percebo!
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 11:43 am

romanobass escreveu:Alexx,vc já sentiu essa falta em outra madeira? Mais que o maple??

Sim, claro. Sinto falta de médio-graves no ébano, na região de 400-500hz.

romanobass escreveu:Acho q a maior verdade é ,que essas diferenças são bem pequenas,poucas pessoas percebem! Eu às vezes NÃO percebo!

A diferença é pequena mesmo e quem não percebe deve escolher pela estética, durabilidade e preço.

O que estou tentando dizer desde o início do tópico é que a diferença (que é pequena) entre as madeiras não existe por causa da sua cor, mas outros fatores, mas deixa pra lá, cansei...

Madeira escura tem um som e madeira clara tem outro som. Pronto, todo mundo feliz agora...

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Mensagem por Romano Qua Ago 31, 2011 11:48 am

allexcosta escreveu:


O que estou tentando dizer desde o início do tópico é que a diferença (que é pequena) entre as madeiras não existe por causa da sua cor, mas outros fatores, mas deixa pra lá, cansei...


Então,eu percebi ,eu fui tentar te ajudar... Não sei se consegui... rsrs Não desista !!
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Mensagem por nukebass Qua Ago 31, 2011 11:51 am

JORGERA escreveu:eu particularmente acho q a diferensa de som sempre pode ser compensada c/ um bom amp + pre. no fatos escala, estetica acaba falando mais alto no subconciente.
allexcosta escreveu:
GusVCD escreveu:Claro q, como o Jorgera falou tbm, nada q um bom pre, ou ampli, ou pedal equalizador não possa compensar tbm...

Sou obrigado a discordar do Jorge. Na MINHA OPINIAO, quando um instrumento tem determinada caracteristica intrinseca a sua construcao, madeiras, eletronica, etc, a correcao atraves de equalizacao ou processamento torna o timbre artificial e muda a natureza do som. Como dizem por ai, PA quando e bom soa bem flat...
Pode estar havendo uma confusão de terminologias e conceitos... timbre é igual à EQ? Creio que não... timbre é algo que se define nas notas da série harmônica da corda... EQ tá relacionado mais com a fundamental. É claro que timbre e EQ estão relacionados, mas são coisas diferentes. EQ pode sim ser corrigido com um bom amp+pré, agora timbre realmente não. Resta então definir do que estamos falando... madeira muda timbre ou EQ? Se mudar timbre, realmente um pré pouco pode fazer... se mudar EQ aí o pré ajuda sim.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 11:54 am

Nelson Bass escreveu:o ideal seria dois instrumentos iguais, com exceção e claro da escala, tocados pela mesma pessoa, no mesmo ampli, na mesma equalização para se perceber essa diferença.



nukebass escreveu:Pode estar havendo uma confusão de terminologias e conceitos... timbre é igual à EQ? Creio que não... timbre é algo que se define nas notas da série harmônica da corda... EQ tá relacionado mais com a fundamental. É claro que timbre e EQ estão relacionados, mas são coisas diferentes. EQ pode sim ser corrigido com um bom amp+pré, agora timbre realmente não. Resta então definir do que estamos falando... madeira muda timbre ou EQ? Se mudar timbre, realmente um pré pouco pode fazer... se mudar EQ aí o pré ajuda sim.

Isso, nuke. Na minha opinião é timbre mesmo...

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Mensagem por Romano Qua Ago 31, 2011 12:01 pm

allexcosta escreveu:

Muito bom isso.. Agora,quem consegue perceber a diferença? Sinceridade galera..
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Mensagem por DenisLM Qua Ago 31, 2011 12:18 pm

interessante
atualmente tenho 5 baixos
2 com escala em maple, 2 de rosewood e 1 em ébano
os 2 de rosewood são os que eu menos gosto do timbre...

acho que meus ouvidos gostam desse buraco dos médio-graves... Laughing
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Mensagem por lsardeiro Qua Ago 31, 2011 6:43 pm

Vou só tentar refazer a minha questão: É muito óbvio, por tudo o que foi dito, que a cor em si não importa (percebam que coloquei "madeira escura" e "madeira clara" entre aspas, por isso mesmo). Poderia ser madeira cor-de-abóbora (que vou chamar de madeira A) e madeira cor-de-meleca-de-jegue (que vou chamar de madeira B).

