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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Empty Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

Mensagem por PauloBass Qui Set 17, 2009 10:46 pm

Sempre quis saber quais as principais diferenças com relação à sonoridade entre escala clara e escala escura.
Alguém se habilita?!
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Mensagem por allexcosta Qui Set 17, 2009 11:32 pm

Isso é um mito...
O que existe são propriedades físicas diferentes de madeira pra madeira, como dureza e densidade e, consequentemente, propagação acústica diferente. Como jacarandá e maple são as madeiras tradicionais se associou timbre com o fato da madeira ser clara ou escura.
Resumindo, maple difere de jacarandá, que difere de ébano, que difere de wenge, que difere de...

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Mensagem por Daniel Sex Set 18, 2009 1:39 am

Olha, eu ouvi uma vez uma comparação no Talkbass e não teve diferença nenhuma no som.

Mas ouvi uma outra amostra de som de um site que deu pra perceber mais a diferença...

Confesso que não sei bem se é ou não apenas estética.

Pelo que ouvi das amostras nesse segundo site, o maple dá um som mais médio agudo, ao passo que o rosewood (escuro) dá um som mais fechado, puxando pro médio grave.

Isso é muito relativo, e não lembro o segundo site. Mas o teste do talkbass realmente ficou muito semelhante....

Falei, falei e não disse nada!! hide

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Mensagem por allexcosta Sex Set 18, 2009 1:47 am

danielreo escreveu:Pelo que ouvi das amostras nesse segundo site, o maple dá um som mais médio agudo, ao passo que o rosewood (escuro) dá um som mais fechado, puxando pro médio grave.

Eu escuto essas diferenças tranquilamente, o que geralmente tenho dificuldade pra escutar é a diferença entre as madeiras do corpo. Sempre sinto falta de médios e médio-graves em baixos com escala de maple e jacarandá é perfeito pra mim. O site que você está pensando é esse:

http://www.thegrooveshoppe.com/GS5/clips/clips.htm

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Mensagem por PauloBass Sex Set 18, 2009 11:49 am

Pois é, eu também sempre ouço que a escala clara dá mais brilho ao som, e a escura dá um som mais encorpado, mais grave..., sei lá!
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Mensagem por JORGERA Sex Set 18, 2009 9:41 pm

eu particularmente acho q a diferensa de som sempre pode ser compensada c/ um bom amp + pre. no fatos escala, estetica acaba falando mais alto no subconciente.
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Mensagem por dalton_lopes Sex Nov 06, 2009 11:11 am

nao sei se é psicológico, mas sempre q eu testo um contrabaixo que tenha braço e escala com madeira clara, sinto uma imensa falta de médio grave. vem bastante grave e agudo.
já com madeira escura, fica tudo perfeito.
claro, isso pro meu ouvido.

mais alguem tem essa sensação?

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 06, 2009 11:15 am

dalton_lopes escreveu:mais alguem tem essa sensação?

Nao, eu penso diferente. Pra mim, maple tem um buraco nos medios, jacaranda nao tem, ebano ja tem outra caracteristica, wenge outra, etc... Pra mim nao e a cor da madeira, mas sim a caracteristica sonora de cada uma. Como maple e jacaranda sao as mais tradicionais se associou essas diferencas a madeira escura ou clara...

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Mensagem por dalton_lopes Sex Nov 06, 2009 11:21 am

allexcosta escreveu:
dalton_lopes escreveu:mais alguem tem essa sensação?

Nao, eu penso diferente. Pra mim, maple tem um buraco nos medios, jacaranda nao tem, ebano ja tem outra caracteristica, wenge outra, etc... Pra mim nao e a cor da madeira, mas sim a caracteristica sonora de cada uma. Como maple e jacaranda sao as mais tradicionais se associou essas diferencas a madeira escura ou clara...

aqui em sp, entre os mortais, com contrabaixos SX, Condor, Ibanez... a madeira nao muda muito. São sempre as mesmas. Não sei quais, mas sao sempre as mesmas. Baseado nisto, postei a minha impressão. Agora, jacarandá, ebano, wenge... é mto nome de madeira pra decorar... hehe. nestas horas, há de se julgar o instrumento pelo seu $valor$.

