O que é a magia de um instrumento?
+20
PolloRenan
fheliojr
deathenrique
JAZZigo
patriciofernandes
BLZENI
pedrohenrique.astronauta
vinibassplayer
CSergio
Stormbringer
Nando Vasques
Cantão
Paulo Penna
Jãozeiro
Zubrycky
allexcosta
vcrz
Kitsunee
Mauricio Luiz Bertola
CG
24 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
O que é a magia de um instrumento?
A gente aqui comenta muito que determinados instrumentos são mágicos, que tem o mojo ou ainda que tem o chorume, como se dizia aqui no fórum...
Pra você, caro forista, como se define essa magia? Como vc sabe que aquele instrumento é diferenciado e especial? O que faz aquele Fender Jazz Bass 75 ser "o baixo" enquanto aquele outro baixo do mesmo ano ser um baixo comum? Ou aquele Yamaha único que vc fica horas querendo tocar....
Pra você, caro forista, como se define essa magia? Como vc sabe que aquele instrumento é diferenciado e especial? O que faz aquele Fender Jazz Bass 75 ser "o baixo" enquanto aquele outro baixo do mesmo ano ser um baixo comum? Ou aquele Yamaha único que vc fica horas querendo tocar....
Última edição por CG em Qui Ago 13, 2020 10:02 pm, editado 1 vez(es)
CG- Moderador
Re: O que é a magia de um instrumento?
Talvez Harry Potter saiba...CG escreveu:A gente aqui comenta muito que determinados instrumentos são mágicos, que tem o mojo ou ainda que tem o chorume, como se dizia aqui no fórum...
Ou Pai Allex de Ogum...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bananoise gosta desta mensagem
Henri-Q escreveu:Ainda não tive o prazer
Essa magia não existe somente nos Fenders, dizem que os baixos do Samuel, por exemplo, possuem essa magia.
CG- Moderador
Eu particularmente curto muito offsets (Mustangs, Jaguars) e Rickenbacker. Se for japonês então... mas essa última parte é porque eu sou otaku mesmo.
Kitsunee- Membro
Pelo menos 30% dos baixos que eu tive, tinham essa "magia".
Mas pra explicar em palavra é meio difícil. Já escrevi e apaguei um algumas vezes, o que eu escrevi pq não sai direito, dá margem pra paradoxo.
Só tocando um pra saber. E não tem nada ver com a marca... Pode der um Giannini pode ser um Fodera.
Mas pra explicar em palavra é meio difícil. Já escrevi e apaguei um algumas vezes, o que eu escrevi pq não sai direito, dá margem pra paradoxo.
Só tocando um pra saber. E não tem nada ver com a marca... Pode der um Giannini pode ser um Fodera.
vcrz- Membro
Se a gente conseguisse explicar, não seria magia.
allexcosta- Administrador
Laysson, vinibassplayer, Groovin e Marlim gostam desta mensagem
É algo que acontece. Você toca o instrumento e você simplesmente sabe. Ele tem uma voz que te inspira e te faz tocar de uma forma que você não sabia ser possível.
Certamente é algo pessoal. Pois o que é mágico para uns é trivial, banal para outros. Por não ser explicável, é irracional. E, um terceiro possível adjetivo: ilusório.
Jãozeiro- Membro
Não sei, mas minha stratocaster 2004 é do outro mundo, tenho outras mais novas e caras mas aquela...... Nem os captadores custom shop e hand Mades conseguiram pousar lá.
Paulo Penna- Membro
Não saberia explicar...costumo dizer que é aquele instrumento que você pega nos braços , começa a tocar , e ele já te chama de pai.
Cantão- Moderador
Eu sei quando o baixo é bom ou ruim... Já toquei em N instrumentos, os encontros aqui em São Paulo nos dá a oportunidade disso. Acho que nunca senti essa magia.