Bem, o que queria perguntar é: Se tudo se deve às propriedades intrínsecas das madeiras do grupo A, que são diferente das propriedades das madeiras do grupo B, essa discussão se acabaria se alguém dissesse que ouviu sons semelhantes em madeiras de grupos opostos, ok? Alguém já tocou alguma escala feita em madeira diferente do maple mas com som semelhante (e que, por acaso do destino, tinha a cor escura)?

A minha pergunta tem somente a intenção de simplificar as coisas (por incrível que pareça). Porque se o som não é influenciado pela cor da madeira, mas em 100% dos casos o som x só é encontrado em madeiras que acabam tendo uma cor específica, a gente poderia - para fins de "simplificação dos cálculos" - utilizar essa metonímia (o som pela cor?).

é, já sei. É isso mesmo. "Olha lá, o cara é da Filosofia"... sim, sou mesmo. Professor de Filosofia. Tenho problemas psicológicos, quero explicar tudo em detalhes e devo ser viciado em drogas e tal... podem dizer. Ouço isso todo semestre dos meus alunos... já estou acostumado... Tonto

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 6:48 pm

lsardeiro escreveu:(...)Se tudo se deve às propriedades intrínsecas das madeiras do grupo A, que são diferente das propriedades das madeiras do grupo B

É aí que mora o erro do raciocínio. Não existem grupos, mas diferentes madeiras, únicas em suas características e definitivamente não agrupadas.

lsardeiro escreveu:Alguém já tocou alguma escala feita em madeira diferente do maple mas com som semelhante (e que, por acaso do destino, tinha a cor escura)?

Sim, claro... Ébano e maple soam similares...

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Mensagem por LuCaSbass Qua Ago 31, 2011 6:49 pm

romanobass escreveu:

Muito bom isso.. Agora,quem consegue perceber a diferença? Sinceridade galera..
Vou ser sincero então, botei o video pra rodar e anotei num papel "M" e "R" e acertei quaaase tudo.
E pra ser mais sincero, prefiro rosewood hehehe

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Mensagem por jgs Qua Ago 31, 2011 7:37 pm

eu percebi a diferença.

como não tinha no comparativo, preciso perguntar: ébano soa tão similar assim ao maple?

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Mensagem por CG Qua Ago 31, 2011 7:43 pm

Quando conversei com o Guerra sobre o precision, a intenção sempre foi fazer o baixo com a escala escura por razões estéticas. Minha idéia era colocar uma escala em jacarandá. o Guerra comentou que devido aos captadores utilizados havia uma grande chance do baixo ter graves em excesso. Ele sugeriu o ébano justamente para "domar" os graves pois o ébano tem caractéristicas semelhantes ao maple.

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Mensagem por lsardeiro Qua Ago 31, 2011 7:46 pm

allexcosta escreveu:
lsardeiro escreveu:(...)Se tudo se deve às propriedades intrínsecas das madeiras do grupo A, que são diferente das propriedades das madeiras do grupo B

É aí que mora o erro do raciocínio. Não existem grupos, mas diferentes madeiras, únicas em suas características e definitivamente não agrupadas.

lsardeiro escreveu:Alguém já tocou alguma escala feita em madeira diferente do maple mas com som semelhante (e que, por acaso do destino, tinha a cor escura)?

Sim, claro... Ébano e maple soam similares...

BINGO!!! Era isso, man. Agora sim, frente a essas considerações, consigo entender que não dá tratar pelas cores sob nenhuma justificativa. Eu estava entendendo como conjuntos e subconjuntos mesmo. Valeu.

^e minha dúvida toda era porque tenho sonhado com um Frudua sunburst com braço em rosewood e blocos brancos, mas quero o som da escala em maple... Será que os caras não fazem uma escala em ébano pra mim? Aí fica bonito como eu quero e com o som que eu desejo. cheers

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 7:46 pm

CG escreveu:Quando conversei com o Guerra sobre o precision, a intenção sempre foi fazer o baixo com a escala escura por razões estéticas. Minha idéia era colocar uma escala em jacarandá. o Guerra comentou que devido aos captadores utilizados havia uma grande chance do baixo ter graves em excesso. Ele sugeriu o ébano justamente para "domar" os graves pois o ébano tem caractéristicas semelhantes ao maple.