Ainda sinto as mesmas impressões.
Talvez um dia, com uma coleção de contrabaixos, eu perceba com mais acuracidade estas nuâncias.

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 06, 2009 11:35 am

dalton_lopes escreveu:Agora, jacarandá, ebano, wenge... é mto nome de madeira pra decorar... hehe. nestas horas, há de se julgar o instrumento pelo seu $valor$.

scratch

Jacaranda e super comum, ebano mais ou menos, a maioria dos warwicks tem wenge. Nao ha nada de exotico nessas madeiras, so nao concordo que madeira escura da um som e clara da outro som, isso e muito simplista. Cada madeira da um som e por acaso algumas sao escuras e outras claras.

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Mensagem por GusVCD Sex Nov 06, 2009 11:46 am

Já tive instrumentos com escala em Wenge (Warwick Fortress), Ebano (Warwick Ltd 2001), Maple (Peavey Fury), Rosewood (Fender JB MIM), Marfim (Tagima JB), Jacarandá (Ladessa), Pau-ferro (réplica Fodera), e confirmo o q o Allex disse, cada uma complementa o som dos instrumentos de forma diferente, em diferentes frequencias...

Claro q, como o Jorgera falou tbm, nada q um bom pre, ou ampli, ou pedal equalizador não possa compensar tbm...

Hj me preocupo mais com a tocabilidade e maciez do q diretamente com o som final... mas tbm não abro mão de ter um Maple ou Marfim no set q geram um timbre um pouco mais estalado pros slaps.

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Mensagem por dalton_lopes Sex Nov 06, 2009 12:00 pm

continuo mantendo minha opiniao. Wink

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 06, 2009 12:15 pm

dalton_lopes escreveu:continuo mantendo minha opiniao. Wink

Essa aqui?

dalton_lopes escreveu:aqui em sp, entre os mortais, com contrabaixos SX, Condor, Ibanez... a madeira nao muda muito. São sempre as mesmas. Não sei quais, mas sao sempre as mesmas.

Me desculpe a sinceridade e entenda que minha intencao nao e ofender, mas e nitido que voce nao tem experiencia suficiente pra ter uma opiniao formada sobre o assunto. O Gus nao mora muito longe de voce e ja tocou ou teve baixos com diversas madeiras citadas.

GusVCD escreveu:Claro q, como o Jorgera falou tbm, nada q um bom pre, ou ampli, ou pedal equalizador não possa compensar tbm...

Sou obrigado a discordar do Jorge. Na MINHA OPINIAO, quando um instrumento tem determinada caracteristica intrinseca a sua construcao, madeiras, eletronica, etc, a correcao atraves de equalizacao ou processamento torna o timbre artificial e muda a natureza do som. Como dizem por ai, PA quando e bom soa bem flat...

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Mensagem por GusVCD Sex Nov 06, 2009 1:24 pm

^ Qt a parecer artificial, tbm concordo... apenas afirmei q a pessoa pode compensar a Freqüência em si, caso ela assim o queira... mas em relação a essa correção soar ou não artificial, concordo com isso... tanto q meio q isso me justifica em relação a ter tido tantos baixos durante minha breve vida musical, pois sempre procurei um baixo q soa-se no som q tenho na minha cabeça... e a busca continua. up

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Mensagem por dalton_lopes Sex Nov 06, 2009 1:29 pm

allexcosta escreveu:
dalton_lopes escreveu:continuo mantendo minha opiniao. Wink

Essa aqui?

dalton_lopes escreveu:aqui em sp, entre os mortais, com contrabaixos SX, Condor, Ibanez... a madeira nao muda muito. São sempre as mesmas. Não sei quais, mas sao sempre as mesmas.