Tem o lance meu com os MM, que é um baixo que nunca me "vestiu" bem... Tem o caso do meu baixo que é outro instrumento , bem melhor, depois de passar pelo Ravazoli... Tem fenders muito bons que toquei e miito ruins tb...
Tem o lance meu com os MM, que é um baixo que nunca me "vestiu" bem... Tem o caso do meu baixo que é outro instrumento , bem melhor, depois de passar pelo Ravazoli... Tem fenders muito bons que toquei e miito ruins tb...
Última edição por CG em Sex Ago 14, 2020 8:33 pm, editado 1 vez(es)
CG- Moderador
Acho q a verdadeira Magia,esta em estudar,dedicar se ao instrumento como quem estuda para uma prova importante,lembrar se de q o Jaco fez tudo q fez com um simples Jazz Bass q ele próprio removeu os trastes,entender q o Nico tirava o mesmo som nos Alembics,nos Ken Smith,e nos Wood,q James Jamerson criou seu legado com um simples Fender P Bass sem prés mirabolantes,sem circuitos de 18 volts com 6 Pots,ou captadores magnetizados no lago tóba...
Nando Vasques- Membro
Zubrycky gosta desta mensagem
Esse "mojo" vem do instrumento que te veste... Não é explicável, pode vir até de instrumento barato. No meu caso, a maior "simbiose" ocorre quando toco o meu laranjão.
Stormbringer- Membro
Magia?
Acho que é aquela sensação completa de satisfação, de ter ou conseguir tocar num baixo desejado, sonho de consumo, e que te completa em todos os sentidos, visual, som, timbre, conforto, etc.
Acho que é aquela sensação completa de satisfação, de ter ou conseguir tocar num baixo desejado, sonho de consumo, e que te completa em todos os sentidos, visual, som, timbre, conforto, etc.
CSergio- Membro
2Nando Vasques escreveu:Acho q a verdadeira Magia,esta em estudar,dedicar se ao instrumento como quem estuda para uma prova importante,lembrar se de q o Jaco fez tudo q fez com um simples Jazz Bass q ele próprio removeu os trastes,entender q o Nico tirava o mesmo som nos Alembics,nos Ken Smith,e nos Wood,q James Jamerson criou seu legado com um simples Fender P Bass sem prés mirabolantes,sem circuitos de 18 volts com 6 Pots,ou captadores magnetizados no lago tóba...
CSergio escreveu:Magia?
CSergio, isso dura dois dias, quando não acaba antes. Quando peguei meu Ibanez Premium quase tive um orgasmo na compra. Mas logo a permanência com um instrumento me mostrou que mesmo com um acabamento impecável, captadores de boa qualidade, tampo bonitão e tal... é só um baixo bem construído. Não há nada de diferentão nele que me dê completa satisfação. Já vi/toquei em Corts que eram praticamente iguais.
Convidado- Convidado
se tiver escrito 7ender no headstock ja explica metade da magia, se tiver a pintura magica do zaga tbm...
brincadeiras à parte
"Se a gente conseguisse explicar, não seria magia." ²
brincadeiras à parte
vinibassplayer- Membro
^
Esse lance do 73nd3r também é meio relativo, pois toda marca tem fã boy. Tem gente que curte guitarras e baixos Jackson, acredite!!! Existe doido pra tudo.
Esse lance do 73nd3r também é meio relativo, pois toda marca tem fã boy. Tem gente que curte guitarras e baixos Jackson, acredite!!! Existe doido pra tudo.
Convidado- Convidado
Nando Vasques escreveu:Acho q a verdadeira Magia,esta em estudar,dedicar se ao instrumento como quem estuda para uma prova importante,lembrar se de q o Jaco fez tudo q fez com um simples Jazz Bass q ele próprio removeu os trastes,entender q o Nico tirava o mesmo som nos Alembics,nos Ken Smith,e nos Wood,q James Jamerson criou seu legado com um simples Fender P Bass sem prés mirabolantes,sem circuitos de 18 volts com 6 Pots,ou captadores magnetizados no lago tóba...
