Lavando um instrumento!
+15
afonsodecampos
rafael.buzzi.andrade
subgrave
fheliojr
GusVCD
gsfteodoro
DenisLM
José Carlos
bruno.be
Boss2K
Vlademir Felix
rodsom
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
GeTorres
19 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Lavando um instrumento!
Buenas Galera!!!!
Faz um tempo que não posto nada e hoje vi algo, no mínimo absurdo.
Longe de querer julgar o cidadão, pois não tenho a mínima ideia de como ele chegou na conclusão de que lavar o instrumento não trás problemas a longo ou médio prazo, uma coisa é certa, NEM MORTO EU FAÇO ISSO! Mas ele faz sem medo!
Bom, abaixo os vídeos do processo de lavagem, um apenas com o final e o segundo de modo quase completo. Uma coisa é certa, esta guitarras nunca mais serão as mesmas.
Se for o caso do post estar em lugar errado, moderadores, fiquem a vontade para mudar para o local adequado. Não postei no Luthieria amadora, por receio de que alguém leve isso a sério.
(Os vídeos estão no meu canal do YT)
Primeira parte:
Processo (quase completo)
Faz um tempo que não posto nada e hoje vi algo, no mínimo absurdo.
Longe de querer julgar o cidadão, pois não tenho a mínima ideia de como ele chegou na conclusão de que lavar o instrumento não trás problemas a longo ou médio prazo, uma coisa é certa, NEM MORTO EU FAÇO ISSO! Mas ele faz sem medo!
Bom, abaixo os vídeos do processo de lavagem, um apenas com o final e o segundo de modo quase completo. Uma coisa é certa, esta guitarras nunca mais serão as mesmas.
Se for o caso do post estar em lugar errado, moderadores, fiquem a vontade para mudar para o local adequado. Não postei no Luthieria amadora, por receio de que alguém leve isso a sério.
(Os vídeos estão no meu canal do YT)
Primeira parte:
Processo (quase completo)
Última edição por GeTorres em Qui Fev 27, 2014 10:17 am, editado 1 vez(es)
Re: Lavando um instrumento!
Tem doido pra tudo...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tocar frente à praia é quase isso, com a diferença de que a água contém sal...
Não vai estragar a guitarra, mas não deixa de ser algo imbecil de se fazer.
Não vai estragar a guitarra, mas não deixa de ser algo imbecil de se fazer.
allexcosta- Administrador
Mas, considerando que infiltre água no corpo, isso não vai fazer a madeira inchar e estourar o verniz?
E o braço com escala escura e anos sem ver um óleozinho qualquer... como fica?
E o braço com escala escura e anos sem ver um óleozinho qualquer... como fica?
O corpo é selado. A quantidade de água que entraria nos buracos dos parafusos é desprezível.
Jacarandá tem uma permeabilidade muito baixa. Teria que ficar submersa por horas ou dias para sofrer algum dano.
Jacarandá tem uma permeabilidade muito baixa. Teria que ficar submersa por horas ou dias para sofrer algum dano.
Começa a fazer algum sentido a 'lavagem', mas mesmo assim eu compartilho da sua opinião, Imbecilidade!
nunca lavei instrumento nao, mas ja peguei chuva com um baixo que eu tinha. nao estragou nao.
rodsom- Membro
allexcosta escreveu:O corpo é selado. A quantidade de água que entraria nos buracos dos parafusos é desprezível.
Mas, e a parte elétrica?
Vlademir Felix- Membro
Vlademir Felix escreveu:Mas, e a parte elétrica?
Dá nada...
Quando você leva seu PC pra o técnico, muitas vezes ele lava as placas com água e sabão e pendura no varal.
allexcosta escreveu:Quando você leva seu PC pra o técnico, muitas vezes ele lava as placas com água e sabão e pendura no varal.
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/dRDo1klAl_4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
Uma coisa dessas não tem cabimento hahahaha
Ele faz isso pra chamar a atenção de alguma forma pra marca dele e virar assunto até em fórum de contrabaixos...
bruno.be- Membro
Boss2K escreveu:...