Me desculpe a sinceridade e entenda que minha intencao nao e ofender, mas e nitido que voce nao tem experiencia suficiente pra ter uma opiniao formada sobre o assunto. O Gus nao mora muito longe de voce e ja tocou ou teve baixos com diversas madeiras citadas.

GusVCD escreveu:Claro q, como o Jorgera falou tbm, nada q um bom pre, ou ampli, ou pedal equalizador não possa compensar tbm...

Sou obrigado a discordar do Jorge. Na MINHA OPINIAO, quando um instrumento tem determinada caracteristica intrinseca a sua construcao, madeiras, eletronica, etc, a correcao atraves de equalizacao ou processamento torna o timbre artificial e muda a natureza do som. Como dizem por ai, PA quando e bom soa bem flat...

e dai q o GusVCD mora perto de mim?
allex, meu querido, fico triste em saber que vc demorou alguns post pra perceber que minha experiencia com contrabaixos nao eh tao vasta quanto a de outros membros. tb nao tenho a menor obrigação de tê-las, apesar de querer. POR ISSO FAÇO PARTE DESSE FORUM. Fui claro?

allex, este topico fala sobre opiniões. nao ha nda de errado em compartilhar minhas "atuais verdades" que são também minhas opinioes. eu só falo do que sei. do que eu nao sei, nao falo. O que eu sei, escrevi no primeiro post. O que eu nao sei, nao esta escrito.

quem ler este topico, irá tirar suas próprias conclusoes.

mantenho minha opinião, apesar dela te desagradar.

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 06, 2009 1:43 pm

dalton_lopes escreveu:mantenho minha opinião, apesar dela te desagradar.

Ok, deixa pra la... Wink

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Mensagem por Danuco Ter Nov 17, 2009 9:30 pm

Nao tenho muita experiencia, mas deixo aqui minhas impressões.
Ja tive um Geddy Lee com corpo em Alder e escala maple. Sentia uma falta incrivel de pressão no som, sendo obrigado a aumentar o grave de meu amp. Já os agudos estavam ali, sobrando! Ja com meu Jazz MIM 98, corpo em sei la o que (nao consegui descobrir), e escala rosewood, sinto um som bem mais equilibrado, não sendo necessário adicionar grave em meu amp. Ambos os baixos usando os mesmos captadores, e pontes similares (badass e gotoh).
Uma coisa eu posso concluir: a madeira influencia MUITO no timbre do instrumento. Mas antes eu pensava que esta diferença de timbre dava-se pela possivel diferença de corpo. Hoje já estou começando a acreditar numa maior influencia da escala!
To me coçando aqui pra comprar um Jazz Custom da Zaganin com escala rosewood (inlay block claro) e corpo em cedro. Muito lindo, mas tenho ainda duvida da influencia do corpo... nunca toquei com corpo cedro... E não tenho como testar um destes.
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Mensagem por andremega Qua Jan 06, 2010 10:22 am

dando up no topico, as poucas experiencias que tive com instrumentos de escalas claras foram com guitarras.


Inexplicavelmente eu as achei desconfortáveis e não gostei do som. SEMPRE. Como não sou guitarrista e toquei pouco tempo, pode ser que lidando mais com a clara eu passe a gostar, mas, coincidência ou não, sempre me desagradaram. Chegueia a comparar 2 strato, uma do lado da outra. Pra mim a maple perdeu em tudo.


Apesar disso, justamente para conhecer melhor o assunto, pretendo comprar mais um baixo, e será de escala clara. Se não gostar, tome classificados!!! :-)
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Mensagem por GeleiaBass Qua Jan 06, 2010 12:09 pm

Legal tratar disso...

Quando fui construir meu baixo, estudei mto e conversei bastante sobre essa diferenca (foi o que mais demorei a decidir), testei várias escalas..., e acabei fazendo um com escala de maple....
Também já tinha dois baixos de escala escura..., (wenge e rosewood), e a que mais tinha me agradado alem do maple tinha sido o resewood, o que deixava o timbre mto parecido com meu fender..., (lógico, outras características construtivas tb ajudavam).