Cara, disse tudo.
Jãozeiro- Membro
Eu acho que realmente nem sempre tem a ver com marca e lugar de fabricação ou qualquer outra coisa. Acho que está mais relacionado com aquele instrumento que te veste, que rola química. Toquei em vários instrumentos ao longo desses 8 anos em que estou baixista. Inclusive vários Fenders, vários Stingrays, vários outros. Desde então, apenas quatro instrumentos me vestiram e me fizeram sentir a magia acontecer. O primeiro foi um Ibanez SR japonês do final da década de 90 e início dos anos 2000 do forista Mulambo. O segundo foi um Ken Smith Burner japonês de cinco cordas. O terceiro foi um Giannini stratosonic da década de 70. Esses dois inclusive conheci através do Reuel, que também é daqui do fórum, sendo que o stratosonic ainda está com ele. O quarto é o meu Fender Flea mexicano.
É tipo o baixo certo, na hora certa e trazendo as sensações certas.
É tipo o baixo certo, na hora certa e trazendo as sensações certas.
pedrohenrique.astronauta- Membro
um mesmo baixo pode ser magico para mim, porem nada demais para outro baixista. é a relaçao baixista/instrumento. pra mim nao eh so o baixo, mas entra tambem o amplificador que vc está utilizando. pra mim é o conjunto que define, e nunca somente so o instrumento
BLZENI- Membro
Ja peguei baixos com magia... alguns que muitos aqui no fórum não pagariam por eles. Mas quando eu botei nos ombros e comecei, não tinha vontade de parar de tocar... era simples assim. a ergonomia casava como se tivesse feito sob medida, e o som simplesmente vinha, sem precisar de esforço algum
patriciofernandes- Membro
e essa questao de 'magia' so acontece com quem ja tem experiencia e vivencia com o instrumento.. um iniciante vagamente vai sequer entender do q estamos falando...
"esse fodera tem magia? mas eu errei todas as notas igual eu erro no meu strinberg!"
entao vem mto da qualidade tecnica e musical de quem ta tocando o dito instrumento mágico..
"esse fodera tem magia? mas eu errei todas as notas igual eu erro no meu strinberg!"
entao vem mto da qualidade tecnica e musical de quem ta tocando o dito instrumento mágico..
vinibassplayer- Membro
outra coisa: voce pode pegar um baixo que pode ser mágico pra vc, porém vc vai deixar passar porque ele estará com cordas velhas, braço curvado, etc... o baixo "sem graça" tem grandes chances de se transformar em magico após uma boa regulagem e cordas novas
BLZENI- Membro
Jãozeiro escreveu:Certamente é algo pessoal. Pois o que é mágico para uns é trivial, banal para outros. Por não ser explicável, é irracional. E, um terceiro possível adjetivo: ilusório.
Por mais que eu considere esse post um pouco pesado, ele resume a minha opinião. E quanto mais a discussão avança, mais confirma.
Convidado- Convidado
Negacionistas.Jãozeiro escreveu:Nando Vasques escreveu:Acho q a verdadeira Magia,esta em estudar,dedicar se ao instrumento como quem estuda para uma prova importante,lembrar se de q o Jaco fez tudo q fez com um simples Jazz Bass q ele próprio removeu os trastes,entender q o Nico tirava o mesmo som nos Alembics,nos Ken Smith,e nos Wood,q James Jamerson criou seu legado com um simples Fender P Bass sem prés mirabolantes,sem circuitos de 18 volts com 6 Pots,ou captadores magnetizados no lago tóba...
Cara, disse tudo.
