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Escala clara, escala escura, qual a diferença?

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Mensagem por AllsBass Sáb Out 19, 2013 3:37 am

E ai rapaziada, amigos dos tão lindos graves, tudo tranquilo? É que numa conversa com um amigo, surgiu a seguinte pergunta "Qual a diferença entre escala escura e escala clara?". Já ouvi falar que tem alguma diferença, mas nunca ouvi algo mais aprofundado, alguém poderia me responder? Espero ter postado no lugar certo... Valeu \õ/
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Mensagem por allexcosta Sáb Out 19, 2013 7:19 am

A cor.
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Mensagem por VictorLuigi Sáb Out 19, 2013 7:23 am

A cor [2]
Não importa se ela é clara ou escura, importa o material e suas propriedades.
Por exemplo, ébano é uma madeira escura e tem uma sonoridade mais aberta assim como maple que é uma madeira clara.
Ou seja, a cor não influencia em nada. O que influencia, e isso causa discussão já que não são todos que percebem, são as propriedades da madeira usada na escala.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 19, 2013 9:02 am

VictorLuigi escreveu:A cor [2]
Não importa se ela é clara ou escura, importa o material e suas propriedades.
Por exemplo, ébano é uma madeira escura e tem uma sonoridade mais aberta assim como maple que é uma madeira clara.
Ou seja, a cor não influencia em nada. O que influencia, e isso causa discussão já que não são todos que percebem, são as propriedades da madeira usada na escala.
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Mensagem por Zubrycky Sáb Out 19, 2013 7:06 pm

Gosto de usar instrumentos com escala clara quando tenho que tocar em ambientes mal iluminados, pois este tipo de escala facilita a minha visualização da mesma neste tipo de situação.
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Mensagem por AllsBass Dom Out 20, 2013 2:15 am

Valeu a todos, valeu mesmo amigos, brigadão \õ/
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 8:36 am

... di novo, di novo, di novo!

Outro dia vi um teste em que o mesmo café era servido em canecas de várias cores. Muitos apontaram que o café servido na caneca preta era o mais forte!

Aqui, o professor de música, (que não é luthier ou estudioso de física), afirma que "madeiras mais escuras tem som mais fechado, e as madeiras mais claras tem som mais brilhante".

Está correto isso, Arnaldo?

https://www.instagram.com/reel/CGTdd8ZnIbZ/?igshid=dyl68qdv80gd

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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 8:45 am

^ Já foi respondido nesse mesmo tópico, né?
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 8:52 am

Sim, coloquei a pergunta de forma irônica.
Mais um que relaciona as cores das madeiras com som.
Se alguém conhece o professor, seria legal dar um toque sobre este assunto. O cara até colocou na legenda que madeiras claras tem som aberto e escuras som fechado!
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 9:00 am

^ Desculpe, não mexo com Instagram então não entendi a ironia.

Esse assunto não tem nada a ver com música, portanto a opinião dele não passa disso mesmo, uma mera opinião de uma pessoa genérica.
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 9:04 am

Pois é ...
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Mensagem por Ivanov_br Qua Out 14, 2020 9:47 am

Já postei este video aqui, onde o master builder da Warwick apresenta as diferentes madeiras usadas na escala. O argumento dele é que 2/3 do comprimento das cordas estão sobre a escala, logo a escala e suas características influenciam sim o timbre. Claro, estamos falando de algo que é influenciado por MUITOS fatores (corpo, captação, estado e tipo de cordas...), mas tendo a dar algum valor quando o master builder de uma marca como a Warwick opina sobre o assunto.

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Mensagem por Victorpsilva Qua Out 14, 2020 10:54 am

Não vi o vídeo, mas pelo título sou levado a crer que ele não está falando só da escala, mas do braço como um todo, não? São coisas diferentes... É comum braço de maple com escala em jacarandá, por exemplo. O que é muito diferente de um braço e escala todo em wenge, por exemplo.
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 11:03 am

Ivanov_br escreveu:Já postei este video aqui, onde o master builder da Warwick apresenta as diferentes madeiras usadas na escala. O argumento dele é que 2/3 do comprimento das cordas estão sobre a escala, logo a escala e suas características influenciam sim o timbre. Claro, estamos falando de algo que é influenciado por MUITOS fatores (corpo, captação, estado e tipo de cordas...), mas tendo a dar algum valor quando o master builder de uma marca como a Warwick opina sobre o assunto.