E por esses testes que fiz consegui realmente sentir a diferença..., pois vc está analisando este ítem..., aí acaba prestando mais atenção.
Antes,..., eu não me ligava tanto, e/ou não tinha essa sensibilidade...

Mas analisando o que o Allex escreveu está correto (nunca tinha pensado nisso!!!),..., nós convencionamos chamar escala escura e escala clara..., mas todas as madeiras proporcionam diferenças, devido as variações de densidade, dureza e etc..., essa comunização (clara/escura) fez isso virar meio que um mito!!! (uma realça agudo - outra graves), mas o que na verdade existem são diferenças....
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Mensagem por Cris Simões Dom maio 15, 2011 12:27 am

Tenho um Squier Vintage Modified TB (Captador Tele) que tem o braço em maple e escala direta na madeira de maple. Tem excelentes agudos e bom grave.
Estou pra reçeber um De Oliveira com corpo em cedro e braço em Pau marfim, sendo a escala também direta no braço. Já ouvi dizer que o marfim tem propriedades parecidas com o maple, mas toda essa discussão me deixou com duvidas pra saber se terá o mesmo resultado na escala.
Alguém tem experiência com escala direto em pau marfim? Wink

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Mensagem por joabi Dom maio 15, 2011 2:24 am

Muito complexo fazer essa comparação. Simplesmente porque cada pedaço de madeira se comporta diferente de outro, da mesma espécie, até da mesma árvore, quanto mais quando comparamos instrumentos de marcas e modelos diferentes, fabricados por pessoas diferentes e pelo mundo afora.

Na minha opinião, o som que sai do instrumento é uma combinação de tudo o que está ali. Quando uma pessoa ouve dois baixos diferentes e faz uma comparação direta entre ambos, está na verdade comparando o RESULTADO SONORO obtido pelos baixos. Dizer que um baixo tem mais grave ou mais agudo SÓ por causa da escala, por exemplo, é cair numa armadilha, minha opinião.

Não conheço tanto assim de madeiras nem sou luthier, mas tenho notado que bons luthiers são movidos muito mais pela experiência (estudo e prática) e pela tradição, no uso e escolha de madeiras para seus instrumentos.
Aliás, um dos desafios para os construtores de instrumento no Brasil talvez seja gerado pela falta de histórico no uso das madeiras nacionais, que têm se demonstrado excelentes. Sei que muita gente pode discordar disso, mas estou me referindo, por exemplo à combinação de braço de maple com escala de ébano, que existe em baixos acústicos de séculos atrás, demostrando estabilidade e sonoridade equilibrada. Pior ainda, cada nova combinação de madeiras que se experimenta, vai inevitavelmente ser comparada com tudo o que já existe estabelecido como padrão, e leva um tempo até vencer o preconceito inicial das pessoas.

Claro que cada madeira tem um som, mas como cada peça é tão única e depende tanto das outras que estão ao redor, nunca dá pra prever com muita precisão qual resultado será obtido. Quando ouço um baixo e gosto do som, tento saber o que foi usado alí, para ter uma referência.
Acho que cada madeira que compõe um instrumento está alí para cumprir diversas funções, uma delas é o som, as outras são: ter resistência para aguentar a tensão, ter flexibilidade em alguns casos etc
Um bom e experiente luthier ajuda muito quando a gente quer um determinado som mas não sabe o que escolher pra chegar nesse resultado.