Lavar o laptop inteiro é ridículo, mas placas separadas é prática comum em oficinas eletrônicas.
O vídeo do laptop é fake, é piada, mas a lavagem de placas de um PC é assim:allexcosta escreveu:Lavar o laptop inteiro é ridículo, mas placas separadas é prática comum em oficinas eletrônicas.
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/XlwFpbd1GJw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
Sou a favor da limpeza a seco, a água deixo para beber hehehe
José Carlos- Membro
afe!
o mais perto que chego de lavar um instrumento é com isso:
tira gordura, suor e deixa lisinho e brilhando
o mais perto que chego de lavar um instrumento é com isso:
tira gordura, suor e deixa lisinho e brilhando
allexcosta escreveu:Vlademir Felix escreveu:Mas, e a parte elétrica?
Dá nada...
Quando você leva seu PC pra o técnico, muitas vezes ele lava as placas com água e sabão e pendura no varal.
Verdade.
Já ganhei muito dinheiro só fazendo isso... Ainda aqui no litoral...
Lembro quando um representante da Philips foi até a oficina que eu prestava serviço para ver o porque desse tipo de serviço...
O cara não acreditou no que eu fiz e no resultado.
gsfteodoro- Membro
Não vou entrar no mérito de molhar a madeira e empenar ou apodrecer...
Mas lavar a pintura com esse escovão certamente deixa ela cheia de micro-ranhuras, e se o instrumento tiver um acabamento bem polido vai ficar fosco/apagado... e do jeito q ele passou o bombril na escala e ferragens, a mesma coisa vai acontecer, fora acabar com os veios da madeira da escala.
Mas lavar a pintura com esse escovão certamente deixa ela cheia de micro-ranhuras, e se o instrumento tiver um acabamento bem polido vai ficar fosco/apagado... e do jeito q ele passou o bombril na escala e ferragens, a mesma coisa vai acontecer, fora acabar com os veios da madeira da escala.
GusVCD- Moderador
Verdade. Em Santos é um pocuo menos pior, mas no Guarujá q a água é mais salgada e a maresia entra mais na cidade por ter mais casas q prédios na beira do mar, as placas de qq coisa ficam meladas e esverdeadas.gsfteodoro escreveu:
Verdade.
Já ganhei muito dinheiro só fazendo isso... Ainda aqui no litoral...
Lembro quando um representante da Philips foi até a oficina que eu prestava serviço para ver o porque desse tipo de serviço...
O cara não acreditou no que eu fiz e no resultado.
Se o cara não ligar a TV algumas vezes por semana, ela simplesmente não liga mais.
O meu sogro qdo ainda trabalhava na empresa se alarme da minha esposa e cunhados, qdo ia instalar sensores em portas e janelas das casas na avenida a beira-mar, ele antes desmontava e banhava 2 ou 3 vezes as placas direto no verniz naval.
Só assim para não apodrecer em 2 meses os danados.
GusVCD- Moderador
qualquer pessoa racional não leva os vídeos do gilney parson a sério... vejam como ele nivela trastes...
eu só lavaria meu baixo em um equipamento ARNO, usando sabão OMO.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:qualquer pessoa racional não leva os vídeos do gilney parson a sério... vejam como ele nivela trastes...
Ele não é o Gilney, o figura chama Ireno Farias. Pode procurar no face que ele tá lá!
Tem uma promoção lá em que quem aqui do fórum curtir o vídeo dele, ganha uma lavada grátis!
bruno.be- Membro
Esse cara não lava nem a minha bicicleta! To fora!
GusVCD- Moderador
GusVCD escreveu:certamente deixa ela cheia de micro-ranhuras
Poxa vida, é muito preciosismo gente,
assim não dá nem prá pegar na mão um instrumento,
vai encher de "m i c r o - r a n h u r a s" e o instrumento não vai mais prestar...
