Ajuda para dar um trato num Music Man.
+4
Boss2K
subgrave
Mauricio Luiz Bertola
Fabio Linhares
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ajuda para dar um trato num Music Man.
Olá a todos.
Acabei de adquirir um Music Man Sting Ray 5. E ele veio um pouco judiado. Preciso de umas dicas para dar uma melhorada nele.
Ei-lo:
1. Primeira Duvida:
Uma das tarraxas está com uma vibração chata. Detectei que é na junção da borboleta da tarraxa com a haste que a prende (vide imagem)
Como eu posso deixá-la firme, sem esse jogo? Consigo movimenta-la um pouco pra cima e pra baixo, nas outras não.
2. Segunda Duvida:
Na parte de tras tem uma grande parte onde a pintura está descascando, está na madeira crua. Conhecem alguem que consiga restaurar, deixando a pintura igual a original? Será que dá pra restaurar somente aquela area, sem precisar pintar o corpo inteiro?
3. Terceira duvida:
A ponte está com um pouco de zinabre, como um acúmulo de um lodo nas reentranças, qual o melhor jeito de limpá-la?
4. Quarta duvida:
Os potenciometros estao com um pouquinho de chiado. Eu tenho o spray limpa contatos aqui. Tenho que tirar o escudo pra espirrar nos potenciometros ou posso jogar por cima mesmo (entre o knob e o escudo)?
5. Quinta duvida:
A escala está bem suja. Até gosto dela encardida, mas está com marcas de suor acumulado e tal. Como posso limpa-la sem danificar nada?
Agradeço desde já.
Acabei de adquirir um Music Man Sting Ray 5. E ele veio um pouco judiado. Preciso de umas dicas para dar uma melhorada nele.
Ei-lo:
1. Primeira Duvida:
Uma das tarraxas está com uma vibração chata. Detectei que é na junção da borboleta da tarraxa com a haste que a prende (vide imagem)
Como eu posso deixá-la firme, sem esse jogo? Consigo movimenta-la um pouco pra cima e pra baixo, nas outras não.
2. Segunda Duvida:
Na parte de tras tem uma grande parte onde a pintura está descascando, está na madeira crua. Conhecem alguem que consiga restaurar, deixando a pintura igual a original? Será que dá pra restaurar somente aquela area, sem precisar pintar o corpo inteiro?
3. Terceira duvida:
A ponte está com um pouco de zinabre, como um acúmulo de um lodo nas reentranças, qual o melhor jeito de limpá-la?
4. Quarta duvida:
Os potenciometros estao com um pouquinho de chiado. Eu tenho o spray limpa contatos aqui. Tenho que tirar o escudo pra espirrar nos potenciometros ou posso jogar por cima mesmo (entre o knob e o escudo)?
5. Quinta duvida:
A escala está bem suja. Até gosto dela encardida, mas está com marcas de suor acumulado e tal. Como posso limpa-la sem danificar nada?
Agradeço desde já.
Última edição por Fabio Linhares em Dom Fev 16, 2014 12:02 pm, editado 2 vez(es)
Fabio Linhares- Membro
Re: Ajuda para dar um trato num Music Man.
1) Retire a tarracha e aperte-a firmemente em uma prensa ou morsa. Reaperte todos os parafusos. Se isso não resolver, troque a tarracha.
2) Deixe como está, pois para mexer nisso a pintura terá que ser toda refeita.
3) Desmonte a ponte (retire os carrinhos) e limpe tudo com WD-40 e escova de dentes velha; se houver necessidade, troque os parafusos Allen.
4) Limpe com esponja (a parte amarela, não abrasiva) e Veja, depois passe óleo-de-peroba ou lustra-móveis. Não vai melhorar muito não mas o encardido pelo menos vai sair. Antes disso, cubra a escala com fita crepe, deixando os trastes de fora e limpe-os (todos eles) com bombril polindo-os
3) Desmonte a ponte (retire os carrinhos) e limpe tudo com WD-40 e escova de dentes velha; se houver necessidade, troque os parafusos Allen.
4) Limpe com esponja (a parte amarela, não abrasiva) e Veja, depois passe óleo-de-peroba ou lustra-móveis. Não vai melhorar muito não mas o encardido pelo menos vai sair. Antes disso, cubra a escala com fita crepe, deixando os trastes de fora e limpe-os (todos eles) com bombril polindo-os
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
^ valeu Bertola.
Sobre a tarracha, já percebi que a vibração bem da borboleta mesmo, os parafusos estão bem apertado. Tentei apertar a hasta com um alicate, mas nao tive resultado algum. Pensei até em por um pingo de superbonder ali, ou um pingo de solda. O duro de trocar é que nunca vi dessa tarracha pra vender em lugar algum. E fora essa vibração ela está funcional.