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Mensagem por LFBruschi Dom maio 15, 2011 11:04 am

Muito interessante este tópico, sempre ouço de alguns baixistas que a cor da escala influencia, entretanto na opinião de alguns luthiers não.
Então o que influência é a caracteristica da madeira que por coincidência a mais clara é mais aberta e a escura mais fechada?
Marfim está mais para o maple do que para o jacarandá ou ébano?
Alguém já testou escala de peroba e pau-ferro?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom maio 15, 2011 11:16 am

Eu já construí braços com escalas de pau-ferro e de ipê, mas não de peroba-clara.
Ambas (pau-ferro e ipê) funcionam muito bem para escalas e tem alta velocidade de propagação, o que "proporciona" um som mais "aberto".
Quanto mais alta a dureza da madeira da escala e maior a velocidade de propagação, a tendência é de um som mais "aberto".
Essas diferenças são sutís e creio que um baixista experiente sabería tirar proveito das características timbrísticas de um tipo e outro.
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Mensagem por allexcosta Dom maio 15, 2011 11:22 am

lfbruschi escreveu:Então o que influência é a caracteristica da madeira que por coincidência a mais clara é mais aberta e a escura mais fechada?

Não, cor da escala não tem nada a ver com som fechado ou aberto. O que caracteriza o som são as propriedas físicas da madeira, como densidade, uniformidade, propagação de som, frequências ressonantes, etc. Ébano, por exemplo, parece mais com maple do que com jacarandá. Essa associação com cores existe porque em décadas passadas só existiam duas madeiras de escala: rosewood e maple. Uma escura e uma clara.

lfbruschi escreveu:Marfim está mais para o maple do que para o jacarandá ou ébano?

O marfim oferece um som mais macio que o maple nos graves e médio-graves. Os agudos são similares.

lfbruschi escreveu:Alguém já testou escala de peroba e pau-ferro?

Peroba não, mas pau-ferro é uma madeira muito boa pra escala. Não oferece os harmônicos ou overtones que o jacarandá-da-bahia tem, mas tem médio graves bons e boa presença. Acho que o Samuel trabalha com peroba e pode te dizer algo.

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Mensagem por LFBruschi Dom maio 15, 2011 11:25 am

Agora eu entendi, principalmente pela explicação do marfim x maple. vou perguntar a ele sobre a peroba.
Jacarandá eu tenho no ladessa, e foi a que escolhi para o bass que o samuel vai fazer, nunca tive um baixo com escala clara mas por estética mesmo.
Abração
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Dom maio 15, 2011 2:31 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu já construí braços com escalas de pau-ferro e de ipê, mas não de peroba-clara.
Ambas (pau-ferro e ipê) funcionam muito bem para escalas e tem alta velocidade de propagação, o que "proporciona" um som mais "aberto".
Quanto mais alta a dureza da madeira da escala e maior a velocidade de propagação, a tendência é de um som mais "aberto".
Essas diferenças são sutís e creio que um baixista experiente sabería tirar proveito das características timbrísticas de um tipo e outro.

Caro Bertola...só por curiosidade...Já usou alguma vez o "coração de nego e macacaúba" pra escala?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom maio 15, 2011 11:32 pm

^ Não Ronyldo. "Coração-de-nego" é uma madeira que conheço, pois um móvel da casa de meus pais foi construído nessa madeira à décadas atrás, mas nunca a usei em construção de instrumentos. Aliás, nunca´sequer ví essa madeira ser vendida por aqui no SE.
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Mensagem por Aldo MF Seg maio 16, 2011 12:08 am

Eu vi a madeira "Coração-de-Nego" aqui no amazonas, uma escala de guitarra, é muito semelhante ao Ébano (coloração preta), muito pesada, e de textura bem lisa. Tem um luthier aqui que a utiliza muito:
Gil Luthier: gilsapoluthiermanaus@gmail.com
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Seg maio 16, 2011 8:28 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Não Ronyldo. "Coração-de-nego" é uma madeira que conheço, pois um móvel da casa de meus pais foi construído nessa madeira à décadas atrás, mas nunca a usei em construção de instrumentos. Aliás, nunca´sequer ví essa madeira ser vendida por aqui no SE.

Pena que não dê pra usar o movel pra transformar em escala... Laughing brincadeiras a parte...assim que receber a nova remessa de madeiras eu tiro uma amostra pra você(se você quiser)...sempre uso em escala para substituir o Ébano.....