Micro-ranhuras e até riscões profundos não desvalorizam um instrumento,
pelo contrário, o valorizam e deixam mais vintage, não são nada mais do que as marcas do tempo e uso do instrumento.
subgrave- Membro
subgrave escreveu:Micro-ranhuras e até riscões profundos não desvalorizam um instrumento,
pelo contrário, o valorizam e deixam mais vintage
Negativo.
Mesmo em instrumentos vintage de verdade, um "time machine" que ficou guardado embaixo da cama por 40 anos tem mais valor que um "relic" natural.
Em instrumentos mais novos então, nem se fala. Um instrumento em estado de novo vale mais que um cheio de arranhões.
Concordoallexcosta escreveu:subgrave escreveu:Micro-ranhuras e até riscões profundos não desvalorizam um instrumento,
pelo contrário, o valorizam e deixam mais vintage
Negativo.
Mesmo em instrumentos vintage de verdade, um "time machine" que ficou guardado embaixo da cama por 40 anos tem mais valor que um "relic" natural.
Em instrumentos mais novos então, nem se fala. Um instrumento em estado de novo vale mais que um cheio de arranhões.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
+1Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo
Ainda mais se os arranhões foram feitos po um tiozinho com esfregão
Se o instrumento for dele tanto faz se a lavagem faz ou não arranhões mas fazer isso com instrumento de cliente é dose hein!
afonsodecampos- Membro
Micro-ranhuras é uma forma reduzida de dizer "arranhados q vc não consegue identificar a olho isoladamente", mas nesses casos onde a pessoa passa escovão/bombril, e faz uma porrada delas, vc perde o acabamento brilhante (quase espelhado) e começa a ter algo mais voltado pro fosco (sem reflexo).
Antes da lavagem ela pode estar assim:
Mas qdo o trabalho do esfregão acabar, certeza q vai estar assim:
Creio q dê para entender o q eu quis dizer, principalmente olhando olhando envolta do flash da maquina, q acusa mais gritantemente o calhamaço de arranhados.
Antes da lavagem ela pode estar assim:
Mas qdo o trabalho do esfregão acabar, certeza q vai estar assim:
Creio q dê para entender o q eu quis dizer, principalmente olhando olhando envolta do flash da maquina, q acusa mais gritantemente o calhamaço de arranhados.
GusVCD- Moderador
GeTorres escreveu:fheliojr escreveu:qualquer pessoa racional não leva os vídeos do gilney parson a sério... vejam como ele nivela trastes...
Ele não é o Gilney, o figura chama Ireno Farias. Pode procurar no face que ele tá lá!
é verdade.
por sua aparência e pelo trato inadequado com instrumentos, o confundi com o gilney, por isso vou refazer meu comentário: qualquer pessoa racional não leva os vídeos do gilney parson e do Ireno Farias a sério.
fheliojr- Membro
No minimo bizarro esta técnica até então desconhecida por mim
Thiago Almeida- Membro
é cada uma que aparece
Aionius- Membro
Vou pensar um pouco se irei usar a técnica para limpar meus instrumentos.... Pensando... Pensando...
Definitivamente: NÃO !!!!!!!
Definitivamente: NÃO !!!!!!!
vou aproveitar o vídeo-tutorial e vou adicionar limpa-baú quando for lavar o meu baixo... hehehe
Diegobass- Membro
Diegobass escreveu:vou aproveitar o vídeo-tutorial e vou adicionar limpa-baú quando for lavar o meu baixo... hehehe
Cacild's!!!!
Pensei que era só eu que conhecia esse 'primo pobre' SOLUPAN!!!
Mas tem um detalhe, no primeiro vídeo ele usa uma pasta comum em borracharias e mecânicas para limpeza, transparente como vaselina, com toque de creme e limpa 'quase que por bruxaria'.
No segundo é a evolução da técnica, neste ele usa detergente neutro, sabe como é né... Assim não ataca a os potenciômetros, pois é neutro!