Ivanov! Antes de mais nada parabéns e obrigado pelos seus vídeos de reviews. Tenho assistido a todos!

Posso ter dado a entender o contrário, mas concordo de que a composição do material do braço do instrumento tem relação com o timbre!
Levantei a questão me referindo à afirmação do professor de música que relacionou a cor da madeira ao timbre, enquanto que alguns colegas lembraram que a questão não é a cor, mas sim a densidade da madeira.
Abs!
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 11:18 am

Ivanov_br escreveu:O argumento dele é que 2/3 do comprimento das cordas estão sobre a escala, logo a escala e suas características influenciam sim o timbre.

O nome desse tipo de argumento é "slippery slope". Você força uma derivação sem nenhum tipo de evidência que suporte a tese.

A única coisa que se pode deduzir do fato que 2/3 do comprimento da corda está sobre a escala, é que 2/3 do comprimento da corda está sobre a escala. Nada além disso é cientificamente razoável.

A vibração de uma corda depende de todo o conjunto que a ancora, dos materiais que formam esse conjunto, do quanto esses materiais deformam sob determinada força, dos pontos testemunha, etc...

Só quem pode falar desses fenômenos com alguma propriedade é um físico ou cientista com formação similar.

Um luthier pode, assim como todo mundo pode, dizer as impressões dele. Mas elas têm pouco mais valor que as impressões de qualquer pessoa e não podem ser embasadas em falácias lógicas como essa.
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Mensagem por BLZENI Qua Out 14, 2020 3:10 pm

pra mim,muda um pouco a pegada, porque encosto na escala algumas vezes quando toco. mas pra mim eh indiferente
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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 4:08 pm





Quanta bobagem ! IMHO !

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Mensagem por mum Qua Out 14, 2020 4:43 pm

As pessoas dão importancia demais pra coisas de menos...
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 5:42 pm

Algumas perguntas para reflexão...

A madeira da escala influencia na vibração de uma corda?

Madeiras diferentes fazem com que a corda passe a vibrar de forma diferente?

A cor da escala faz com que a corda soe com mais ou menos brilho?

Posso mudar o timbre do baixo pintando a escala dele?

Se eu envernizar a escala o timbre fica com mais brilho?

Se existe essa influência da madeira da escala sobre o vibrar das cordas, será que ela é aumentada ou diminuída quando se aumenta ou se diminui a ação das cordas?

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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 6:30 pm

Zubrycky escreveu:A madeira da escala influencia na vibração de uma corda?

Provavelmente sim, mas talvez o mais correto seja dizer "o material da escala".

Zubrycky escreveu:Madeiras diferentes fazem com que a corda passe a vibrar de forma diferente?

Se elas tiverem propriedades mecânicas diferentes, provavelmente sim.

Zubrycky escreveu:A cor da escala faz com que a corda soe com mais ou menos brilho?

A cor é irrelevante. O que importa mesmo são as propriedades mecânicas.

Zubrycky escreveu:Posso mudar o timbre do baixo pintando a escala dele?

É possível que aconteça uma mudança discreta, que dificilmente será percebida como "mudar o timbre do baixo".

Zubrycky escreveu:Se eu envernizar a escala o timbre fica com mais brilho?

Você terá dificuldade em encontrar alguma pessoa no mundo que responda e essa pergunta de maneira satisfatória.

Zubrycky escreveu:Se existe essa influência da madeira da escala sobre o vibrar das cordas, será que ela é aumentada ou diminuída quando se aumenta ou se diminui a ação das cordas?

Provavelmente nada perceptível, já que a influência da escala sobre o timbre se dá mais pelo que ela traz de propriedade mecânica para o conjunto do que pela proximidade da corda ou como essa vibra contra aquela.
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Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 6:37 pm

Alguns pensamentos aleatórios baseados em observações e opiniões pessoais. Não quero tentar fazer parecer com que nada disso seja verdade, mas...

- Madeira do corpo tem menos influência que da escala e do conjunto braço/escala.
- A maneira de instalar e o material dos trastes terá mais influência que a madeira da escala.
- O tamanho do tensor e densidade do seu material terá influência sobre o timbre e o comportamento das notas.
- A solidez da junção do tróculo terá boa influência sobre essas coisas.

E aí a gente tem o que realmente importa:

- Tipo de captação e sua localização.
- Comprimento da escala.
- Cordas.
- Regulagem.