Sem contar que Jacarandá Brasileiro soa bem diferente de Jacarandá Indiano ou Boliviano... Bem diferente...

lsardeiro escreveu:^e minha dúvida toda era porque tenho sonhado com um Frudua sunburst com braço em rosewood e blocos brancos, mas quero o som da escala em maple... Será que os caras não fazem uma escala em ébano pra mim? Aí fica bonito como eu quero e com o som que eu desejo. cheers

Rapaz, se tem um cara que em vídeo parece ser muito gente boa é o Galeazzo. Não dá pra ir lá não? Não deve ser um problema pra ele. Talvez tenha uma taxa ou algo assim, mas nada demais...

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Mensagem por CG Qua Ago 31, 2011 8:17 pm

allexcosta escreveu:

Sem contar que Jacarandá Brasileiro soa bem diferente de Jacarandá Indiano ou Boliviano... Bem diferente...


Exato, cada madeira possui uma caracteristica... As opções que eu tinha na escala eram maple, Jacarandá Brasileiro e ébano.

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Mensagem por J.Adalberto Qua Ago 31, 2011 8:34 pm

CG escreveu:
Rafael_Araujo escreveu:
allexcosta escreveu:
J.Adalberto escreveu:eu em toda vida so tive instrumentos de escala escura...

Isso vai mudar em breve.

Porque Allex?

O M Laghus da promoção é em escala clara....

Pois é o M Laghus tem escala em Maple, sendo assim vou passar a gostar de escala clara agora rsrsrsrsrs


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Mensagem por jgs Qua Ago 31, 2011 8:35 pm

CG escreveu:
allexcosta escreveu:

Sem contar que Jacarandá Brasileiro soa bem diferente de Jacarandá Indiano ou Boliviano... Bem diferente...


Exato, cada madeira possui uma caracteristica... As opções que eu tinha na escala eram maple, Jacarandá Brasileiro e ébano.


pra escala escura, esteticamente eu acho ébano mais bacana que jacarandá...

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 11:40 pm

jgs escreveu:pra escala escura, esteticamente eu acho ébano mais bacana que jacarandá...

Muito ebano que voce ve por ai recebe tratamento pra ficar mais escuro. Se um dia voce tiver a oportunidade de visitar a Mlaghus vera que existe Jacaranda Brasileiro tao escuro quanto o mais escuro ebano que voce ja viu.

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Mensagem por lsardeiro Sex Set 02, 2011 4:25 am

allexcosta escreveu:
Rapaz, se tem um cara que em vídeo parece ser muito gente boa é o Galeazzo. Não dá pra ir lá não? Não deve ser um problema pra ele. Talvez tenha uma taxa ou algo assim, mas nada demais...

cara, ir lá é meio difícil. Ele tá do outro lado do país. Ainda que seja um país pequeno, é uma coisa incômoda. Mas escrevi um email e vamos ver o que ele diz. Escrevi primeiro para o Davide Garbujo, que é o presidente da Frudua DirectDeal. Dependendo do que ele disser, procuro o Frudua diretamente. O problema é que a DirectDeal é uma espécie de linha de produção. Talvez seja possível fazer algo assim, mas o custo deve voar no céu, porque ele teria que comprar o ébano só para fazer essa escala (já que não vejo ébano em nenhum outro instrumento deles). Vamos ver o que ele responde... valeu.

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Mensagem por DenisLM Sex Set 02, 2011 8:00 am

ébano é lindo demais.

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Mensagem por allexcosta Sex Set 02, 2011 9:15 am

lsardeiro escreveu:cara, ir lá é meio difícil. Ele tá do outro lado do país. Ainda que seja um país pequeno, é uma coisa incômoda. Mas escrevi um email e vamos ver o que ele diz. Escrevi primeiro para o Davide Garbujo, que é o presidente da Frudua DirectDeal. Dependendo do que ele disser, procuro o Frudua diretamente. O problema é que a DirectDeal é uma espécie de linha de produção. Talvez seja possível fazer algo assim, mas o custo deve voar no céu, porque ele teria que comprar o ébano só para fazer essa escala (já que não vejo ébano em nenhum outro instrumento deles). Vamos ver o que ele responde... valeu.