Para mim, esse P Bass '51 do tio Alex, por exemplo, transborda mojo:
JAZZigo- FCBR-CT
Bananoise gosta desta mensagem
BLZENI escreveu:outra coisa: voce pode pegar um baixo que pode ser mágico pra vc, porém vc vai deixar passar porque ele estará com cordas velhas, braço curvado, etc... o baixo "sem graça" tem grandes chances de se transformar em magico após uma boa regulagem e cordas novas
Cara, isso aconteceu comigo com um Precision Squier affinity com caps seymour duncan spb 2, fiquei por meses anunciando pra vender e nada, ai consegui vender aqui na cidade, faltando um dia pra entregar, troquei as cordas e regulei o baixo, veio aquele sonzão roncado de precision. Bem no fim a pessoa que ta com o baixo é conhecido, então se bater aquela vontade, consigo pegar emprestado, inclusive um tempo atrás peguei emprestado pra gravar e tava todo desregulado
deathenrique- Membro
JAZZigo escreveu:
O Fi da mãe tem a manha do slap. Aquela última frase sincopada eu ouvi umas três vezes pra entender a construção... e isso é um improviso!
Convidado- Convidado
A parte do slap é a que menos importa.Henri-Q escreveu:O Fi da mãe tem a manha do slap. Aquela última frase sincopada eu ouvi umas três vezes pra entender a construção... e isso é um improviso!
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:A parte do slap é a que menos importa.Henri-Q escreveu:O Fi da mãe tem a manha do slap. Aquela última frase sincopada eu ouvi umas três vezes pra entender a construção... e isso é um improviso!
Foi mal a divagação. É minha queda natural pela técnica bem tocada.
Sim... o baixo é lindo e tem um timbrão. Gostaria de tocar nele para conferir.
Convidado- Convidado
Esse pedaço de pau podre esta sob meus cuidados,qualquer hora faço outro vídeo dele!
Sem Slaps
Sem Slaps
Nando Vasques- Membro
latajacydziobak gosta desta mensagem
Nando Vasques escreveu:Esse pedaço de pau podre esta sob meus cuidados,qualquer hora faço outro vídeo dele!
Sem Slaps
se falou tem q fazer!!
vinibassplayer- Membro
Nando Vasques escreveu:Esse pedaço de pau podre esta sob meus cuidados,qualquer hora faço outro vídeo dele!
Sem Slaps
No aguardo!
Convidado- Convidado
Sem Slaps
JAZZigo- FCBR-CT
Tenho um contrabaixo que é muito superior aos outros do mesmo patamar, um classic vibe jb.
Comprei aqui no fórum.
O melhor fretwork que já toquei.
Se passou por luthier, eu queria telefone dele.
Braço nota 10.
O resto nota 6.
Comprei aqui no fórum.
O melhor fretwork que já toquei.
Se passou por luthier, eu queria telefone dele.
Braço nota 10.
O resto nota 6.
Paulo Penna- Membro
Esta magia está em encontrar um instrumento que lhe estimula a tocar, porém é preciso ter um certo nível de desenvolvimento musical e na prática daquele, para se poder perceber isso. Um iniciante, por exemplo, só deverá gostar do timbre ou da ergonomia de uns frente a de outros.
fheliojr- Membro
Jãozeiro escreveu:Certamente é algo pessoal. Pois o que é mágico para uns é trivial, banal para outros. Por não ser explicável, é irracional. E, um terceiro possível adjetivo: ilusório.
Esse tipo de coisa permanece sendo algo ilusório enquanto tal experiência não acontece.
Nando Vasques escreveu:Acho q a verdadeira Magia,esta em estudar,dedicar se ao instrumento como quem estuda para uma prova importante,lembrar se de q o Jaco fez tudo q fez com um simples Jazz Bass q ele próprio removeu os trastes,entender q o Nico tirava o mesmo som nos Alembics,nos Ken Smith,e nos Wood,q James Jamerson criou seu legado com um simples Fender P Bass sem prés mirabolantes,sem circuitos de 18 volts com 6 Pots,ou captadores magnetizados no lago tóba...