Por isso que um instrumento bem regulado com captação decente no lugar certo e boas cordas vai soar bem.
Por isso também os puristas se dão tão mal em testes cegos feitos com pedaços de pau encontrados no quintal, restos de demolição, etc...
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 7:10 pm

Uchoa escreveu: (Vídeo da Fender sobre tonewoods no braço)

(Vídeo da Fender sobre tonewoods no corpo)

Quanta bobagem ! IMHO !

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Por outro lado, como um contraponto, aqui está uma análise pra lá de didática (Honestamente, neste assunto, questão de idioma à parte, não dá para ser mais didático do que isso...) que comprova que o conceito de tonewoods para instrumentos elétricos maciços não só não tem nada a ver com o conceito original como também não funciona como esse conceito original.




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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 7:16 pm

^Vi o suficiente para concordar com o "ouvido de morcego" !
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 14, 2020 7:20 pm

Uchoa escreveu:^Vi o suficiente para concordar com o "ouvido de morcego" !
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Se puder, veja o vídeo até o fim. Vale a pena. A análise é deveras interessante, serena, didática e, sobretudo, lógica.

Em tempo: Não há absolutamente nada de ouvido de morcego neste vídeo.
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Mensagem por Uchoa Qua Out 14, 2020 7:47 pm

Deu para sacar , irei ver sim !
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Mensagem por Paulo Penna Qua Out 14, 2020 8:19 pm

A clara que vc fala deve ser maple para a clara e a escura rosewood.

Muitas coisas influenciam no som dos instrumentos, e, na minha opinião, a escala influencia também.
Não pela cor, mas pelas características de cada material, há a atenuação de certas ondas e frequências das cordas, o que torna o som percebido diferente.
Eu prefiro o som do rosewood, mas é questão de gosto.
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Mensagem por bodhan Qua Out 14, 2020 8:27 pm

Zubrycky escreveu:
Por outro lado, como um contraponto, aqui está uma análise pra lá de didática (Honestamente, neste assunto, questão de idioma à parte, não dá para ser mais didático do que isso...) que comprova que o conceito de tonewoods para instrumentos elétricos maciços não só não tem nada a ver com o conceito original como também não funciona como esse conceito original.


Muito bom, Zubrycky. De longe a melhor explicação que já escutei sobre o assunto.
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Mensagem por Ivanov_br Qui Out 15, 2020 11:32 am

O debate ainda está aberto?

Resposta em: https://www.youtube.com/watch?v=N6hAbAIXhZA&t=524s

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Mensagem por allexcosta Qui Out 15, 2020 12:00 pm

Ivanov_br escreveu:O debate ainda está aberto?

Sem dúvida, mas simplesmente dizer uma coisa ou outra porque um luthier famoso acredita nisso ou naquilo não é razoável pra um debate dessa natureza.

No fim das contas, é só a opinião da pessoa, mesmo sendo ela respeitada no meio.

A teoria mais razoável é de que diferentes peças de madeira (mesmo dentro da mesma espécie) afetam sim o timbre final de um instrumento sólido, porém de maneira menos significativa que as partes mais óbvias, como eletrônica, cordas e trastes.

Não fosse assim, as pessoas não teriam a imensa dificuldade que têm em testes cegos, enquanto conseguem reconhecer facilmente diferentes cordas usadas num instrumento.

Um bom luthier fará um instrumento muito bom com um pedaço de pau genérico tirado de uma árvore qualquer, contanto que ele tenha propriedades mecânicas adequadas. Os instrumentos mais vendidos no mundo são e sempre foram fabricados com madeiras baratas, banais, utilizadas na construção civil, no transporte de vegetais, etc... Não há nada de nobre no alder, no ash, no basswood, no poplar, etc... E o maple é clássico pra braços por suportar bem a força das cordas e ser muito abundante na América do Norte na metade do século XX.

E o argumento do Stradivarius também não cabe. As madeiras que ele tinha eram as mesmas que qualquer luthier de violino da sua época.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Out 15, 2020 12:29 pm

Por isso que eu nunca se quer toquei nesse assunto de qual tipo de madeira.
Pra mim só influencia no peso. E se tiver mesmo influência deve afetar 1% ou 2% do timbre.

Se eu pegar um fender e depois o Thiago do Espirito Santo pegar depois, vocês irão dizer que é outro instrumento. O músico tem 70% do timbre.