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 17, 2011 3:18 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Não Ronyldo. "Coração-de-nego" é uma madeira que conheço, pois um móvel da casa de meus pais foi construído nessa madeira à décadas atrás, mas nunca a usei em construção de instrumentos. Aliás, nunca´sequer ví essa madeira ser vendida por aqui no SE.

Pena que não dê pra usar o movel pra transformar em escala... Laughing brincadeiras a parte...assim que receber a nova remessa de madeiras eu tiro uma amostra pra você(se você quiser)...sempre uso em escala para substituir o Ébano.....
Eu agradecería imensamente! cheers
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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Empty Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

Mensagem por lsardeiro Ter Ago 30, 2011 10:22 am

A pergunta que não cala na minha cabeça: Alguém já viu uma "madeira clara" mas que, em razão das suas propriedades, tem som de "madeira escura"? Pergunto isso só porque, se ninguém nunca viu, a discussão não retornaria para o mesmo ponto? Não seria, de um modo ou de outro, "madeira clara" tem som X e "madeira escura" tem som Y? E, por acaso, a clara ou a escura costumam ter essas propriedades específicas?

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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Empty Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

Mensagem por Lapetina Ter Ago 30, 2011 10:26 am

posso parecer meio cético
mas acho que diferenças só são percebidas em estúdio não!?!?!?!

alguém teria 2 braços, um em escala clara e outro em escura para fazer um teste cego!?!?!?!

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Mensagem por allexcosta Ter Ago 30, 2011 10:37 am

lsardeiro escreveu:A pergunta que não cala na minha cabeça: Alguém já viu uma "madeira clara" mas que, em razão das suas propriedades, tem som de "madeira escura"? Pergunto isso só porque, se ninguém nunca viu, a discussão não retornaria para o mesmo ponto? Não seria, de um modo ou de outro, "madeira clara" tem som X e "madeira escura" tem som Y? E, por acaso, a clara ou a escura costumam ter essas propriedades específicas?

É impossível responder uma pergunta baseada em uma premissa errada. Não existe som de madeira escura.

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Mensagem por LFBruschi Ter Ago 30, 2011 10:43 am

Gostaria de saber se a madeira do braço tem mais influência do que a madeira da escala?
abraços
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Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Ago 30, 2011 11:06 am

allexcosta escreveu:
lfbruschi escreveu:Então o que influência é a caracteristica da madeira que por coincidência a mais clara é mais aberta e a escura mais fechada?

Não, cor da escala não tem nada a ver com som fechado ou aberto. O que caracteriza o som são as propriedas físicas da madeira, como densidade, uniformidade, propagação de som, frequências ressonantes, etc. Ébano, por exemplo, parece mais com maple do que com jacarandá. Essa associação com cores existe porque em décadas passadas só existiam duas madeiras de escala: rosewood e maple. Uma escura e uma clara.


allexcosta escreveu:
lsardeiro escreveu:A pergunta que não cala na minha cabeça: Alguém já viu uma "madeira clara" mas que, em razão das suas propriedades, tem som de "madeira escura"? Pergunto isso só porque, se ninguém nunca viu, a discussão não retornaria para o mesmo ponto? Não seria, de um modo ou de outro, "madeira clara" tem som X e "madeira escura" tem som Y? E, por acaso, a clara ou a escura costumam ter essas propriedades específicas?

É impossível responder uma pergunta baseada em uma premissa errada. Não existe som de madeira escura.

É bem mais fácil ler um tópico do que os livros da Cultura Racional.

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Mensagem por malka_aff Ter Ago 30, 2011 11:15 am

allexcosta escreveu:
lsardeiro escreveu:A pergunta que não cala na minha cabeça: Alguém já viu uma "madeira clara" mas que, em razão das suas propriedades, tem som de "madeira escura"? Pergunto isso só porque, se ninguém nunca viu, a discussão não retornaria para o mesmo ponto? Não seria, de um modo ou de outro, "madeira clara" tem som X e "madeira escura" tem som Y? E, por acaso, a clara ou a escura costumam ter essas propriedades específicas?