Garanto que é mais perto que Salvador - Ilhéus...

O "Guga Sky" daqui do fórum é representante Frudua e é baiano também, quem sabe ele te dá uma luz. E ébano por ébano, você compra e manda se for o caso...

http://www.stewmac.com/shop/Bodies,_necks,_wood/Bass_Fingerboards/Unslotted_Fingerboard_for_Bass.html

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Mensagem por lsardeiro Sex Set 02, 2011 1:59 pm

é mais longe que Salvador-Ilhéus...rs sr rs. mas vou escrever para o Guga também, e vamos ver...

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Mensagem por lsardeiro Sex Set 02, 2011 2:51 pm

cara, acabo de ler o email de resposta. Disseram que estão em férias (pois é, aqui em agosto o mundo morre), mas que depois de 19 de setembro eles voltam e me dão uma resposta sobre a possibilidade de se fazer um baixo custom... tô animado... rs r rs.

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Mensagem por edumerino Sex Set 02, 2011 8:50 pm

Escuridão por escuridão eu acho o Wenge do meu Ibizinho beeem legal Very Happy



Agora, considerando que o som do baixo na hora do vamo-vê vai ser influenciado por: Captação, pré do baixo, pré do ampli, madeira do corpo, madeira do braço, DEDO, tipo de corda, entre 300 outros fatores, no final das contas, a discussão da cor da escala (tipo de madeira) acaba sendo importante por... estética, o resto você compensa. IMO. Quer dizer, não me imagino fazendo um som e pensando "poxa...se minha escala fosse em maple esse som ficaria muito melhor...".

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Mensagem por CG Sex Set 02, 2011 9:39 pm

edumerino escreveu:o resto você compensa. IMO. Quer dizer, não me imagino fazendo um som e pensando "poxa...se minha escala fosse em maple esse som ficaria muito melhor...".

Perfect...

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Mensagem por lsardeiro Sáb Set 03, 2011 4:15 am

edumerino escreveu:
Agora, considerando que o som do baixo na hora do vamo-vê vai ser influenciado por: Captação, pré do baixo, pré do ampli, madeira do corpo, madeira do braço, DEDO, tipo de corda, entre 300 outros fatores, no final das contas, a discussão da cor da escala (tipo de madeira) acaba sendo importante por... estética, o resto você compensa. IMO. Quer dizer, não me imagino fazendo um som e pensando "poxa...se minha escala fosse em maple esse som ficaria muito melhor...".

concordo, cara. Não chego a tocar bem, mas já toco há 17 anos. E nesse tempo cheguei a perceber que você tem inteira razão (apesar de que certas "compensações" podem soar um pouco artificiais). Mas acredito que o Maple tem outro som, mais "rasgado". Talvez não melhor ou pior, e com certeza não vai mudar A MINHA sonoridade ou pegada, mas acho que me agrada mais na hora dos estalos rs rs. No fim das contas, porém, eu nunca o usei porque não gosto da aparência. Eu tenho essas nóias. Tipo de não usar tênis branco porque acho que fico com cara de otário... pois é, cada um com sua loucura. Saber agora que posso manter a minha ideia (puramente estética, sem dúvida!!!) de usar uma escala escura e talvez chegar melhor no som de slap que sinto por ai, isso me deixou feliz. jocolor

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 03, 2011 9:15 am

lsardeiro escreveu:concordo, cara. Não chego a tocar bem, mas já toco há 17 anos. E nesse tempo cheguei a perceber que você tem inteira razão (apesar de que certas "compensações" podem soar um pouco artificiais). Mas acredito que o Maple tem outro som, mais "rasgado". Talvez não melhor ou pior, e com certeza não vai mudar A MINHA sonoridade ou pegada, mas acho que me agrada mais na hora dos estalos rs rs. No fim das contas, porém, eu nunca o usei porque não gosto da aparência. Eu tenho essas nóias. Tipo de não usar tênis branco porque acho que fico com cara de otário... pois é, cada um com sua loucura. Saber agora que posso manter a minha ideia (puramente estética, sem dúvida!!!) de usar uma escala escura e talvez chegar melhor no som de slap que sinto por ai, isso me deixou feliz. jocolor

Tem algum clip do youtube que tem o som que você busca?