Sobre a tarracha, já percebi que a vibração bem da borboleta mesmo, os parafusos estão bem apertado. Tentei apertar a hasta com um alicate, mas nao tive resultado algum. Pensei até em por um pingo de superbonder ali, ou um pingo de solda. O duro de trocar é que nunca vi dessa tarracha pra vender em lugar algum. E fora essa vibração ela está funcional.
Fabio Linhares- Membro
Tente o superbonder... Vai fixar por um tempo...Fabio Linhares escreveu:^ valeu Bertola.
Dei mais uma apertada com alicate aqui e parece que parou. Vamos ver se dura. Pensei em colocar um papel contact no descascado de tras, para nao aumentar. O que acha?
Fabio Linhares- Membro
Como está bastante encardido eu passava logo WD40 por tudo, e por fim lustra móveis prá abrir brilho.
Nos potenciômetros é melhor abrir a parte elétrica que eles tem uns buraquinhos na sua carcaça em sua parte de trás que o produto que vc passar entra mais fácil.
Nos potenciômetros é melhor abrir a parte elétrica que eles tem uns buraquinhos na sua carcaça em sua parte de trás que o produto que vc passar entra mais fácil.
subgrave- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:1) Retire a tarracha e aperte-a firmemente em uma prensa ou morsa. Reaperte todos os parafusos. Se isso não resolver, troque a tarracha.
... e os pots, como faço? (sem querer abusar, rsrs)
Fabio Linhares- Membro
subgrave escreveu:Como está bastante encardido eu passava logo WD40 por tudo, e por fim lustra móveis prá abrir brilho.
Valeu sub.
Fabio Linhares- Membro
Tópico movido para Luthieria.
Boss2K- Membro
A pintura eu eliminaria esses pedaços pendurados , poderia ser uma lixa bem fina passando por cima .
A(s) tarraxa(s) eu desmontaria faria uma limpeza geral e daria um aperto tambem .
Eu desmontaria essa ponte toda e passaria o WD como o nosso amigo Bertola falou , a parte elétrica passaria o limpa contatos e mexendo nos pots para livrar de sujeiras ...
screen capture windows 7" />
free pic" />
A(s) tarraxa(s) eu desmontaria faria uma limpeza geral e daria um aperto tambem .
Eu desmontaria essa ponte toda e passaria o WD como o nosso amigo Bertola falou , a parte elétrica passaria o limpa contatos e mexendo nos pots para livrar de sujeiras ...
screen capture windows 7" />
free pic" />
^É isso aí...
Um pingo de solda na tarraxa deve funcionar.
Injete álcool isopropílico no pequeno orifício de cada pot e mexa nele durante uns 5 minutos.
Fora isso, não há porque mexer em mais nada nesse baixo, a não ser uma lubrificação geral.
Injete álcool isopropílico no pequeno orifício de cada pot e mexa nele durante uns 5 minutos.
Fora isso, não há porque mexer em mais nada nesse baixo, a não ser uma lubrificação geral.
allexcosta- Administrador
^ que orificio seria essea alex?
O descascado no corpo nao me incomoda pela estetica, mas tem umas partes levantadas quemfica raspando na roupa. O melhor jeito de tirar é com lixa? Lixar nao vai estragar mais?
O descascado no corpo nao me incomoda pela estetica, mas tem umas partes levantadas quemfica raspando na roupa. O melhor jeito de tirar é com lixa? Lixar nao vai estragar mais?
Fabio Linhares- Membro
Qualquer buraco que dê acesso à trilha. Use seringa e agulha de injeção.
allexcosta- Administrador
Fabio Linhares escreveu:^ que orificio seria essea alex?
Nao vale a pena fazer um refinish? Leva na music kolor, nao deve ficar tao caro. Mas vai ser refinish no corpo todo.
ffc4852- Membro
^ não sei se isto é importante p/ Fábio, mas acho q um refinish desvalorizaria mais este baixo q deixá-lo com esta aparência vintage.
fheliojr- Membro
Gostaria apenas de tirar as rebarbas altas. Já tives outros Music Mans e tambem tinham esses descascado, no mesmo lugar, mas sem as rebarbas.
Nesse fim de semana pretendo dar uma geral nele.
Pergunto: Se tirar as cordas, e a ponte, o escudo e tal, e se não der pra acabar no mesmo dia. Preciso mexer no tensor?
Nesse fim de semana pretendo dar uma geral nele.
Pergunto: Se tirar as cordas, e a ponte, o escudo e tal, e se não der pra acabar no mesmo dia. Preciso mexer no tensor?
Fabio Linhares- Membro
Vai depender muito se precisa ou não mexer no tensor ...
A regulagem pode variar de marca diferente de cordas ao clima , sempre rola uma regulagem .
Você desmontando a ponte vai ter que regular o baixo , pelo menos as oitavas .
A regulagem pode variar de marca diferente de cordas ao clima , sempre rola uma regulagem .
Você desmontando a ponte vai ter que regular o baixo , pelo menos as oitavas .
Digo, o braço vai ficar esse tempo parado, sem cordas. Preciso soltar o tensor?
Fabio Linhares- Membro