Madeira não é importante.
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Mensagem por Ivanov_br Qui Out 15, 2020 12:40 pm

Concordo, Juninho.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 15, 2020 12:50 pm

Juninho Sampaio escreveu:O músico tem 70% do timbre.

Perfeito, se não for mais...

É quase tudo o cara, um pouco de eletrônica, um pouco das cordas e o resto são traços de outros elementos.
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Mensagem por Uchoa Qui Out 15, 2020 1:14 pm

Juninho Sampaio escreveu:Por isso que eu nunca se quer toquei nesse assunto de qual tipo de madeira.
Pra mim só influencia no peso. E se tiver mesmo influência deve afetar 1% ou 2% do timbre.

Se eu pegar um fender e depois o Thiago do Espirito Santo pegar depois, vocês irão dizer que é outro instrumento. O músico tem 70% do timbre.

Madeira não é importante.
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Mensagem por vcrz Qui Out 15, 2020 1:18 pm

Eu não sou profissional. Mas concordo com o Juninho tb.

A maior parte é o dedo do baixista.

A lenda diz que começaram a usar Rosewood pq a escala estava ficando muito suja no princípio da guitarra elétrica e Leo Fender não queria músicos profissionais com um instrumento "sujo".


Eu tive alguns baixos e juro que tentei escutar os de escala clara pra checar diferença.

Talvez exista, para quem tem ouvido absoluto. Nem todoundo consegue apreciar um som hifi de 100k...mas todo mundo consegue escutar as mesmas notas.

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Mensagem por gloliveira Qui Out 15, 2020 1:19 pm

Agradeço a todos pela contribuição no debate, tanto à maioria que acredita que o elemento madeira não é crucial, como aqueles que discordam. Deu para aprender muito com a discussão e não apenas formar opinião. Aliás, tenho aprendido muito aqui. Espero poder, algum dia, contribuir de alguma forma nos debates.

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Mensagem por Fabio Linhares Qui Out 15, 2020 1:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:Por isso que eu nunca se quer toquei nesse assunto de qual tipo de madeira.
Pra mim só influencia no peso. E se tiver mesmo influência deve afetar 1% ou 2% do timbre.

Se eu pegar um fender e depois o Thiago do Espirito Santo pegar depois, vocês irão dizer que é outro instrumento. O músico tem 70% do timbre.

Madeira não é importante.
70% musico
1% madeira
19% Captador
10% Ponte, tarrachas, etc..

Esses 19% do captador seria se contarmos tipos diferentes de captador. Porque se forem captadores do mesmo modelo mas marcas diferentes, no mesmo local do corpo, acho essa porcentagem é até menor.
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Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 15, 2020 2:18 pm

Ponte muda alguma coisa no timbre?
Se uma ponte badass e uma generica estiverem devidamente reguladas, tem alteração?
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Out 15, 2020 2:26 pm

Fabio Linhares escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Por isso que eu nunca se quer toquei nesse assunto de qual tipo de madeira.
Pra mim só influencia no peso. E se tiver mesmo influência deve afetar 1% ou 2% do timbre.

Se eu pegar um fender e depois o Thiago do Espirito Santo pegar depois, vocês irão dizer que é outro instrumento. O músico tem 70% do timbre.

Madeira não é importante.
70% musico
1% madeira
19% Captador
10% Ponte, tarrachas, etc..

Esses 19% do captador seria se contarmos tipos diferentes de captador. Porque se forem captadores do mesmo modelo mas marcas diferentes, no mesmo local do corpo, acho essa porcentagem é até menor.

Concordo com você. Madeira mesmo...é o que tem o menor peso(Não em quilo)!


Breno_Barnabe escreveu:Ponte muda alguma coisa no timbre?
Se uma ponte badass e uma generica estiverem devidamente reguladas, tem alteração?

Sobre a ponte, eu posso responder.
Lembra do Jaguar branco? Tinha uma ponte original e o som era totalmente diferente depois que coloquei a BADASS

O Som ficou mais prolongado(Tempo de nota). Mas, somente isso. Não senti melhora em mais brilho ou algo do tipo.
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Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 15, 2020 3:18 pm

Ah tá, mais sustain.
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Mensagem por mum Qui Out 15, 2020 3:33 pm

Na questão da ponte, em minha experiência, o material dos saddles afeta sim o timbre (Latão, aço, madeira). Mas não vou entrar no mérito de quantos %.
Pontes com mais massa, como a Badass, proporcionam mais sustain, como o Juninho comentou.