Apesar de haver uma certa semelhança entre maple e ébano não é exatamente a mesma coisa.

Existem outros fatores mais importantes no som de um instrumento que a madeira da escala.

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Mensagem por lsardeiro Sáb Set 03, 2011 9:44 am

rapaz, talvez uma mistura disso:

https://www.youtube.com/watch?v=BZJdjixEtxQ&feature=related

com isso:

https://www.youtube.com/watch?v=9_1QspNBqTg&feature=player_embedded#!

o que acha?

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 03, 2011 10:00 am

^ Assim serve?




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Mensagem por lsardeiro Sáb Set 03, 2011 12:09 pm

rapaz, quanta nota... rs rs rs.

gostei bastante do som do primeiro vídeo. Acho que o segundo poderia estalar um pouquinho mais. São o mesmo baixo?

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Mensagem por lsardeiro Sáb Set 03, 2011 12:11 pm

allexcosta escreveu:
Apesar de haver uma certa semelhança entre maple e ébano não é exatamente a mesma coisa.

apesar de não ser a mesma coisa, deve ser bem diferente de Rosewood, não?

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 03, 2011 12:36 pm

lsardeiro escreveu:São o mesmo baixo?

Não, o primeiro é um Jazz 69 original com rosewood que ele tem. O segundo é um baixo novo na loja.

lsardeiro escreveu:apesar de não ser a mesma coisa, deve ser bem diferente de Rosewood, não?

O agudo que eu ouço no ébano é uma frequência mais alta que o maple. No slap dá pra ouvir bem a diferença de maple pra rosewood entre os vídeos que você postou e que eu postei. Aliás, deixa eu postar o mesmo baixista com escala de maple:



Agora, pra meus ouvidos, o maple não dá o "burp" que o Jacarandá dá no pizzicato, olha só:



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Mensagem por lsardeiro Dom Set 04, 2011 4:40 am

cara, diz quem é essa galera do último vídeo. Que groove animal, hein?

e acho que vou comprar a escala em maple mesmo. Nunca tive nenhum e não posso nem julgar a parada direito. Se não gostar depois, ou ficar muito irritado com aquela cor branca, compro só o braço com os caras. Eles não devem cobrar muito em um braço. Mas aquela resina que se coloca sobre o Maple é feia demais... fica parecendo que é de brinquedo.

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Mensagem por allexcosta Dom Set 04, 2011 9:43 am

^ É a Meshell...

Você tira o brilho do verniz em 5 minutos.

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Mensagem por guivilaisabel Qua Ago 01, 2012 1:33 am

O som do baixo desse último vídeo é o meu sonho de consumo! Meu Deus, quem som é esse!!!

Não sei se vocês concordam, mas essa questão de cor/som é só pra nós músicos, a plateia na maioria das vezes nem sabe qual é o baixo - aquela guitarra grandona lá no fundo! -, querem dançar e aproveitar a noite!

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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 10:06 am

Acabo de reler esse tópico todo. Merece um bump...
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Mensagem por bassfuria Sex Set 27, 2013 11:28 am

allexcosta escreveu:Acabo de reler esse tópico todo. Merece um bump...
Alguma coisa que escapou e você queira acrescentar Allex...?
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 11:36 am

^ Não. Boas discussões para os novatos.
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Mensagem por gpraxedes Sex Set 27, 2013 12:23 pm

Um dia desse estava lembrando deste tópico. Acabei descobrindo que para JB prefiro maple, rs.
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Mensagem por heverton souza Sex Set 27, 2013 6:14 pm

gpraxedes escreveu:Um dia desse estava lembrando deste tópico. Acabei descobrindo que para JB prefiro maple, rs.
Jazz bass e MM...
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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Set 27, 2013 9:06 pm

Para mim, escala clara, num Jazz Bass 1972 e marcação quadrada de madeira bem escura dá um visual lindo... Mas diferença no som... eu não percebo.
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Mensagem por gpraxedes Sex Set 27, 2013 9:20 pm

Poxa, tinha um video muito legal de um comparativo da Frudua, dois baixos similares, um com maple e outro com rosewood, mas não acho de jeito algum Sad

Edit: o Allex já havia postado o video Embarassed 
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Mensagem por fheliojr Sáb Set 28, 2013 2:57 pm

^este video, agora, é privado. :/
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