É impossível responder uma pergunta baseada em uma premissa errada. Não existe som de madeira escura.

Quer dizer que se eu pintar de amarelo a minha escala de rosewood, não vai soar como Maple? Sad

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Mensagem por Rogério Barbosa Ter Ago 30, 2011 12:24 pm

malka_aff escreveu:
allexcosta escreveu:
lsardeiro escreveu:A pergunta que não cala na minha cabeça: Alguém já viu uma "madeira clara" mas que, em razão das suas propriedades, tem som de "madeira escura"? Pergunto isso só porque, se ninguém nunca viu, a discussão não retornaria para o mesmo ponto? Não seria, de um modo ou de outro, "madeira clara" tem som X e "madeira escura" tem som Y? E, por acaso, a clara ou a escura costumam ter essas propriedades específicas?

É impossível responder uma pergunta baseada em uma premissa errada. Não existe som de madeira escura.

Quer dizer que se eu pintar de amarelo a minha escala de rosewood, não vai soar como Maple? Sad
E ela vai deixar de ser rosewood? Estão dando voltas em circulos!
O que influencia são as propriedades físicas das madeiras (densidade, dureza...) e não a cor, como podemos concluir diante de tudo que já foi falado.
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Mensagem por GuilhermePastorius Ter Ago 30, 2011 12:36 pm

eu acho a madeira clara mais bonita
tipo o braço do squier vintage modified jb
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Mensagem por malka_aff Ter Ago 30, 2011 12:45 pm

Rogério Barbosa escreveu:
O que influencia são as propriedades físicas das madeiras (densidade, dureza...) e não a cor, como podemos concluir diante de tudo que já foi falado.

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Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Empty Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura

Mensagem por CG Ter Ago 30, 2011 1:00 pm

O ébano é madeira escura, o jacarandá também. Ambas tem caracteristicas sonoras diferentes, não importa a cor da madeira e sim o tipo dela. Simples assim...

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Mensagem por J.Adalberto Qua Ago 31, 2011 9:35 am

eu em toda vida so tive instrumentos de escala escura.......

acho que só por questões esteticas mesmo.....


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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 10:44 am

J.Adalberto escreveu:eu em toda vida so tive instrumentos de escala escura...

Isso vai mudar em breve.

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Mensagem por Rafael_Araujo Qua Ago 31, 2011 10:46 am

allexcosta escreveu:
J.Adalberto escreveu:eu em toda vida so tive instrumentos de escala escura...

Isso vai mudar em breve.

Porque Allex?
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Mensagem por CG Qua Ago 31, 2011 10:49 am

Rafael_Araujo escreveu:
allexcosta escreveu:
J.Adalberto escreveu:eu em toda vida so tive instrumentos de escala escura...

Isso vai mudar em breve.

Porque Allex?

O M Laghus da promoção é em escala clara....

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Ago 31, 2011 10:50 am

É que o Allex é tipo uma Mãe Dinah, saca? up Laughing

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Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 31, 2011 10:53 am

Pedroswaldo escreveu:É que o Allex é tipo uma Mãe Dinah, saca? up Laughing

Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Walter-mercado-shanti-ananda


Incorprado em Walter Mercado é?
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Mensagem por Rafael_Araujo Qua Ago 31, 2011 10:55 am

hauhau...Esse ai tá parecendo mais o Walter Mercado....rsrsrsrs
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2011 10:57 am

Pronto, esse aí sou eu:

Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura Mae_dinah

Satisfeitos?

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Mensagem por Rogério Barbosa Qua Ago 31, 2011 10:59 am

Rafael_Araujo escreveu:hauhau...Esse ai tá parecendo mais o Walter Mercado....rsrsrsrs
É ele mesmo...
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Mensagem por Rafael_Araujo Qua Ago 31, 2011 11:01 am

Agora sim,....rsrsrs
Mas voltando ao assunto, seria por causa de alguma possível falta de madeiras escuras?
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