Eu particularmente gosto muito de pontes com trava, como dos Spectors e G&L. Mas não sei dizer por que, hahahaha.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 15, 2020 4:01 pm

mum escreveu:Na questão da ponte, em minha experiência, o material dos saddles afeta sim o timbre

Afeta mesmo.

Olha o resultado da madeira com área de contato maior:

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Mensagem por mum Qui Out 15, 2020 4:32 pm

E digo mais:


Essa ponte alterna entre madeira e alguma liga metálica nos saddles.. o resultado é assustador
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Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 15, 2020 4:46 pm

Eu arriscaria dizer que, num teste cego (ou surdo), muitos errariam.
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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 15, 2020 5:33 pm

Tudo altera o resultado final de uma guitarra ou contrabaixo uma vez que eles são sistemas sujeitos a vibrações mecânicas. Qualquer mudança na massa e nos materiais do sistema alteram o resultado. Até se o instrumento está preso junto ao corpo ou pendurado. Se essas mudanças são grandes e se as pessoas conseguem distinguir o resultado de cada mudançaa?
algumas são grandes, outras sutís, outras imperceptíveis, mas toda alteração causa um resultado diferente, independente da vontade ou percepção das pessoas.
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Mensagem por Madruga Qui Out 15, 2020 6:00 pm

Juninho Sampaio escreveu:Por isso que eu nunca se quer toquei nesse assunto de qual tipo de madeira.
Pra mim só influencia no peso. E se tiver mesmo influência deve afetar 1% ou 2% do timbre.

Se eu pegar um fender e depois o Thiago do Espirito Santo pegar depois, vocês irão dizer que é outro instrumento. O músico tem 70% do timbre.

Madeira não é importante.
70% musico
1% madeira
19% Captador
10% Ponte, tarrachas, etc..

Eu ousaria tirar as cordas do "etc" e responsabilizá-las por uma boa parte da composição do timbre. Flat, round, tipo de envoltório, etc, isso caracteriza muito mais o som do que qualquer tipo de lápis de cor que se utilizar pra construir o instrumento.

De resto é isso aí mesmo, os instrumentos, inicialmente completamente acústicos e dependentes de sua construção e geometria para serem funcionais, sofreram a adição da eletrônica e de outros materiais que lhes transformaram totalmente e lhes abriram um outro universo de possibilidades que temos hoje em dia.

No fim das contas, temos mais componentes essenciais para que o instrumento seja considerado o que ele é, portanto este é o diferencial, é isto que o caracteriza e o faz ser o que é.

Portanto, não é o tipo ou cor da madeira que faz um contrabaixo elétrico ser um contrabaixo elétrico. Logicamente, não é sensato responsabilizar estas características por serem grandes responsáveis por ele soar como soa. Isto é notado justamente pela versatilidade que o instrumento tem. Mudar a maneira dele ser tocado, por exemplo, basta para transformar sua sonoridade e seu timbre.

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Mensagem por allexcosta Qui Out 15, 2020 6:57 pm

Paulo Penna escreveu:toda alteração causa um resultado diferente

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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 15, 2020 7:55 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:toda alteração causa um resultado diferente

Escala clara, escala escura, qual a diferença? The-Rock-Clapping-Reaction-Gif

Obrigado Alex pelo seu comentário positivo, ainda que irônico, um sinal de positividade é bom.
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Mensagem por Uchoa Qui Out 15, 2020 8:21 pm

lol! lol! lol!
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Mensagem por Zubrycky Qui Out 15, 2020 9:22 pm

bodhan escreveu:
Zubrycky escreveu:
Por outro lado, como um contraponto, aqui está uma análise pra lá de didática (Honestamente, neste assunto, questão de idioma à parte, não dá para ser mais didático do que isso...) que comprova que o conceito de tonewoods para instrumentos elétricos maciços não só não tem nada a ver com o conceito original como também não funciona como esse conceito original.
(vídeo)

Muito bom, Zubrycky. De longe a melhor explicação que já escutei sobre o assunto.

Disponha, meu caro! Estamos aqui para isso!



Falando sério agora, vi esse vídeo há algum tempo atrás e honestamente, neste assunto e deixando a questão do idioma de lado, não há como ser mais didático e lógico do que isso.
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Mensagem por allexcosta Sex Out 16, 2020 8:48 am

Paulo Penna escreveu:Obrigado Alex pelo seu comentário positivo

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