Muito bem lembrado... Afinal de contas, o instrumento pode ser mágico mas não a ponto de se tocar por si só e, além disso, o músico precisa se dedicar e estudar muito para se tornar apto a fazer com que a magia aconteça.
vinibassplayer escreveu:se tiver escrito 7ender no headstock ja explica metade da magia, se tiver a pintura magica do zaga tbm...
brincadeiras à parte
No caso da marca mágica no headstock, a magia consiste em fazer pessoas pagarem qualquer coisa só para terem um baixo com o logo mágico.
Já a pintura sparkle, bom, conforme demonstrado pelo maior luthier do Brasil, essa destrói qualquer chance de você ter uma sonoridade a la Marcus Miller.
BLZENI escreveu:outra coisa: voce pode pegar um baixo que pode ser mágico pra vc, porém vc vai deixar passar porque ele estará com cordas velhas, braço curvado, etc... o baixo "sem graça" tem grandes chances de se transformar em magico após uma boa regulagem e cordas novas
Muito bem lembrado. Como colecionador de instrumentos, aprendi a antever a magia de instrumentos que chegaram às minhas mãos precisando de restauros.
Instrumento é como casamento,ponto.
PolloRenan- Membro
PolloRenan escreveu:Instrumento é como casamento,ponto.
tem casamentos que dao certo de cara, tem os que demoram engatar, e tem os q terminam na primeira semana...
so nao entendi mto, pq a gnt so casa se gosta ne.. pra q q eu vo casar com um instrumento se nao gostei dele?
se eu comprar um instrumento ruim, vo ter q ficar com ele ate acostumar com a ruindade dele?
pq pra mim csamento é indissoluvel, ja instrumento é só um bem material..
vinibassplayer- Membro
A piada é mais forte do que eu... Não dá para comparar o instrumento com um casamento porque não se convida famílias e amigos para testemunharem a compra de um instrumento. Além disso, os percalços e as irritações são infinitamente menores com o instrumento...
Em meu harém, apenas uma ou outra esposa faz mágica.PolloRenan escreveu:Instrumento é como casamento,ponto.
JAZZigo- FCBR-CT
Se instrumento fosse casamento eu tava ferrado. Além de polígamo já teria uns 10 divórcios no currículo
patriciofernandes- Membro
Tem pessoas que até casam com alguns instrumentos, mas vejo muita separação... Hehehehehe.
A mágica pra mim é um mix de ótima sonoridade, tocabilidade e visual legal.
Teve um baixo até hoje que toquei e teve aquele tchuns.
Um Giannini PBass GIB 400 que vendi há pouco. Hehehehe.
Teve um baixo até hoje que toquei e teve aquele tchuns.
Um Giannini PBass GIB 400 que vendi há pouco. Hehehehe.
Edão- Membro
Compra um baixo exótico, daqueles meio esquisitão e com pouco mercado. O casamento é certo, com ou sem amor envolvido kkkk
Convidado- Convidado
Se é assim, tem gente que eu conheço nesse fórum que já casou mais que o Fábio Jr. e a Gretchen juntos.
CG- Moderador
Hahahaha
Que legal, primeiro comentário meu q parece ter sido notado..
Continuo pensando q se parecem sim, digo pq pra mim, eu vou descobrindo o instrumento ao passar do tempo e das situações, mesma coisa com nossas cremosas, digo, esposa(o)s.. hahahaha
Que legal, primeiro comentário meu q parece ter sido notado..
Continuo pensando q se parecem sim, digo pq pra mim, eu vou descobrindo o instrumento ao passar do tempo e das situações, mesma coisa com nossas cremosas, digo, esposa(o)s.. hahahaha
PolloRenan- Membro
PolloRenan escreveu:mesma coisa com nossas cremosas
allexcosta- Administrador
Edão escreveu:
.
Eu sigo nessa linha tbm, mas acho que a sonoridade é o principal, ainda que a tocabilidade não seja boa e o visual não seja lá essas coisas tbm.
filipeantunesbarros- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
Página 1 de 2 • 1, 2